Autor Tópico: A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira  (Lida 3491 vezes)

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Offline Bolsonaro neles

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A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Online: 23 de Abril de 2014, 08:42:33 »
A indústria naval dos anos 60 e 70 experimentou um boom parecido com o que temos hoje. Só que naquela época havia dois contratantes. A Petrobras, através da Fronape (hoje Transpetro), e a Vale (que compunha a frota Doce Nave). A primeira encomendava navios petroleiros e a segunda encomendava graneleiros, bauxiteiros e correlatos. Havia os navios encomendados pela Marinha, mas na maior parte das vezes eram fabricados pelo Arsenal de Marinha, na Ilha das cobras, no Rio de Janeiro, onde meu pai era torneiro de madeira e fabricava timões. Enfim, era uma indústria que dependia 100% do governo e acabou derrocando devido ao desenvolvimento dos estaleiros nos Tigres Asiáticos (predominantemente Cingapura, Coréia e Japão) que aliavam alta tecnologia a mão-de-obra barata vinda da China (o Japão não usava mão-de-obra chinesa, mas era mais tecnológico que os demais). Nos anos 80, o Brasil não existiu e nos anos 90, a Vale foi privatizada e a Petrobras se tornou mais profissional. Ambas passaram a mandar suas encomendas para o exterior que, via de regra, custava um terço do preço. Já a Marinha não investiu mais devido a cortes em seu orçamento.

Hoje (da década de 2000 pra cá), a coisa não é diferente. Talvez seja até pior. A Indústria naval brasileira se tornou monocontratante. Só a Petrobras encomenda. Há algumas empresas estrangeiras que encomendam no Brasil, mas é para atender aos contratos com a Petrobras e têm que observar as obrigações contratuais de conteúdo nacional. Não lhes é permitido contratar lá fora. A Marinha contratou a fabricação de alguns submarinos nucleares e a Odebrecht está construindo nas dependências da Nuclep, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, mas o cronograma é para mais de dez anos cada submarino. Enfim, não existe vida para a Indústria Naval Brasileira fora da caridade dos governos. Um governo menos populista encomendaria nos tigres Asiáticos. Hoje a China tem uma indústria naval bastante desenvolvida e barata. Se eu fosse construir, é lá que eu encomendaria.

A mão-de-obra brasileira é cara, escassa e cheia de direitos trabalhistas cuja pertinência não vou discutir aqui. Mas a verdade é que ela, aliada à falta de recursos tecnológicos e nenhuma vontade de investimento em tecnologia por parte dos estaleiros são os culpados da falta de competitividade internacional. A Industria naval brasileira é a cara do braziu de merda.
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 08:45:24 por Paul Ryan »

Offline Diegojaf

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2014, 09:13:01 »
Assisti neste fim de semana na Discovery um programa com os chineses construindo navios cargueiros gigantes. Os caras são muito bons no que fazem... o ambiente de trabalho é limpo, organizado e você não vê ninguém de braço cruzado olhando o outro trabalhar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2014, 09:23:08 »
A produtividade é bem alta nos estaleiros orientais. Em Cingapura, o cara pode apanhar. Tem punição de chibatada.

Offline Fabrício

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2014, 09:44:46 »
Assisti neste fim de semana na Discovery um programa com os chineses construindo navios cargueiros gigantes. Os caras são muito bons no que fazem... o ambiente de trabalho é limpo, organizado e você não vê ninguém de braço cruzado olhando o outro trabalhar.

Eu vi um parecido, só que era um estaleiro coreano. Mas é igualzinho você falou.
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Offline JJ

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2014, 23:17:55 »
A produtividade é bem alta nos estaleiros orientais. Em Cingapura, o cara pode apanhar. Tem punição de chibatada.


Uau, e você concorda com isso ?  É isso aí, revele-se.


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Offline 3libras

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2014, 02:53:41 »
só um porém, sou de itaguaí onde é a nuclep, o subarino não foi construido fora do brasil (seria mais barato) pois junto com ele virá a transferencia de tecnologia e capacitação do corpo técnico.

depois dele o brasil poderá produzir seus próprios submarinos nucleares, sem necessidade dos franceses.
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Offline Muad'Dib

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2014, 07:29:37 »
A produtividade é bem alta nos estaleiros orientais. Em Cingapura, o cara pode apanhar. Tem punição de chibatada.


Uau, e você concorda com isso ?  É isso aí, revele-se.


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Offline _Juca_

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2014, 09:14:20 »
A produtividade é bem alta nos estaleiros orientais. Em Cingapura, o cara pode apanhar. Tem punição de chibatada.



