Autor Tópico: Docentes acham que ECA é permissivo e facilita a indisciplina, mostra estudo  (Lida 5365 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-01-14/docentes-acham-que-eca-e-permissivo-e-facilita-a-indisciplina-mostra-estudo.html

Sentimento de impotência diante dos alunos faz professor eleger estatuto como bode expiatório, diz pesquisador

Excessivamente liberal, facilitador da conduta desregrada ou até mesmo quase um desconhecido. É assim que parte dos educadores da rede pública de ensino enxerga o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A conclusão é de uma pesquisa que está sendo realizada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O estudo está ouvindo professores de dez escolas da região de Barretos (interior de SP) e já aponta que parte dos educadores se referem ao ECA como um estatuto que atrapalha no controle da indisciplina em sala de aula. É o que explica Daniel Massayukio, responsável pela tese de doutorado.
“Parte dos educadores enxerga o Estatuto como facilitador da indisciplina. Ou seja, que contribui para comportamentos desregrados nas instituições escolares, pois impede que eles se utilizem de ações disciplinares mais enérgicas e repressivas”, explica.
Para o professor Sérgio Kodato, orientador da tese, a situação acaba gerando um sentimento de impotência. "Com isso, alguns docentes elegem o ECA como bode expiatório. Ele acaba visto como um estatuto que passa a mão na cabeça dos alunos violentos”, explica.

Segundo Massayukio, os dados preliminares do estudo apontam um paradoxo. Enquanto alguns culpam o ECA, uma parcela dos docentes interpreta o estatuto como uma alternativa para prevenir a violência contra crianças e adolescentes.
Mesmo quando julgam o estatuto adequado, porém, os docentes dizem acreditar que a maior parte das medidas não foi colocada em prática. “Muitos entendem que o ECA é um mal necessário. Mas eles também dizem que, na prática, não houve uma efetivação do que diz o estatuto", explica Kodato.
Segundo o professor, durante as entrevistas, eles puderam perceber ainda como os docentes não conhecem bem o ECA. "Observamos que o conhecimento sobre o estatuto é estereotipado e também um pouco limitado".
Massayukio diz acreditar que o motivo para a falta de conhecimento do estatuto é um “precário processo de formação e reciclagem dos professores”. “Não só com relação ao estatuto, mas também em como lidar com as situações de violência e agressividade na escola e sala de aula”, completa.

Problemática
Tanto a sensação de permissividade excessiva como a impressão de que as palavras do estatuto são letras mortas fazem com que os docentes não atuem em sala de aula como lhes caberia fazer.
Aqueles que acreditam que o ECA facilita a transgressão juvenil acabam se calando, por medo de sofrer retaliação de alunos e dos pais, ou, por outro lado, estimulam o que os pesquisadores definem como “criminalização de episódios de indisciplina.”

“Antigamente, um aluno que desenhava na cadeira ou brigava com colegas era visto dentro dos parâmetros pedagógicos e punido com advertência, suspensão ou os pais eram chamados para conversar com a direção. Hoje em dia, com a impotência dos professores de lidarem com isso, as situações são vistas como pequenos crimes”, afirma o orientador.
É esse cenário que faz parte dos professores ser favorável a reformulação do ECA para endurecer o estatuto, completa Kodato. "O que é uma tendência da sociedade."
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Docentes acham que ECA é permissivo e facilita a indisciplina, mostra estudo
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2014, 21:36:35 »
Errado!!!

O ECA (eeecccaaa!!!) é um instrumento avançadíssimo de proteção das crianças e dos adolescentes.

Apenas a parte mais retrógrada e conservadora da sociedade (leia-se burguesia e proletariado alienado) não reconhece os méritos do ECA (eeecccaaa!!!).

Resumindo: Ele é perfeito. Assim como a CF 1988.  ::)

Assim como as esferas são cubos perfeitos.  :stunned:

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 22:43:48 por Geotecton »
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2014, 22:03:21 »
Os respeitáveis senhores juristas e políticos responsáveis pela formulação e aprovação desse aborto jurídico-legislativo são a um só tempo também absolutamente responsáveis por todos os atos abomináveis praticados por seus assim apaniguados. Recaem sobre os umbros de tão nobres senhores todos os homicídios, estupros, roubos,..., ou seja, todos os atos horrendos praticados por aqueles "seres humanos" tidos como incapazes (não para a vida cível) sob a proteção estatal estatuída por referidos nobres senhores e assim continuam a gozar homicidas, estupradores, assaltantes, etc... da santa impunidade oficialmente assegurada pelo estado brasileiro.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 22:05:55 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:49:14 »
Olha, acho que a visão de vocês está meio equivocada. Pra início, vocês já leram o ECA? Outra coisa, muito do que ela prevê já é aplicado nos países mais desenvolvidos e talvez o problema seja justamente esse, uma lei européia pra população brasileira = libertinagem total.

