Autor Tópico: Derrubando o espiritismo  (Lida 8162 vezes)

Skorpios

• Visitante
Re:Derrubando o espiritismo
« Resposta #25 Online: 03 de Julho de 2013, 14:08:30 »
Correio

Entendi o que vc quis dizer, e concordo em partes, principalmente sobre nao conseguir fazer um espirita largar sua fe, mesmo esfregando na cara dele varias provas contra o E. Mas nao acho q um melhoramento pessoal deva se basear em mentiras, e falsas ideias de consolação. Não entendi pq vc achou q eu nao entendi a doutrina, uma vez que nao fiz nenhum comentario sobre ela. É engano seu achar q o espiritismo não deseja um status cientifico, pq a muito espiritas infiltrados no meio academico, aproveitando-se do seu diploma para dar um status cientifico para essa pseudociencia. Sei bem como os espitas pensam pq fui um durante muito tempo, e ainda hoje convivo com varios deles.

Não querendo ser chato, mas sendo, seria interessante que você tentasse não usar abreviações como vc,q e pq porque isso se inclui no "internetês" ao qual se refere o
inciso VIII do artigo 24 do Regimento Geral.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Julho de 2013, 15:09:38 »
Skorpios, é força do abito, você não é o primeiro que me fala isso aqui no fórum, vou tentar me corrigir rsrs
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar'' Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 03 de Julho de 2013, 17:28:37 »
rsrs =  :) ou  :hihi:?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 03 de Julho de 2013, 23:20:55 »
Skorpios, é força do abito, você não é o primeiro que me fala isso aqui no fórum, vou tentar me corrigir rsrs

Não é por chatisse não, é que temos usuários que usam softwares para deficientes visuais e as abreviações não são reconhecidas. :ok:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2013, 13:27:56 »
Citação de: AdrianoSP
...nao acho q um melhoramento pessoal deva se basear em mentiras, e falsas ideias de consolação.
Me explica aí quais mentiras. Ser solidário, benevolente, altruísta? Consolação? Mesmo um materialista encontra consolação na sua crença do nada. Saber que a vida acaba por completo é uma satisfação para quem odeia viver!

Não entendi pq vc achou q eu nao entendi a doutrina, uma vez que nao fiz nenhum comentario sobre ela.

Achei porque o amigo focou nas "evidências" físicas da doutrina, como se isto realmente importasse para um verdadeiro espírita. Um espírita busca nas ações do bem sua satisfação. Não é invenção minha, tá la nos livrinhos meia-boca do banzo Kardec. O bom da doutrina espírita é que, diferente de muitas crenças, ela pode e DEVE evoluir! Não fica atrelada a boas e novas idéias, visto que nem sempre as boas são novas ou as novas são boas  :wink:

É engano seu achar q o espiritismo não deseja um status cientifico, pq a muito espiritas infiltrados no meio academico, aproveitando-se do seu diploma para dar um status cientifico para essa pseudociencia.

Seguindo esta linha de raciocínio então o catolicismo também é científico! Quantos padres são cientistas? Vários!
Por que os críticos da DE não mencionam o que há de bom na mesma? Nestes anos todos que estou aqui no fórum me vejo sempre rebatendo as mesmas críticas. Ninguém escreve sobre as casas espíritas de assistência, hospitais, creches....não é a única crença que desenvolve tais trabalhos mas, faz, o que já é muito comparado com a inanição de muitas outras crenças.   :|
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Julho de 2013, 18:22:37 »
As EQMs são talvez a maior pseudoevidencia em favor do espiriismo

Toda vez que alguém (que acha que entende sobre as pesquisas de EQM) a usa como evidência para o espiritismo um Panda morre
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Julho de 2013, 18:47:40 »
...nao acho q um melhoramento pessoal deva se basear em mentiras, e falsas ideias de consolação.
Me explica aí quais mentiras. Ser solidário, benevolente, altruísta? Consolação? Mesmo um materialista encontra consolação na sua crença do nada. Saber que a vida acaba por completo é uma satisfação para quem odeia viver!

