Autor Tópico: A escravidão não era tão ruim assim  (Lida 3985 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:A escravidão não era tão ruim assim
« Resposta #50 Online: 04 de Outubro de 2014, 09:39:38 »
Não, impostos não são frutos de coerção. O imposto é de caráter compulsório, revertido para a sociedade, coletividade. Ninguém é coagido a pagar imposto, assim como ninguém é coagido a respeitar as leis, é um fato obrigatório na sociedade moderna que visa o bem de todos. Discordar quanto é pago e como ele é revertido é outra discussão.

E não entendi o que ideologização te a ver com isso, se não for um espantalho é um no sequitur.
:histeria:

Isso deveria ir para algum exemplo de "duplipensar" numa enciclopédia.

Se eu postasse exatamente a mesma coisa, era capaz de ser acusado de estar "trolando" pelo Juca. Lei de Poe total.

Eu não entendo o problema dos impostos. Eu acho que é uma das coisas mais geniais de todos os tempos. O único problema é não receber retorno por pagar os impostos.
Por isso eu acho "pagamentos" algo ainda mais genial. Se você paga e não recebe pelo que pagou, no mínimo não precisa continuar pagando.
Beleza. Perguntinha básica. Você então é coagido a usar a justiça? É coagido a usar a polícia? Coagido a usar a coleta de lixo? Coagido a andar em rua pavimentada? A ter leis? Governo?

E o que é que o uso ou existência de qualquer um dos itens acima modifica o fato do imposto ser compulsório (coercetivo)?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 04 de Outubro de 2014, 11:05:38 »
Alguém conhece ou sabe de alguém que foi em cana porque não pagou impostos? A pergunta é apenas mera curiosidade e não deve ser interpretada com qualquer outra conotação além disso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #52 Online: 04 de Outubro de 2014, 11:17:22 »
Alguém conhece ou sabe de alguém que foi em cana porque não pagou impostos? A pergunta é apenas mera curiosidade e não deve ser interpretada com qualquer outra conotação além disso.

Al Capone.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 04 de Outubro de 2014, 11:29:54 »
Um busca por "empresário preso por sonegação"  traz bastante resultados.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #54 Online: 04 de Outubro de 2014, 11:32:54 »
Não entendi o drama, imposto é compulsório, o próprio nome já diz. Várias coisas são compulsórias, vacinar criança, seguir a lei, etc. São regras da sociedade em que vivemos, se não quer seguir essa regra pode mudar de país, procurar algum que não tenha regras impostas a você.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Outubro de 2014, 11:53:58 »
Não entendi o drama, imposto é compulsório, o próprio nome já diz. Várias coisas são compulsórias, vacinar criança, seguir a lei, etc. São regras da sociedade em que vivemos, se não quer seguir essa regra pode mudar de país, procurar algum que não tenha regras impostas a você.

Tem certos países que também acolhem muito bem os 'patrulheiros'.  :)  :P
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 12:34:31 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Outubro de 2014, 12:34:11 »

Sim, eu conheço dois casos.

Mas em nenhum deles alguém permaneceu preso.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #57 Online: 04 de Outubro de 2014, 13:00:47 »

Ninguém permanece preso. Nossa CR não prevê penas perpétuas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #58 Online: 04 de Outubro de 2014, 13:10:02 »

Não, impostos não são frutos de coerção. O imposto é de caráter compulsório, revertido para a sociedade, coletividade. Ninguém é coagido a pagar imposto, assim como ninguém é coagido a respeitar as leis, é um fato obrigatório na sociedade moderna que visa o bem de todos. Discordar quanto é pago e como ele é revertido é outra discussão.

E não entendi o que ideologização te a ver com isso, se não for um espantalho é um no sequitur.

:histeria:

Isso deveria ir para algum exemplo de "duplipensar" numa enciclopédia.

Se eu postasse exatamente a mesma coisa, era capaz de ser acusado de estar "trolando" pelo Juca. Lei de Poe total.

