Autor Tópico: Da mensuração de Deus.  (Lida 6200 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Da mensuração de Deus.
« Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:02:42 »
quero saber o que vocês,com suas palavras, pensam sobre o assunto

Nós esperamos o mesmo de vc. :ok:

Bom, se meu post inicial e o assunto do tópico não se tratam do que eu penso sobre o assunto, não sei do que se trata.

Bom, desenhando para vc, seria: Seu post inicial e nada é a mesma coisa. Não chegará a lugar nenhum e não tem um mínimo de lógica. Não dá para se ter um debate com algo tão surreal quanto o que vc propõe, e pra piorar, puramente pessoal.

Tem toda a razão o contendor, é pessoal mesmo, como todas as proposições, que são feitas por pessoas de carne e osso.

Concordo, mas todas as pessoas não, vc e mais alguns, e olhe lá.
Sim claro, não todas as pessoas, só a quem interessa esses assuntos que discutimos. Por exemplo, citaram anteriormente Hume e Ockham. Quem faz as proposições sobre tais e quais assuntos são eles próprios e não outra pessoa, ou seja, tudo que eles falam é pessoal, da mesma forma que eu falo por mim, não por outra pessoa.

Que convenhamos, pode ser ou não uma extrema baboseira, certo...? E o que eu estou dizendo é que seu post inicial é uma extrema baboseira.

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #51 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:15:35 »
O que eu proponho é surreal e uma bobagem? Sem problema nenhum, mas me diga quais são suas razões para afirmar que isso tudo é muito surreal e estratosférico.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:18:12 »
O que eu proponho é surreal e uma bobagem? Sem problema nenhum, mas me diga quais são suas razões para afirmar que isso tudo é muito surreal e estratosférico.

=>

Bom, pra começar, estamos falando de qual "Deus", Israel? Ormuzd, arimã, mitra, javé, alá, zeus... etc... etc.... etc.... etc... ?

Porque se for se basear no que VOCÊ acha que é ou quem é um "deus", vai ficar muito difícil o entendimento do debate...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:33:03 »
Aviso: o Buckaroo está trollando você.

"Trolando", não, parodiando/ironizando, ainda que ao mesmo tempo também criticando "seriamente" a mensagem do Mussain.

"Trolar" é só instigar discussão a toa, fazer as pessoas perderem tempo.

Na minha mensagem o meu ponto principal era que obviamente o autor do tópico não está falando de Thor, Bumba, etc, mas do Jeová/sósia não-necessariamente-declarado dos apologistas/teologistas.

Então trazer outros deuses no sentido de "mas de que deus você está falando", acaba sendo meio impertinente. Acaba sendo meio equivalante a um criacionista falar, "mas de que teoria da evolução você está falando, a dos gregos antigos, dos romanos, dos chineses, a de Darwin, as modificações na de Darwin, a de Wallace, a de Lamarck, a da geração espontânea, a do pokemon, a dos X-men?" Não estou sugerindo em momento algum que os assuntos são comparáveis, só que nos dois casos é mais ou menos claro que do está se falando, e então há essa tática meio "espantalhóide" de atacar outras coisas. No caso de "deuses" isso até tem alguma relevância se a pessoa meio que sugerir a noção como que "todas as pessoas na verdade têm uma certeza interior da existência de Deus", aí sim, esse fato antropológico de que há todo um panteão de deuses (além de seres de ranking inferior) que argumentavelmente já foi/ainda é "sentido" pela humanidade tem relevância. Mas não se a argumentação for nas linhas de, "sempre há uma coisa mais perfeita que outra, logo, há alguma coisa mais perfeita que todas, e logo, essa coisa é Deus."

O restante foi ironia sutil ao problema de epistemologia baseada meramente em lógica/sofisma, onde ausência de evidência conta como evidência.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #54 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:45:05 »
Ah, e o deus judaico-islâmico-cristão é tão indetectavel quando o saci-pererê.

... e ponto final.
Admitir a existência de Deus por falta de provas, dada a sua própria natureza, seria como  admitir a existência de gnomos, fadas, duendes, etc...
É claro que tudo isso ai também pode existir. Não estou ironizando.Todavia, a conclusão mais sensata mediante falta de provas de algo que se apresenta  é mesmo a descrença.

E... ficar discutindo sobre isso, levando o papo para o lado pessoal é algo mais sem sentido ainda. Discutir/brigar por algo que não existe? PRa que? rssss.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:45:18 »
mas de que teoria da evolução você está falando, a dos gregos antigos, dos romanos, dos chineses, a de Darwin, as modificações na de Darwin, a de Wallace, a de Lamarck, a da geração espontânea, a do pokemon, a dos X-men?

Adorei essa parte... E nela digo: A de Darwin seria o que eu chamaria de lógico, o que se pode ser discutido, o que se dá para criar um debate e etc. A dele, Israel, o que chamaríamos de "a do pokemon".

