Autor Tópico: A escravidão não era tão ruim assim  (Lida 3983 vezes)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
A escravidão não era tão ruim assim
« Online: 17 de Junho de 2014, 23:38:40 »
A liberdade de associação é um aspecto muito importante da liberdade. Ela é imprecindível. De fato, a falta dela era o maior problema com a escravidão; os escravos não podiam abandonar seu trabalho. Eles eram forçados a se associarem com seus mestres, mesmo que fossem absolutamente contra essa associação. Fora isso, a escravidão não era tão ruim. Você cortava cana, colhia algodão, dançava capoeira, cantava canções, tinha uma boa gororoba para comer todo dia, etc. O único problema de verdade é que a relação era compulsória.
« Última modificação: 18 de Junho de 2014, 02:19:05 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:A escravidão não era tão ruim
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2014, 23:49:24 »
Flamebait descarado.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:A escravidão não era tão ruim assim
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2014, 09:42:55 »
É, cortar cana e colher algodão é muito legal... :|

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2014, 10:14:00 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2014, 10:53:43 »
A liberdade de associação é um aspecto muito importante da liberdade. Ela é imprecindível. De fato, a falta dela era o maior problema com a escravidão; os escravos não podiam abandonar seu trabalho. Eles eram forçados a se associarem com seus mestres, mesmo que fossem absolutamente contra essa associação. Fora isso, a escravidão não era tão ruim. Você cortava cana, colhia algodão, dançava capoeira, cantava canções, tinha uma boa gororoba para comer todo dia, etc. O único problema de verdade é que a relação era compulsória.

E ausência de remuneração.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2014, 11:07:51 »

Levar uma chicotadas de vez em quando, viver em cativeiro e poder ser vendido também devia abalar um pouco a relação trabalhista, mas nada grave, não vamos nos prender aos detalhes.
"Deus prefere os ateus"

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2014, 11:19:07 »
Calma gente, ele so esqueceu o smile no final. :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2014, 11:24:41 »
Isso é uma dessas discussões filosófico-absurdas? E que daqui a pouco estaremos discutindo, na verdade, o significado de "ruim" através do tempo?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2014, 11:27:39 »
Isso é uma dessas discussões filosófico-absurdas? E que daqui a pouco estaremos discutindo, na verdade, o significado de "ruim" através do tempo?

Flamebait descarado.
"Deus prefere os ateus"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2014, 11:46:36 »
Como disse o Juca, tópico ignorado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2014, 12:11:51 »
A liberdade de associação é um aspecto muito importante da liberdade. Ela é imprecindível. De fato, a falta dela era o maior problema com a escravidão; os escravos não podiam abandonar seu trabalho.
Se eles pudesse abandonar o seu trabalho por livre e espontânea vontade, isso não seria escravidão. É o fato da pessoa, privada de sua liberdade e submetido à vontade de outrem, ser forçada a trabalhar (contra a sua vontade) que torna este ato um sistema de escravidão.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2014, 12:21:31 »
A liberdade de associação é um aspecto muito importante da liberdade. Ela é imprecindível. De fato, a falta dela era o maior problema com a escravidão; os escravos não podiam abandonar seu trabalho.
Se eles pudesse abandonar o seu trabalho por livre e espontânea vontade, isso não seria escravidão. É o fato da pessoa, privada de sua liberdade e submetido à vontade de outrem, ser forçada a trabalhar (contra a sua vontade) que torna este ato um sistema de escravidão.

Defina escravidão.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2014, 12:37:43 »

Levar uma chicotadas de vez em quando, viver em cativeiro e poder ser vendido também devia abalar um pouco a relação trabalhista, mas nada grave, não vamos nos prender aos detalhes.

Não ser considerado pessoa, mas bem semovente.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2014, 13:48:23 »

Eu me disponho a ser o mestre por um mês se você se dispuser a ser o escravo, a título de experimento, claro, para que você possa confirmar sua tese. Negócio da China. Aceita? 

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2014, 14:26:43 »
A escravidão nunca foi nem nunca será tão ruim assim, ela é a maior indulgência dos opressores à existência dos oprimidos.