Eu não entendo o problema dos impostos. Eu acho que é uma das coisas mais geniais de todos os tempos. O único problema é não receber retorno por pagar os impostos.

Por isso eu acho "pagamentos" algo ainda mais genial. Se você paga e não recebe pelo que pagou, no mínimo não precisa continuar pagando.

Beleza. Perguntinha básica. Você então é coagido a usar a justiça? É coagido a usar a polícia? Coagido a usar a coleta de lixo? Coagido a andar em rua pavimentada? A ter leis? Governo?
Um escravo também não seria.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Outubro de 2014, 14:16:19 »

E o que é que o uso ou existência de qualquer um dos itens acima modifica o fato do imposto ser compulsório (coercetivo)?

Além deste ponto, é sim fato que não usar os serviços citados pode sim ser ilegal em algumas circunstâncias, e dessa forma, coercivo. O que não significa que não seja razoável ou até mesmo o ideal.

E se você não pagar e precisar usar? O sus é um lixo e todo mundo paga por ele, se o pagamento não fosse compulsório e alguém decidir não pagar e precisar usar, o que se deve fazer? Deixar morrer?

Primeiramente, eu não estou me colocando em total oposição a existência de impostos ou do estado. Minhas colocações são apenas quanto a ser de fato coercivo (mesmo que você diga que não é, que é na verdade um direito ( :brasil:), ou um direito e um dever, que poderia ainda ser chamado mais adequadamente de direito-e-dever-de-contribuir-para-o-bem, ou DDCB para abreviar), e quanto a "genialidade" do sistema de cobranças e custeio que, se aplicado por qualquer outra organização não-"legitimada" democraticamente, seria simplesmente "máfia", "venda casada", etc.

"E se alguém usar sem pagar" é o problema dos free riders, risco ao qual se sujeita também todo tipo de instituição dedicada à caridade. Pode-se argumentar que são preferíveis não só pelo aspecto voluntarista da contribuição, mas também até por alguma proximidade às vantagens comumente atribuídas à iniciativa privada em comparação com algo estatal.

O contribuinte voluntário tem em tese, maior poder de "premiar" eficácia e de deixar de subsidiar serviços mal feitos ou corruptos, enquanto que praticamente não há análogo no estado (bem, na verdade não sei são possíveis doações, talvez haja processos legais para isso), apenas as eleições ou processos burocráticos bem mais demorados do que deixar de fazer doações.

É cada vez mais comum a iniciativa privada se engajar também em empreendimentos sociais hoje em dia. Dependendo das proporções que isso toma, talvez fosse análogo a se comprar/votar em "políticas sociais", com o análogo aos "impostos" estando já no preço do que se compra.

<a href="https://www.youtube.com/v/X6VBSwiZhz0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/X6VBSwiZhz0</a>

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 04 de Outubro de 2014, 15:17:02 »
Achei que seria feita uma analogia mais forte de estado/imposto e escravidão. Mas desse jeito acabou ficando algo mais como, "estupro não é tão ruim, o problema é só a coerção", "ser roubado não é tão ruim, o problema é só que você não quis mesmo doar essas coisas".

fiz esse tópico devido a repercussão do caso nos EUA.

Quer dizer, nenhuma?

O fato é que um escravo não deixaria de ser escravo se tivesse uma qualidade de vida melhor que a da população não escrava em geral.

Sim, obviamente. Nesse caso, os não-escravos até se canditariam a vagas de escravos, para conseguir as mesmas condições de trabalho e benefícios.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #61 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:03:09 »

Citação de: Buckaroo Banzai
Citação de: parcus
O fato é que um escravo não deixaria de ser escravo se tivesse uma qualidade de vida melhor que a da população não escrava em geral.

