Autor Tópico: Vidas insólitas  (Lida 6137 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Vidas insólitas
« Online: 10 de Maio de 2014, 16:18:24 »
Dos 91 elementos químicos que conhecemos, existentes na natureza, apenas 21 são usados para construir o corpo humano. Acho incrível o que se pode fazer com esses elementos. É fato também, que sem a energia, tais elementos seriam apenas um amontoado de coisas inúteis, sem vida e inertes. Quando mudamos o foco para a “energia” a coisa fica ainda mais impressionante! Estamos só começando a conhecer as grandezas das energias e como manuseá-la, mas já somos demasiadamente agraciados com os resultados.  A eletricidade é a forma mais comum de utilização da energia. Com ela construímos coisas como o Google com apenas uma forma “Sim/Não” de organizar os impulsos elétricos. O que seremos capazes de fazer quando entendermos mais profundamente esse mundo?

A natureza, sem conhecimento algum, conseguiu organizar esses 21 elementos químicos e formar o Ser Humano e todas as outras formas de vida do reino animal. Esta mesma natureza que “manipula” aleatoriamente todos esses componentes químicos, não somente pôde organizá-los de forma a produzir a vida animal, mas pôde antes disso, construir cada um desses elementos químicos se utilizando apenas de “energia”. É fantástico!

Visto que, a vida animal é feita de tão poucos “componentes” em face ao universo, quais outros tipos de vida a natureza poderia criar “manipulando” a vastidão de “energias” existentes no universo, partindo do princípio que ela (a natureza) “conhece” todos eles?

As coincidências que resultaram na vida na terra não poderia gerar outras formas de vidas, formadas apenas com “energias”?
Talvez, seja até mais fácil criar uma forma de vida usando apenas a “energia” do que criar alguns tipos de matérias químicas para se poder, a partir delas, criar a vida.

É muito pequeno pensar que as únicas formas de vidas existentes são apenas aquelas que conhecemos, vemos e apalpamos.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Vidas insólitas
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2014, 17:44:59 »
O que você entende como vida? Será que você não está confundindo "vida" com "consciência"?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2014, 17:50:15 »
Defina 'energia'.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2014, 19:05:37 »
O que você entende como vida? Será que você não está confundindo "vida" com "consciência"?
Qualquer forma de vida que você possa imaginar.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2014, 19:11:21 »
Defina 'energia'.
Se a ciência ainda não definiu ao certo o que é "energia" quem sou eu para fazê-lo.
Talvez haja um termo melhor para definir o que penso além de "energia".
Eu me refiro aos tipos de "sei-lá-o-quê" como, átomos, neutrinos, elétrons, táquions, neutrons, magnetismo, luz, calor, e afins...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2014, 19:45:36 »
Átomos, neutrinos, elétrons, táquins e neutrons não são energia.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2014, 22:17:22 »
...e?  ....? ...o que é energia?
« Última modificação: 12 de Maio de 2014, 22:19:58 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2014, 13:46:21 »
?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2014, 13:46:52 »
Se não há objeção, aceito como sendo viável o raciocínio.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2014, 19:23:54 »
...e?  ....? ...o que é energia?
A Grosso modo (mas não reduzido em si), energia é capacidade de produzir trabalho ou ação.
Outra definição seria a grandeza física que descreve mudanças que ocorrem na interação entre dois sistemas.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2014, 19:27:43 »
O que você coloca como energia pode ser descrito como partícula.  É o caso de átomo, elétrons, táquions, neutrinos, luz (fótons), neutrons...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2014, 20:00:55 »
Magnetismo também não é energia, mas um conjunto de fenômenos de atração e repulsão de corpos. A única coisa na sua relação que seria energia seria o calor, mesmo assim é uma variante de energia cinética.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2014, 21:10:39 »
modo positivista on

é o que mexe o ponteiro do voltímetro
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2014, 22:43:02 »
Estou mais para teólogo do que para cientista, embora seja apenas um curioso que gosta de pensar sobre este assunto.
"Partículas" é muito genérico, mas que vá. O que acham? É possível ou Impossível?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2014, 23:18:58 »
É possível ou Impossível?

Diria impossível. É a velha discussão se uma mente só pode ser produzida por um cérebro. Acho que não há outra forma, visto que uma consciência depende de interação com o ambiente através de estímulos sensoriais físicos. E isso precisa passar por uma evolução que também é físico.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2014, 23:36:05 »
Diria impossível. É a velha discussão se uma mente só pode ser produzida por um cérebro. Acho que não há outra forma, visto que uma consciência depende de interação com o ambiente através de estímulos sensoriais físicos. E isso precisa passar por uma evolução que também é físico.
Uma consciência como a humana sim.
Mas tudo que sabemos é baseado no que temos aqui no nosso planeta Terra e eu acho que é muito pouco para se ater como verdade absoluta.
Atualmente há cientistas tentando desenvolver vida a base de silício. O que virá depois?

Contudo, a minha questão primária não foi respondida ainda: Se existem menos "ingredientes" para formar a vida como a conhecemos, o que inviabiliza que outros tipos de vida sejam formados?

Aceito um "Não sei" como resposta.

Offline Gangrel

• Nível 10
  • *
  • O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão
« Resposta #16 Online: 16 de Maio de 2014, 09:53:02 »
Mas tudo que sabemos é baseado no que temos aqui no nosso planeta Terra e eu acho que é muito pouco para se ater como verdade absoluta.

