A religião muçulmana não é mais ou menos violenta que a cristã.
É isso que estou dizendo. Na verdade todas as religiões, pelo caráter controlador de massas, é violenta, principalmente com hereges.
O motivo do cristianismo ser mais pacífico que o Islã (e que antigamente) é porque tivemos aquelas situações embaraçosas como as cruzadas, a guerra de reconquista, a noite de são bartolomeu, e a inquisição. E os cristãos tiveram que aceitar o fato de que aconteceu e foi por causa do próprio cristianismo e não de coisas externas como conquista de poder, só por isso hoje temos o cristianismo não praticante e a seleção de passagens na Bíblia.
Hoje ocorre o mesmo no Islã.
Eu acho que o Islã vive aquela fase que o cristianismo passou, onde a realidade do mundo começa a confrontar os fatos da própria religião. Os islâmicos culpam a "ocidentalização", assim como os cristãos culpavam os Renascentistas e a ciência.
Quem sabe em um futuro não tão distante assim, aqui no Brasil, os evangélicos se tornem psicóticos, não é algo impossível.
Sim, é possível ocorrer essa radicalização. Mas muitos evangélicos são contra algumas atitudes de fundamentalistas e de pastores políticos. Por exemplo, o tal Marco Feliciano, tem muitos (evangélicos) que ficam resmungando dizendo que ele não é cristão de verdade, que escandaliza a igreja etc...
E por isso eu sempre coloco na conta dos evangélicos a inquisição, mesmo que seja algo que foi institucionalizado pela Igreja Católica Romana, foram
os cristãos, é uma coisa que os cristãos chegaram a fazer, e têm que ficar sempre atento pra não deixar isso se repetir.
Basta lembrar, Fabi, que quando estávamos na Idade média, os países islâmicos floreciam, gozavam de uma liberdade impensável para os cristãos. A humanidade deve muito ao islamismo daquela época.
Assim como o cristianismo, basta lembrar da
Escolástica. Tendemos a pensar que (e dói dizer isso

) o cristianismo foi obscuro e contra o ensino, mas na verdade foi a própria igreja católica que fundou as universidades.
E também existe uma diferença entre o que está na Bíblia e o que está no Corão, existe uma passagem (ou sei lá como chamam) no Corão onde o profeta Maomé diz que o homem de deus sempre deve buscar o conhecimento, e na Bíblia existe os Sábios são loucos, e os loucos são sábios (algo assim).
Apesar da igreja católica ter publicado diversas bulas, para o cristianismo, a Bíblia é a palavra de Deus, ou seja, os cristãos poderiam fazer uma grande fogueira e queimar as bulas que não faria diferença (foi algo escrito pelos cléricos) mas o Corão ainda tem uma leitura complementar conhecida como Sharia e essa é perigosa, não é como a bula papal que foi descartada pelos protestantes por não ser algo verdadeiramente cristão.
Eu não discordo de você quanto ao caráter psicótico dos muçulmanos hoje, se eu tivesse que morar no Oriente médio, Israel seria o lugar. Mas nós temos que ter em mente que muito do fundamentalismo Islâmico é devido a manipulação de países democráticos como USA, Israel e Inglaterra. A Antiga União Soviética e a atual Rússia também têm sua parcela de culpa.
É por isso que eu sou contra a intervenção nesses países, e nem acho que os países democráticos queiram se meter naquele vespeiro (com exceção de Israel), mas acontece que depois da II guerra algumas dessas teocracias islâmicas dificultaram a venda de petróleo, e o ocidente (incluso o Brasil) é altamente dependente desse recurso, então pra controlar essa situação e não deixar o ocidente sem petróleo, os EUA e outros países que dependem do petróleo, sempre tem que ficar de olho nesses conflitos e as vezes até favorecendo um grupo ou outro.
E os EUA bem que tentaram manter estados laicos naquela região e olha o que aconteceu com o Irã...
Quem vai mudar a realidade desses países serão os próprios islâmicos, se realmente forem pacíficos e moderados como a mídia diz então talvez tenham estados laicos, liberdade de imprensa e democracia.
Os EUA são aliadíssimos da Arábia Saudita. E quer conspiração? Outro dia eu estava me questionando por que há tão pouca informação da mídia sobre essa teocracia árabe. Nem na imprensa brazuca, nem na americana. É um hiato informativo.
Por causa do petróleo. Ainda bem que existe uma corrida em busca de alternativas ao petróleo, quando elas surgirem a intervenção do ocidente nesses países vai ser bem pequena.