Uau, e você concorda com isso ?  É isso aí, revele-se.


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Offline Fernando Silva

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2014, 09:40:53 »
Na década de 80, frequentei muito esses estaleiros porque a firma onde trabalhava fornecia para eles e para Vale e Petrobras: Verolme, Caneco, Mauá, Ishibrás, Arsenal de Marinha, estaleiro Só etc.
Na época, houve até navios exportados (Paraguai e Canadá, que eu vi). E pelo menos duas plataformas de petróleo (Verolme).
Quase todos faliram. A Verolme reabriu muitos anos depois como Brasfels e a Ishibras deve abrir de novo. E também temos o Atlântico Sul, Jurong e EISA (estaleiro Ilha S.A.).
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, 09:45:01 por Fernando Silva »

Offline _tiago

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2014, 09:43:19 »
Hoje (da década de 2000 pra cá), a coisa não é diferente. Talvez seja até pior. A Indústria naval brasileira se tornou monocontratante. Só a Petrobras encomenda. Há algumas empresas estrangeiras que encomendam no Brasil, mas é para atender aos contratos com a Petrobras e têm que observar as obrigações contratuais de conteúdo nacional. Não lhes é permitido contratar lá fora. A Marinha contratou a fabricação de alguns submarinos nucleares e a Odebrecht está construindo nas dependências da Nuclep, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, mas o cronograma é para mais de dez anos cada submarino. Enfim, não existe vida para a Indústria Naval Brasileira fora da caridade dos governos. Um governo menos populista encomendaria nos tigres Asiáticos. Hoje a China tem uma indústria naval bastante desenvolvida e barata. Se eu fosse construir, é lá que eu encomendaria.

A mão-de-obra brasileira é cara, escassa e cheia de direitos trabalhistas cuja pertinência não vou discutir aqui. Mas a verdade é que ela, aliada à falta de recursos tecnológicos e nenhuma vontade de investimento em tecnologia por parte dos estaleiros são os culpados da falta de competitividade internacional. A Industria naval brasileira é a cara do braziu de merda.


Governo um pouco menos populista no brasil é algo que não se elege, por isso é uma coisa impossível!
PT neles!!

A produtividade é bem alta nos estaleiros orientais. Em Cingapura, o cara pode apanhar. Tem punição de chibatada.



Uau, e você concorda com isso ?  É isso aí, revele-se.


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E não sei de onde vocês tiraram que o Famado é a favor disso!

Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2014, 15:24:42 »
Obrigado por me defender. Eu apenas fiz um relato e em nenhum momento defendi isso.

O mundo ainda é muito esquisito em muitos lugares. No Iraque, enforca-se ou corta-se a mão em praça pública. Em Cingapura, existe a pena de chibatada. Cultura ou atraso? Vcs decidem.

Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2014, 15:25:57 »
só um porém, sou de itaguaí onde é a nuclep, o subarino não foi construido fora do brasil (seria mais barato) pois junto com ele virá a transferencia de tecnologia e capacitação do corpo técnico.

depois dele o brasil poderá produzir seus próprios submarinos nucleares, sem necessidade dos franceses.
A grande questão não é essa. O que estou levantando é que a Indústria naval não tem futuro fora do governo. Vive ao sabor dele.
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, 22:33:13 por Bolsonaro neles »

Offline Fabrício

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2014, 18:37:59 »
só um porém, sou de itaguaí onde é a nuclep, o subarino não foi construido fora do brasil (seria mais barato) pois junto com ele virá a transferencia de tecnologia e capacitação do corpo técnico.

depois dele o brasil poderá produzir seus próprios submarinos nucleares, sem necessidade dos franceses.
A grande questão não é essa. O que estou levantando é que a Indústria naval não tem futuro for do governo. Vive ao sabor dele.

Mas será que o Brasil precisa de uma indústria naval? Talvez seja melhor largar isso de mão e comprar navios de quem sabe produzi-los.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2014, 19:24:58 »
só um porém, sou de itaguaí onde é a nuclep, o subarino não foi construido fora do brasil (seria mais barato) pois junto com ele virá a transferencia de tecnologia e capacitação do corpo técnico.

depois dele o brasil poderá produzir seus próprios submarinos nucleares, sem necessidade dos franceses.
A grande questão não é essa. O que estou levantando é que a Indústria naval não tem futuro for do governo. Vive ao sabor dele.

