Autor Tópico: Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração  (Lida 15632 vezes)

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Offline Moro

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2013, 08:47:17 »
Sim.

O Derfel acha esse texto coisa "normal" porque nos livros e apostilas de "saúde coletiva" são encontrados textos um milhão de vezes mais prolixos e um lero-lero inútil bem mais acentuado do que esse texto aí.

Principalmente naqueles manuais de justificativa da eficiência do SUS
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #26 Online: 19 de Dezembro de 2013, 19:47:58 »
Não. Eu acho normal porque entendo que cada área do conhecimento possui uma linguagem própria que pode muitas vezes parecer ininteligível para que não é da área. No mais é uma questão de ler o documento todo (e não apenas um fragmento desconexo) e interpretação de texto. Coesão e coerência.

O problema é que em alguns casos há uma falta de clareza que não é simplesmente efeito colateral de especialização do texto, mas apenas algo para criar uma aura de sofisticação intelectual. Isso pode chegar ao extremo de haver só sofisticação, e nenhum significado, como em pós-modernismo.

Offline Derfel

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #27 Online: 20 de Dezembro de 2013, 07:26:33 »
O que não é o caso do texto em questão.

Offline Moro

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #28 Online: 20 de Dezembro de 2013, 15:17:56 »
sim é para boa parte do texto.
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Offline Geotecton

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #29 Online: 20 de Dezembro de 2013, 15:24:28 »
O que não é o caso do texto em questão.

Você sinceramente avalia que a forma de construção do texto é adequada?
Foto USGS

Offline Derfel

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:06:01 »
Não é nenhum machado, mas sim. Li várias vezes para entender o que viram de tão absurdo e não consegui.

Offline _tiago

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #31 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:19:22 »
Machado escreve simples. Quer leitura complicada, pegue Becket, Joyce (particularmente Ulisses e Finegans) e Proust. :P

Não é nenhum machado, mas sim. Li várias vezes para entender o que viram de tão absurdo e não consegui.

Achei chato, mas legível. Tem decisões de juízes que são muito mais imperscrutáveis. O povo tá é de frescura!

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #32 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:24:30 »
Compare com textos sobre o tema da wikipédia em inglês, por exemplo, ou até mesmo a literatura citada.

Tenho impressão que esse estilo pós-modernóide de pseudo-sofisticação não serve tanto para tapear "lá fora", ou ao menos no que publicam em inglês. Que, quando os autores não estão totalmente investidos em não dizer nada com nada da maneira mais convoluta possível, são bastante eficientes em escrever de forma clara, não parecem tentar impressionar (algo que simplesmente é um tiro pela culatra, de modo geral, segundo algumas pesquisas em psicologia, se não me engano -- as pessoas mais comumente acham mais inteligente quem consegue se expressar mais claramente).

Aqui no Brasil acho que ainda serve para dar um ar de superioridade, escrever algo que "gente diferenciada" não vai entender, que ninguém entende se não tiver boa prática em desemaranhar esse tipo de texto.







Tem decisões de juízes que são muito mais imperscrutáveis. O povo tá é de frescura!

Há um movimento também contra essa pose de sofisticação do "legalês".

http://en.wikipedia.org/wiki/Plain_language

Offline _tiago

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #33 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:53:50 »
Compare com textos sobre o tema da wikipédia em inglês, por exemplo, ou até mesmo a literatura citada.

Tenho impressão que esse estilo pós-modernóide de pseudo-sofisticação não serve tanto para tapear "lá fora", ou ao menos no que publicam em inglês. Que, quando os autores não estão totalmente investidos em não dizer nada com nada da maneira mais convoluta possível, são bastante eficientes em escrever de forma clara, não parecem tentar impressionar (algo que simplesmente é um tiro pela culatra, de modo geral, segundo algumas pesquisas em psicologia, se não me engano -- as pessoas mais comumente acham mais inteligente quem consegue se expressar mais claramente).

Aqui no Brasil acho que ainda serve para dar um ar de superioridade, escrever algo que "gente diferenciada" não vai entender, que ninguém entende se não tiver boa prática em desemaranhar esse tipo de texto.

Leio algo de neurociência em inglês, tipo isto e, realmente, os caras escrevem muito fácil.

Tem decisões de juízes que são muito mais imperscrutáveis. O povo tá é de frescura!

Há um movimento também contra essa pose de sofisticação do "legalês".

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Pois é, seria bom, massss... Não é nada do outro mundo. Depois dum tempo você se acostuma.


