Autor Tópico: Perguntas sobre ciências biológicas e médicas que não merecem tópico próprio  (Lida 10846 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sobre ciências biológicas e médicas que não merecem tópico próprio
« Resposta #100 Online: 26 de Janeiro de 2017, 02:29:04 »
1) Existem espécies de peixes sencientes?

2) Existem projetos para criação de gado, porcos, galinhas etc. geneticamente modificados para "desativar" as funções cerebrais responsáveis pela senciência, evitando assim as questões morais relacionadas à pecuária? Não seria tecnicamente mais fácil fazer isso do que criar apenas a carne ou o leite em laboratório?

1) Inconclusivo, acho: https://en.wikipedia.org/wiki/Animal_consciousness#Neocortex

2) https://www.wired.com/2012/02/headless-chicken-solution/

... But Ford goes a step further and proposes a “Headless Chicken Solution.” This would involve removing the cerebral cortex of the chicken to inhibit its sensory perceptions so that it could be produced in more densely packed conditions without the associated distress. The brain stem for the chicken would be kept intact so that the homeostatic functions continue to operate, allowing it to grow. ...

https://en.wikipedia.org/wiki/Mike_the_Headless_Chicken

Outra alternativa ainda é bactéria-carne.

https://en.wikipedia.org/wiki/Cultured_meat

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #101 Online: 26 de Janeiro de 2017, 02:45:54 »
Legal, parece que dá para ser feito.

Essa bactéria-carne era mais ou menos o que eu já queria dizer com fazer em laboratório.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 26 de Janeiro de 2017, 03:40:50 »
O ideal deve ser se conseguir induzir geneticamente (ou não, mas facilitava) uma anencefalia na medida precisa, em vez dessa "hiper-lobotomia".

Mas acho que a maior parte das pessoas não deve ver com bons olhos esse tipo de coisa. Uns veriam como mais crueldade, e outros só achariam uma abominação da tecnologia, da mesma forma que muitos temem engenharia genética sem efeitos tão dramáticos.

A maior chance de adoção se deverá a essas tecnologias permitirem uma produção bem mais econômica. Certamente em espaço seria.

Mas então, da mesma forma como hoje se tem cultura vegetal "orgânica" para os naturebas, se terá também o nicho de luxo do "gado orgânico". :biglol:

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #103 Online: 26 de Janeiro de 2017, 05:25:54 »
Nem sei se haveria tanto ganho em espaço, pois o nível de confinamento atual já é bem grande. A viabilidade econômica viria mais da pressão popular mesmo, com as pessoas passando a criar demanda para esse tipo de alternativa.

Acho que a criação de pedaços de carne em culturas tenderia mais a virar algo de nicho, já que a chance de imitar com perfeição a carne atual é remota. Já o gado não-senciente poderia realmente substituir o atual, já que, na prática, seria carne de animal de verdade, com todos os cortes conhecidos, os ossos no lugar, formato e textura certos etc.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #104 Online: 26 de Janeiro de 2017, 08:08:56 »
1) Existem espécies de peixes sencientes?

2) Existem projetos para criação de gado, porcos, galinhas etc. geneticamente modificados para "desativar" as funções cerebrais responsáveis pela senciência, evitando assim as questões morais relacionadas à pecuária? Não seria tecnicamente mais fácil fazer isso do que criar apenas a carne ou o leite em laboratório?

1) Inconclusivo, acho: https://en.wikipedia.org/wiki/Animal_consciousness#Neocortex

2) https://www.wired.com/2012/02/headless-chicken-solution/

... But Ford goes a step further and proposes a “Headless Chicken Solution.” This would involve removing the cerebral cortex of the chicken to inhibit its sensory perceptions so that it could be produced in more densely packed conditions without the associated distress. The brain stem for the chicken would be kept intact so that the homeostatic functions continue to operate, allowing it to grow. ...

https://en.wikipedia.org/wiki/Mike_the_Headless_Chicken

Outra alternativa ainda é bactéria-carne.

https://en.wikipedia.org/wiki/Cultured_meat

1. Com certeza. E certamente são mais inteligentes do que eu, haja vista meus resultados na pesca.

2. Temos uma duplinha de cavalos que o primeiro abre a torneira e bebe água. O segundo bebe água e "fecha" a torneira. Mas certamente é efeito Hans, sei lá....
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #105 Online: 26 de Janeiro de 2017, 10:45:00 »
Conheça Gufan, um legítimo paranaense Proto-Jê, asiático/africano de dois mil anos!!!!

http://www.bonde.com.br/bondenews/parana/paranaense-de-dois-mil-anos-tem-face-revelada-com-auxilio-de-tecnologia-3d-432915.html

"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 26 de Janeiro de 2017, 18:15:00 »
Nem sei se haveria tanto ganho em espaço, pois o nível de confinamento atual já é bem grande. A viabilidade econômica viria mais da pressão popular mesmo, com as pessoas passando a criar demanda para esse tipo de alternativa.