Sendo obequiosos pela escravidão, os oprimidos se justificam desde a escravidão arcaica aos negros até à sutil fumaça do tabaco, passando por vilanias inomináveis de todos os espectros opressores.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2014, 16:12:49 »
Os posts do sergiomgbr são uma mistura de discurso do Gilberto Gil e letras de música do Djavan.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2014, 16:32:58 »

Defina escravidão.
Já esta implicitamente definido na minha própria resposta acima, quando digo que uma pessoa privada de sua liberdade, e submetida à vontade de outrem, é forçada a trabalhar (contra a sua vontade), isto é um sistema de escravidão.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2014, 16:43:10 »
Os posts do sergiomgbr são uma mistura de discurso do Gilberto Gil e letras de música do Djavan.

:biglol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2014, 16:46:48 »
Como apologia não ficaria melhor em nenhum outro tópico, obrigado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2014, 19:52:41 »

Discordo.

Nem de longe as postagens do sergiombbr são tão ruins como os mencionados supra.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2014, 21:12:08 »

Discordo.

Nem de longe as postagens do sergiombbr são tão ruins como os mencionados supra.
Quando não se imagina que venha um elogio depois do outro é daí que vem mesmo. Obrigado também, Geotecton.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2014, 21:48:38 »
Não há nada de errado no post de abertura. Na verdade, se vocês não notaram, ele é uma tradução que eu fiz de uma declaração feita por Walter Blocks nos EUA. Ocorre que ele escreveu/ disse o parágrafo acima na intenção de dizer: não há nada de intrinsicamente inferior no trabalho que os escravos realizavam (colher algodão, cortar cana) ou até mesmo na sua remuneração (considerando que muitos trabalhadores na Europa não tinham onde cair morto).

Mas aí a mídia se aproveitou e tirou o trecho do contexto: "Other than that, slavery wasn't so bad" e divulgou só: "slavery wasn't so bad" para criticar o cara. Daí houve muita controversia e tentaram até demitir o cara.

Enfim, postei aqui pois é mais comum do que parece as pessoas não compreenderem escravidão. Muita gente define ela pelo trabalho realizado pelo escravo, e não pelo caráter compulsório da relação entre o escravo e o mestre. E isso cria muita confusão.

E desde que criaram aquele tópico imundo para colocar todos os podres do PT é raro que surja um tópico novo interessante, por isso postei este aqui. :P

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2014, 21:55:46 »
O problema com o texto é que o "fora isso" (aquilo que ele deixa de fora), ou seja, o trabalho forçado a que era submetido o escravo (o momento onde a sua livre-associação era por exemplo, tirada), era o que tornava esta pratica, uma pratica escravagista, ou seja, este detalhe é a base da escravidão, sem isso, quero dizer, se o individuo tivesse a liberdade de escolha, e pudesse simplesmente ir em bora, ele simplesmente não seria escravo, e aquilo que ele vivia não seria escravidão. É por isso que a afirmação deste Walter Blocks não faz sentido algum.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2014, 22:01:02 »
O problema com o texto é que o "fora isso" (aquilo que ele deixa de fora), ou seja, o trabalho forçado a que era submetido o escravo (o momento onde a sua livre-associação era por exemplo, tirada), era o que tornava esta pratica, uma pratica escravagista, ou seja, este detalhe é a base da escravidão, sem isso, quero dizer, se o individuo tivesse a liberdade de escolha, e pudesse simplesmente ir em bora, ele simplesmente não seria escravo, e aquilo que ele vivia não seria escravidão. É por isso que a afirmação deste Walter Blocks não faz sentido algum.
Claro que faz, é uma simples colocação em que escravidão ali significa: aitvidades e condições comumente associadas a escravos. Figura de linguagem.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2014, 22:09:01 »
Claro que faz, é uma simples colocação em que escravidão ali significa: aitvidades e condições comumente associadas a escravos. Figura de linguagem.
Ok, mas você deve concordar comigo que sem a associação forçada, e por isso, com a liberdade de associação mantida, aquilo que os indivíduos (trabalhador e patrão) acordariam simplesmente não seria mais escravidão.

Além disso, como demonstrado por outros foristas, não é somente a associação forçada, e por isso, a falta da liberdade de associação, o único problema da escravidão, as punições (como as chibatadas) e o sistema de remuneração (ínfimo ou mesmo inexistente) são mais exemplos de características negativas geralmente associadas ao sistema de escravidão.

Estes detalhes mencionados acima, já são para mim, detalhes suficientes para refutarem o comentário do Walter Blocks acima.

Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!