Este aí disse que o Cabo Anselmo alcançou uma moral superior depois de ter delatado seus amigos.
Ser agente infiltrado pode ser uma operação bastante arriscada e é sim digna de admiração moral.
A namorada/amante/mulher dele foi morta nessa operação e, segundo consta, estava grávida. No programa Roda-viva ele rechaçou essa informação*, afirmando que ela usava DIU**. Justiça seja feita, não implico com ele porque traiu seus amigos esquerdistas, ou então por ter trocado de lado "duas vezes" (desertou, virou militante de esquerda, foi preso e virou informante), mas, sim, por existirem indícios de que ele colaborou com a morte da mulher e do filho. Ok, você pode usar de sua ironia e alegar que ele se arrependeu de colocar mais um comunista no mundo e isso justifica o seu ato, mas é algo que eu particularmente considero monstruoso, talvez por eu buscar ser um pai minimamente decente, sei lá...

* Procurei informações que corroborassem essa versão dele, só encontrei a palavra dele de que ela NÃO estava grávida; pode ser uma mentira plantada para tornar a traição dele mais monstruosa? Sim, claro. Pode ser que ela tenha feito tão bem o seu papel que não se importou em engravidar a mulher que sabia que ia ser morta? Também acho plausível.
** Ela poderia ter mentido sobre o DIU? Algumas mulheres até mentem para os maridos/namorados que estão com a pílula em dia ou então que não estão no período fértil, pois desejam engravidar. Se este é o caso dela não tenho como afirmar.
Some-se a isso o fato de eu não encontrar nada que desse uma pista de que ele fala a verdade quando diz que ela não estava grávida, e você entenderá a minha dificuldade em considerá-lo um ser "moralmente superior".