Para não conceitualizar demais, dou alguns exemplos práticos e depois a conclusão
- Reserva de mesa em clubes. Sábado, verão, as mesas ao lado do restaurante próximo a piscina estão todas ocupadas, mas não por pessoas. Um tênis, uma raquete, uma bolsa, uma toalha, reserva a mesa para quem quer sentar, causa irritação, etc..
Reclamações feitas, avisos colocados em todas as mesas proibindo que se faça tal reserva, mas nada de prático. Difícil controlar, difícil saber quanto tempo o sujeito deixou a mesa, dificuldade política de se criar uma regra de tomar todas as coisas e levar para o achado e perdidos (os sócios iriam reclamar)
O Zé mané, que comia, tirava as coisas e depois ficava sem lugar para tomar a sagrada cerveja da tarde, ficava sem lugar.. ok, mas além disso, o exemplo dado é inócuo, ninguém dá a mínima, apenas eu que ajo correto ficava sem a mesa
O que é correto? Ficar sem a mesa de qualquer maneira? Ou fazer o que todos fazem
- Já contei que pediram propina para uma construção de um imóvel comercial que fiz. long story short, na aprovação da planta o cara veio com a mais rígida das interpretações de todas o que me fez ficar com um imóvel com uma área construída 80 metros menor ou teria que pagar a propina. Não paguei. Multiplique a metragem pelo metro quadrado de SP em uma boa área e verá quanto perdi. Construi, aluguei, e a mesma máfia, representada por outra pessoa, continua me pedindo exatamente o mesmo para agora me dar o habite-se. Há algo errado? Não, mas tenho que pagar. Reclamar? Recentemente saiu na FSP o caso de pessoas que denunciam e acabam se envolvendo com máfias piores..
No final, perdi.. deveria ter pago antes e tido todo o benefício?
- Voltando da praia. Você naquela fila interminável, e um monte de espertalhão mandando ver no acostamento. Me recuso.
Bom dá para encontrar muitos exemplos, o pequeno empresário que decide pagar impostos apenas para ver seus competidores que não pagam vivendo melhor e ganhando mercado enquanto ele corre o risco de quebrar e não sustentar a família.
Na Alemanha, a pessoa faz o certo, sente que está protegendo um sistema que ao final beneficia enormemente a todos. Desde a maneira como estacionam o carro, obedecem placas, filas, regras escolares, etc... No Brasil, como se sente quem faz o correto? Está ajudando sistemicamente o país? Não? E não ajudando e ainda pagando um custo alto?
Apesar de a pergunta ser mais difícil de responder para um público (como eu) que não tem sequer a opção de sonegar (assalariado), Como deve ser a ética e moral em um país corrupto?