Taí uma coisa que já perguntei a mais de dúzia por aqui e a centenas pelo mundo e nunca UM deixa de se esquivar de responder.
Mais um...
Tenho certeza que o grande Jetro, agora mesmo, não vai fazer esse feio e vai sanar definitivamente, para o Cientista, esta dúvida que o consome...
Prova de que até mesmo uma certeza do supremo Cientista pode ser frustrada... Regozigem-se! O Jetro não só fez o feio de esquivar-se de responder uma(s) pergunta(s) direta(s) como, em vez de simplesmente ignorar ou declarar que se recusa a responder, comete isso que chamam de ad hominem contra o Cientista...
Deixa o Cientista tentar entender o ocorrido... O Jetro respondeu dois posts do Gangrel postados pelo Gangrel posteriormente ao post do Cientista... ...ou seja... ...o Jetro deve até ter pensado em tentar responder ao Cientista, mas... vendo que a coisa tava muito difícil, recorreu à desqualificação ao Cientista... ...É, deve ter sido isso...
E... ...puxa... e o Cientista que ia solicitar mais alguns esclarecimentos... Agora, nenhuma esperança tem mais... mas, vai, pelo bem da humanidade, que seja...
Sou constantemente estimulado a aceitar que o imaterial vem antes do Material.
Em que se baseia esse estímulo? Parece ser puramente uma questão de fé... se for esse o caso, o debate (com argumentos racionais) fica inviável.
Minha fé, deixei guardada. Meu estímulo se baseia por exemplo, quando observo o agrupamento do H2O.
Quando você já observou isto?
Ouço por aí que essas moléculas se "auto-organizam".
Ouve por aí? Então não é o tipo de coisa para levar a sério. Ou você, que as "observa" (organizadas/organizando-se), conclui por si mesmo? Se conclui por você mesmo, como pode alguém mais levar a sério sua conclusão? Que embasamento maior tens para demonstrativamente convencer que elas "se auto-organizam
*voluntariamente*", como sugeres?
Mas eu me pergunto: "Quem são essas moléculas para se auto-organizarem"?
"Quem"?????? Moléculas????? Parada estranha essa...
Mas nem está estabelecido se elas "se auto-organizam" mesmo, ou, de outra forma, o que significaria ou que sentido teria tal "auto-organização". Pode ser só uma interpretação errada, ou, melhor, só uma interpretação (que nem deve ser feita), simplesmente. Porque, em muitos eventos naturais tão espontâneos quanto, elas "desorganizam-se" também, tal estado "desorganizado" sendo mais estável, nas condições sistêmicas dadas, que a formação molecular; poder-se-ia, tanto quanto, dizer que elas evoluem sem parar, passando por estágios transitórios de durabilidades variadas, nenhum deles sendo mais organizado que qualquer outro (tudo isto nem mesmo se evidenciando tender à uma extinção por um destino entrópico do universo). Por que o parâmetro para "organização" (estruturação molecular) tem que ter mais significado intrínseco que algum outro, ou seu recíproco, para "desorganização"? Por que atribuir mais significado a um evento que outro? O Cientista não consegue entender...
Como disse um sujeito, soa como se fossem um "ente".
O que "um sujeito" diz, não é para virar oração. Para o Cientista, que é muito mais que um mero "sujeito", não soa nada disso. E o Cientista é O Cientista! Quem vai na onda de um reles "sujeito", tendo o Cientista para seguir?! hahahahahahaah... Xesse sujeito prá lá, meu jovem!
Entende?
Realmente, não. ...Mas, o Jetro não ajuda...
É isto aí...
Mas, tem problema não. O Cientista só deixa mesmo de responder alguém pelas impossibilidades impostas pelo tempo e pela (falta de) cientificação da demanda, ou quando a pessoa perde completamente o respeito do Cientista -- a maior lástima que pode acontecer a alguém... hehehehehehehe Vamos lá!
(...) Ainda assim, o que seria imaterial? Tudo no nosso universo é formado por matéria ou existe por causa da matéria(...)
"material" é tão somente, tudo o que é tangível.
Defina "tangível", por favor.
Seu intelecto por exemplo, de que é constituído? Ele é puramente imaterial e existe.
Não tenho o que comentar aqui...
(...) O que você realmente está buscando é uma consciência ou um ser sensiente, mas como pode a consciência estar livre do meio em que se processa?
O que "estou buscando" é algum argumento que definitivamente tire da minha cabeça a plausibilidade de uma forma de vida imaterial existir.
