Não identificar a vitima com o nome completo certamente dificultara a verificação das informações. E o motivo pode ser justamente isso.
É minha hipótese mais forte também, mas quanto a mim não funcionará muito. Já em fevereiro vou começar a publicar mensalmente com base nos dados do próprio blog deles o "Relatório mensal do Grupo Gay da Bahia".
Parece que eles têm tomado mais cuidado em não colocar heterossexuais assassinados por homossexuais, mortes por causas naturais e mortes por acidente nos novos dados. Desde que eles apareceram na minha página não vi mais nenhum deste tipo. Não torna o relatório mais honesto, mas torna menos descarado.
Outra coisa é que as notícias na grande mídia que já começaram a pipocar, depois do lançamento oficial, feito anteontem, passaram a informar que há suicídios misturados nos números.
Por falar nisso, a publicação de hoje de
facebook.com/naomatouhoje:
Como já havia informado ontem, a publicação oficial pelo GRUPO GAY DA BAHIA de seu relatório anual de suicídios, mortes por causas naturais, mortes por acidente e assassinatos de homossexuais e heterossexuais foi a senha para que a grande mídia começasse a divulgar a narrativa vendida pela ONG.
É também a época em que sua timeline vai ficar repleta de compartilhamentos de postagens sobre o assunto.
O Globo acaba de publicar a seguinte manchete:
"Assassinatos de LGBT crescem 30% entre 2016 e 2017, segundo relatório"
Desta vez o texto chega a informar que parte das mortes eram suicídios e heterossexuais (uma estratégia muito comum: mentem grosseiramente na manchete dizendo que são assassinatos de LGBT, aí 'consertam' a informação no texto, que quase ninguém lê, explicando que nem são só assassinatos nem só de LGBT).
Apresentam aquela batida alegação do GGB sobre 'todo gay que se suicida só chegar a este ato por não suportar o preconceito' (falácias do declive escorregadio e da generalização apressada).
Mesmo assim, nada falam em momento algum sobre o fato de que o GRUPO GAY DA BAHIA listou mortes por causas naturais, mortes de heterossexuais assassinados por homossexuais e mortes por acidente como "mortes motivadas por homofobia".
A internet propiciou que estes veículos de desinformação possam ser contestados ao vivo e isto tem sido um meio de combate às distorções que propagam sobre diversos assuntos ( com destaque para questões de minorias).
Foi assim que toda a grande máquina de propaganda forjada pela imprensa mundial perdeu as últimas eleições nos EUA, por exemplo.
Pretendo na medida do meu possível, já que sou apenas uma pessoa, e não faço só isso da vida, ir nas sessões de comentários dos grandes veículos de imprensa nas matérias sobre este relatório e informar aos leitores daquelas informações que eles cuidadosamente omitem, bem como discutir a honestidade de apresentar pessoas que se mataram um dia depois de postarem desabafo na internet sobre problemas financeiros, pessoas que morreram em tiroteio entre seguranças de um banco e assaltantes, pessoas que morreram atropeladas enquanto atravessavam rodovias pessoas que foram mortas por ciúme pela namorada lésbica como "vítimas de homofobia"
Vou deixar esta publicação fixa no topo da página nos próximos dias, para quem quiser fazer o mesmo, ou me ajudar trazendo links de grandes jornais (de preferência os links do Facebook, em que sempre há espaço aberto para comentários e debates) que divulguem o Relatório Anual do GRUPO GAY DA BAHIA de 2017.
~~ Daniel Reynaldo