Autor Tópico: A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira  (Lida 3492 vezes)

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Offline _Juca_

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2014, 15:00:00 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.
Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Não _Juca_.

É apenas mais um anteparo para esconder a ineficiência da indústria naval local.

Talvez, mas é uma boa opção para a desenvolver rapidamente uma industria importante.

Offline Fabrício

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2014, 15:21:32 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.
Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Não _Juca_.

É apenas mais um anteparo para esconder a ineficiência da indústria naval local.

Talvez, mas é uma boa opção para a desenvolver rapidamente uma industria importante.

Sei não, Juca, será que a Petrobrás não economizaria comprando navios e plataformas de estaleiros estrangeiros? E será que, tendo o mercado cativo da Petrobrás, a industria naval brasileira não se acomoda e perde em competitividade? Lembra da reserva de mercado da informática?

Se a dependência da Petrobrás fosse apenas um "estágio" até a indústria naval brasileira alcançar um nível de competiçao com estaleiros estrangeiros, seria muito interessante, mas o mais provável é que a indústria naval fique cada vez mais ineficiente, sabendo que a Petrobrás é obrigada a comprar dela, e mais uma vez a Petrobrás se lasque.
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Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2014, 16:47:29 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.
Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Não _Juca_.

É apenas mais um anteparo para esconder a ineficiência da indústria naval local.
Isso mesmo. A conclusão do Juca é que o cigarro precisa existir pro viciado não morrer de abstinência.

Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2014, 16:49:57 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.
Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Não _Juca_.

É apenas mais um anteparo para esconder a ineficiência da indústria naval local.

Talvez, mas é uma boa opção para a desenvolver rapidamente uma industria importante.
Amigo, isso é apenas a reedição do que ela já foi nos anos 70 e não deu em nada. Fazer a indústria naval se desenvolver não é apenas encomendar.

Offline _Juca_

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #29 Online: 28 de Abril de 2014, 17:05:24 »
Já existe uma industria naval no Brasil e já está bem grandinha, acho que a quarta do mundo.
Esta indústria existe e está "forte" em função da Petrobrás.

Se esta cessar as encomendas...
Daí uma das funções estratégicas que a empresa tem.

Não _Juca_.

É apenas mais um anteparo para esconder a ineficiência da indústria naval local.

Talvez, mas é uma boa opção para a desenvolver rapidamente uma industria importante.

Sei não, Juca, será que a Petrobrás não economizaria comprando navios e plataformas de estaleiros estrangeiros? E será que, tendo o mercado cativo da Petrobrás, a industria naval brasileira não se acomoda e perde em competitividade? Lembra da reserva de mercado da informática?

Se a dependência da Petrobrás fosse apenas um "estágio" até a indústria naval brasileira alcançar um nível de competiçao com estaleiros estrangeiros, seria muito interessante, mas o mais provável é que a indústria naval fique cada vez mais ineficiente, sabendo que a Petrobrás é obrigada a comprar dela, e mais uma vez a Petrobrás se lasque.

Talvez, mas acho que o fato de gerar empregos qualificados em grandes quantidades dentro do Brasil já compensaria o fato, mas também temos que ver se os navios são mais caros, e se são, quanto são.

Offline Moro

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #30 Online: 28 de Abril de 2014, 23:42:30 »
Aí que está o grande erro da esquerda, pensar que pode moldar o mercado colocando a conta na competitividade das empresas. O raciocínio deu errado tantas vezes, desde a reserva de informática, o cartel até hoje dos automóveis e passando pelas exigências de nacionalização para a BR.

Para se gerar bons profissionais se investe nisso, especificamente,  e não se mexendo em algo tão complexo quanto o mercado, o que pode gerar qualquer coisa inclusive o efeito contrário do que se buscava.

Esse tipo de pensamento a lá Dilma/PT é que tem gerado nossos problema atuais
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #31 Online: 29 de Abril de 2014, 14:22:05 »
Aí que está o grande erro da esquerda, pensar que pode moldar o mercado colocando a conta na competitividade das empresas. O raciocínio deu errado tantas vezes, desde a reserva de informática, o cartel até hoje dos automóveis e passando pelas exigências de nacionalização para a BR.

Para se gerar bons profissionais se investe nisso, especificamente,  e não se mexendo em algo tão complexo quanto o mercado, o que pode gerar qualquer coisa inclusive o efeito contrário do que se buscava.

