Autor Tópico: Derrubando o espiritismo  (Lida 8161 vezes)

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
Derrubando o espiritismo
« Online: 02 de Julho de 2013, 17:31:35 »
Olá pessoal,

Sou novo no fórum, porem já sou ateu ha algum tempo. Fui espirita durante muito tempo e estudei mt a doutrina. Porem algumas circunstancias
 me fizeram me tornar ateu. Posso dizer que me sinto muito melhor hoje como Ateu do que quando eu era espirita. Vejo muito nos fóruns espiritas supostos depoimentos de ex ateus que se converteram ao espiritismo. Mas conheço muita gente, e eu sou uma delas, que mostra que o contrario também acontece muito, espiritas se tornarem ateus. Na minha humilde opinião, acredito que as religiões ''tradicionais'', catolicismo, protestantismo e testemunhas de jeová estão com os dias contados, mesmo que ainda demore um pouco, acho q até o final do seculo essas religiões já vão estar quase extintas, elas se destroem por si mesmas( muitos me considerarão otimista demais por causa dessa frase). Acredito que as únicas religiões que vão sobrar no futuro serão o budismo e o espiritismo, antes que a humanidade tenham se desenvolvido o suficiente para que abandone de vez as religiões.
A minha intenção com esse tópico e discutir e refutar as supostas ''evidencias'' do espiritismo, pois noto que isso é falado em alguns tópicos, mas não achei um tópico especifico sobre isso.
Portanto gostaria que o pessoal do fórum, ateus, agnósticos e até os espiritas de plantão que estão cadastrados iniciássemos um debate sobre as supostas evidencias espiritas. Como já fui espirita, e tenho alguns familiares que ainda são, conheço bastante a doutrina e adoraria discutir sobre, para analisarmos as supostas evidencias e durruba-las uma a uma.
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar'' Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Skorpios

• Visitante
Re:Derrubando o espiritismo
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2013, 17:44:44 »
Bem vindo AdrianoSP. Se tiver vontade, pode dar uma passada no tópico de apresentações.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2013, 17:46:33 »
../forum/action=search2;params=eJwtzkEOgyAUBNC7dNPNLPx8tXoaovATaVAM0DZNOHyhcTfzFpNZ7Hs5jNhyL1RuZY0tKfRg8ABmDBhBMx5QjAnUgSfwDCKQAjGoBw2gEX0HpepE2sJHm7CfXrLUsUav9Skm63D47yUhZm1drM1KMpfUFsXL_1EjWaLZKko6XXTZpT38ACDeOlY.;start=25

A minha intenção com esse tópico e discutir e refutar as supostas ''evidencias'' do espiritismo, pois noto que isso é falado em alguns tópicos, mas não achei um tópico especifico sobre isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2013, 20:21:54 »
Como derrubar algo que já está enterrado?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2013, 20:37:31 »
Gigaview

Não é bem assim, o espiritismo é a religião que mais cresce no Brasil, ao lado dos evangélicos, se bem que acho q esta parando de aumentar o numero de evangélicos (ainda bem). Mas na minha opinião, é um erro vc falar que o espiritismo ja esta enterrado, acho q ainda vai demorar para ele cair, principalmente no Brasil onde as pessoas não conseguem viver se o falso consolo de religiões
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar'' Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2013, 20:59:10 »
Como já fui espirita, e tenho alguns familiares que ainda são, conheço bastante a doutrina e adoraria discutir sobre, para analisarmos as supostas evidencias e durruba-las uma a uma.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2013, 21:20:43 »
Agora entendi o que vc quis dizer rsrs
Mas de qualquer forma tem muitas pessoas no fórum que postam evidencias e estão convencidas da validade delas. Abri esse topico para mostrar para os que ainda acham q tais evidencias não estão enterradas que sim elas estão. A falsa cientificidade do espiritismo atrai muitos adeptos e é isso que me incomoda

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2013, 21:22:30 »
Mas de qualquer forma tem muitas pessoas no fórum que postam evidencias e estão convencidas da validade delas. Abri esse topico para mostrar para os que ainda acham q tais evidencias não estão enterradas que sim elas estão. A falsa cientificidade do espiritismo atrai muitos adeptos e é isso que me incomoda

Seja bem vindo Adriano SP.
Foto USGS

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2013, 21:39:12 »
Obrigado Geotecton =)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2013, 21:56:38 »

Quais?

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2013, 21:58:48 »
As EQMs são talvez a maior pseudoevidencia em favor do espiriismo

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2013, 22:09:29 »
As EQMs são talvez a maior pseudoevidencia em favor do espiriismo

Alguma coisa sobre EQM que não tenha sido enterrada nas dezenas de tópicos existentes?

Você leu?

