Autor Tópico: Tratamento dos Olhos  (Lida 6625 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Tratamento dos Olhos
« Online: 23 de Agosto de 2013, 22:00:36 »
Como contei no muro das lamentações, fui sorteado com uma toxoplasmose ocular, um tipo de uveite crônica.

Além do tratamento com antibiooticos para elimiar o protosoário e outros medicamentos como corticoide e colírios, acabo de ter a idéia de pegar uma daquelas máscaras de dormir e abrir um buraco no olho esquerdo (o ruim), deixando o direito tapado de modo que meu cérebro "aprenda" a utiilizar o olho defeituoso.

Acham uma estratégia válida: Estou digitando assim agora, por exemplo se não fosse a memória mecânica que tenho do teclado não conseguiria digitar, pois mal consigo ver as teclas.

Que acham da idéia?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Tratamento dos Olhos
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:25:16 »
Minha inspiração veio daqueles tratamentos que oftalmos fazem tapando o olho bom de um doente para que o cérebro volte a utilizar as imagens produzidas pelo olho ruim. Parece que o cérebro decide progressivamente ignorar o olho ruim se este atrapalha o processo de visão.

Depois de alguns minutos lendo apenas com o olho ruim, percebo um cansaço da vista.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:48:19 »
Acho que o oftalmologista é mais indicado para orientar sobre esse tipo de coisa. Talvez fazer isso acarrete em um esforço que possa ser prejudicial, não sei.

Que merda. Torço para que fique tão bom quanto possível... :/

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:55:24 »
Agnóstico, não sou oftalmologista, mas conheço alguns casos e dizem que esse tratamento é útil para crianças até no máximo 10 anos de idade para estimular o desenvolvimento do "olho preguiçoso", seja por alta diferença de grau de um olho para o outro, seja por conta de estrabismo. Após essa idade não adianta mais fazer tratamento com tampão porque as vias neurais já estão formadas. Mas o Buckaroo tem razão, melhor a orientação de um oftalmologista. Ficaremos na torcida pro tratamento com os colírios atingirem 100% de sucesso.  :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:01:04 »
merda mesmo..

com certeza o oftalmo é a pessoa mais indicado, minha pergunta é mais para ver a lógica da coisa mesmo.

Por exemplo, com pouco tempo digitando e lendo com o olho ruim, sinto a vista cansada mas as linhas não me parecem tão tortas como estavam antes. Alias diriam que estão praticamente retas (as linhas ficam tortas porque a inflamação, efeito colateral da infecção tanto quanto deixar a iris mais opaca, perto da mácula faz um efeito lente). Então por incrível que pareça as linhas do texto ficaram praticamente retas. Cérebro é uncrível.

A merda é achar o mouse na tela.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:03:30 »
Agnóstico, não sou oftalmologista, mas conheço alguns casos e dizem que esse tratamento é útil para crianças até no máximo 10 anos de idade para estimular o desenvolvimento do "olho preguiçoso", seja por alta diferença de grau de um olho para o outro, seja por conta de estrabismo. Após essa idade não adianta mais fazer tratamento com tampão porque as vias neurais já estão formadas. Mas o Buckaroo tem razão, melhor a orientação de um oftalmologista. Ficaremos na torcida pro tratamento com os colírios atingirem 100% de sucesso.  :ok:

Sim, mas creio que sua afirmação faz sentido se o adulto ficou anos sem usar a vista esquerda. Meu caso é de algumas semanas, com uns 20% de vista. A questão é saber se aos 41 anos ainda existe esse milagre.

Mas de verdade, vi apenas crianças com tampões

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:12:00 »

Sim, mas creio que sua afirmação faz sentido se o adulto ficou anos sem usar a vista esquerda. Meu caso é de algumas semanas, com uns 20% de vista. A questão é saber se aos 41 anos ainda existe esse milagre.

Mas de verdade, vi apenas crianças com tampões

O tratamento com os medicamentos que você citou ainda não terminou, né?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:17:11 »
Não, será no mínimo três meses. E a natureza do parasita leva a possíveis recidivas, isto é, se melhorar, terei que ficar esperto. Também terei cicatrizes, mas nem sempre são prejudiciais.

Esteticamente não se vê nada, mas se você perde a visão, teu olho passa a ficar parado, desconectado do outro, então qualquer coisa que salve ajuda na parte estética ao menos.