Esse tipo de pensamento a lá Dilma/PT é que tem gerado nossos problema atuais

Esse problema é bem anterior a Dilma e PT, vem desde antes dos militares.
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Offline Moro

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #32 Online: 29 de Abril de 2014, 14:37:09 »
Sem dúvida. Mas tivemos uma pausa com FHC e até no 1o mandato do Lula. Dilma realmente acredita que o estado é capaz de controlar o mercado, que vê como algo abjeto que tem que ser controlado, punido, contido..  Nisso ela é pior que o Lula
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #33 Online: 29 de Abril de 2014, 15:21:27 »
Pausa no governo FHC? A paridade forçada do dólar nã foi uma gigantesca tentativa do governo de controlar o mercado? Eu nunca vi pausa nisso.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #34 Online: 29 de Abril de 2014, 15:26:46 »
Olha o único governo mais recente que eu vi que não era muito adepto da reserva de mercado foi o governo Collor.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #35 Online: 29 de Abril de 2014, 16:40:40 »
Aí que está o grande erro da esquerda, pensar que pode moldar o mercado colocando a conta na competitividade das empresas. O raciocínio deu errado tantas vezes, desde a reserva de informática, o cartel até hoje dos automóveis e passando pelas exigências de nacionalização para a BR.

Para se gerar bons profissionais se investe nisso, especificamente,  e não se mexendo em algo tão complexo quanto o mercado, o que pode gerar qualquer coisa inclusive o efeito contrário do que se buscava.

Esse tipo de pensamento a lá Dilma/PT é que tem gerado nossos problema atuais
Sem dúvida. Mas tivemos uma pausa com FHC e até no 1o mandato do Lula. Dilma realmente acredita que o estado é capaz de controlar o mercado, que vê como algo abjeto que tem que ser controlado, punido, contido..  Nisso ela é pior que o Lula
Vc foi perfeito em seus comentários.

Offline Moro

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #36 Online: 29 de Abril de 2014, 17:27:21 »
Pausa no governo FHC? A paridade forçada do dólar nã foi uma gigantesca tentativa do governo de controlar o mercado? Eu nunca vi pausa nisso.
A paridade com o dólar estava no contexto da criação do real e da URV, não acho que FHC seja um interventor deste porte, eles estavam tentando achar a hora de sair e claro pensando nas eleições. Mas não era seu modus operandi.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #37 Online: 29 de Abril de 2014, 17:42:57 »
Aí que está o grande erro da esquerda, pensar que pode moldar o mercado colocando a conta na competitividade das empresas. O raciocínio deu errado tantas vezes, desde a reserva de informática, o cartel até hoje dos automóveis e passando pelas exigências de nacionalização para a BR.

Para se gerar bons profissionais se investe nisso, especificamente,  e não se mexendo em algo tão complexo quanto o mercado, o que pode gerar qualquer coisa inclusive o efeito contrário do que se buscava.

Esse tipo de pensamento a lá Dilma/PT é que tem gerado nossos problema atuais

Esse problema é bem anterior a Dilma e PT, vem desde antes dos militares.

Não é o modelo de desenvolvimento adotado no Japão e Coréia do Sul, por exemplo?

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2014, 17:44:20 »
Pausa no governo FHC? A paridade forçada do dólar nã foi uma gigantesca tentativa do governo de controlar o mercado? Eu nunca vi pausa nisso.
A paridade com o dólar estava no contexto da criação do real e da URV, não acho que FHC seja um interventor deste porte, eles estavam tentando achar a hora de sair e claro pensando nas eleições. Mas não era seu modus operandi.

Não houve paridade do dolar no governo FHC. Ele criou a URV no governo Itamar, que não era moeda, era um índice que tinha o mesmo valor do dolar. Depois de um mês, ele extinguiu o cruzeiro, criou o real parelho com a URV e deixou ele flutuar ao sabor do câmbio livre. Nunca houve paridade. Naquele momento, o real se valorizou tanto que 1 dolar chegou a valer 0,85 reais.

Offline _Juca_

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2014, 18:01:28 »
Olha o único governo mais recente que eu vi que não era muito adepto da reserva de mercado foi o governo Collor.

O problema é que para se adotar um regime liberal é preciso competitividade com desenvolvimento tecnologico, é preciso exportar muito. Não dá pra ser liberal e destruir o parque industrial do país.

Ao mesmo tempo não se pode ficar criando reservas de mercado indiscriminadamente, sobre o risco do país perder ainda mais competitividade. O difícil é achar o meio termo.

Offline Bolsonaro neles

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #40 Online: 29 de Abril de 2014, 18:07:27 »
Aí que está o grande erro da esquerda, pensar que pode moldar o mercado colocando a conta na competitividade das empresas. O raciocínio deu errado tantas vezes, desde a reserva de informática, o cartel até hoje dos automóveis e passando pelas exigências de nacionalização para a BR.

Para se gerar bons profissionais se investe nisso, especificamente,  e não se mexendo em algo tão complexo quanto o mercado, o que pode gerar qualquer coisa inclusive o efeito contrário do que se buscava.

Esse tipo de pensamento a lá Dilma/PT é que tem gerado nossos problema atuais

Esse problema é bem anterior a Dilma e PT, vem desde antes dos militares.

Não é o modelo de desenvolvimento adotado no Japão e Coréia do Sul, por exemplo?
O Japão tem estaleiros altamente tecnológicos. Já a Coréia, junto com Cingapura e China, usam a mão de obra semi escrava da china. Não é monocontratante. Eles conseguiram fazer com que todo o fluxo de encomendas fosse redirecionado para eles, através de preços baixíssimos, alta produtividade e cumprimento de cronogramas apertados.

