Uma situação de combate real vc pode ver nas lutas de Pride e UFC, onde claramente o jiu jitsu leva vantagem sobre todas as artes marciais.Royce Gracie provou isso ganhando quase todas as lutas de MMA, com 1,80m e 75 kgs.........Até agora eu nw vi nenhuma outra arte marcial prevalecer.....
Pride e UFC não são combate real, são cheios de regras. Apenas os primeiros UFC tinham uma situação mais próxima da real, com proibição apenas de dedo no olho e mordida. E nestes, Royce fez a festa, já que os lutadores que ele enfrentou eram justamente aqueles que eu falei, sem a mínima noção de como se defender das bainanas do Royce. Ainda nesta fase, o Marco Ruas ganhou um UFC em pé.
E muitas outras artes marciais prevaleceram depois disto. O próprio Royce e outros Gracie, além do Vitor Belfort, perderam para o Sakuraba, do shooto, que usou basicamente uma estratégia de se defender de quedas evitando levar a luta para o chão, e batendo. Foi preciso um striker, o Wanderley Silva, para derrotar o Sakuraba quando estava no auge.
O próprio Wanderley Silva é outro exemplo. Embora pratique jiujitsu também, o negócio dele é bater e a maioria das lutas foram vencidas desta forma. Outros strikers, como Mark Hunt e Crocop também venceram várias lutas em pé.
O atual fenômeno, Emilianenko Fedor, um ex-campeão russo de judo e sambo, é outro que prevaleceu sem usar o jiujitsu, inclusive contra um grande lutador de jiujitsu, o Minotauro. Mesmo quando a luta vai para o chão, ele usa a técnica do ground and pound, preferida pelos wrestlers ao jiujitsu.
Existem muitos outros exemplos de strikers e wrestlers que são lutadores de ponta e campeões.