A minha assinatura atual* eu tirei de um artigo exatamente sobre este tema. Corroborando a generalização do Derfel, um artigo escrito por um judeu/ateu falando sobre as diferenças estatísticas de nobéis entre judeus e árabes e ampliando a questão para este pisar em ovos quando falamos sobre diferenças genéticas não puramente físicas entre raças humanas.
Na verdade acho pouquíssimo provável que os grupos étnicos humanos tenham se diferenciado tanto em tantos aspectos e não carreguem diferenças também de aptidão ou comportamento genéticas/inatas/hereditárias junto com aquelas diferenças de tom de pele ou de formato dos olhos ou de susceptibilidade a doenças lembrando que os mesmos mecanismos evolutivos que podem levar um grupo a ser menos susceptível a determinada doença são os que podem levar em tese e teoricamente os indivíduos do mesmo grupo a realizar determinadas sinapses com maior eficiência (ou o contrário): ainda é tudo sobre sequências de pares de base e proteínas e reguladores de transcrição e pressão seletiva e isolamento reprodutivo e aleatoriedade das mutações e blá blá blá.
Mas, ao mesmo tempo que a questão é um vespeiro ideológico e politico e tudo mais, também é algo muito difícil de ser esmiuçado por questões mais estritamente epistemológicas como o fato de não podemos fazer experimentos com controle rígido das variáveis ambientais em humanos ou pelos aspectos de "humanas" (religião, modelo educacional...) alterando padrões que em outras espécies poderiam ser compreendidos apenas de forma "biofisicoquímica".
Ps.: É fato que virtualmente todos os grupos étnicos têm historicamente se alternado na ponta do desenvolvimento tecnológico e social ao longo destes 3 ou 4 milênios de História, então tentar estabelecer uma teoria supremacista nestes termos...
Ps2.: mas os judeus com os nobéis, einh? Que porra!!!
Ps3.: só agora vi que o link do tópico é para um texto do Helio também

*
|Para o post não perder sentido quando eu mudar de assinatura:
Se queremos que a ciência tenha alguma utilidade nessa empreitada, pesquisadores devem ser incentivados a descrever o mundo como ele é, não como gostaríamos que fosse.Hélio Schwartsman