Enquanto vc não explicar seu ponto para que este seja discutido, não dá para criar nenhum debate encima. E falar que "todo mundo acha isso" e por isso vai ser "isso", não quer dizer porra nenhuma. É perca de tempo. Se fôssemos falar de jeová, temos um livro todo falando sobre ele, uma crença toda que poderá ser debatida. Se ormuzd, da mesma forma. Tem toda uma história e lógica sobre esses mitos, vc acreditando ou não.

Já eu inventar um sapo-onipotente-onisciente-onipresente-que-nao-quer-aparecer-para-os-humanos e merda, é a mesma coisa.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #56 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:12:01 »
Quer se aceite ou não a sua existência, o que se entende por Deus é um ser infinito, onipotente, senhor de toda a potência, pois é a origem e a fonte de todos os outros que dele provêm, e como não é possível admitir-se que uma perfeição possa surgir do nada, esse primeiro ser tem que conter todas as perfeições no seu grau máximo, sendo, pois, infinito e oniperfeito.

Consequentemente, quando se fala de Deus, tem-se a intenção de referir-se a tal ser oniperfeito. A ele não se pode atribuir qualquer imperfeição, qualquer ausência de perfeição. Ora, se um ente corpóreo, que é um ente limitado por superfícies, é um ente finito, carente de certas perfeições, nenhum ente corpóreo pode ser Deus. Se Deus existe não pode ser corpóreo. E quando o ateu, em seu primarismo filosófico, pede provas corpóreas da existência de Deus, e afirma que só acreditaria nele se o puséssemos à sua frente para medi-lo, pesá-lo, tateá-lo, cheirá-lo, tal ser, assim apresentado, não seria Deus, porque, se é corpóreo, não é o ser ao qual com intencionalidade culta chamamos Deus.

Ola!

Analisei o tua linha de raciocínio e, mesmo chegando atrasado, vou expor minha opinião.
Primeiro que termos como “infinito” e “perfeito” são variáveis de pessoa para pessoa. Isso porque são atributos que o homem dá a algo onde, em si mesmos, não querem dizer nada.
Um homem bomba morre e vai para o céu na companhia de 70 virgens. Isso pode ser “perfeito e justo” para o homem, mas não será para cada uma das mulheres virgens, que devem dividir o seu homem com outras 69... Deus é “perfeito” para aquela pessoa que nasceu em um mar de rosas, mas injusto para aquele que nasceu debaixo da ponte.
Sobre as provas que pedimos... Bem, elas não precisam ser corpóreas. Deus pode se manifestar em um tipo de sonho simultâneo ( e igual) para nós. Pode tambem fazer com que tenhamos um tipo de projeção astral para encontrá-Lo no paraíso, ou algo assim. Se isso acontecer simultaneamente com todas as pessoas envolvidas em um grupo (como os membros aqui do fórum) é bem provável que mudaríamos a natureza de nossa incredulidade.

E Deus, tambem, por ser todo poderoso (outro termo instável em definição) se quisesse, poderia nos convencer a todos com provas materiais nesse exato momento, como por exemplo, fazendo Jesus voltar e julgar a humanidade. Com uma cena dessas, nenhuma convicção de natureza atéia ficaria de pé, rssss.
Mas não... nada disso aconteceu.

Sobre Filosofia. Não creio que ateus precisem  recorrer a pensamentos filosóficos para negar a existência de Deus. Os próprios fatos observáveis, em si mesmos, nos permite chegar a essas conclusões.

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 13:17:46 por Novag »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:27:19 »
Mas não estou aqui mandando ninguém ler texto, quero saber o que vocês,com suas palavras, pensam sobre o assunto.

Está bem. Falando sério. Partindo da definição que você deu de deus e admitindo que ele exista [1] só posso concluir que esse deus não criou o universo em que vivemos e não tem qualquer relação com ele. Seria uma existência paralela, totalmente desconectada da existência do universo e, consequentemente, da nossa. Não faz qualquer diferença para nossa existência, exceto por curiosidade. 

Acho até que já li por aí argumentos sobre como é possível um ente perfeito criar imperfeição, mas isso simplesmente não faz qualquer sentido. Por outro lado, oniperfeição, inclui onipotência. Ou seja, deus pode (aliás, deve - a perfeição o exigiria) interferir na imperfeição do universo, corrigindo-a. E se pode e não faz deus não pode ser perfeito e se não pode, também não.

Essa definição de deus, portanto, um ente oniperfeito, não faz sentido. É como penso.

[1] Isso, por si só, não faz sentido. Existir é uma propriedade material.   

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:49:09 »
Deus é “perfeito” para aquela pessoa que nasceu em um mar de rosas, mas injusto para aquele que nasceu debaixo da ponte.

Costumo dizer que a diferença entre "Deus" e um humano comum, é que bilhões do segundo, se pudessem, jamais deixariam uma criança, por exemplo, ser violentada. Já Deus, seja lá que justificativa der, aceita e não faz nada, mesmo "podendo". :lol:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #59 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:56:48 »
Deus é “perfeito” para aquela pessoa que nasceu em um mar de rosas, mas injusto para aquele que nasceu debaixo da ponte.