O que temos na Terra (e no universo que conhecemos) é e sempre vai ser, necessariamente, o nosso ponto de partida, mas o pensamento científico sempre procura ir além e expandir seus limites atuais. É por isso que não há muito espaço para "verdades absolutas" nas ciências. O que temos é melhor definido como o "conhecimento atual" (com suas teorias, leis, axiomas, etc.)

Atualmente há cientistas tentando desenvolver vida a base de silício. O que virá depois?

Se a tentativa der certo, teremos seres vivos em cujos corpos o silício será mais importante que nos organismos que se desenvolveram naturalmente na Terra. Seriam novas formas de vida, mas não um novo "conceito" de vida.

Contudo, a minha questão primária não foi respondida ainda: Se existem menos "ingredientes" para formar a vida como a conhecemos, o que inviabiliza que outros tipos de vida sejam formados?

Nada. A vida pode certamente se desenvolver usando uma quantidade menor de ingredientes (temos exemplos disso entre as formas de vida que conhecemos), mas não parece razoável supor que ela se desenvolva a partir de uma única partícula. Um nêutron ou neutrino não poderia desenvolver e sustentar "vida" e/ou "consciência".

Em muitas situações, "não sei" é a resposta mais sincera e inteligente que se pode dar. Para um cientista, a resposta completa é: "Ainda não sei. Mas vou descobrir...:ok:

Abraços!
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 09:56:44 por Gangrel »
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.” - Carl Sagan

“Nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo” - Carl Sagan

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Maio de 2014, 12:05:54 »
Uma consciência como a humana sim.

Porque para que se haja vida, é necessária uma reação química e um meio para isso. No caso uma química orgânica (baseada em carbono) e um meio para essas reações (água). Pode haver outras formas de vida baseadas em outros elementos, como o silício, e utilizando outro meio que não a água, mas não devem ser muito comuns no universo, isso porque o carbono e a água são comuns.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2014, 19:52:41 »
O que temos na Terra (e no universo que conhecemos) é e sempre vai ser, necessariamente, o nosso ponto de partida, mas o pensamento científico sempre procura ir além e expandir seus limites atuais. É por isso que não há muito espaço para "verdades absolutas" nas ciências. O que temos é melhor definido como o "conhecimento atual" (com suas teorias, leis, axiomas, etc.)
Concordo.

Nada.
Ótimo.

A vida pode certamente se desenvolver usando uma quantidade menor de ingredientes (temos exemplos disso entre as formas de vida que conhecemos), mas não parece razoável supor que ela se desenvolva a partir de uma única partícula. Um nêutron ou neutrino não poderia desenvolver e sustentar "vida" e/ou "consciência".
Atente para o fato que eu não sugeri "uma única partícula".

Em muitas situações, "não sei" é a resposta mais sincera e inteligente que se pode dar. Para um cientista, a resposta completa é: "Ainda não sei. Mas vou descobrir...:ok:
Gostei da resposta.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2014, 19:59:27 »
Porque para que se haja vida, é necessária uma reação química e um meio para isso. No caso uma química orgânica (baseada em carbono) e um meio para essas reações (água). Pode haver outras formas de vida baseadas em outros elementos, como o silício, e utilizando outro meio que não a água, mas não devem ser muito comuns no universo, isso porque o carbono e a água são comuns.
Você acredita que seja impossível um tipo de vida baseada apenas em "imateria"?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Maio de 2014, 20:49:13 »
Hoje, no nosso universo, sim.

Offline Gangrel

• Nível 10
  • *
  • O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão
« Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2014, 10:43:35 »
A vida pode certamente se desenvolver usando uma quantidade menor de ingredientes (temos exemplos disso entre as formas de vida que conhecemos), mas não parece razoável supor que ela se desenvolva a partir de uma única partícula. Um nêutron ou neutrino não poderia desenvolver e sustentar "vida" e/ou "consciência".
Atente para o fato que eu não sugeri "uma única partícula".

Mea culpa, Jetro. Eu que fui além do que você falou ao comentar sobre "aos tipos de "sei-lá-o-quê" como, átomos, neutrinos, elétrons, táquions, neutrons (...)". Você realmente não disse que a vida poderia surgir a partir de uma partícula, mas a maneira como escreveu acabou me dando essa impressão. Erro meu...  :vergonha:

Abraços!
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 10:55:26 por Gangrel »
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.” - Carl Sagan

“Nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo” - Carl Sagan

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2014, 10:53:19 »
"Você acredita que seja impossível um tipo de vida baseada apenas em imatéria?"
O que inviabilizaria?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2014, 11:35:02 »
"Você acredita que seja impossível um tipo de vida baseada apenas em imatéria?"
O que inviabilizaria?

Vida na nossa concepção atual é tudo aquilo que nasce, cresce, se reproduz e morre (por favor sem bobagens do tipo "ah, então se não tiver um filho, eu não me reproduzi, então não estou vivo"   :hihi:. Seres vivos são materiais, para viver é preciso ter matéria, no nosso universo.

A vida como a conhecemos necessita de estruturas materiais para que o organismo se mantenha vivo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Maio de 2014, 16:18:25 »
Ainda assim esse conceito de vida apresenta problemas.  Por exemplo, cristais crescem e reproduzem e estrelas também nascem, crescem, se  reproduzem e morrem. Vida é um conceito difícil. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!