Offline Moro

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #34 Online: 20 de Dezembro de 2013, 19:32:52 »
Tiago você mesmo em sua tradução disse que o texto era ruim (o Derfel não quis traduzir)  e te pergunto quantas linhas você precisa para passar a mesma mensagem e se ficaria mais inteligível ou não
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Offline _tiago

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #35 Online: 20 de Dezembro de 2013, 23:10:38 »
O texto é chato, mas legível. Não sei de quantas linhas precisaria, talvez atá mais que as do malfalado texto. Eu prefiro a clareza. Tem juiz que escreve que é uma maravilha de tão simples, de tão fácil de entender o que ele quis dizer, parece até que ele transmite mais ideia com menos palavras que uns outros, que pelamordedeus...

Divulgação científica em inglês, à exemplo do livro que te emprestei, é muito fácil de ler. O que é bem diferente de escrever romances.

Offline _tiago

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #36 Online: 20 de Dezembro de 2013, 23:11:14 »
Eu achei o texto ruim, sim. Mas porque não gosto deste tipo de texto.

Offline Derfel

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #37 Online: 23 de Dezembro de 2013, 20:04:46 »
Tiago você mesmo em sua tradução disse que o texto era ruim (o Derfel não quis traduzir)  e te pergunto quantas linhas você precisa para passar a mesma mensagem e se ficaria mais inteligível ou não

O Derfel não quis traduzir porque acha todo mundo aqui tem capacidade de entender o texto e o Tiago já o havia feito.

 
Citar
A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis,
Pode-se dizer esta é a introdução, sobre o que se estará falando no restante do texto, que são novas formas de organização na administração. No caso ela nos informa que essas novas formas de organização utilizam-se de "modelos de gestão flexíveis". O que são esses modelos? É o que é nos informado a seguir:
Citar
caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional.

Ou seja (dentro do meu conhecimento parco sobre Administração - que beira a zero), nesses modelos as decisões gerenciais são mais frequentes e rápidas, mudando de acordo com a necessidade que se apresenta, o que é possível porque a distância entre quem decide e quem executa é menor   (o tal achatamento dos níveis hierárquicos, ou seja, o diretor está mais próximo do gerente, por exemplo, dentro do organograma), existe uma maior coleta de informações (do mercado) e essas informações são mais difundidas dentro da organização (acesso mais fácil à informação permite uma tomada de decisão mais rápida) e, por fim, aprendizagem organizacional (aqui preciso de uma ajudinha, já que se trata de um termo técnico.., google, google):

Citar
Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.
Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.
Isso, porém, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa. A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados.
Como se dá a Aprendizagem Organizacional
1- Experiências do Profissional – A partir das experiências positivas e negativas, o profissional pode compreender seus erros e acertos, balizar melhor suas próximas ações e criar estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.
2- Aprendizagem Cultural – Aprendida através da cultura organizacional, da missão e dos valores seguidos pela empresa.
3- Aprendizagem com o Líder – Realizada através das lideranças, de seus exemplos e conhecimentos compartilhados com os seus liderados.
4- Aprendizagem Prática/Ativa – Aquisição de conhecimentos através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento contínuo.
5- Aprendizagem Sistêmica – Entendimento ampliado de toda empresa e seus processos para desta maneira oferecer soluções não apenas para o departamento envolvido, mas para a organização como um todo.
6- Compartilhamento de Informações – Quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da empresa o que tornará mais assertiva as ações.
7- Benchmarking – Observar outras empresas e buscar suas boas práticas aplicadas para aplicar em sua organização.
Estes elementos que compõem a aprendizagem organizacional são extremamente importantes, uma vez que, esta mistura de conhecimentos é o que possibilita que os profissionais consigam desenvolver-se efetivamente.
Para isso, a gestão destes recursos é essencial para que as informações não se percam e, este capital riquíssimo de conhecimentos possa ser utilizado de maneira assertiva e, adequada às necessidades dos profissionais, líderes e é claro, de toda empresa.


http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/o-que-e-aprendizagem-organizacional/?gclid=CMKQqamgx7sCFW0V7Aodb2YAYQ

Curiosamente, é muito semelhante ao que chamamos de Educação Permanente em Saúde Coletiva.

Citar

 Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho.

