Meu deus, eu acho aceitável barrar o registro de absolutamente qualquer outro partido. Tá na hora de arrumar essa zona, o Brasil deve ser o país com mais partidos políticos do mundo e, ao mesmo tempo, o país onde seus cidadãos se sentem menos representados por qualquer um dos já citados partidos.
E como que o impedimento de novos partidos ajudaria a corrigir isso? Parece mais lógico que "congelasse" como está, enquanto novos partidos teoricamente abrem chance para que alguns sejam vistos como melhor representantes.
Porque aqui no Brasil os partidos políticos são simples agrupamentos de pessoas que querem se perpetuarem no poder, sem nenhum ideal, proposta, etc.
Outro partido sem expressão só serviria como moeda de troca para os grandes partidos e para aumentar ainda mais o Fundo Partidário, que ano passado foi de quase R$300.000.000,00. E isso sai dos nossos bolsos.
Ora, temos perto de 30 partidos políticos, abrangendo absolutamente todas as posições políticas possíveis, se você não se sente representado por nenhum deles, não é outro mais do mesmo que irá lhe representar.
Você é socialista? Temos 8 partidos socialistas. Quer um partido voltado ao trabalhador? Também temos 8. É maluco e gostaria de um partido comunista lhe representando? Temos 2, pode escolher. Acha que os EUA são o supra-sumo da sensualidade e gostaria de votar em republicanos ou democratas? Temos 3 e 2, respectivamente. Quer salvar as árvores e os caracóis? PV na cabeça.
Em um país sério, com políticos sérios, você podia pegar esses quase 30 partidos e transformar em uns 5~6, extrapolando, 7. Mas, óbvio, não estamos em um país sério, com políticos sérios, estamos em um país que admite a "portabilidade", ou seja, em um sistema político P-A-R-T-I-D-Á-R-I-O, quando alguém cria um partido novo, ele começa a ir atrás de parlamentares, de outros partidos, e oferecer sabe-se-lá-o-que para que esse parlamentar se desfilie de seu atual partido e se filie neste novo partido, pois, assim, este parlamentar leva consigo os direitos ao tempo de arena proporcional e os valores relativos ao fundo P-A-R-T-I-D-Á-R-I-O.
Mas, claro, que este novo partido só vai procurar parlamentares íntegros e sabiamente alinhados com a ideologia do partido recém-criado, tudo pensado pelo bem do povo.
"Já tem uma infinidade de marcas de produtos, e ao mesmo tempo as pessoas raramente tem uma marca preferida em que confiam. Tem que se barrar urgentemente a criação de novas marcas de produtos, extinguir a maioria das existentes, até que se tenha só umas duas ou três que satisfaçam a todos"
Espantalho.