Acho que a criação de pedaços de carne em culturas tenderia mais a virar algo de nicho, já que a chance de imitar com perfeição a carne atual é remota. Já o gado não-senciente poderia realmente substituir o atual, já que, na prática, seria carne de animal de verdade, com todos os cortes conhecidos, os ossos no lugar, formato e textura certos etc.

O texto do gizmodo elabora um pouco sobre como o estresse das aves restringe o confinamento possível, e como esse método solucionaria esse problema, permitindo uma densidade muito maior.

A impressão que tenho sobre as demandas das pessoas é que mais vocais contra o sofrimento animal tenderiam a defender vegetarianismo, veganismo, sementismo, e autotrofismo como alternativas, enquanto que, o resto do mundo, pode até não ser indiferente, mas não faz grandes sacrifícios ativistas. No máximo um boicote simbólico de abate com requintes de crueldade aqui e ali, mas mesmo se isso for mais barato, a tendência é o estado ter que proibir para que o que o mercado largamente aceitaria.

Não sei se é tão remota a possibilidade de se chegar a carne sintética indistinguível. Talvez possa se chegar ao nível de produção de tecidos/órgãos (músculos), o que já deve aproximar bastante.

http://blog.pnas.org/2014/04/in-vitro-engineering-of-muscle-tissue/

A prioridade da pesquisa é para o uso em transplantes e tratamentos, não como comida.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #107 Online: 09 de Junho de 2017, 21:47:45 »
Uma questão para pessoas que operam por causa do sexo que acham que tem ser diferente daquele biológico, cromossômico, com o qual nasceram.

Por coerência, os machos que se acham fêmeas teriam que tirar a próstata, extirpando fisicamente o máximo da lembrança de suas machezas.

Até que ponto quem faz "mudança de sexo" principalmente do masculino para o feminino está disposto a renunciar também ao dispositivo gerador de prazer, nomeadamente do orgasmo, notoriamente ligado à próstata, tipicamente, um prazer masculino?

« Última modificação: 09 de Junho de 2017, 21:49:51 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Junho de 2017, 22:13:08 »
Não sei e "me dá coisas" em imaginar as operações, mas o homólogo feminino da próstata é a glândula de Skene. Então talvez as operações mais sofisticadas façam uma auto-frankensteinização tal que consigam aproveitar essas equivalências todas como se efetivamente "remontando" os mesmos tecidos de acordo com a rota alternativa de desenvolvimento.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #109 Online: 09 de Junho de 2017, 23:18:12 »
No You Tube tem uns vídeos com cirurgias tanto de bilausificação como de pepekificação, muito sangrentos, diga-se de passagem, mas o fato é que para os que querem ser mulheres está lá a próstata machassa, que não é extirpada, e que é a única referência de prazer que jamais terão.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #110 Online: 10 de Junho de 2017, 16:39:30 »
As mulheres que acham que são ominhos também , principalmente as que "viram" omim barbudim musculoso mas de barriguinha de gravidinha e com instinto maternal... Rapá, que Samba do afrodescendente portador de sofrimento mental!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Junho de 2017, 21:18:07 »
Talvez "instintos maternais" sejam afetados por um mesmo possível "pacote" de regulações gênicas no cérebro em um padrão mais masculino. Algo que pode ser afetado em vida e psicologicamente, apenas. Homens que têm filhos/querem ter/estão aguardando o nascimento, se tornam mais "maternos", hormonalmente, o que resulta até em um deslocamento de posição política (para a esquerda, especialmente com filhas).

http://www.sciencemag.org/news/2014/05/parenting-rewires-male-brain

... But a new study suggests that caring for children awakens a parenting network in the brain—even turning on some of the same circuits in men as it does in women. The research implies that the neural underpinnings of the so-called maternal instinct aren't unique to women, or activated solely by hormones, but can be developed by anyone who chooses to be a parent. ...

https://www.scientificamerican.com/article/fathers-to-be-may-have-hormonal-changes-too/

A auto-identificação como homem talvez possa ter o efeito oposto.
 (talvez especialmente homem que não queira ter filhos, que talvez possa ser uma forma de auto-afirmação consciente que reforce o efeito).