Como disse, o texto apresenta diversos termos técnicos (que não impedem de compreendê-lo em linhas gerais) e aqui existem mais alguns. Quando a autora escreve "Em paralelo" ela quer dizer que ao mesmo tempo em que "a discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis", ela (a discussão) também questiona (aqui no sentido de discutir, debater) alguns elementos do paradigma modernista de organização. "Paradigma" significa "modelo", ela fala sobre o modelo moderno de organização.
Alguns destes elementos questionados são a racionalidade instrumentral (novamente, google, google)

Citar

Razão instrumental é um termo usado provavelmente por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt); à razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica.
A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. A razão ocidental, caracterizada pela sua elaboração dos meios para obtenção dos fins, se hipertrofia em sua função de tratamentos dos meios, e não na reflexão objetiva dos fins.
Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração, sendo sustentada pela ideologia cientificista, que, através da escola e dos meios de comunicação de massa, engendra uma mitologia - a Religião da Ciência - contrária ao espírito iluminista e à emancipação da Humanidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raz%C3%A3o_instrumental
Produção em massa, que é a produção em série e em larga escala, através de uma linha de montagem, que foi popularizada por Ford, que deu origem ao fordismo e ao modelo fordista de organização (uma forma de organização centralizada que se estende até à vida dos funcionários).

Citar
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais:

Ela está retomando as novas formas organizacionais que estão no princípio do texto (as discussões do início) e dizendo que as pessoas que estudam (na Academia, no sentido de pesquisadores e não alunos de graduação) Administração, de modo geral, se dividem entre aqueles que adotam a visão (a) e os que adotam a visão (b) que são dadas a seguir.

Citar
a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização;

Aqui ela quer dizer que essas novas formas de organização não se utilizam da racionalidade instrumental (explicada acima) que, como já dito no texto anteriormente, é um dos elementos do modelo moderno de organização.

Citar

 e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração.

Segundo a autora, essas novas formas organizacionais, segundo outros autores, se tratariam apenas como um aperfeiçoamento (melhoria) da abordagem contingencial da administração (outro termo técnico, que melhor pode ser entendido aqui: http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/abordagem-contingenial-administracao.htm )

Citar
Os estudos realizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pós- modernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas.

Aqui ela quer dizer que os estudos realizados até o momento (por aqueles que se dividem naquelas duas correntes apontadas anteriormente) não permitem concluir que essas organizações que são chamadas, pelos autores, como pós-modernas (que seriam um modelo diferente e posterior ao moderno, que são caracterizados por aqueles elementos no início do texto, aos quais propõem rompimento) sejam realmente uma mudança total (ruptura) com o modelo moderno e nem que seriam uma variante da organização moderna (uma evolução).


Espero que tenha conseguido elucidar alguma coisa (ou complicado um pouco :) ).

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #38 Online: 23 de Dezembro de 2013, 20:24:18 »
Eu vi a questão, não sei se saberia responder corretamente não.

É um embromol desgraçado mesmo, tanto no texto, quanto nas alternativas de interpretação.

Offline Derfel

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #39 Online: 23 de Dezembro de 2013, 20:45:13 »
O texto, como disse, não achei nada de mais. Apenas que é algo direcionado a quem faz ou se formou em administração (para quem, espera-se, seja mais compreensível). Quanto às respostas, não as li, mas imagino que seja o mesmo caso: algo direcionado a um público específico.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #40 Online: 23 de Dezembro de 2013, 21:18:56 »
Como disse, me parece que mais do que problema decorrente de "jargão", de especialidade, é falta de uma clareza que poderia ser obtida mesmo num texto com esse grau de especialização (que não é "rocket science").


Citar
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior efetividade.

II. De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista.

III. Na visão pós-modernista, as novas formas organizacionais podem representar a operacionalização de modos de racionalidade diferentes daquele descrito por Weber como típico do modelo burocrático.

É correto o que se afirma em

A I, apenas.

B II, apenas.

C I e III, apenas.

D II e III, apenas.

E I, II e III


Muito mais do que testar conhecimento do tema (até porque a pergunta é de interpretação do texto dado, não de conhecimento prévio), me parece testar a habilidade da pessoa garimpar informação de um texto embromado assim. O que pode ser algo realmente necessário na área, de qualquer forma.


Acho que é "B" se puder responder só por interpretação de texto. Mas pelo amor de Deus. Que coisa inútil.

Offline Derfel

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #41 Online: 23 de Dezembro de 2013, 23:19:24 »
Não dá para responder apenas com base no texto: não é uma questão de interpretação, mas de teoria da Administração ( texto serve apenas como base e introdução à questão).

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #42 Online: 24 de Dezembro de 2013, 00:17:37 »
Sei não. Parece que as respostas estão sempre já contidas nas perguntas. Tudo bem bobinho, só um pouco mascarado no embromês.


A questão anterior, por exemplo:

Citar
QUESTÃO 09 A globalização dos negócios ampliou oportunidades edesafios para as empresas. A expansão das operações paraoutros países levou muitas empresas a criar programas deexpatriação de executivos, e o sucesso desses programasdepende de diversos fatores. O executivo expatriadoprecisa não apenas dominar o idioma do país-destino, mastambém adaptar-se a culturas e contextos específicos. Aconvivência e o desempenho em ambientes de trabalhocom valores e padrões comportamentais diferentes équase sempre um empreendimento complexo. Muitosexecutivos retornam frustrados para seus países de origemapós experiências de gestão malsucedidas no exterior. Naperspectiva organizacional, essas experiências configuramretorno não realizado de investimentos em pessoas ecapacidade gerencial.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintesasserções e a relação proposta entre elas.