Acho que ele está falando das fraudes, do charlatanismo, dos falsos apelos sentimentalóides que servem ao marketing espiritóide, do abuso da ingenuidade das pessoas, da cara-de-pau de afirmarem besteiras, enfim, de justificar a benevolência piegas como fim para isso tudo.

Não entendi pq vc achou q eu nao entendi a doutrina, uma vez que nao fiz nenhum comentario sobre ela.

É sempre assim, no meio da discussão sempre aparecem perguntas do tipo "Você conhece a doutrina?" ou "Já leu os livros de Kardec?" Todo espírita nutre um sentimento de superioridade por ter lido e ter achado que entendeu toda aquela besteirada doutrinária. Começar a ler e parar ou ler tudo e se arrepender pelo tempo perdido deveria ser interpretado como sinal de bom senso e que o pensamento crítico está funcionando.

Achei porque o amigo focou nas "evidências" físicas da doutrina, como se isto realmente importasse para um verdadeiro espírita. Um espírita busca nas ações do bem sua satisfação. Não é invenção minha, tá la nos livrinhos meia-boca do banzo Kardec.

Esse negócio de verdadeiro espírita é falacioso. Espíritas acreditam em espíritos porque acreditam em manifestações de espíritos, sejam elas físicas ou mentais. Se isso não importa, o espiritismo perde o seu fundamento e fica claro que ele é absolutamente desnecessário para fazer  o bem e atuar com solidariedade na sociedade. Ateus também podem ser bons e solidários. Talvez a crença em espíritos importe pouco para alguns, mas ainda é a principal alavanca de marketing e fundamento para todos os malabarismos circenses no showroom do business espiritóide.

O bom da doutrina espírita é que, diferente de muitas crenças, ela pode e DEVE evoluir! Não fica atrelada a boas e novas idéias, visto que nem sempre as boas são novas ou as novas são boas  :wink:

Bullshit. O espiritismo é dogmatico, apesar de Kardec dizer que não deve ser. Espíritos são entidades que existem apenas na fé imposta pelas escrituras da doutrina,  porque nunca foi possível apresentar uma prova convincente e irrefutável da existência deles. Portanto é igual a todas as crenças. Nunca evoluiu e mente quanto cria a sua própria versão de ciência para acomodar evidências convenientes para demonstrar a realidade do mundo espiritual. A única evolução perceptível no espiritismo é o fenômeno da desconversão de seus adeptos.

É engano seu achar q o espiritismo não deseja um status cientifico, pq a muito espiritas infiltrados no meio academico, aproveitando-se do seu diploma para dar um status cientifico para essa pseudociencia.

Seguindo esta linha de raciocínio então o catolicismo também é científico! Quantos padres são cientistas? Vários!

Bullshit. A "ciência espírita" existe para afirmar o espiritismo e vive apenas em função disso e vai vivendo de fantasias como se estivesse num mundinho paralelo. Não existe uma "ciência católica" ou de qualquer outra religião tentando provar cientificamente a existência dos anjos, do céu ou do inferno, dentre outras coisas.  Alguns, como evangélicos pentecostais, tentam defender questões religiosas negando ou ignorando a ciência, mas nem eles chegam ao ponto desejar desenvolver uma "ciência evangélica".