:?: Se existem anfíbios e peixes com capacidades anti-congelantes, por que não répteis? Haveria sugestão paleontológica disso ter existido?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 14:55:58 »
:?: É sabido que é de fato a própria vacina de febre amarela raramente matando um vacinado, em vez da pessoa já ter contraído a febre amarela e em seguida se vacinado?

Se sim, como? E o que causaria essa letalidade? Não haveria algum processo que pudesse eliminá-la completamente?

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #113 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 21:54:09 »
 :)

Nunca tinha me ocorrido essa ideia.

A vacina contra a FA é de vírus vivo atenuado de uma linhagem específica (17DD). Todos os casos graves de efeitos adversos, em qualquer vacina, são investigados. Eu imagino que durante a investigação eles façam isolamento do vírus ou PCR identificando a linhagem. Se for a 17DD é visceralização da vacina, se não, é vírus selvagem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 22:29:47 »
Então de fato fazem esse exame? Achava que ficava por isso mesmo, só assumiam ser efeito adverso.

Um fracionamento ainda menor da vacina, seguido de reforços, poderia ajudar a prevenir esses casos?

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #115 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 22:46:12 »
Então de fato fazem esse exame? Achava que ficava por isso mesmo, só assumiam ser efeito adverso.

Um fracionamento ainda menor da vacina, seguido de reforços, poderia ajudar a prevenir esses casos?

Isso é coisa bem específica que foge da minha área. O que eu posso lhe dizer com certeza é que reações graves de qualquer vacina são exaustivamente investigados. Reações comuns como reações locais e febre ficam por isso mesmo. Reações de hipersensibilidade para cima são todas investigadas. Não somente reações vacinais, reações de medicamentos também. Isso é assunto sério, não se pode correr o risco de que uma reação seja devido a um lote de vacina com problemas

Eu estou lendo uma dissertação que faz um retrato da resposta de um município de 18 mil habitantes (no oeste de SC) frente a um agravo inusitado no local (hantavirose em 2000), assim que eu terminar eu vou postá-la no tópico do SUS. As pessoas têm uma falsa ideia de que a saúde brasileira é extremamente amadora e atua de forma "displicente". 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 00:51:57 »

...

Mas ainda não há nenhum estudo mostrando essa relação de causa e efeito. O zika é como o bandido que está no local do crime, mas ninguém viu ele cometendo o crime?
[Bandido] Encontrado em todos os locais do crime. Em Pernambuco, mais de 40 casos de crianças com microcefalia, em que foi extraído líquor da coluna, foi encontrado o IGM [anticorpo], que só pode ser produzido por ela, não pela mãe. É questão superada. A causa da epidemia de microcefalia é o vírus da zika. O que não tem resposta ainda é se o vírus é causa suficiente para provocar microcefalia ou se precisa de alguns fatores contribuintes.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/02/1744056-resta-saber-se-o-virus-da-zika-causa-sozinho-microcefalia-diz-ministro.shtml

Que tipo de outros fatores poderiam ser esses? Se encontra bebês nascidos sem microcefalia, mas com vírus? Então talvez o estágio de desenvolvimento quando ocorre a infecção? Ou a dúvida seria algo como relativa a própria disseminação do vírus, como talvez mães que já tenham tido dengue terem mais vírus de Zika quando infectadas, como sugere outra pessoa que citei anteriormente?

http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,componente-genetico-explica-suscetibilidade-de-bebes-com-zika-a-microcefalia,70002174786

[...]

Embora o estudo tenha confirmado a existência de um componente genético, a suscetibilidade aos impactos neurológicos do vírus não é explicada pela ação de um único gene, mas por diferenças que envolvem a expressão de 64 genes diferentes. A pesquisa também concluiu que a maior parte desses genes com expressão modificada tem envolvimento no crescimento e na morte celular e na diferenciação das células cerebrais durante o desenvolvimento do feto.

[...]

Durante a epidemia foram identificados casos de gêmeos discordantes - em que apenas um nasceu com microcefalia. Esse fato, explica a cientista, levou os pesquisadores a levantarem a hipótese - agora confirmada - de que a microcefalia decorrente da zika poderia ser consequência de predisposição genética.

[...]

