(...)
Mas animais podem ser imortais (há alguns exemplos aqui na Terra).
É uma medusa, o animal imortal. Mas antes de qualquer inferência a partir disto, seria bom se soubéssemos por que morremos. Com essa resposta, daí começamos a nos perguntar por que isso foi uma vantagem evolutiva e as implicações de ser uma criatura imortal.
Medusas e outros. Eu falei animais, mas há plantas que são virtualmente imortais.
Pode ser um plancton enorme que se alimenta num tipo de gás e gera outro, enquanto outra espécie faz o contrário, ad aeternum.
Sim. Mas num momento qualquer acho altamente provável que uma mutação em algum desses planctons há de comer o plancton da outra espécie. Daí o ambiente competitivo e a escassez de recursos hão de descambar nas já conhecidas estratégias evolutivas que nos são, em parte, familiares.
Mas se um comer o outro, terão que achar outro ponto de equilibrio, senão o ar que respira cada um vai acabar.
Somos belicosos e achamos que a inteligência só pode existir para dominar o ambiente, mas o fato de ser consciente dele e controlá-lo pode ser o único estímulo.
Eu não acho isso. A utilidade que damos a nossa consciência, hoje em dia, tem um caráter extremamente pessoal. Nos primórdios dela, ainda não se sabe por que a mesma evoluiu como evoluiu. Tem gente que defende que foi pelo fato de sermos animais sociais. De outra forma: a consciência e a linguagem surgiram como estratégias em um ambiente de forte interação entre indivíduos de uma mesma espécie.
A inteligência evolui nas espécies através da complexidade do seu sistema nervoso central, que por sua vez o fez para controlar melhor o ambiente. Claro que derivados dessa inteligência também realimentaram esse sistema, gerando comportamentos culturais desejáveis numa sociedade, também desejável para a soobrevivência.
Daí você teria também um padrão (e acho que aqui estamos falando de padrões na possibilidade de vida em outros planetas, certo?), porém é um padrão onde há sim evolucão, há sim diversas espécies, mas onde a competição pelos recursos pode ser diferente.
Sim, podemos imaginar que há uma convergência de formas de predadores que por sua vez define as formas para fugir desses predadores. Mas a quantidade de combinações depende principalmente do tipo de domínio sensorial, por exemplo -o fato dos predadores terrestres terem olhos que se focalizam para frente e os de herbívoros comidos por eles terem olhos mais panorâmicos é um exemplo que se me ocorre. Mas partimos do pressuposto que seus antepassados tem olhos. E se o principal órgão sensorial for a variação da temperatura detectada como algo como o cheiro ? As combinações se sensoriais são realmente enormes, e mesmo que haja algumas leis num planeta com certa cadeia alimentar, caso todos tenham ancestrais comuns, irão compartilhar órgãos sensoriais e a sua disputa se valerá disso.
Ainda que você mude a forma de perceber a realidade (golfinhos, cães, morcegos, cobras etc.) as estratégias de sobrevivência, em geral, tendem a ser as mesmas, não?
As mesmas como por exemplo quais ? No caso você citou tres mamíferos e um réptil, claro que são parecidos, se adaptaram e meios diferentes (e já são morfologicamente bem diferentes só por causa disso!).
[/qoute]
Se leu 'Cosmos' vai se lembrar dos seres que Sagan imagina num planeta principalmente gasoso (jupiteriano).
Não li.
AAAAAAAAAHHHHH !!!!!
LEIA AGORA !
JA!
COMPRA NA AMAZON! Não me interessa, vai ficar com a conta no vermelho ? Isso não importa !
Que nada! Procure 'Cosmos' no Youtube que tem os episódios lá ...
Esta é a introdução pela mãe de todos nós (!) Ann Druyan (que já escreveu agracedendo a alguns de estes foristas aqui, mas principalmente agradecendo ao Kentaro Mori, quando um doido queria fazer um parque temático sobre ETs chamado 'Carl Sagan'):
https://www.youtube.com/v/ClPShKs9Kr0&list=PLD7F97A64E39FCF9AJusto o episódio 2, onde está o que eu cito, está bloqueado por conter imagens protegidas por propriedade intelectual (que absurdo isso, se sequer Carl Sagan fez isso!!!)
Mas achei esse trecho (em espanhol, haha!) :
https://www.youtube.com/v/enMUTguy9iA