Autor Tópico: Uma força internacional deve intervir em conflitos protegendo civis?  (Lida 3067 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Uma força internacional deve intervir em conflitos protegendo civis?
« Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2013, 05:37:30 »
Jovem Cético, a sua resposta 23 foi replicada aqui para não desviarmos muito da proposta do tópico.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2013, 15:11:09 »
Doeu ler você escrever suposto governo tirano. Suposto? Será que estou sendo injusto com Assad?
Não posso dizer que é tirano até conhecer o lado do governo do Assad, a mídia só mostra o lado dos rebeldes e omite o fato de ter diversos grupos rebeldes radicais atacando o governo e até civis. Sabe, é meio politicamente incorreto ir contra o conceito "Islã pacífico".
Segundo John Kerry, 15 a 25% são os rebeldes islâmicos malvados. Segundo a Fabi, 100%.
Eu não sei a porcentagem, e é você que está enviesado, esquecendo essa parte importante de ter radicais islâmicos no meio dos rebeldes. E é isso que define o apoio a intervenção na Síria, porque nós sabemos* desde o 11/09 que islâmicos malucos não gostam de pessoas não islâmicas. Aliás, a confirmação disso veio esse mês com o atentado naquele shopping do Quênia, onde os boatos que rolam por aí, falam que os terroristas estavam liberando pessoas que soubessem falar uma passagem do Corão (algo assim) e matando quem não soubesse.

Eu sei que é meio controverso falar que o Islã não é pacífico, mas os islâmicos precisam fazer "a mesma cara" que os cristãos fazem para os fundamentalistas cristãos (Essa:  :what: Seu louco, Jesus não gosta disso! ) para os malucos radicais islâmicos.

Fabi, por quê você não alerta a CIA?
Conhece a história do Pedro e o lobo? Pois é, de tanto falarem que a CIA está em de tudo, meio que perdeu a credibilidade essa história de falar que a CIA está fazendo alguma coisa. 

Se puder desenvolver mais e dar exemplos, agradeço.
Não lembra de todas as guerras étnicas que "os povos civilizados" se envolveram e que acabaram piorando a situação? Sim, eu estou usando a expressão "povos civilizados" pra lembrar que há 150 anos era assim que pensavam a Inglaterra, França, Holanda, Bélgica e talvez te lembrar que as super potências se metiam no meio de conflitos (e até partilharam a África entre si), e que isso gerou um efeito catastrófico.

Fundamentalistas em qualquer guerra é o que não falta.

Acho covarde as nações não fazerem o máximo para deterem uma matança desenfreada de civis.
Pra fazer isso tem que escolher um lado, e historicamente isso não é bom, afinal não existe lado certo e não tem como prever as consequências.

Lembre que até hoje satanizamos os EUA porque se intrometeram na nossa política e supostamente apoiaram o golpe militar, e mesmo que o cenário na época mostrasse que uma ditadura de esquerda era mais perigosa e mortal que uma de direita e que só havia duas opções na época, ainda tem gente que acha que os EUA não deviam se meter e que havia uma terceira opção. 

*Opinião pública.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2013, 15:54:48 »
Agora digo uma parte do DVD Os Melhores do Mundo, onde um "sargento" atua, sugerindo uma ação militar para seu comandante, ele diz algo mais ou menos assim:

"Comandante, ao invés da gente chegar com bombardeios, mortes e execuções, que tal usarmos das artes cénicas, trazendo uma visão crítica com humor, paz, diversão para esse povo sofrido iraquiano" - Justamente o que este grupo faz. Depois ele conlui:

"Ao falar isto para meu comandante, levei uma porrada..." E continua a peça... rsrs

Esse tópico só me lembrou dessa parte da peça...

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2013, 16:25:02 »
Você não pode condenar para sempre um país por um erro do passado. Senão você terá que condenar quase todos os países do mundo.
Não estou condenando, apenas acho que devemos ter cautela, em razão das informações precipitadas e falsas transmitidas em outras ocasiões, é uma questão de ceticismo.

Concordo, sou contra os rebeldes extremistas. Se eles estão matando civis tem que ser combatidos. Mas estão matando civis mesmo? E se estão é por causa de religião ou por causa da guerra?
http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/cristaos-sirios-relatam-horrores-do-sectarismo-na-guerra-civil,74700ad59435f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

No começo da guerra, o Exército Livre da Síria era composto em maioria por seculares Cristãos, muçulmanos, conservadores, liberais. Mas com o transcorrer da guerra, grupos extremistas se infiltraram no E.L.S e causaram uma divisão entre os rebeldes. Grupos como Jabhat al-Nusra impõem a lei islâmica em territórios sobe seu controle, obrigando cristãos a deixarem o local ou sofrerem as consequências.