Costumo dizer que a diferença entre "Deus" e um humano comum, é que bilhões do segundo, se pudessem, jamais deixariam uma criança, por exemplo, ser violentada. Já Deus, seja lá que justificativa der, aceita e não faz nada, mesmo "podendo". :lol:

Um deus impotente ou sádico faz mais sentido que um deus onitudo, mas não faz nenhuma falta. :wink: Papai do céu, infelizmente, não faz nenhum sentido, mas faz uma falta quando nossos filhos saem de casa.  :(

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #60 Online: 16 de Janeiro de 2014, 15:16:22 »
Citação de: Novag
E Deus, tambem, por ser todo poderoso (outro termo instável em definição) se quisesse, poderia nos convencer a todos com provas materiais nesse exato momento, como por exemplo, fazendo Jesus voltar e julgar a humanidade. Com uma cena dessas, nenhuma convicção de natureza atéia ficaria de pé, rssss.

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29

Tem jeito não, pra ser salvo tem que crer sem ver. :hihi:
Mas sendo "onitudo", deus sabe de antemão quem crerá e quem não crerá, ou seja, no final das contas ele já selecionou quem vai pro "cé" passar a eternidade "babando" seu santíssimo saco e quem vai fazer companhia pro "cramunhão", pra variar, por toda a eternidade "tomém".  ::)
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #61 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:22:27 »

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29

Mas sendo "onitudo", deus sabe de antemão quem crerá e quem não crerá, ou seja, no final das contas ele já selecionou quem vai pro "cé" passar a eternidade "babando" seu santíssimo saco e quem vai fazer companhia pro "cramunhão", pra variar, por toda a eternidade "tomém".  ::)

Lucas 21: 25 a 27: 

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar. Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.  Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.

Então... Isso seria Epic por demais, não?!    :anjo:

Mas seria tarde demais para nós, ateus, que não cremos apenas porque não vimos. Então, da parte dos cristãos (nesse exemplo) seria puro golpe de sorte, uma vez que existem "n" crenças diferenciadas no mundo à disposição da nossa fé...

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #62 Online: 16 de Janeiro de 2014, 17:17:41 »
Deus significa Aquele Que É... Inexistente!

Sim, não passa de um dentre vários Mitos (ficções, mentiras), mais especificamente parte das Mitologias da linha Abraâmica.

Por ser apenas mais um "meme" que só existe na cabeça e no comportamente das pessoas, se for para medirmos Deus e sua influência, temos pesquisas de opinião que quantificam nas populações quantos são católicos, quantos são evangélicos, quantos são muçulmanos, quantos são judeus, quantos são espíritas, quantos são ateus, etc.

Deus também pode ser medido nas técnicas de imageamento cerebral que localizam quais regiões do cérebro se excitam durante a meditação, a reza ou outra demonstração da fé.

Isso tudo não serve de prova de que Deus exista como realidade, mas somente como um dentre muitos conceitos abstratos desenvolvidos pela humanidade a partir do mesmo "mecanismo de autocompletar cerebral" que se perpetuou ao manter vivo o antropóide que fugia de monstros ao ouvir qualquer ruído de galho quebrado e que depois gerou o animismo das forças da natureza e que ainda hoje nos faz enxergar uma carinha nos plugues da tomada e de Jesus nas torradas.

E, só por curiosidade, é incrível como uma religião extremamente politeísta como a Hindu deu origem ao Budismo, uma religião sem deuses, simplesmente porque para os budistas não importa nomear e buscar um culpado para nossos sofrimentos e sim buscar tratar esses sofrimentos diretamente.
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #63 Online: 16 de Janeiro de 2014, 17:25:52 »

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar. Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.  Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.

Mas seria tarde demais para nós, ateus, que não cremos apenas porque não vimos. Então, da parte dos cristãos (nesse exemplo) seria puro golpe de sorte, uma vez que existem "n" crenças diferenciadas no mundo à disposição da nossa fé...

Onde, na Bíblia, está escrito que São Tomé foi pro inferno mesmo?  :hein: :hein: :hein:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #64 Online: 16 de Janeiro de 2014, 17:58:22 »

Onde, na Bíblia, está escrito que São Tomé foi pro inferno mesmo?  :hein: :hein: :hein:

Nem que foi pro céu, mas...
que ele levou uma baite de CdC do chefe, ah se levou.  :hihi:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:16:47 »
Se Deus existe, não quis aparecer, não quis deixar nenhuma prova de Sua existência, pra quê ficar buscando por Ele?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #66 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:25:32 »

Nem que foi pro céu, mas...
que ele levou uma baite de CdC do chefe, ah se levou.  :hihi:

Aí é phoda... ou passa a vida pendurado no do chefe ou isso...   :'(  o jeito é ir pro inferno... ou não...  :vergonha:   :histeria:

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #67 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:45:57 »
A mensurabilidade de Deus é a mesma de outros memes semelhantes (como Arimã, Amon-Rá, Zeus, etc), depois de um grande período de "contágio pensamental", quando tal meme viraliza, deve então ir naturalmente diminuindo seus efeitos até ir parar na seção de Mitologias das livrarias e bibliotecas.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 18:59:12 por Rafael Barretão »
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!