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #117 Online: 05 de Agosto de 2019, 22:35:02 »
O leite materno tem teores de gordura e de caseína bem menores que o leite de vaca, com base nisso, e desde a hipótese da caseína com ação relevante na fase do aleitamento para a estrutura cognitiva emocional da criança, qual seria a factibilidade disso implicar em crianças ao serem desmamadas da mãe precocemente e serem alimentadas com leite de vaca desenvolverem maior suceptibilidade à ansiedade, à depressão e à obesidade?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2019, 22:40:31 por Sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 06 de Agosto de 2019, 01:23:46 »
...talvez porque nem todo mundo possui uma vaca para ordenhar. Leite de caixinha é leite diluído, processado e aditivado quimicamente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 06 de Agosto de 2019, 05:49:49 »
Pelo pouco que eu "sei", é recomendado não o leite de caixinha, nem "direto" da vaca, se a mãe não pode ou não quer amamentar, mas uma mistura específica para isso. Chamam de "fórmula," talvez principalmente em inglês, mas o google me sugere que também em português.

Fora qualquer aspecto nutricional, o desenvolvimento psicológico também é dependente de contato físico.

https://www.psychologicalscience.org/publications/observer/obsonline/harlows-classic-studies-revealed-the-importance-of-maternal-contact.html

[...] In the 1950s and 60s, psychological research in the United States was dominated by behaviorists and psychoanalysts, who supported the view that babies became attached to their mothers because they provided food. Harlow and other social and cognitive psychologists argued that this perspective overlooked the importance of comfort, companionship, and love in promoting healthy development.

Using methods of isolation and maternal deprivation, Harlow showed the impact of contact comfort on primate development. Infant rhesus monkeys were taken away from their mothers and raised in a laboratory setting, with some infants placed in separate cages away from peers. In social isolation, the monkeys showed disturbed behavior, staring blankly, circling their cages, and engaging in self-mutilation. When the isolated infants were re-introduced to the group, they were unsure of how to interact — many stayed separate from the group, and some even died after refusing to eat. [...]

In this study, Harlow took infant monkeys from their biological mothers and gave them two inanimate surrogate mothers: one was a simple construction of wire and wood, and the second was covered in foam rubber and soft terry cloth. The infants were assigned to one of two conditions. In the first, the wire mother had a milk bottle and the cloth mother did not; in the second, the cloth mother had the food while the wire mother had none.

In both conditions, Harlow found that the infant monkeys spent significantly more time with the terry cloth mother than they did with the wire mother. When only the wire mother had food, the babies came to the wire mother to feed and immediately returned to cling to the cloth surrogate.

Harlow’s work showed that infants also turned to inanimate surrogate mothers for comfort when they were faced with new and scary situations. [...]

https://www.slideserve.com/sunee/damage-to-the-brain

<a href="https://www.youtube.com/v/vw0TkwjjpZU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/vw0TkwjjpZU</a>

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #120 Online: 06 de Agosto de 2019, 09:30:06 »
Criancas que tomam doses cavalares de caseína devem ter os desdobramentos disso no comportamento.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 11:36:18 por Sergiomgbr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 06 de Agosto de 2019, 10:03:55 »
Talvez o mais crítico ou evidente em qualquer excesso protéico seja o impacto disso nos rins.

No sistema nervoso a diferença mais conhecida é a de ácidos linoéico (e fólico). É um blog todo enfeitadinho, mas o texto parece ser baseado em referências sérias:

https://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2011/01/18/por-que-esperar-1-ano-para-dar-leite-de-vaca-ao-bebe/

[...]

A quantidade de proteína no leite de vaca pode prejudicar o funcionamento dos rins.

O leite de vaca possui 3 vezes mais proteínas que o leite humano. Devido a essa característica,  o leite integral acidifica o pH sangüíneo.

Também sobrecarrega os rins, quando consumido diariamente.

→ Crianças alimentadas com leite de vaca integral apresentam baixa ingestão de nutrientes como   ácido linoléico,  zinco, ferro e vitaminas C e E.

O ácido linoléico é essencial para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central do bebê.

[...]

Fontes:

A utilização do leite integral na infância – Comitê de Nutrição/ Pediatrics – Jornal da Academia Americana de Pediatria

Fatores Imunológicos do leite humano – Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do Hospital Universitário da USP/SP

Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância –  Jornal de Pediatria/ Maria A.A. Oliveira e Mônica Osório (Universidade Federal de Pernambuco/UFPE)

Revista Today’s Parent (Ready for cow’s milk?)

Fórmulas infantis comercializadas no Brasil possuem valores nutricionais abaixo do recomendado – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/SP

Consumo do leite de vaca:  Mitos e Realidades – Denise Madi Carreiro (Nutricionista)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!