Offline Moro

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #41 Online: 29 de Abril de 2014, 18:21:11 »
Bolsonaro monocontratante se fala monopsonia, ou relação monopsônica, que é o monopólio do comprador.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #42 Online: 29 de Abril de 2014, 18:25:24 »
Aí que está o grande erro da esquerda, pensar que pode moldar o mercado colocando a conta na competitividade das empresas. O raciocínio deu errado tantas vezes, desde a reserva de informática, o cartel até hoje dos automóveis e passando pelas exigências de nacionalização para a BR.

Para se gerar bons profissionais se investe nisso, especificamente,  e não se mexendo em algo tão complexo quanto o mercado, o que pode gerar qualquer coisa inclusive o efeito contrário do que se buscava.

Esse tipo de pensamento a lá Dilma/PT é que tem gerado nossos problema atuais

Esse problema é bem anterior a Dilma e PT, vem desde antes dos militares.

Não é o modelo de desenvolvimento adotado no Japão e Coréia do Sul, por exemplo?

Não se pode reduzir o modelo coreano a proteção do mercado mesmo porque não foi é havia muito mais que isso como um investimento obsessivo em educação e e infraestrutura.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #43 Online: 29 de Abril de 2014, 18:29:57 »
Pausa no governo FHC? A paridade forçada do dólar nã foi uma gigantesca tentativa do governo de controlar o mercado? Eu nunca vi pausa nisso.
A paridade com o dólar estava no contexto da criação do real e da URV, não acho que FHC seja um interventor deste porte, eles estavam tentando achar a hora de sair e claro pensando nas eleições. Mas não era seu modus operandi.

O contexto da criação do real já havia passado a anos, a paridade foi mantida simplesmente por ganho eleitoral, causando muitos problemas econômicos pro país. Isso pra mim esta no mesmo nível do que a Dilma faz. Muda a frequência, muda a motivação, mas o modo de pensar é o mesmo, intervir na economia quando convém.
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Offline Fabrício

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #44 Online: 29 de Abril de 2014, 18:38:31 »
Pausa no governo FHC? A paridade forçada do dólar nã foi uma gigantesca tentativa do governo de controlar o mercado? Eu nunca vi pausa nisso.
A paridade com o dólar estava no contexto da criação do real e da URV, não acho que FHC seja um interventor deste porte, eles estavam tentando achar a hora de sair e claro pensando nas eleições. Mas não era seu modus operandi.

O contexto da criação do real já havia passado a anos, a paridade foi mantida simplesmente por ganho eleitoral, causando muitos problemas econômicos pro país. Isso pra mim esta no mesmo nível do que a Dilma faz. Muda a frequência, muda a motivação, mas o modo de pensar é o mesmo, intervir na economia quando convém.

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #45 Online: 29 de Abril de 2014, 21:11:24 »
com certeza fins eleitoreiros. Barata lembra de outras intromissões?
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #46 Online: 29 de Abril de 2014, 21:30:00 »
Olha o único governo mais recente que eu vi que não era muito adepto da reserva de mercado foi o governo Collor.

O problema é que para se adotar um regime liberal é preciso competitividade com desenvolvimento tecnologico, é preciso exportar muito. Não dá pra ser liberal e destruir o parque industrial do país.

Ao mesmo tempo não se pode ficar criando reservas de mercado indiscriminadamente, sobre o risco do país perder ainda mais competitividade. O difícil é achar o meio termo.

Posso estar enganado, mas durante o governo Collor a indústria nacional se tornou mais competitiva, sofreu no início, mas depois se recuperou e se tornou mais forte.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #47 Online: 29 de Abril de 2014, 21:38:05 »
Olha o único governo mais recente que eu vi que não era muito adepto da reserva de mercado foi o governo Collor.

O problema é que para se adotar um regime liberal é preciso competitividade com desenvolvimento tecnologico, é preciso exportar muito. Não dá pra ser liberal e destruir o parque industrial do país.

Ao mesmo tempo não se pode ficar criando reservas de mercado indiscriminadamente, sobre o risco do país perder ainda mais competitividade. O difícil é achar o meio termo.

Posso estar enganado, mas durante o governo Collor a indústria nacional se tornou mais competitiva, sofreu no início, mas depois se recuperou e se tornou mais forte.

Algumas morreram, como a indústria têxtil.
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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #48 Online: 29 de Abril de 2014, 21:46:12 »
Industria de brinquedos havia morrido e ressucitou
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Re:A Fragilidade da Indústria Naval Brasileira
« Resposta #49 Online: 29 de Abril de 2014, 21:47:02 »
com certeza fins eleitoreiros. Barata lembra de outras intromissões?

FHC também baixou IPI de automóveis com a desculpa de baixar os preços.
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