Pelo que li, existe possibilidade de melhora.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:20:23 »
Quem sabe? Pode ser que você recupere 100% da visão.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:20:43 »
O que eu acho que talvez pode acontecer, é que apesar de haver uma melhora no instante, possivelmente isso em parte se dá por esforço de adaptação muscular, o que talvez não seja indicado com os tecidos como estão, com a infecção "ativa", ou seja lá qual for o termo. Eu palpitaria que o melhor seria talvez até o contrário, usar o tapa olho no olho afetado, se fosse para usar tapa olho. E depois de controlada a infecção/cicatrizado/etc, aí sim talvez uma espécie de "fisioterapia" ocular...

Mas provavelmente os médicos já devem ter considerado esse tipo de coisa, e talvez até testado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:27:45 »
é, vou adiantar minha volta, estava prevista para daqui duas semanas mas vou ver se vou na quinta. O médico disse "te vejo em duas semanas", mas não dá para aguentar não haha

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:47:30 »
Como contei no muro das lamentações, fui sorteado com uma toxoplasmose ocular, um tipo de uveite crônica.

Além do tratamento com antibiooticos para elimiar o protosoário e outros medicamentos como corticoide e colírios, acabo de ter a idéia de pegar uma daquelas máscaras de dormir e abrir um buraco no olho esquerdo (o ruim), deixando o direito tapado de modo que meu cérebro "aprenda" a utiilizar o olho defeituoso.

Acham uma estratégia válida: Estou digitando assim agora, por exemplo se não fosse a memória mecânica que tenho do teclado não conseguiria digitar, pois mal consigo ver as teclas.

Que acham da idéia?

Eu fiz esse tratamento de tapar um dos olhos quando era criança, só funciona até uns 10 anos, na época eu tinha já uns 12 anos e não resolveu nada.

Até hoje tenho uma visão bem menor no olho esquerdo, mas é difícil explicar.

Vejo bem e não uso óculos, de perto minha visão é ótima mas tenho alguma dificuldade a longa distância principalmente quando começa a entardecer e não há muita luz mas tb não é noite ainda, não vejo diferença alguma nesses filmes 3D.

Uma das coisas que me causam dificuldade e é difícil explicar a vcs, eu vejo nitidamente com o olho esquerdo mas não consigo ler apenas com o olho esquerdo porque as letras parecem misturadas e fora de ordem.

Por exemplo, só consigo ler as letras do teclado, mas não as que estão na tela do computador que são um pouco menores.

Não acredito que no seu caso resolva algo.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 00:49:50 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2013, 01:23:24 »
Minha inspiração veio daqueles tratamentos que oftalmos fazem tapando o olho bom de um doente para que o cérebro volte a utilizar as imagens produzidas pelo olho ruim. Parece que o cérebro decide progressivamente ignorar o olho ruim se este atrapalha o processo de visão.

Depois de alguns minutos lendo apenas com o olho ruim, percebo um cansaço da vista.

Eu entendo que a sua possibilidade de recuperação total é muito elevada. O que você precisa ter é paciência.

Qual foi a fonte do seu problema?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2013, 08:21:21 »
toxoplasmose, a fonte pode ter sido carne mal passada, uma das principais fontes. Quase 60% da população brasileira teve contato com o protozoário gondii, muitas dessas pessoas desenvolvem a forma leve de toxoplasmose que muitas vezes é confundida com gripe.
Mas é mais raro ir para o olho.

O pior é que me recordo (até citei aqui) que estava com uma gripe que nunca antes na história desse país alguém tinha tido. Doía da ponta do pé até a cabeça, passando no caminho pela bunda.

Acho que era toxoplasmose. Fui mais de uma vez ao hospital (Einstein) e como eles estão acostumados com esses sintomas como sendo de gripe, pediram o exame de sangue sem incluir o reagente ao gondii. FDPs. Já que vão fazer exames de sangue, porque não pedem logo de uma vez o exame completo.

Provavelmente estou sendo vítima de um diagnóstico incorreto. A próxima vez, ao invés de ir ao Einstein, vou ao SUS lá na cidade do Juca.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:04:11 »
Você tem animais em casa?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:09:06 »
Pesquisando sobre toxoplasmose, vi que além de carne mal passada, alimentos contaminados por fezes de animais portadores também pode transmitir a doença.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2013, 21:49:04 »
Você tem animais em casa?

Apenas porquinhos da india.Minha famiia inteira já fez o exame e só eu tenho o protozoário.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2013, 21:55:36 »
Alias eu estou usando agora a máscara deixando apenas o olho ruim descoberto. Dá para oerceber o desafio dos que tem deficiência visuais.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:02:50 »
Também não tenho conhecimento de oftalmologia, mas sou levado a crer que a sua intenção de estimular mais o olho esquerdo possa surtir efeito contrário.

