Acho interessante usar a lógica desse sujeito para outros casos. Parafraseando: "o PCC surgiu durante o governo do PSDB, logo é uma criação do governo tucano."
Ok. A guerra civil na Síria é uma criação do governo Dilma, pois antes dela chegar ao poder não havia guerra por lá.
A crise imobiliária de 2008 foi culpa do governo Lula.
Acho que o Sertanejo Universitário também é culpa do Lula, mas há controvérsias.
Primeiro, o cara joga pra torcida. Segundo, o governo de SP tem sua parcela de culpa sim, e terceiro, essa lógica é amplamente usada e aceita, que o adversário político é o pior possível, sendo que tudo de ruim é culpa dele e tudo de bom é apesar dele.
Não nego que esse tipo de argumento é usado por todos os lados. Aliás, o discurso político geralmente é um festival de falácias. Só acho essa particularmente sórdida.
Sobre a parcela de culpa do governo de SP: você poderia elaborar? Estou sinceramente curioso.
Não posso elaborar não sou especialista, mas a segurança pública está majoritariamente a cargo do governo estadual, as leis e as principais políticas para o setor a cargo do governo federal. Não é preciso ser especialista pra saber que os dois falham muito na aplicação da lei, no enfrentamento do problema e como formulam as políticas para o setor. Um dos pontos mais graves é que mais de 20 anos depois da redemocratização ainda temos que conviver com a polícia militar. É uma aberração.
O PCC nasceu dentro do sistema prisional paulista, e se fortaleceu durante o período de maior repressão do judiciário brasileiro, onde o número de presos subiu assustadoramente, no mesmo período em que a criminalidade e a violência também subiram. Só existe uma conclusão, essas políticas que estão aí, não funcionam diante do quadro estabelecido e os governos são incapazes de mexer nelas porque mais repressão significa mais voto. Bandido morto, traficante pé de chinelo preso e cadeias superlotadas rendem voto. Respeito aos DH, que é a base de qualquer política de pacificação, muito pouco.