Adicionar mais e mais coisas em uma lei é desperdício de tempo, já na criação da lei deveria estar escrito que qualquer tipo de preconceito é ilegal.
Eu não concordo com essa lei, porque todos nós temos preconceitos, já na infãncia nós somos educados para ter preconceitos. Inclusive há pessoas que tem preconceito com quem tem preconceito.
Eu como dono de um restaurante não poderia impedir que certas pessoas entrem? Há empresas que não é permitido trabalhar de barba. Deveriam fazer uma lei contra o preconceito de quem tem barba...
Se eu for um padre que não aceita gays na igreja vou ser preso?
É como ser obrigado a aceitar qualquer pessoa como meu amigo. É inevitável que certas pessoas não gostem de certos grupos, enquanto existir sociedade vai ser assim.
Um tópico sobre isso na área de Sociedade seria bom.
Na real esse impedir de trabalhar de barba, ou por tatuagem também ta previsto no código, só que no trabalhista se não me engano, a merda é que nenhuma empresa vai admitir isso abertamente e o empregado não vai ter grana pra contratar advogados.
1 - A lei não é para prender preconceituosos - e sim quem exteriorizar o preconceito na forma de discriminação - Mas você está certo de que esse texto devia estar lá desde a criação da lei, e já passou da hora de por ele lá.
2 - É de fato dificil livrar de preconceitos inatos - Mas agir de maneira preconceituosa é opção.
3 -
Eu como dono de um restaurante não poderia impedir que certas pessoas entrem?
Sim você pode, por razões como: Roupas inadequadas ao local, o cliente já fez baderna ou cometeu algum tipo de delito ou disturbo no local. Mas tem razões pelas quais você não pode como: Impedir um negro de entrar por ele ser negro, ou impedir uma mulher de entrar por ser mulher, ou um nordestino de entrar por ser do nordeste.
4 -
É como ser obrigado a aceitar qualquer pessoa como meu amigo.
Não, não é, é como ser obrigado a não falar merda na frente de quem não precisa ouvir - ou subjugar alguém apenas por quem ele é.
5 -
É inevitável que certas pessoas não gostem de certos grupos, enquanto existir sociedade vai ser assim.
Não, não é, a maioria dos preconceitos se dão devido a uma estrutura social antiga, a um tradicionalismo não esquecido - Preconceitos são construções sociais (bem como toda a sociedade) e podemos mudar isso - Não extinguir, mas reduzir ao mínimo, e impedir os preconceituosos de expressarem seus preconceitos.
Por exemplo, sabe o que fala na Suécia quando dois homens se casam na igreja cristão com uma Pastora Lésbica e casada? NADA - e esse é o modelo, sabe o que você faz quando alguém que não é da sua conta ta fazendo algo que não lhe é relevante? NADA.
PS: Não sei se é na Suécia ou na Suíça, mas acho que na Suécia