Eu tinha uma dúvida semelhante: ao machucar um músculo ou articulação eu pensava que fazendo flexões sucessivas e massagens na parte lesada faria restabelecer os ligamentos, tecido muscular, etc. Outro dia, numa conversa informal com um amigo ortopedista, abordei o assunto. Ele me explicou que no caso de uma lesão, o bom mesmo é a imobilização, seguida de medicamentos. Isso porque aquilo se assemelha a uma ferida. Toda ferida precisa de repouso para cicatrização, e as flexões e movimentações que eu argumentei que poderiam melhorar, estavam justamente fazendo o oposto, danificando alguma cicatrização que a ferida pudesse já estar formando, ou tentando formar. Por isso que se engessa/imobiliza a região de uma fratura, para evitar movimentos que romperão a cicatrização.

Portanto, a melhor orientação é conversar com o oftalmologista e não tomar nenhuma atitude empírica, por conta própria. Apesar da suas melhores intenções em "ajudar" o tratamento do olho, pode estar sendo o seu maior inimigo, causando mal ainda maior, mesmo sem querer.

Estou no time da torcida pelo seu pronto restabelecimento.  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:49:44 »
Acho que pode ser especialmente perigoso já que o caso não envolve apenas lesão, mas também infecção, que talvez a movimentação excessiva/desnecessária possa ajudar a alastrar de alguma forma. Sem falar em talvez dano estrutural também, descolamento da retina e essas coisas (possivelmente enfraquecidas pela infecção), o que é tão grave quanto ou mais. Mas realmente não sei, só não acho seguro fazer esses experimentos sem orientação médica. 

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2013, 20:57:31 »
toxoplasmose, a fonte pode ter sido carne mal passada, uma das principais fontes. Quase 60% da população brasileira teve contato com o protozoário gondii, muitas dessas pessoas desenvolvem a forma leve de toxoplasmose que muitas vezes é confundida com gripe.
Mas é mais raro ir para o olho.

A fonte também podem ser verduras mal lavadas, usualmente na carne só tem os ovos e raramente saem do instestino, embora também seja possível.

O pior é que me recordo (até citei aqui) que estava com uma gripe que nunca antes na história desse país alguém tinha tido. Doía da ponta do pé até a cabeça, passando no caminho pela bunda.

É possível, como é possível que um vírus oportunista tenha se aproveitado das defesas `preocupadas`com outra coisa.

Acho que era toxoplasmose. Fui mais de uma vez ao hospital (Einstein) e como eles estão acostumados com esses sintomas como sendo de gripe, pediram o exame de sangue sem incluir o reagente ao gondii. FDPs. Já que vão fazer exames de sangue, porque não pedem logo de uma vez o exame completo.

Qualquer um teria pensado primeiro em gripe, mas se no Einstein não acharam, raramente em outro lugar achariam, talvez só achariam depois de vários exames, que ninguém pede porque não pensa nisso.

Provavelmente estou sendo vítima de um diagnóstico incorreto. A próxima vez, ao invés de ir ao Einstein, vou ao SUS lá na cidade do Juca.

Hehehehe... também depende um pouco de sorte, muitos dos mesmos médicos que atendem no Einstein ou Sírio, atendem na Santa Casa, mas vai arriscar ... !

Imagina daqui a um ano, você atendendo um cliente no interior da Bahia, e te aparece um cubanito ! :)

Boa sorte e toma cuidado, eu não faria experiências no olho, provavelmente você vai poder ainda enxergar com ele, mas estressar o sistema agora não me parece uma boa idéia.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Agosto de 2013, 17:14:02 »
piorando, perdi completamente visão periférica, não consigo mais ler com a máscara

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Agosto de 2013, 17:43:43 »
Você retornou ao oftalmologista?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 31 de Agosto de 2013, 18:12:34 »
piorando, perdi completamente visão periférica, não consigo mais ler com a máscara

Cara, acho que usar essa máscara sem orientação médica mais prejudica que ajuda no seu caso.

Melhor largar isso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 31 de Agosto de 2013, 18:37:41 »
to no oftalmo agora,  já colocou o dilatador e estou esperando o efeito. segundo o médico, a máscara é simplesmente inútil. Ela é útil quando o olho está bom mas as conexões nervosas devem ser melhor estabelecidas e no meu caso o olho é que está ruim.

se tiver sorte, ele me dirá que a inflamação aumentou devido a redução do corticoide no cronograma de tratamento. O azar seria se a colônia aumentou..  Aí f..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!