A matéria escura foi observada recentemente graças ao telescópio de raios-X Chandra, da NASA. Seu argumento de q a ciência ainda não pode ver tudo embasado nessa afirmativa acabou de ir por água abaixo. Segue o link pra maiores informações.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060823
Ok. Mas a matéria escura continua indetectável, a não ser por seus efeitos gravitacionais.
Posto q toda a matéria q conhecemos pode ser detectada com a tecnologia q possuímos hoje, porque não podemos observar o perispírito? Seria o perispírito formado por um tipo de matéria desconhecida? Se sim, em q se baseia tal afirmação?
Matéria é matéria. Mas podem haver graus de eterização que a tornem indetectáveis como a matéria escura ainda é. O Espiritismo chama a matéria de fluido cósmico universal (nome genérico), que seria a origem de todas as formas possíveis de matéria, seja a do perispírito, seja a do corpo material, etc... Toda forma de matéria teria a mesma fonte primária. Apenas a forma de agregação é que seria diferente, e é o que daria as diferentes características ou naturezas materiais.
Vc aplica muitas características materiais aos espíritos, como vontade, inteligência, ignorância,...
Essas não são características materiais, porque matéria mesmo não tem vontade nem inteligência. Se não for dirigida, se agrupa aleatoriamente.
... atributos q só podem existir num ser material, e aí entra o perispírito, a parte “material” inobservável do espírito, ele fornece as condições para q tais atributos existam?
Esses atributos são imateriais. Mas para se manifestarem, certamente sempre precisarão de matéria. Mas não seria uma matéria específica. Por exemplo, pode-se ter um poema escrito num pedaço de papel, mas o papel não é o poema. O poema existe independentemente do papel e ele pode se manifestar sob outras formas materiais, como um pen-drive, um CD-ROM, uma pulsação eletromagnética, etc... O mesmo com relação ao espírito. Ele sempre precisará de matéria para se manifestar, mas a matéria propriamente dita não é o espírito, visto que ele poderia trocar de corpo como um poema pode mudar de um pedaço de papel para outro.
O perispírito não é parte integral do espírito, este pode ser substituído ou reformulado, ou seja não é uma constante no espírito.
Exato, mas a palavra "espírito" aqui deve ser entendida como "alma". Veja abaixo.
Ora, se a única “parte” material do espírito é o perispírito, como poderia então o espírito ser o princípio inteligente, se este é imaterial?
Está havendo uma confusão com palavras aqui. Para continuarmos, vamos estabelecer o seguinte:
Alma = princípio inteligente e totalmente imaterial
Perispírito = invólucro semi-material
Espírito = Alma + Perispírito
Homem = Alma + Perispírito + corpo, ou Espírito + corpo
Eu usei anteriormente a palavra espírito querendo significar alma, e isso está gerando confusão com as palavras.
A única parte material do Espírito é o perispírito. A alma é o princípio inteligente. A existência da alma independe da existência do perispírito, ou mesmo da existência da matéria. Mas a alma sempre precisará da matéria para se manifestar.
Vc fala de “manifestações”, quais os meios usados para receber tais manifestações?
Estabeleça porfavor uma ótica pessoal sobre as manifestações, se possível.
Manifestações mediúnicas, por exemplo. Possessões, movimentações de objetos, geração de sons, e outros. Há vários casos relatados disso. O Espiritismo tem a sua teoria para explicar como essas manifestações se operam, mas vem tudo de explicações dadas pelos próprios espíritos e contidas em O Livro dos Médiuns. Não é, portanto, uma tese científica rigorosamente testada, mas uma explicação dada pelos próprios agentes causadores das manifestações sobre como estes fazem para operá-la. Segundo essa teoria, os espíritos, para se manifestarem, sempre precisam de "fluidos" (nome genérico) animalizados do próprio homem (não serve dos animais). Os médiuns emanariam esses "fluidos" em maior intensidade, donde as manifestações sempre ocorreriam na presença deles. Mas todos emitiríamos os mesmos "fluidos" em maior ou menor quantidade. Aonde não há humanos, os espíritos não conseguiriam atuar sobre a matéria inerte.
Quem pune os espíritos?
Deus, claro. Quem mais poderia ser?
Mas a questão é exatamente esta! O conteúdo do cd não é material, mas foi formulado por alguém material, compreende? Somente alguém, um ser material possui os atributos necessários. A não ser é claro, q vc prove o contrário...
Sim, mil vezes sim. Eu nunca disse o contrário. Sempre haverá a necessidade da matéria, por mais eterizada que possa ser. Mas o princípio inteligente não é e não pode ser material. Um poema não pode ser destruído nem mesmo que pudesse ser lançado contra o sol. A alma sempre se servirá da matéria, mas a matéria não é a alma. Se pudéssemos ver um espírito, a única coisa que veríamos é o seu perispírito. Mas a alma também estaria lá.
Outra vez, mal comparando, é como um computador em que eu vejo o material que constitui o hardware, mas eu não posso ver a tecnologia incorporada. A mesma matéria pode ser usada para representar tecnologias diferentes, e materiais diferentes podem representar a mesma tecnologia.
Outro exemplo: quando você estuda e termina uma faculdade, normalmente consegue melhores empregos e salários. A empresa lhe pagará mais por causa da aquisição de atributos inteiramente imateriais, porque materialmente você não seria diferente do último dos ignorantes. E esses atributos imateriais podem ser capazes tanto de alavancar o progresso, no caso de uma descoberta importante, como de destruir o mundo, como no caso da construção de bombas. Percebe como as coisas imateriais têm poder absoluto sobre a matéria?
Os espíritos seriam onipresentes?
Não. Mas eles em tese poderiam se locomover instantaneamente para onde quisessem. Se um espírito, por exemplo, estivesse ao meu lado me ajudando a escrever essa resposta, ele não poderia estar em outro lugar, ao mesmo tempo, ajudando outra pessoa a fazer uma outra coisa qualquer. A alma só pode estar em um lugar ao mesmo tempo. O que pode dar a impressão de onipresença é a velocidade que podem, em tese, se locomover.
No caso da locomoção dos espíritos, o perispírito acompanha o espírito ou o espírito apanha (não sei se este seria o termo) o perispírito quando este é necessário?
Penso eu que em distâncias curtas ele se locomova com o perispírito mesmo. Mas em distâncias muito longas (por exemplo, do outro lado do universo) ele abandonaria o perispírito e reconstituiria outro com os materiais ambientes. Provavelmente deve haver limitações materiais para mover o perispírito ilimitadamente. A alma, por não ser material, não teria essas limitações.
Um abraço.