Me parece, mesmo sabendo que lidamos com estereótipos, que na média muitos europeus tendem a ser menos sociáveis ou expansivos ou extrovertidos (me falta o termo mais adequado) que os brasileiros. Creio que italianos, gregos e espanhóis se assemelhem mais a nós nesse quesito.
Mas alemães e finlandeses, por exemplo tandem a ser bem mais fechados. Não sei quanto aos suiços.
Vejo isto frequentemente em relatos de brasileiros que foram lá e tambem em relatos de estrangeiros que vieram para cá.
Acho que a recepção a estrangeiros tb tem muito a ver com o país de origem.
Por exemplo, tem um monte de estrangeiros vivendo no Brasil e normalmente são bem recebidos mas o pessoal de modo geral não aceita muito bem estrangeiros de alguns países da AL.
Brasileiro vai morar no exterior e continua com os mesmos hábitos daqui, falar alto, rir alto em local público.
Pelo menos é o que vejo na internet, coisa dita por brasileiros que moram no exterior.
Sei do caso de um brasileiro que estava no Japão e deu uma beliscada em um cacho de uvas exposta no mercado.
Teve que pagar por ele.
Coisa que por aqui passa batido em alguns países é ofensa séria e é diferente chegar a um país com conhecimento do idioma, emprego arrumado, algum parentesco com alguém ou chegar lá sem nada disso e criar mais um problema.