a) Os países desenvolvidos ficam praticamente todos nas regiões frias do planeta. Não há praticamente nenhum país desenvolvido na região intertropical. Tal fato mostra que o clima deve ter influenciado o desenvolvimento humano, induzindo o homem das regiões mais quentes do planeta a uma indolência maior que o das regiões frias;
Puro capricho do destino. Irei explicar o por quê:
(As exceções já foram citadas, mas eu irei aqui tentar explicar o porquê dessa alta correlação entre clima temperado e riqueza).
Em primeiro lugar, a preeminência econômica dos países atuais teve seu início na Revolução Industrial. É verdade que alguns países europeus já começaram a ter suas economias superaquecidas a partir das Cruzadas (expansão comercial) e das colônias (ouro, prata e especiarias espanholas e portuguesas inundando os artesãos e empreendedores ingleses, holandeses e franceses), mas foi a partir da industrialização que a Inglaterra e países culturalmente assemelhados (Alemanha, França, EUA, Japão e outros) começaram a tomar definitivamente a dianteira da economia mundial.
Ao criarem colônias, esses países tiveram basicamente 2 comportamentos:
1- Em algumas, eles praticamente extinguiram a população e cultura originais, ocupando-os totalmente com indivíduos de mentalidade, cultura e condições conjunturais (capital) favoráveis ao desenvolvimento. Foi o que ocorreu nos EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Israel.
2- Em outros, as potências econômicas NÃO substituíram totalmente a população original, física ou culturalmente, ou seja, esses países/territórios continuaram a ter uma população predominante com características sócio-culturais não muito favoráveis ao desenvolvimento industrial. Exemplo temos a Índia, África do Sul, Guianas, Indochina e demais colônias afro-asiáticas.
Ou seja, o principal fator foi a substituição ou não da população e cultura originais por uma outra, com mentalidade e cultura mais favorável ao desenvolvimento econômico. Obviamente, os territórios onde essa substituição ocorreu foram os climaticamente mais parecidos com o europeu OU os menos povoados OU com população nativa mais tecnicamente atrasada*.
Resumindo: o clima não foi o determinante principal. O clima só influiu na disposição dos europeus em vir de mala e cuia habitar no território.
Não citei as colônias latino-americanas, pois Espanha e Portugal NÃO faziam parte dos países com mentalidade e cultura favoráveis ao desenvolvimento industrial. Eles foram apenas potências coloniais efêmeras, que por questões puramente conjunturais tiveram a dianteira na expansão marítima.
*Até o século XIX, a regra era exterminar a população original sempre que tecnicamente possível (ou seja, quem não pôde resistir aos europeus dançou). A partir do século XIX, os países coloniais deixaram de exterminar nativos de forma sistemática mesmo tendo as condições técnicas para tal, o que explica o fato de não terem substituído populacionalmente (e culturalmente) os nativos das colônias afro-asiáticas mesmo tendo condições técnicas para isso.