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2013, 22:16:10 »
Dei uma lida sim, mas recentemente o assunto voltou em debate por causa que dessa vez um prof de Harvard teve a EQM e segundo o forum dos espiritas, isso seria uma nova prova, pois uma pessoa ''esclarecida'' viu a veracida do fenomeno

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2013, 22:34:33 »
Isso já foi comentado aqui.
../forum/topic=27456.0.html#msg743709

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2013, 22:39:54 »
Mal Gigaview, ainda nao me acustumei direito a pesquisar no forum  :(

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #17 Online: 03 de Julho de 2013, 00:27:19 »
Amigão! Qual o problema de alguém ser espírita? Católico, Budista?...Quando se aceita creditar em algo, resume-se a isto: CRENÇA! Ciência continua com seu campo magnético radial, resistência em metaloides, eletrolitos, resistividade....Tão simples como separar o joio do trigo  :wink:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Julho de 2013, 08:27:28 »
Como já fui espirita, e tenho alguns familiares que ainda são, conheço bastante a doutrina e adoraria discutir sobre, para analisarmos as supostas evidencias e durruba-las uma a uma.

difícil... Ele sempre volta do alem-túmulo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #19 Online: 03 de Julho de 2013, 08:50:35 »

E não faz parte da doutrina? :lol:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Julho de 2013, 09:10:21 »

E não faz parte da doutrina? :lol:
Pois é! heheheh  Falei brincando mas quis dizer isso! Os crentes sempre "desenterram" evidencias anedóticas e ad hocs para tentar ressucitar a religião deles!
Resultado? Uma crença morta-viva perambulando como um zumbi por aí! Chama o jaf!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #21 Online: 03 de Julho de 2013, 13:39:56 »

Véi, na boa, fórum errado. Para o pessoal daqui, não há evidência nenhuma a favor da DE.
Mesmo que tu consiga alguma discussão para tal, para quem crê no espiritismo, não vai mudar nada. Tu afirmou já ter sido espírita, na minha humilde opinião, não entendeste nada do que realmente é espiritismo. Talvez o colega procurava por fenômenos ou coisa e tals mas, estamos no século onde isto não se faz mais necessário. O espiritismo perdeu seu status de religião, passa longe de ser uma ciência e foca hoje, apenas no melhoramento pessoal. Peneirando o lenga-lenga de sempre dos espíritas há, uns poucos, que mostram o que de verdadeiro um espírita pode ser. Sugiro para ti assistir algumas palestras da Anete Guimarães ou do Aroldo Dutra. Sei que tu vai achar muita bosta mas, talvez, encontre algum milho inteiro lá no meio  :wink:   
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Julho de 2013, 13:47:33 »
Correio

Entendi o que vc quis dizer, e concordo em partes, principalmente sobre nao conseguir fazer um espirita largar sua fe, mesmo esfregando na cara dele varias provas contra o E. Mas nao acho q um melhoramento pessoal deva se basear em mentiras, e falsas ideias de consolação. Não entendi pq vc achou q eu nao entendi a doutrina, uma vez que nao fiz nenhum comentario sobre ela. É engano seu achar q o espiritismo não deseja um status cientifico, pq a muito espiritas infiltrados no meio academico, aproveitando-se do seu diploma para dar um status cientifico para essa pseudociencia. Sei bem como os espitas pensam pq fui um durante muito tempo, e ainda hoje convivo com varios deles.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Julho de 2013, 13:49:54 »

Véi, na boa, fórum errado. Para o pessoal daqui, não há evidência nenhuma a favor da DE.
Mesmo que tu consiga alguma discussão para tal, para quem crê no espiritismo, não vai mudar nada. Tu afirmou já ter sido espírita, na minha humilde opinião, não entendeste nada do que realmente é espiritismo. Talvez o colega procurava por fenômenos ou coisa e tals mas, estamos no século onde isto não se faz mais necessário. O espiritismo perdeu seu status de religião, passa longe de ser uma ciência e foca hoje, apenas no melhoramento pessoal. Peneirando o lenga-lenga de sempre dos espíritas há, uns poucos, que mostram o que de verdadeiro um espírita pode ser. Sugiro para ti assistir algumas palestras da Anete Guimarães ou do Aroldo Dutra. Sei que tu vai achar muita bosta mas, talvez, encontre algum milho inteiro lá no meio  :wink:   

Correio,
voce não vale como referencia de espírita!  :) 

Na boa, você leva o espiritismo mais como uma filosofia que como uma religião travestida de ciência (ao menos me parece isso)! Mas a maioria não... 
 :ok:
Dá pra discutir civilizadamente contigo, mas isso não ocorre com a maioria dos espíritas, infelizmente.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Julho de 2013, 13:54:52 »
Concordo Plenamente com o Contini  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!