Para que essa "busca"? Acha que será melhor entender a coisa desse jeito? Ou... "busca" outra coisa, de fato?
O fato de eu desconhecer alguma coisa, não é suficiente para que eu aceite que ela não exista. Pois, o que conheço é quase nada em face à existência.
Taí uma coisa que já perguntei a mais de dúzia por aqui e a centenas pelo mundo e nunca UM deixa de se esquivar de responder. Tenho certeza que o grande Jetro, agora mesmo, não vai fazer esse feio e vai sanar definitivamente, para o Cientista, esta dúvida que o consome...
Como
você
sabe
disso?!!!!
Realmente, não consigo entender em que bases alguém se suporta para afirmar algo como "o que conheço é quase nada em face à existência". Como tem certeza???? Como sabe???
Portanto se eu não conheço Um "meio" para que uma consciência possa se processar, não seria isso um bom argumento para abdicar.
Por que não? Acho que para entender isso, dependerei da sua prestimosa resposta à minha pergunta anterior... O Cientista está confiante que, finalmente, esclarecerá isto agora!
Vejo que o próprio átomo, não sei porque, está unido entre seus componentes.
Se não sabe porque, como sabe que está? Não me parece ser um bom argumento. Pode ser uma interpretação errada do que se observa...
Na natureza, tudo tende a "se unir" das mais diversas formas possíveis.
É mesmo??? Tipo... cargas iguais? Polos magnéticos iguais? Partículas de uma nova?...
O fogo se une.
Como assim?...
Um raio.
Um raio... o que? Se une? Como assim? Que raio é isso?! hahahaha...
Porque não, de alguma forma, alguma forma de energia não se una em si mesma e seja ela mesma um "meio" de se processar?
Acho que preciso das suas respostas às minhas perguntas para processar o suficiente para responder essa. Você vai me ajudar, não vai?
Caro colega. Perdoe-me se puder.
Hmmmm... O Cientista analisará teu caso...
Mas estou completamente desanimado em dialogar contigo.
Normal, é o 'efeito Cientista'. Perfeitamente compreensível. Se faz em todo crente que não consegue contra-argumentar o Cientista. O Cientista te agradece muito porque, declarando-se assim, tão sincera e abertamente, se põe na mesma categoria de tantos outros que agem da mesma exata forma e que, por tremendo preconceito, não apreciarão nada nada identificarem-se com o Jetro.
Pelo motivo de você chacotar, ou tratar com desprezo irônico
Ah, sim, pelo respeito que tenho pelas pessoas? Mas isso é de meu procedimento padrão, não precisa agradecer... O Cientista jamais faria, por exemplo, o que você faz, desrespeitando os outros não os respondendo e os depreciando, desqualificando; para desqualificar sem ser falacioso, é preciso estar em dia com as respostas. Aí sim, quando alguém acusa o Cientista disso, ele se sente realmente em falta e desrespeitoso. Chacotear e ironizar é grande demonstração de respeito.
a todos que não pensam igual a você.
O Cientista ironiza coisas que vê absurdas demais, não necessariamente pensamentos divergentes. Há muitas pessoas que exprimem pensamentos divergentes dos do Cientista e, ainda que lamentando muito pelo erro da pessoa, ele não a ironiza, porque está equivocada mas não foge do próprio equívoco -- característica típica dos equivocados que não pensam extremos absurdos. De qualquer forma, enquanto a pessoa respeita o Cientista, merecendo essa pessoa ou não a ironia do Cientista, ele a respeita.
Estou satisfeito com o diálogo que estou tendo até agora aqui neste tópico.
O Cientista não duvida... e deseja-te felicidades!
Sua contribuição seria muito bem vinda pois vejo que tem potencial.
Sério que assim vês?! Ouu, many thanks!
Mas... para que pudesses aproveitar o "potencial do Cientista", teria o Cientista, primeiro, que se deixar encoleirar pelas necessidades extras do Jetro?... Ahnn...
Mas você teria que esquecer que eu sou um Teísta e não me encarar mais como um oponente.
O Cientista teria que perder (mais do que já perde) memória e não encarar um contradebatedor como aquilo que um contradebatedor... simplesmente... é?! Então... O Cientista admite que tens razão... Ele não pode preencher teus requisitos.
Não irei perder o foco deste tópico.
Que foco?! É que... para perder alguma coisa... é preciso...
...Ah, sim, desculpe! Ô, cabeça, Cientista!