O problema do ECA é muito mais da excessiva permissividade com que ele é interpretado, mas nisso, hoje contamos com o mesmo problema no nosso Código Penal, de Processo Penal e na Lei de Execução Penal.

Outra coisa é que como ele foi feito pra ser um marco, mas (pra variar) não teve acompanhado as diversas medidas de estrutura que ele prevê. Com isso, virou um monte de medidas paliativas e improvisos que somado ao NHS (Na Hora Sai), possui pouco efeito prático e na maioria das vezes, as pessoas se resumem aos poucos artigos que tratam da questão criminal.

Além disso, o ECA não é uma lei boazinha, mas uma das várias exigências impostas pelas diversas convenções internacionais que o Brasil assinou, mas como sempre, foi fruto da visão enviesada daqueles que sempre tratam quem não respeita a lei como vítimas da sociedade.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2014, 10:11:53 »
Também carinhosamente conhecido como melEca.

Diegojaf, você que é formado em Direito, acha que caminhamos para um maior abolicionismo penal e direito penal mínimo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2014, 10:30:48 »
Também carinhosamente conhecido como melEca.

Diegojaf, você que é formado em Direito, acha que caminhamos para um maior abolicionismo penal e direito penal mínimo?

Em certos casos, sim. A orientação do STF e do STJ hoje é bem clara que quando a coisa pode ser resolvida nas demais vias, a penal deve ser dispensada. As próprias decisões que estão sendo dadas em crimes que não envolvem violência já mostra isso.

Mas isso só está sendo feito pelo próprio Judiciário, por parte do Legislativo, não há qualquer movimentação nesse sentido, muito pelo contrário, no ano da Copa é esperado a tão ansiada tipificação do terrorismo, por exemplo, como forma de intimidar possíveis manifestações violentas (por outro lado,, há projetos de criminalização contra quem atua contra manifestantes). E há uma série de projetos criando novos tipos penais.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2015, 19:30:49 »
Aluno um pouquinho irritado com alguma coisa:

Um garoto de aproximadamente 7 anos aparece literalmente destruindo tudo na sala de aula, vira cadeiras e mesas, joga livros, enquanto os orientadores nada podem fazer. Certa altura do vídeo, alguém tenta conter o garoto, mas é orientado pelos colegas que o solte para evitar problemas. Diante da situação, todos ficaram de mãos amarradas assistindo o vandalismo do menino.

Alguém que entenda bem do Estatuto da Criança e do Adolescente pode responder qual era a melhor solução para essa cena?

<a href="https://www.youtube.com/v/SmnGADelel0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/SmnGADelel0</a>

Comentários que vi:
William Cairo Pires · Fotógrafo at William Cairo Fotografia
É revoltante.... não é culpa só dos pais. É desse Estatuto da criança que superprotege e glorifica as crianças e adolescentes. Eles podem tudo e NAO podem ser punidos. Esse país já era... não tem futuro.
Curtir · Responder · 1 · 1 h

Diogo Elias
na minha epoca de criança.... ou os preofessores me segurariam, ou me amarrariam ou coisas deste tipo... e quando minha mãe soubesse oque fiz... certeza que levaria uma surra daquelas.... e no fim não "daria em nada" ....
eu não seria revoltado, marginal, sofredor, doente ou qualquer cosia por causa disso.... pelo contrario ... apanhei muito quando era pequeno e hoje estou ai..... homem feito, que respeita os mais velhos, trabalhador, pai de famila. honesto e etc...
Curtir · Responder · 1 · 2 h

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2015, 20:11:51 »
Certamente vão processar quem filmou e divulgou, por expôr e constranger a criança.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2015, 22:31:23 »
Certamente vão processar quem filmou e divulgou, por expôr e constranger a criança.