Mas será que o Brasil precisa de uma indústria naval? Talvez seja melhor largar isso de mão e comprar navios de quem sabe produzi-los.

Será que o Brasil precisa de um indústria aeronáutica?

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2014, 19:44:28 »
Pelo movimento econômico que o Brasil possui, pelo seu tamanho, número de habitantes, seria importante sim ter uma indústria naval  aeronáutica respeitável. Até mesmo por questões de defesa.

Num país menor em vários sentidos, como o Uruguai, por exemplo, talvez fomentar estas indústrias não seja algo viável, devendo-se priorizar outras áreas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2014, 22:36:08 »
O Brasil precisa de se industrializar, seja no ramo que for. O Brasil é um país ainda desindustrializado. Questão a respeito da utilidade de ter armamento é outra coisa. Não vem ao caso aqui.

Offline Cientista

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2014, 03:06:35 »
só um porém, sou de itaguaí onde é a nuclep, o subarino não foi construido fora do brasil (seria mais barato) pois junto com ele virá a transferencia de tecnologia e capacitação do corpo técnico.

depois dele o brasil poderá produzir seus próprios submarinos nucleares, sem necessidade dos franceses.
A grande questão não é essa. O que estou levantando é que a Indústria naval não tem futuro for do governo. Vive ao sabor dele.

Mas será que o Brasil precisa de uma indústria naval?
Será?...

Talvez seja melhor largar isso de mão e comprar navios de quem sabe produzi-los.
Comprar com o que? Com o que "o Brasil sabe(ria) produzir"? Com eficiência? O que? (Santo Proteus! Proteja-me de ver qualquer coisa com "matéria-prima"...)

É incrível como pode haver quem creia que "comprar" é uma alternativa a produzir. É pensamento de falta de iniciativa, sem dúvida. Quem pensa assim não é quem faz o mundo funcionar, só vivendo do funcionamento dele, o que só é possível porque há quem não pergunte se "é preciso ter uma indústria" num contexto físico em que tal indústria é totalmente implementável.

Offline Fabrício

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2014, 09:07:09 »
só um porém, sou de itaguaí onde é a nuclep, o subarino não foi construido fora do brasil (seria mais barato) pois junto com ele virá a transferencia de tecnologia e capacitação do corpo técnico.

depois dele o brasil poderá produzir seus próprios submarinos nucleares, sem necessidade dos franceses.
A grande questão não é essa. O que estou levantando é que a Indústria naval não tem futuro for do governo. Vive ao sabor dele.

Mas será que o Brasil precisa de uma indústria naval?
Será?...

Talvez seja melhor largar isso de mão e comprar navios de quem sabe produzi-los.
Comprar com o que? Com o que "o Brasil sabe(ria) produzir"? Com eficiência? O que? (Santo Proteus! Proteja-me de ver qualquer coisa com "matéria-prima"...)

É incrível como pode haver quem creia que "comprar" é uma alternativa a produzir. É pensamento de falta de iniciativa, sem dúvida. Quem pensa assim não é quem faz o mundo funcionar, só vivendo do funcionamento dele, o que só é possível porque há quem não pergunte se "é preciso ter uma indústria" num contexto físico em que tal indústria é totalmente implementável.

Mas será que é mesmo implementável? Com nossa mão de obra, burocracia, governo, sindicatos, cultura?

Não me entendam mal, eu gostaria que o Brasil tivesse uma fortíssima indústria naval, aeronáutica, automobilística, de bicicletas, velocípedes, etc. Só não vejo isso acontecendo a curto e médio prazo no setor naval, que está totalmente sucateado.
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Offline _Juca_

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2014, 10:44:04 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.

Offline Fabrício

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2014, 10:52:46 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.

Na verdade eu estou bem por fora desse assunto. Superficialmente já li por aí que nossa indústria naval está ultrapassada e é excessivamente dependente da Petrobrás, mas admito que sei pouquíssimo sobre o assunto, vou dar uma googlada para ver se aprendo alguma coisa  :hihi:.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2014, 11:28:12 »
Procura pelo petroleiro João Cândido. :twisted:

Offline Geotecton

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2014, 11:45:49 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.

Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
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Offline _Juca_

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2014, 11:59:37 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.

Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...

Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Offline Diegojaf

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2014, 12:19:48 »
Procura pelo petroleiro João Cândido. :twisted:

O pessoal no documentário que assisti estava se preocupando com um atraso de 4 dias... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Geotecton

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2014, 13:20:58 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.
Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Não _Juca_.

É apenas mais um anteparo para esconder a ineficiência da indústria naval local.
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