I. A adaptação bem-sucedida de um executivo expatriadodepende, em larga medida, da acomodação, elementodo processo de aprendizagem por meio do qual oindivíduo modifica as suas estruturas cognitivas.

PORQUE

II. A vivência intercultural leva o executivo expatriadoa experimentar, ocasionalmente, sensações dedesconforto gerado pela dissonância cognitivaque ocorre quando ele se depara com crenças ouconhecimentos que desafiam aquilo que semprejulgou certo.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II éuma justificativa da I.

B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas aII não é uma justificativa da I.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é umaproposição falsa.

D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.

E As asserções I e II são proposições falsas.


Não consigo ver isso como mais que interpretação de texto sobre a problemática dos desdobramentos comportamentais da realocação de indivíduos em espaços cujas dimensões sociais diferem de forma estatisticamente significativa do(s) ambiente(s) que predominantemente influenciaram o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. (Ou, de ir viver num lugar culturalmente diferente, com o qual não se está acostumado.).

Leva jeito de ser tudo assim, não examinei bem, mas se tem algo de conhecimento específico, está perdido em meio a questões de interpretação de embromês para perder tempo.





A resposta correta da 10, a primeira colocada no tópico, é C. Alguém mais acha estranho se dizer que as "abordagens procuram discutir"? Me parece meio como se dizer que os protocolos de atentimento de suporte técnico "procuram discutir padronizações para agilização do atendimento". Eles não procuram discutir, são. A discussão sobre eles, pode "procurar discutir", mas uma "abordagem" ou outra em em si, não, a menos que fosse "abordagem da discussão", sei lá.

Offline Derfel

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #43 Online: 24 de Dezembro de 2013, 00:25:23 »
Tá bom.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #44 Online: 24 de Dezembro de 2013, 00:43:29 »
Citar
[...] Há um grande (demasiado, até) número de questões que NADA têm a ver com administração; são algo entre "interpretação de texto" e "lógica", mas por vezes demonstram que o INEP e o MEC estão tomados por cumpanheiros do PT, ignóbeis que só eles. Mas não fiquem tristes: o concurso do IPEA, um órgão da maior importância, também foi tomado por questões de viés esquerdisto-petralha. É preciso, pois, cuidado para não cair nas pegadinhas.
Pode se dar melhor nesta provinha quem consegue ler/interpretar bem as solicitações (por vezes ridículas) das questões do que quem conhece os assuntos. Os velhos problemas de provas do tipo "teste".... aqui, porém, mais graves, devido à incompetência de quem redigiu as questões.
Em termos de conteúdo, a prova é básica. Trata dos temas essenciais das disciplinas. Mas é paupérrima nas questões de TGA/RH.

[...]

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/enade-2009/42277/

Offline Moro

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #45 Online: 24 de Dezembro de 2013, 01:00:16 »
embromation puro
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Offline Gigaview

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #47 Online: 24 de Dezembro de 2013, 01:05:03 »
O texto, como disse, não achei nada de mais. Apenas que é algo direcionado a quem faz ou se formou em administração (para quem, espera-se, seja mais compreensível). Quanto às respostas, não as li, mas imagino que seja o mesmo caso: algo direcionado a um público específico.

Concordo. Much ado about nothing.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #48 Online: 24 de Dezembro de 2013, 01:07:13 »
Acho que o cara do texto que eu colei deve ser a "identidade secreta" do Agnóstico! :lol:

Se tivesse usado "groselha", era 100% certeza.

prefiro usar petezada  :P
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Offline Dodo

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Re:Prova do ENADE e aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração
« Resposta #49 Online: 24 de Dezembro de 2013, 08:47:29 »
O texto, como disse, não achei nada de mais. Apenas que é algo direcionado a quem faz ou se formou em administração (para quem, espera-se, seja mais compreensível). Quanto às respostas, não as li, mas imagino que seja o mesmo caso: algo direcionado a um público específico.

Concordo. Much ado about nothing.

Vou concordar com o Derfel e Gigaview, não tem nada demais. Além de que há anos os concursos trazem algumas questões cabeludas, usando uma redação um pouco rebuscada, e podemos notar que tem muito disso até na bibliografia recomendada nos editais.
Parece mais uma desculpa de quem foi mal na prova: foi culpa do PT.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

 

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