Por isso, acho que os rebeldes com posições seculares estão a cada dia mais fracos, enquanto os extremistas islâmicos estão se fortalecendo, isso tornara difícil um governo pós-Assad comandado pela coalizão nacional, sem falar que os cristão que ainda permanecem na Síria, tende a ficar no fogo cruzado.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2013, 16:59:30 »
...a mídia só mostra o lado dos rebeldes...

Hmmm, discurso da extrema esquerda... Quem diria, hein Fabi!

Sabe, é meio politicamente incorreto ir contra o conceito "Islã pacífico".

Ah, é uma guerra religiosa? Ah, tá... islâmicos contra islâmicos.

Aliás, a confirmação disso veio esse mês com o atentado naquele shopping do Quênia, onde os boatos que rolam por aí, falam que os terroristas estavam liberando pessoas que soubessem falar uma passagem do Corão (algo assim) e matando quem não soubesse.

Um dos militantes disse à mãe das crianças que queria matar apenas quenianos, e não americanos. ou seja, não é uma guerra religiosa.

Eu sei que é meio controverso falar que o Islã não é pacífico, mas os islâmicos precisam fazer "a mesma cara" que os cristãos fazem para os fundamentalistas cristãos (Essa:  :what: Seu louco, Jesus não gosta disso! ) para os malucos radicais islâmicos.

Pra você qualquer guerra que tenha islâmicos é guerra religiosa. Só que você se esqueceu que há islâmicos dos dois lados. Quem mais mata islâmicos? Acertou quem disse islâmicos.

Sabe o que os nobres rebeldes que também são islâmicos falam pros rebeldes extremistas malvados? Nada. Apenas os matam! Não leu o link da resposta anterior que te respondi?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:33:28 »
Você não pode condenar para sempre um país por um erro do passado. Senão você terá que condenar quase todos os países do mundo.
Não estou condenando, apenas acho que devemos ter cautela, em razão das informações precipitadas e falsas transmitidas em outras ocasiões, é uma questão de ceticismo.

Concordo, sou contra os rebeldes extremistas. Se eles estão matando civis tem que ser combatidos. Mas estão matando civis mesmo? E se estão é por causa de religião ou por causa da guerra?
http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/cristaos-sirios-relatam-horrores-do-sectarismo-na-guerra-civil,74700ad59435f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

No começo da guerra, o Exército Livre da Síria era composto em maioria por seculares Cristãos, muçulmanos, conservadores, liberais. Mas com o transcorrer da guerra, grupos extremistas se infiltraram no E.L.S e causaram uma divisão entre os rebeldes. Grupos como Jabhat al-Nusra impõem a lei islâmica em territórios sobe seu controle, obrigando cristãos a deixarem o local ou sofrerem as consequências.

Por isso, acho que os rebeldes com posições seculares estão a cada dia mais fracos, enquanto os extremistas islâmicos estão se fortalecendo, isso tornara difícil um governo pós-Assad comandado pela coalizão nacional, sem falar que os cristão que ainda permanecem na Síria, tende a ficar no fogo cruzado.

A grande maioria dos refugiados são muçulmanos. Esses grupos extremistas querem o poder, riqueza, não importando se os civis são muçulmanos ou cristãos. Podem fazer terrorismo com cristãos ou muçulmanos.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #31 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:42:26 »

A grande maioria dos refugiados são muçulmanos. Esses grupos extremistas querem o poder, riqueza, não importando se os civis são muçulmanos ou cristãos. Podem fazer terrorismo com cristãos ou muçulmanos.
Citei os cristão em especial, por serem minoria no país e assim sendo um alvo mais fácil e preferencial dos extremistas, na minha opinião.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #32 Online: 07 de Outubro de 2013, 23:23:41 »
Ah, é uma guerra religiosa? Ah, tá... islâmicos contra islâmicos.
Não entendo o porque não podemos chamar de guerra religiosa. As cruzadas são classificadas como guerra religiosa, apesar de ter interesse econômico, busca de poder, riquezas etc, e de cristão terem matado cristãos (comum numa das cruzadas onde não tinham uniforme). Cristianismo pode e islamismo não? 