E merecem isso. Esse tipo de atitude passivo-agressiva que motiva a hiperdivulgação em redes sociais de eventos que seriam melhor resolvidos de maneira discreta, ainda mais quando envolve menores de idade, precisa ser coibida.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2015, 22:58:16 »
Dúvida sincera, de verdade: o que deve ser feito nesses episódios?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2015, 23:08:41 »
Expulsão imediata do aluno e cobrar dos pais o prejuízo causado pelo menor.
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2015, 23:30:38 »
Mas a escola é o lugar pra educar. Então se o aluno é mal educado, é culpa da escola.

Esta é a mentalidade de muitos pais mais humildes, que negligenciam a educação de seus filhos.

Uma vez estava passando na rua aqui perto de onde eu moro, e uma mulher estava dando uma bronca em uma criança. Eu ouvi ela dizer algo como "seu mal educado! vai pra escola pra quê!?"

Os brasileiros realmente esperam que os professores não só ensinem suas disciplinas, mas que formem o caráter dos alunos. Os pais não querem nem ter este trabalho.

[Libertário]Isso mostra o quanto o brasileiro é estatólatra, deixando para a babá Estado a educação de seus filhos.[/Rodrigo Constantino]
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2015, 23:40:04 »
Mas a escola é o lugar pra educar. Então se o aluno é mal educado, é culpa da escola.

Esta é a mentalidade de muitos pais mais humildes, que negligenciam a educação de seus filhos.

Uma vez estava passando na rua aqui perto de onde eu moro, e uma mulher estava dando uma bronca em uma criança. Eu ouvi ela dizer algo como "seu mal educado! vai pra escola pra quê!?"

Os brasileiros realmente esperam que os professores não só ensinem suas disciplinas, mas que formem o caráter dos alunos. Os pais não querem nem ter este trabalho.

[Libertário]Isso mostra o quanto o brasileiro é estatólatra, deixando para a babá Estado a educação de seus filhos.[/Rodrigo Constantino]
Mas cenupó ispulçá não comininu vai virá viãozim do traffffico.
Até onde eu sei eu não sei.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2015, 07:34:32 »
Duas notícias da vizinhança sobre o mesmo fato. A primeira sobre o assalto na pizzaria, e a segunda depois da prisão, mostram que, definitivamente, tem algo de errado com o ECA.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2015, 12:00:41 »
Havia algum pedagogo da escola? Psicólogo? Não? Que péssimo...

Não vi ninguém preparado para lidar com o faniquito da criança, só vi gente com raiva sem saber como agir, com medo de fazer alguma coisa e depois tomar um processo, e ninguém para chegar junto do menino e dizer: "não faça isso, destruir coisas não resolve o seu problema e ainda vai causar outros", ou algo desse tipo, sou apenas uma mãe, não tenho curso de pedagoga ou psicóloga, mas acho um absurdo pessoas acharem que escola educa, e eu tiraria o menino da escola sim, pois o "clima" vai ficar péssimo para ele agora.

Quanto aos pais, eu penso que se eu ponho no mundo, o mínimo que eu tenho que fazer é tentar educar sapoha para não causar mal aos outros...

OS PAIS EDUCAM, A ESCOLA ENSINA.
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2015, 17:43:14 »
Duas notícias da vizinhança sobre o mesmo fato. A primeira sobre o assalto na pizzaria, e a segunda depois da prisão, mostram que, definitivamente, tem algo de errado com o ECA.

Comentários na segunda:

Eduardo diz:
28 de outubro de 2015

Já passou da hora das Forças Armadas tomarem o poder. Quem teme a tortura?
Conrado diz:
29 de outubro de 2015

EDUARDO ! MUITO BOA A SUA COLOCAÇÃO. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE.
SE A COISA NÃO FOR NO AMOR, QUE VÁ NA DOR.
ALIÁS COM AS FORÇAS ARMADAS NÃO VEJO DOR NENHUMA. SÓ VEJO ORDEM.
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. SÓ É RUIM PARA OS VAGABUNDOS.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2016, 12:58:52 »
<a href="https://www.youtube.com/v/OSVNwh0TS0w" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/OSVNwh0TS0w</a>
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2016, 13:00:58 »
essa comadre vive no mundo da carochinha la onde a amizade é magica e vagabundo preguiçoso aprende a gostar de pegar no pesado, quem não quer roubar vai trabalhar na feira , catar latinha menor bandido quer é andar de nike , moto e carrão as custas do trabalho dos outros, pau neles isso sim, menor preso é menos  bandidos solto! tem que entrar mais  menor  e sair velhinho da cadeia!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Junho de 2016, 04:05:58 »
É sempre impressionante como alguns temas/chavões sempre fisgam o povão, que não para muito para pensar.