Por que os críticos da DE não mencionam o que há de bom na mesma? Nestes anos todos que estou aqui no fórum me vejo sempre rebatendo as mesmas críticas. Ninguém escreve sobre as casas espíritas de assistência, hospitais, creches....não é a única crença que desenvolve tais trabalhos mas, faz, o que já é muito comparado com a inanição de muitas outras crenças.   :|

Porque o que há de bom, Kardec "pegou" no cristianismo. Não sobra nenhuma novidade. E nada dessa parte boa é monopólio de religião alguma. A solidariedade, a benevolência, a fraternidade, os princípios éticos de convivência não dependem da fé em deus e muito menos da fé em espíritos. Esforços organizados para colocar essas coisas em prática sempre estiveram presentes na sociedade conduzidas por diversas organizações, sociedades ou religiões, não são privilégios nem exclusividades espíritas tampouco afirmar que os espíritas são melhores por causa disso ou daquilo. Todos essas iniciativas são adoráveis e não importa se tenham sido promovidas por espíritas, católicos, maçons, ateus ou adoradores de cebolas.
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 19:02:12 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Julho de 2013, 23:07:31 »
[...]
Saber que a vida acaba por completo é uma satisfação para quem odeia viver!
[...]

De maneira alguma. Eu diria que é o contrário. A pessoa passa a valorizar cada instante em que vive.

A sua analogia e conclusões são falsas. A ICAR não preconiza que o catolicismo é científico. De fato, ela insiste em manter separadas a Ciência da religião e da fé.

E o fato de existirem católicos pesquisadores não permite deduzir que a vertente cristã conhecida como catolicismo seja científica.

Então aconselhe os demais seguidores de sua crença que parem de afirmar que o espiritismo não é uma religião e sim ciência e filosofia. Ontem mesmo, eu tive que 'desossar' uma crente espírita que insistia em recitar o chavão "O espiritismo não é religião. Ele é uma mistura de ciência e filosofia".
Foto USGS

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Julho de 2013, 14:26:26 »
É sempre assim, no meio da discussão sempre aparecem perguntas do tipo "Você conhece a doutrina?" ou "Já leu os livros de Kardec?" Todo espírita nutre um sentimento de superioridade por ter lido e ter achado que entendeu toda aquela besteirada doutrinária.

Porra Giga, isso é normal em qualquer assunto. Já vi, se não estou enganado, o Angelo ficar fulo quando algum mané vem falar de "energias" ectoplasmáticas. Reclamou que o tanso não entendeu o conceito de energia. Por que com doutrina seria diferente? Tem carinha que só busca matar a curiosidade e não entende que há muito mais ali do que apenas manifestações de espíritos.

Esse negócio de verdadeiro espírita é falacioso. Espíritas acreditam em espíritos porque acreditam em manifestações de espíritos, sejam elas físicas ou mentais. [/quote/

Qual falácia? Um verdadeiro político é aquele que entende bem de politica, ou não? Aí é que tá Giga, ACREDITAR! Crença! Não há ciência envolvida.
Droga, vou pro trampo, à noite vou tar chapado, então continuo talvez no domingo.... Abraço amigão

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 07 de Julho de 2013, 11:47:13 »
As EQMs são talvez a maior pseudoevidencia em favor do espiriismo

AdrianoSP, esse vídeo é super elucidativo...  :lol:

<a href="http://www.youtube.com/v/2vQKUBI9j7Y" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/2vQKUBI9j7Y</a>

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #35 Online: 07 de Julho de 2013, 21:23:49 »

Repetindo... Como várias vezes já disse, a vida do homem só acaba quando o último homem morrer, essa é a lei da natureza. O indivíduo não é um fim, e sim o meio de preservar a espécie. O resto é crença mesmo.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Julho de 2013, 23:22:43 »

Repetindo... Como várias vezes já disse, a vida do homem só acaba quando o último homem morrer, essa é a lei da natureza. O indivíduo não é um fim, e sim o meio de preservar a espécie. O resto é crença mesmo.

Discussão semântica... A vida do homem indivíduo acaba por completo quando ele morrer. Sua afirmação está errada pois uma espécie não pode viver, ela está extinta ou inextinta e não viva ou morta.

