Eu não consigo entender que sentido tem "negação" de qualia, dizer que "não é/são nada".
Acho que só pode fazer sentido falar de negação de certas hipóteses de qualia -- como que seria "imaterial"; como que seriam possíveis coisas como um espectro invertido/diferente mesmo em cérebros funcionando de maneira absolutamente idêntica; ou que cérebros funcionando de maneira absolutamente idêntica poderiam não tê-los; ou ser algo fisicamente dependente de particularidades físicas do substrato cerebral (em vez de algo reproduzível a partir de 'fluxos de informação" num nível mais "simples", que não se supusesse não poderem ser isometricamente obtidos em outro substrato).
Mas negar qualia "em si" é negar "a aparência das coisas".
Se "qualia" são "ilusões" então a questão é explicar essas ilusões todas. Dizer que é ilusão em si não é explicação (apenas se isso for fraseamento para uma de negação do realismo ingênuo, ou de algumas tentativas de explicação "ilusórias", como a ilusão do "teatro cartesiano"), e muito menos significa que seja algo que "não exista". A "ilusão" existe, e "ilusão" não é algo como um "estado da matéria" para a palavra em si ser explicação, com dizer que "fogo é plasma".
Me lembra daquela brincadeira de negação do solipsismo:
https://www.youtube.com/v/XHwJs10arycO sujeito diz, "não existe isso de qualia, são apenas ilusões", e então você dá um pisão no pé dele, que vai gritar de dor. "Mas por que esse estresse todo, o quale da dor é só uma ilusão, relaxa". Obviamente que saber ser qualquer tipo de "ilusão" não nos livra imediatamente (ou mesmo possivelmente) delas, mas o ponto é que a "ilusão" em si existe.
Essa confusão parece a que alguém poderia ter, antes de se entender de ótica, quando se perguntassem o que são miragens. Um sujeito fica intrigado com o fenômeno, querendo entender uma explicação, ainda inacessível pelo conhecimento da época, enquanto o outro se satisfaz em dizer que "é uma ilusão, a água não está verdadeiramente lá, só parece que está; mas não tem nada". E acha que tentar entender o que provocaria isso é "groselha", uma vez que é tentar entender algo que "não existe". A coisa se complica ao serem criados mitos e postuladas explicações fantasiosas para tentar explicar miragens.