Pra você qualquer guerra que tenha islâmicos é guerra religiosa.
Só to usando a mesma medida que usam pra cristãos, se a guerra de reconquista pode ser chamada de guerra de religiosa, se as cruzadas podem ser chamadas de guerra religiosa, mesmo tendo vários fatores não religiosos. Então posso usar a mesma classificação com os islamicos.

Sabe o que os nobres rebeldes que também são islâmicos falam pros rebeldes extremistas malvados? Nada. Apenas os matam! Não leu o link da resposta anterior que te respondi?
Assim como acontecia na idade média com os cristãos. Você sabia que um grande massacre cometido por cristãos contra cristãos (Noite de São Bartolomeu) também é classificado como guerra religiosa?

Todos aqueles conflitos entre luteranos x católicos x calvinistas x puritanos, mesmo que alguns tenham usado o pretexto da religião pra conseguir mais poder (vide Henrique VIII) ainda sim são conflitos religiosos?

Os cristãos tem que aceitar esse fato e conviver, mas os islâmicos pacíficos não (nada é guerra religiosa, nada é em nome de Allah, nada é pra instaurar os preceitos do Corão e da Sharia)?

"Pau que bate" em cristianismo também "bate" em islamismo.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Outubro de 2013, 03:23:41 »
Citação de: Fabi
Assim como acontecia na idade média com os cristãos. Você sabia que um grande massacre cometido por cristãos contra cristãos (Noite de São Bartolomeu) também é classificado como guerra religiosa?

Calvinista: o papa não é isento de erros!

Católico: seu herege, I kill you!  :cadeira:

Ridiculous!

É muito ingênuo aceitar que diferenças religiosas são as verdadeiras motivadoras para as "guerras religiosas".

A Igreja Católica perseguia os críticos por um simples motivo: temia perder receita. E ponto final.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #34 Online: 08 de Outubro de 2013, 19:55:59 »
É muito ingênuo aceitar que diferenças religiosas são as verdadeiras motivadoras para as "guerras religiosas".
Não existe "as verdadeiras motivadoras", mas religião é uma das causas sim das guerras religiosas. Eu sei que em tempos de "Islã pacífico" é meio controverso dizer isso, mas tem um pingo daquela história de Jihad*, que inspirou a criação de grupos pacíficos como o Hamas, Jihad Islâmica, Al Qaeda, Hezbollah. 

Enquanto os próprios islâmicos se colocarem no papel de vítima e deixar os malucos da própria religião explodirem pessoas, nunca terão o completo apoio das pessoas não-islâmicas pra intervenção em guerras civis.

*Antes de vir com aquela história de que Jihad é uma luta harmoniosa que o profeta Maomé falava, pra levar a fé islâmica. Lembre-se que a Bíblia também tem disso, onde matar, atirar ao fogo do inferno são coisas boas e harmoniosas tiradas do contexto e usada por ateus malvados.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Outubro de 2013, 21:18:13 »
Mas grande parte dessas organizações que você postou tiveram origem em um componente político que foi a formação do estado de Israel e a independência da Palestina. A religião aí possui um forte componente de identidade cultural, como ocorreu na Irlanda, pod exemplo.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Outubro de 2013, 21:51:59 »
Enquanto os próprios islâmicos se colocarem no papel de vítima e deixar os malucos da própria religião explodirem pessoas, nunca terão o completo apoio das pessoas não-islâmicas pra intervenção em guerras civis.

Frase completamente nonsense.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Outubro de 2013, 21:53:50 »
Mas grande parte dessas organizações que você postou tiveram origem em um componente político que foi a formação do estado de Israel e a independência da Palestina. A religião aí possui um forte componente de identidade cultural, como ocorreu na Irlanda, por exemplo.

:ok:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 08 de Outubro de 2013, 22:11:18 »

"Enquanto os próprios negros se colocarem no papel de vítima e deixar os malucos da própria raça explodirem/assaltarem pessoas, nunca terão o completo apoio das pessoas não-negras pra intervenção em guerras civis/comunidades pobres."
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Outubro de 2013, 22:44:34 »

"Enquanto os próprios negros se colocarem no papel de vítima e deixar os malucos da própria raça explodirem/assaltarem pessoas, nunca terão o completo apoio das pessoas não-negras pra intervenção em guerras civis/comunidades pobres."