Offline AdrianoSP

• Nível 01
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Julho de 2013, 15:04:46 »
nossa fiquei alguns dias sem acessar o forum, mas percebi que os amigos responderam tudo o que eu iria responder como um ex espirita. As pessoas não precisam se iludir e contaminar algo tao magnifico como a ciencia com o espiritismo, para serem solidarias, gentis e ajudarem o proximo. Alias, posso falar como atual ateu ex espirita que, a gentiliza de um ateu quando ajuda alguem é muito mais sincera do que a de qualquer religioso. Infelizmente o espiritismo ainda cresce no Brasil, enquanto o ateismo cresce no resto do mundo, tudo isso graças a nossa querida globo que ja a muitos anos usa seu poder para um trabalho de doutrinação nacional.
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar'' Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Julho de 2013, 17:04:36 »
Crescimento? Do espiritualismo sim, do espiritismo (kardecista espiritóide)  tenho dúvidas.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Julho de 2013, 20:28:49 »

Discussão semântica... A vida do homem indivíduo acaba por completo quando ele morrer. Sua afirmação está errada pois uma espécie não pode viver, ela está extinta ou inextinta e não viva ou morta.
... confusão total a sua, pois em momento algum eu disse viver ou morrer para a espécie, mas quando o último indivíduo morrer ela se extinguirá, então aí sim podemos dizer que ele morreu. A procriação é uma forma de viver, o indivíduo passa parte da matéria genética para o outro ser que nasce, assim ele não morre totalmente, mas se a espécie acabar ele não existirá mais, é sua morte.
.
.
.
.

.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Agosto de 2013, 11:45:19 »
Um problema(não sei se é essa a palavra)que percebo no espiritismo[Kardecismo]:as crenças espíritas estão fundamentadas em 3 pilares:imortalidade da alma,reencarnação e comunicação entre vivos e mortos(psicografia,etc.).Mas são idéias muito genéricas que podem ser encontradas em outras religiões/crenças,particularmente nas religiões orientais,como o Budismo,o Hinduísmo e o Taoismo.Parece que Kardec "emprestou" conceitos dessas religiões e as "ocidentalizou" e "cristianizou",ou seja,adaptou-as ao modo de pensar do ocidente.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Agosto de 2013, 17:48:17 »
O espiritismo não é "vendido" como sendo uma obra de Kardec. Há comentários em algumas obras que tudo que foi apresentado não é novo e sim, melhor explicado.  Também há o detalhe que as informações repassadas precisariam do tempo para conclusões, afinal, mostrou-se algo inacabado, meio que rascunho mesmo. Quem acompanha de perto os movimentos espíritas percebe o esforço para se trazer métodos realmente eficazes para uma prova física do fenômeno. Caso seja do interesse de alguém por aqui, há umas palestras da Anete Guimarães que tratam do assunto com mais seriedade. Claro, os mesmos lenga-lenga de amor, Jesuis e caridade estarão incluídos. Fazer oquê? Ninguém é perfeito, né  :lol:

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2013, 21:00:55 »

... confusão total a sua, pois em momento algum eu disse viver ou morrer para a espécie, mas quando o último indivíduo morrer ela se extinguirá, então aí sim podemos dizer que ele morreu. A procriação é uma forma de viver, o indivíduo passa parte da matéria genética para o outro ser que nasce, assim ele não morre totalmente, mas se a espécie acabar ele não existirá mais, é sua morte.
.
.

Não, você é que está distorcendo definições. Mesmo assim, não faz diferença alguma. Estar "vivo  na espécie" continua sendo irrelevante pra maioria das pessoas.

Offline fullrock444

• Nível 00
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Agosto de 2013, 23:25:15 »
Poderiamos pensar tambem na morte social do ser ViveEnte, nao do ser pensAnte. Essa e uma contradicao (Ente-Ante) muito procurada pelos espiritas do oriente medio. Nao apenas pela consolacao que releva a essa existencia, mas tambem as especies e almas. Resumindo, devemos sempre procurar o ser consciEnte, aquele que ve, que ama e que nunca se engana com as especies!

