Maneira extremamente teleológica de colocar...
Sim, e daí? Inclusive no meu comentário consta um "basicamente". Não sei se entendi bem o que você quis dizer com isso.
Se você espera um comentário meu a respeito dessa proposta, não sei o que afirmar. É só uma perspectiva "da física" sobre como a vida pode ter surgido. A meu ver faz sentido e complementa a Teoria da Evolução, formando uma espécie de fundamento e uma razão para o porquê da vida ter surgido. Ainda que quando ele começa a falar que "a melhor forma de gastar energia é se reproduzindo" eu fique com a impressão de que é somente uma explicação diferente pra um mesmo fato, qual seja, a reprodução, e por isso pouco acrescente ao debate.
Se você está a comentar a ideia do fulano, que a ideia dele é extremamente teleológica, não entendi sua crítica.
[1] Eu tenho a impressão que não diz nada além de que "a origem da vida nada mais é do que o caminho de menor esforço", o que creio que não é exatamente novidade (a menos que a idéia de "pockets" de diminuição de entropia não se enquadre nisso, o que eu acho que não é o caso), [2] ao mesmo tempo em que não parece sugerir qualquer pista adicional sobre como exatamente ocorreu, uma linha de pesquisa. [3] A contribuição para evolução em si parece ainda mais ínfima, só um fraseamento termodinâmico de "aptidão".
[1] Não é novidade, e nem precisa ser, muito menos vejo a necessidade em ser, afinal é só uma forma de se entender um fenômeno (aliás, uma proposta!). Inclusive, a ideia nem é plenamente aceita. Tem muito ainda a correr por debaixo dos
papers.
[2] Por que não? Talvez agora tenham um novo caminho a seguir sobre o surgimento da vida, ao invés do puro acaso na tal sopa primordial (a bem da verdade, li uma vez no Gene Egoísta algo sobre "moléculas buscando estabilidade"). Ele colocou conceitos nesse mesmo lugar, definindo os termos e a mecânica da coisa. A meu ver a coisa ficou bem explicada, razoável e, na minha visão de quem pouco entende sobre o surgimento da vida, cheia de "sentido". Ainda que dependa do acaso, ao menos a mecância da coisa ficou compreensiva. Saber os reflexos dessa ideia pro futuro, se terá ou não utilidade, dificil concluir algo a partir de um artigo de imprensa.
[3] Lendo seus dois posts fico com a impressão que vc tá fazendo, até agora, e em sua maior parte, mero juízo de valor, do tipo: "ideia boba do cara, termodinâmica em processos biológicos? pra quê, num precisa".