Boa!

Offline Aroldocbn

• Nível 11
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:03:04 »
A soberania das nações é inalienável ( quando lembro do islã me dói dizer isso ).
http://blogdoaroldocbn.blogspot.com.br/
A ciência embora pretensa não é uma fonte de saber neutra,ela é moldada pelos pressupostos de sua época.
Deus é um Axioma ! Logicamente, Deus é premissa... axioma !!
E como axioma não pode ser demonstrado logicamente, entendeu ?
  “Assombra-me o Universo e eu crer procuro em vão, que exista um tal relógio e o relojoeiro não”
Voltaire

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #41 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:03:10 »
Mas grande parte dessas organizações que você postou tiveram origem em um componente político que foi a formação do estado de Israel e a independência da Palestina. A religião aí possui um forte componente de identidade cultural, como ocorreu na Irlanda, pod exemplo.
E nem por isso isentamos a religião como um dos fatores daquela briga na Irlanda.

Os únicos que podem mudar os fundamentalistas da própria religião são os praticantes de tal religião, aconteceu com o cristianismo, não vejo porque teria que ser diferente com os islâmicos.

Aliás, os islâmicos são mal vistos pelas pessoas comuns porque quando mudam pra algum lugar como Inglaterra, França, e até Brasil* ficam tentando impôr sua cultura no país que migram enquanto os ocidentais tem que respeitar a cultura islâmica nos países islâmicos. É injusto.

Os ocidentais praticam muito aquele ditado "Em Roma como os romanos" e os árabes** e islâmicos não são assim, tentam até impor a Sharia na Inglaterra (eu acho um absurdo).

*Na página principal do uol tem um médico palestino que disse que proibiria a bebida alcoólica se pudesse (abri uma smirnoff pra brindar o fato dele não poder  :twisted: ).
**Exceto os árabes judeus, que ficam no seu canto não tentando mudar legislação de nenhum país.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:05:17 »

Isso é verdadeiramente nonsense, se não consegue distinguir entre os problemas do racismo e dos pobres e não sabe a diferença entre isso e religião, não posso te ajudar. 

E to abrindo uma exceção, geralmente nem leio algo tão nonsense.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:50:46 »

Aliás, os islâmicos são mal vistos pelas pessoas comuns porque quando mudam pra algum lugar como Inglaterra, França, e até Brasil* ficam tentando impôr sua cultura no país que migram enquanto os ocidentais tem que respeitar a cultura islâmica nos países islâmicos. É injusto.

"Os islâmicos" são 1,5 bilhão. Não dá pra perceber que não dá pra falar como se fosse uma coisa só? Mais uma frase nonsense.

Se "os islâmicos" são mal vistos injustamente por você, não significa serem mal vistos "pelas pessoas comuns". Você pode falar em nome de todas as "pessoas comuns"?

Você pode provar que "os islâmicos" estão tentando impor sua cultura? Não, não pode, porque você não conhece "os islâmicos".

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #44 Online: 12 de Outubro de 2013, 10:01:30 »
"Os islâmicos" são 1,5 bilhão. Não dá pra perceber que não dá pra falar como se fosse uma coisa só? Mais uma frase nonsense.
Só é nonsense quando usada com islâmicos, se for o cristianismo, colocamos tudo num saco só e falamos sobre a história das guerras religiosas cristãs, da perseguição aos judeus (anterior a I e II Guerra), inquisição...
Se "os islâmicos" são mal vistos injustamente por você, não significa serem mal vistos "pelas pessoas comuns". Você pode falar em nome de todas as "pessoas comuns"?
Não existe uma amostragem do que pessoas comuns pensam dos islâmicos (embora tenha pessoas que consigam achar um gráfico sobre isso). Mas passeie pela internet e quando aparecer uma notícia sobre islâmicos tentando fazer algo como querer usar véu em fotografias para documentos oficiais no Brasil, ou sobre aquele médico palestino que disse que não gosta da nossa "exposição do corpo".

Você vai ver quantas pedras irão atirar em quem disse isso, vai encontrar comentários como "volte pro seu país machista e primitivo" "O aeroporto está 24 horas aberto" "Não queremos um fanático religioso se explodindo". E antes de ter um xilique leia o que eu vou escrever até o final.