PS: Estou tentando arrumar meu teclado, esta sem acentos e cedilha.

Offline Stentor

• Nível 07
  • *
  • Легко́ сказа́ть
« Resposta #44 Online: 18 de Novembro de 2013, 12:12:43 »
O espiritismo não é "vendido" como sendo uma obra de Kardec. Há comentários em algumas obras que tudo que foi apresentado não é novo e sim, melhor explicado.  Também há o detalhe que as informações repassadas precisariam do tempo para conclusões, afinal, mostrou-se algo inacabado, meio que rascunho mesmo. Quem acompanha de perto os movimentos espíritas percebe o esforço para se trazer métodos realmente eficazes para uma prova física do fenômeno. Caso seja do interesse de alguém por aqui, há umas palestras da Anete Guimarães que tratam do assunto com mais seriedade. Claro, os mesmos lenga-lenga de amor, Jesuis e caridade estarão incluídos. Fazer oquê? Ninguém é perfeito, né  :lol:

Correio, se tem uma coisa que o espiritismo é, é religião. Se não era pra ser (se é que daria pra ser algo diferente algum dia), é tudo o que conseguiu ser.

E não é que os esforços de "filosofá-lo" ou "cientificá-lo" não vingaram porque o religiosismo cresceu. É que simplesmente não era possível, mesmo. Filosofias de cunho espiritualistas existem desde sempre e então não há novidade, e Ciência não dá pra ser em razão daquele velho "os espíritos não obedecem aos nossos caprichos" e, portanto, quando você quer muito produzir os fenômenos para convalidá-los cientificamente, puft... "somem", ou aparecem recheados de "animismo", "medianimismo" e outras desculpas etc.

A estória de que "a época dos fenômenos físicos" já passou é outra que causa estranheza profunda... passou justo na era da informação e do desenvolvimento
científico, em que os métodos de investigação melhoraram e podemos averiguar
como nunca? Se for assim, então os "espíritos superiores" calcularam mal demais
a vinda da doutrina deles. Veio então quando mal poderia ter sido checada... pois se os fenômenos eram legítimos em 1860, tanto melhor seria terem acontecido na mesma intensidade em 2010, quando teriam convencido bem mais gente.

"O Espiritismo não faz prosélitos", e se tudo que formula é pra não dar satisfação a ninguém e não precisar provar nada pra ninguém, como acha que isso tem dado certo ao ter 2% de adeptos no Brasil e percentuais ínfimos no resto do mundo, 250 anos depois de ser lançado como "Consolador Prometido"? Alguém consegue crer que, como religião organizada ("doutrina"), o espiritismo ainda pode vingar?

Os postulados espiritualistas, tão mais antigos, por outro lado, sem precisar de religião organizada nenhuma, e nem de desculpas como "a época já passou", podem ser adotadas por cada um e não precisam ser provadas pra ninguém porque simplesmente não se autodenominam tábua de salvação ou doutrina revolucionária nenhuma. Quanto à reencarnação, espíritos, mediunidade etc, na impossibilidade de provarmos cabalmente que sim ou que não, quando você morrer, descobrirá (ou não), a alçada é inteiramente pessoal, negócio particular, não coletivo.

Concordo que o grande lance é o respeito, solidariedade e amor... mas isso não é exclusivo de ninguém, e o fim de toda e qualquer pretensão de tentar monopolizar, mesmo que adocicadamente, estes fatores, será um grande passo para a humanidade se unir ao invés de se dividir. Fora do conhecimento não há salvação. 
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 12:14:55 por Stentor »

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Novembro de 2013, 13:17:54 »

.
.

Não, você é que está distorcendo definições. Mesmo assim, não faz diferença alguma. Estar "vivo  na espécie" continua sendo irrelevante pra maioria das pessoas.
Principalmente os religiosos.
.
.