O efeito da redução da maioridade penal seria apenas um pequeno aumento na criminaliade alguns anos mais tarde -- talvez perto de desprezível, já que é proporcionalmente ínfima a quantidade de crimes cometidos por menores, próximo de 1%, e menor ainda se for restrito a 16 e 17.

Como criminosos presos como adultos tem maiores chances de reincidência, no fim das contas se contribui para o aumento da criminalidade do que se eles tivessem menores chances de reincidência (tratados como menores). Mas se aplaude contente, achando que vai melhorar a situação por ser mais duro. Esse é o limite do raciocínio lógico de um número assombroso de pessoas.

E os menores não serem nem 1% dos criminosos não faria nem com que se estivesse se prendendo "mais 1%" de pessoas; eles já seriam presos de qualquer jeito, o mesmo número. Só se certifica de que tenham maiores chances de reincidir mais tarde. Então o efeito imediato na redução da criminalidade por encarceramento é absolutamente zero. Só os juros que se paga que sobem.

Ministério da Justiça diz que somente 1% dos crimes é cometido por menor
Em 2011, apenas 0,5% dos crimes hediondos foram cometidos por menores.
Câmara dos Deputados pretende reduzir maioridade penal para 16 anos.

...

http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2015/04/ministerio-da-justica-diz-que-somente-1-dos-crimes-e-cometido-por-menor.html

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2016, 12:57:38 »
é impressionante como as pessoas se deixam levar por pseudos socialistas, que na pratica  desconhecem   como se forma a bandidagem, diria que sair divulgando  falsas estatistas só serve para convencer os menos desavisados , moradores de bairros classe média onde ha menor criminalidade.
conversa para boi dormir , enquanto os de menor aproveitam-se da impunidade deste sistema paternalista, deitam e rolam em cima das suas vitimas.
 nas ruas o que mais vemos é menor aliado a maior roubando e aterrorizando , normalmente o menor incentivado pela impunidade são os mais violentos pre dispostos a matar.
ja vi uma latrocida afirmar quando menor infratora , toda vez que cometia um crime o delegado perguntava se era de menor então dava um lanche para ela e mandava embora isso a incentivou a continuar no crime, só depois da maior idade e cometer alguns assassinatos o poder publico resolveu mante-la presa.
moral da história, no Brasil  para ficar preso tem que ser "maior" e matar no minimo duas pessoas.
A questão é que  independente da idade tem que haver punição, se tem idade para matar, roubar e estuprar , ja esta apto a cumprir pena, ja demonstrou ser um elemento nocivo a sociedade ,logo deve ser isolado.
A partir dos 7 anos a criança ja sabe muito bem que não pode roubar nem matar.
ha de se considerar a má índole do elemento que se compraz em querer viver bem exibindo-se em motos, roupas de grifes, tenis de marcas  as custas do trabalho dos outros, ao invés de estudar e arrumar um meio de existência mais simples e honesta .
4 de menor assaltaram uma senhora, um dele pegou tres mil reais , ao ser preso  ja havia ido fazer compras no shopping, o pai dele disse que possuía uma oficina mecanica mais o filho preferia roubar do que ter que trabalhar e ja havia feito vários roubos.
O ECA diz que criança não pode trabalhar antes dos 16 anos, junte -se a isso pais superprotecionistas que acham que precisam mastigar o alimento antes do filho comer, nãoobrigam seus filhos lavar uma louça ou  apertar um parafuso, não precisam estudar para serem aprovados na escola, chegam aos 18 anos vagabundos formados por este sistema de educação falido, não conseguem arrumar emprego e vão roubar para sustentar seus vicios e ostentação.
o Brasil só tem 500000 presos porque a grande maioria esta solta, se não acredita tente não ser assaltado ou não ter um parente vitima da bandidagem?
« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 13:01:40 por Criaturo »

Offline Onsigbare

• Nível 13
  • *
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
« Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2016, 15:07:50 »
O indivíduo não se forma de uma hora para outra, não dá prá falar em idade para que o indivíduo tenha noção exata de civismo, etc.  A criança que nasce em um lar não educador, a sua vida corre solta, ele cresce assim, são suas raízes, vai ser difícil ele compreender certos atos disciplinares, disciplina é a chave, quem não tem, nunca teve, não vai ser com punição ou sem que vai adquirir, não vai ser da noite para o dia.   Muitos não tem oportunidade desde a nascença, não é só a oportunidade imediata daquele momento, é toda uma história, e isso acontece em todas classes sociais.