Primeiro, eu sei que são comentários preconceituosos, mas vamos na raiz disso, ok? Os brasileiros, que leem jornal, que usam facebook, whatever... Sempre ouvem/leem que os islâmicos são pacíficos que a religião Islâmica é do bem, que os conflitos são políticos, etc. Mas aí veem essas notícias:

A França enfrenta no Mali uma guerra ao fundamentalismo islâmico

Vítima de estupro é condenada a 200 chicotadas na Arábia Saudita

Norueguesa é condenada à prisão em Dubai por denunciar estupro

Mulheres Sauditas fazem campanha para poder dirigir

Muçulmanas são pressionadas a não delatar maridos violentos na Grã-Bretanha

Homem pode agredir esposa se não deixar marcas, diz tribunal árabe.

Terroristas atacam escola e massacram estudantes na Nigéria

Você pode provar que "os islâmicos" estão tentando impor sua cultura? Não, não pode, porque você não conhece "os islâmicos".
Eu já disse que eu falo "os islâmicos" porque são os tão falados (mas não vistos) islâmicos moderados que tem que condenar os radicais da própria religião, então se colocamos numa mesma categoria, os próprios islâmicos tem que mudar a imagem que passam para os não muçulmanos. Igual os cristãos fazem com radicais cristãos dizendo que não são cristão de verdade, que não aceitaram jesus, que escandalizam a igreja...

Se bem que existe uma diferença fundamental entre Islamismo e Cristianismo, embora a Bíblia seja recheada de genocídios e algumas passagens absurdas, eu nunca vi uma passagem que condene a morte os apostatas. O que usavam como desculpa pra queimar pessoas na fogueira era uma lei feita por Teodósio (que nunca foi parente de Jesus ou apóstolos). Na bíblia, está até no famoso "10 mandamentos", a proibição do assassinato, de forma bem explícita.

O que deixa difícil essa religião chegar no patamar do "catolicismo não praticante", ou seja, vai ter que acontecer algo tão chocante e tão absurdo pra conseguir "quebrar" o poder dessa religião. No caso dos cristãos foram as indulgências, a corrupção do clero, a inquisição, e mais importante o fato de Jesus ter que ter existido pra validar a Bíblia (e bem +ou- porque os textos mais antigos são de pelo menos 100 anos após a morte de Cristo).

Mas Maomé existiu e deixou coisa escrita (eu acho)...

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 12 de Outubro de 2013, 11:36:23 »
O Hamas foi, há muito tempo atrás, no seu primórdio, incentivado por ninguém menos que o estado de Israel. A justificativa era que ele era um grupo religioso que tinha propósitos "espirituais" mais agradáveis à Israel enquanto que o Fatah -secular-, era um grupo terrorista incontrolável.

A situação muda. A religião muçulmana não é mais ou menos violenta que a cristã. o problema são os "formadores de opnião" do status quo. Até um século atrás os cristãos (os big players, "formadores de opnião") eram psicopatas e a massa de "não-pensadores" ou os seguia sem questionamentos, ou não tinham coragem para enfrentá-los (algo desculpável quando o enfrentamento causa a morte). Hoje ocorre o mesmo no Islã. Quem sabe em um futuro não tão distante assim, aqui no Brasil, os evangélicos se tornem psicóticos, não é algo impossível.

Os big players, não são fundamentalistas religiosos, são hipócritas que usam a religião para seus propósitos, em 100% dos casos o propósito é poder/dinheiro. A violência religiosa é estimulada para controle social.

Basta lembrar, Fabi, que quando estávamos na Idade média, os países islâmicos floreciam, gozavam de uma liberdade impensável para os cristãos. A humanidade deve muito ao islamismo daquela época.

Eu não discordo de você quanto ao caráter psicótico dos muçulmanos hoje, se eu tivesse que morar no Oriente médio, Israel seria o lugar. Mas nós temos que ter em mente que muito do fundamentalismo Islâmico é devido a manipulação de países democráticos como USA, Israel e Inglaterra. A Antiga União Soviética e a atual Rússia também têm sua parcela de culpa.

Os EUA são aliadíssimos da Arábia Saudita. E quer conspiração? Outro dia eu estava me questionando por que há tão pouca informação da mídia sobre essa teocracia árabe. Nem na imprensa brazuca, nem na americana. É um hiato informativo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #46 Online: 12 de Outubro de 2013, 16:28:23 »
A religião muçulmana não é mais ou menos violenta que a cristã.
É isso que estou dizendo. Na verdade todas as religiões, pelo caráter controlador de massas, é violenta, principalmente com hereges.