.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #46 Online: 24 de Novembro de 2013, 21:22:07 »
Crescimento? Do espiritualismo sim, do espiritismo (kardecista espiritóide)  tenho dúvidas.
Isso.
E há mais um detalhe... se eu invento uma religião hoje e arrumo um bocó para acreditar nela, posso afirmar corretamente que a minha religião está crescendo 100% ao dia. Então, afirmar que o espiritismo está crescendo é no mínimo desprovido de sentido prático.

Quanto ao assunto principal do tópico: o espiritismo tem um calcanhar de Aquiles um pouco mais frágil que o do cristianismo, já que afirma ser científico. Então, se você promove conhecimento popular sobre o método científico, o espiritismo passa a cheirar mal para a população. E não sei quanto a vocês, mas promover ciência é mais interessante que focar em uma religião em específico.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 21:25:31 por Polaco Carcamano »
Latebra optima insania est.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Abril de 2014, 17:56:14 »
Gigaview

Não é bem assim, o espiritismo é a religião que mais cresce no Brasil, ao lado dos evangélicos, se bem que acho q esta parando de aumentar o numero de evangélicos (ainda bem). Mas na minha opinião, é um erro vc falar que o espiritismo ja esta enterrado, acho q ainda vai demorar para ele cair, principalmente no Brasil onde as pessoas não conseguem viver se o falso consolo de religiões
Ouvi de uma amigo dias atrás: "Enquanto houver sofrimento, solidão, desespero e desamparo, haverá espaços para as crenças!"
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #48 Online: 14 de Abril de 2014, 20:27:36 »
Gigaview

Não é bem assim, o espiritismo é a religião que mais cresce no Brasil, ao lado dos evangélicos, se bem que acho q esta parando de aumentar o numero de evangélicos (ainda bem). Mas na minha opinião, é um erro vc falar que o espiritismo ja esta enterrado, acho q ainda vai demorar para ele cair, principalmente no Brasil onde as pessoas não conseguem viver se o falso consolo de religiões
Ouvi de uma amigo dias atrás: "Enquanto houver sofrimento, solidão, desespero e desamparo, haverá espaços para as crenças!"
Sempre existirá espaço para crenças, na ciência e na filosofia, no método científico e no pensamento lógico, não só na religião, no misticismo e/ou no senso comum.

Crença é o estado mental onde uma proposição/opinião é acompanhada por uma convicção a considera-la verdadeira ou falsa independente do método/razões que nos baseamos para válida-la. Seja evidência empírica e/ou lógica racional, como na filosofia positivista e na ciência moderna. Ou seja na fé como nas religiões e/ou ideologias esotéricas. Seja na aparência e as experiências do senso comum.

Toda proposição tida como verdadeira ou falsa, é por si só uma crença.

A diferença destas crenças enumeradas acima são os meios usados para valida-las.

Crença verdadeira justificada é como definido por Platão aquele conhecimento que é aceito como verdadeiro mas que o é assim por ser sustentado por evidências e pela razão. Nisso se enquadra as alegações cientificas e/ou filosóficas que a este tipo de crença se aplicam.

Fé é crença no sentido religioso, onde razão e evidência são descartadas como necessárias para validar a veridicidade de uma alegação apresentada. Os religiosos geralmente depositam sua fé naquilo que diz a tradição, textos considerados sagrados, nas palavras de uma autoridade de sua instituição religiosa e/ou simplesmente no testemunho de fé de outros fieis. Negligenciando e/ou mesmo ignorando por completo a falta de evidências e razão para validar suas crenças.

Já a crença de senso comum é aquela que temos intuitivamente ao observar uma experiência e a partir desta observação primária (sem mais informações ou detalhes) deduzimos uma verdade para ela. Como por exemplo a de que a terra é achatada, a de que o sol é que orbita a terra e/ou a de que as estrelas são menores do que a lua.

Logo, sempre existira crenças enquanto conhecimento "verdadeiro" e/ou "falso" estiver sendo produzido e assim considerado.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!