Punir para transformar?  Punir por quanto tempo?  Os indivíduos se acostumam com a punição, vira rotina para eles.  Tem que haver um equilíbrio, tem que ter sabedoria para transformar, não é tão simples, é igual aquele cara que engordou 30 kg em 30 anos e tenta emagrecer tudo em uma semana, não vai dar certo por mais que se tente.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2016, 16:19:24 »
a questão mais pratica é muito simples, provou ser nocivo a sociedade malgrado mimimimis paternalistas, tem que ser retirado do convívio social e não adianta alegar ignorância de que não sabia que estava fazendo coisas ilegais, pois até o meu cachorro ja sabe que não pode sair na rua atacando pessoas , quando isso acontece é só gritar e ele entra correndo de cabeça baixa indo se esconder na casinha que é o lugar  dele, se até os bichos sabem quando estão fazendo coisa errada,  malandro desde criancinha não sabe ?
Crianças são "inocentes" não mentem, não manipulam nem tentam levar vantagens em cima dos outros ?
Gostaria que paternalistas pseudos socialistas fossem conviver a realidade das escolas publicas , para ver criancinha de 5 anos , a pontando o dedo para cabeça  do amiguinho dizendo que ira leva-lo para o cativeiro, mandando a professora ir tomar no "R", brincando de estuprar a coleguinha, ja os maiores levam armas para escolas dão tiro em professor e contra os colegas, então vão la pregar suas teorias da oportunidades para quem não quer estudar nem trabalhar, muito menos receberem ordens disciplinares, pois falar até papagaio fala,mas somente ações que podem surtir efeito.
Não é educação que esta faltando e sim disciplina garantida por punição, pois bla´..bla´..blá..blá... e conversas pedagógicas só funcionam com pessoas normais  que aceitam e desejam viver em sociedade .
Existe uma grande diferença entre falta de oportunidades e "falta de caráter" tendendo a malandragem de estar sempre querendo viver do trabalho dos outros, de certa forma todos que vivem nas favelas tiveram mais ou menos as mesmas oportunidades, mas  grande maioria deles optaram pela vida mais humilde de trabalhador honesto, que ficam subjugados pela minoria sem caráter, um bando de vagabundos do tipo "vida facil", do ter sem precisar trabalhar ,basta roubar , matar estuprar e ainda tem gente que me vem falar em oportunidades, para quem não quer trabalhar,nem estudar ?
inversão de valores esta tão evidente, que bandidos por opção agora são renomeados como "sem oportunidades", sem oportunidades ficam os honestos quando vem todo seu esforços e até a própria vida sendo subtraidos por esses sangue sugas sociais, que repito devem ser retirados da sociedade antes que nos tornemos masoquistas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Junho de 2016, 18:09:05 »
é impressionante como as pessoas se deixam levar por pseudos socialistas, que na pratica  desconhecem   como se forma a bandidagem, diria que sair divulgando  falsas estatistas s

Blablablabla. Você só inventa as coisas e repete chavões. Onde estão suas estatísticas?

Que países, regiões, metodologias, têm os menores custos e melhores resultados em prevenção de crime e rehabilitação de presos? De fato, não os chavões que você só repete porque imagina que deve ter que ser assim.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2016, 18:18:46 »
É sempre impressionante como alguns temas/chavões sempre fisgam o povão, que não para muito para pensar.

O efeito da redução da maioridade penal seria apenas um pequeno aumento na criminaliade alguns anos mais tarde -- talvez perto de desprezível, já que é proporcionalmente ínfima a quantidade de crimes cometidos por menores, próximo de 1%, e menor ainda se for restrito a 16 e 17.

Tem algum gráfico/estatística que divida crimes por faixa de idade? Pergunto isto porque imagino que se pegarmos os crimes cometidos por pessoas de 18-19 anos acho que o número seria igualmente pequeno. Haveria alguma melhora se, por exemplo, a maioridade fosse pra 21 anos, ou mais? Qual seria a melhor idade?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!