O motivo do cristianismo ser mais pacífico que o Islã (e que antigamente) é porque tivemos aquelas situações embaraçosas como as cruzadas, a guerra de reconquista, a noite de são bartolomeu, e a inquisição. E os cristãos tiveram que aceitar o fato de que aconteceu e foi por causa do próprio cristianismo e não de coisas externas como conquista de poder, só por isso hoje temos o cristianismo não praticante e a seleção de passagens na Bíblia.     

Hoje ocorre o mesmo no Islã.
Eu acho que o Islã vive aquela fase que o cristianismo passou, onde a realidade do mundo começa a confrontar os fatos da própria religião. Os islâmicos culpam a "ocidentalização", assim como os cristãos culpavam os Renascentistas e a ciência.

Quem sabe em um futuro não tão distante assim, aqui no Brasil, os evangélicos se tornem psicóticos, não é algo impossível.
Sim, é possível ocorrer essa radicalização. Mas muitos evangélicos são contra algumas atitudes de fundamentalistas e de pastores políticos. Por exemplo, o tal Marco Feliciano, tem muitos (evangélicos) que ficam resmungando dizendo que ele não é cristão de verdade, que escandaliza a igreja etc...

E por isso eu sempre coloco na conta dos evangélicos a inquisição, mesmo que seja algo que foi  institucionalizado pela Igreja Católica Romana, foram os cristãos, é uma coisa que os cristãos chegaram a fazer, e têm que ficar sempre atento pra não deixar isso se repetir.

Basta lembrar, Fabi, que quando estávamos na Idade média, os países islâmicos floreciam, gozavam de uma liberdade impensável para os cristãos. A humanidade deve muito ao islamismo daquela época.
Assim como o cristianismo, basta lembrar da Escolástica. Tendemos a pensar que (e dói dizer isso :P ) o cristianismo foi obscuro e contra o ensino, mas na verdade foi a própria igreja católica que fundou as universidades.

E também existe uma diferença entre o que está na Bíblia e o que está no Corão, existe uma passagem (ou sei lá como chamam) no Corão onde o profeta Maomé diz que o homem de deus sempre deve buscar o conhecimento, e na Bíblia existe os Sábios são loucos, e os loucos são sábios (algo assim).

Apesar da igreja católica ter publicado diversas bulas, para o cristianismo, a Bíblia é a palavra de Deus, ou seja, os cristãos poderiam fazer uma grande fogueira e queimar as bulas que não faria diferença (foi algo escrito pelos cléricos) mas o Corão ainda tem uma leitura complementar conhecida como Sharia e essa é perigosa, não é como a bula papal que foi descartada pelos protestantes por não ser algo verdadeiramente cristão.   

Eu não discordo de você quanto ao caráter psicótico dos muçulmanos hoje, se eu tivesse que morar no Oriente médio, Israel seria o lugar. Mas nós temos que ter em mente que muito do fundamentalismo Islâmico é devido a manipulação de países democráticos como USA, Israel e Inglaterra. A Antiga União Soviética e a atual Rússia também têm sua parcela de culpa.
É por isso que eu sou contra a intervenção nesses países, e nem acho que os países democráticos queiram se meter naquele vespeiro (com exceção de Israel), mas acontece que depois da II guerra algumas dessas teocracias islâmicas dificultaram a venda de petróleo, e o ocidente (incluso o Brasil) é altamente dependente desse recurso, então pra controlar essa situação e não deixar o ocidente sem petróleo, os EUA e outros países que dependem do petróleo, sempre tem que ficar de olho nesses conflitos e as vezes até favorecendo um grupo ou outro.

E os EUA bem que tentaram manter estados laicos naquela região e olha o que aconteceu com o Irã...

Quem vai mudar a realidade desses países serão os próprios islâmicos, se realmente forem pacíficos e moderados como a mídia diz então talvez tenham estados laicos, liberdade de imprensa e democracia.
Os EUA são aliadíssimos da Arábia Saudita. E quer conspiração? Outro dia eu estava me questionando por que há tão pouca informação da mídia sobre essa teocracia árabe. Nem na imprensa brazuca, nem na americana. É um hiato informativo.
Por causa do petróleo. Ainda bem que existe uma corrida em busca de alternativas ao petróleo, quando elas surgirem a intervenção do ocidente nesses países vai ser bem pequena.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!