Sim, obviamente. Nesse caso, os não-escravos até se canditariam a vagas de escravos, para conseguir as mesmas condições de trabalho e benefícios.
Resumindo, neste caso eles não seriam escravos, e o sistema de trabalho no qual eles estariam atuando, não seria a escravidão. Ponto final!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #63 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:25:02 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Voluntary_slavery
Ok, mas isso aqui não me parece lá muito atrativo:

"Jean-Jacques Rousseau contends that in a contract of self-enslavement, there is no mutuality. The slave loses all. The contract negates his interests and his rights. It is entirely to his disadvantage. Since the slave loses his status as a moral agent once the slave contract is enforced, the slave cannot act to enforce anything owed to him by his master. Rousseau contrasted this to the social contract, in that the subjects of the government have control over their masters. John Stuart Mill wrote a critique of voluntary slavery as a criticism of paternalism." [Wiki, Voluntary slavery]

E quanto as formas de coerção que pudessem levar a esta "livre-associação" objetivando um contrato de escravidão-voluntária? Ainda por cima temo que depois de preso ao seu mestre por este contrato que o torna escravo-voluntário, o dito escravo não poderia abandonar esta condição quando quisesse, ou poderia?

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:39:33 »
Sei lá, como quiserem. Como disse no post inicial, é mais um dos casos de se tentar polemizar as coisas pelas palavras e sentidos inusitados que pode se tentar dar. "Fora a coerção, estupro não tem nada demais, é só sexo".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #65 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:05:28 »
Sei lá, como quiserem. Como disse no post inicial, é mais um dos casos de se tentar polemizar as coisas pelas palavras e sentidos inusitados que pode se tentar dar. "Fora a coerção, estupro não tem nada demais, é só sexo".
Pois é, foi como eu disse a ele, o problema da escravidão não era somente a perda do direito de livre-associação, existiam outras coisas mais, como trabalho não remunerado, punições em forma de tortura, entre outros problemas mais.

Digamos que este pobre coitado, que não saiba ler ou interpretar a leitura, assine um contrato de livre-associação e escravidão-voluntária, "sabendo" das punições, falta de remuneração em forma de dinheiro, entre outros detalhes mais (como o dever deste novo escravo servir por tempo indeterminado o seu mestre, pelo tempo que ele p. ex., julgar necessário. Mas digamos que este escravo não soubesse de fato, como seria a sua vida depois disso. Uma merda, uma tragédia, mas que não poderia ser desfeita, pois ele se associo livremente, pois ele se voluntariou livremente, e assinou um acordo que o prendeu a seu mestre por tempo indeterminado, e sujeito a todos os empecilhos de sua atual condição, impedido de direitos civis, como aqueles considerados cidadãos livres.

É, como você mesmo ironizou, seria o memso que "Fora a coerção, estupro não tem nada demais, é só sexo".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 04 de Outubro de 2014, 21:25:24 »

Eu quis dizer que eles respondem o processo em liberdade.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 04 de Outubro de 2014, 22:42:04 »
Digamos que este pobre coitado, que não saiba ler ou interpretar a leitura, assine um contrato de livre-associação e escravidão-voluntária, "sabendo" das punições, falta de remuneração em forma de dinheiro, entre outros detalhes mais (como o dever deste novo escravo servir por tempo indeterminado o seu mestre, pelo tempo que ele p. ex., julgar necessário. Mas digamos que este escravo não soubesse de fato, como seria a sua vida depois disso. Uma merda, uma tragédia, mas que não poderia ser desfeita, pois ele se associo livremente, pois ele se voluntariou livremente, e assinou um acordo que o prendeu a seu mestre por tempo indeterminado, e sujeito a todos os empecilhos de sua atual condição, impedido de direitos civis, como aqueles considerados cidadãos livres.

É, como você mesmo ironizou, seria o memso que "Fora a coerção, estupro não tem nada demais, é só sexo".
Contratos não são válidos se uma das parte não tiver pleno conhecimento do que está sendo acordado, portanto a assinatura de um analfabeto dizendo que "leu" não vale muita coisa.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #68 Online: 05 de Outubro de 2014, 10:14:17 »

Por que não responderiam?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 05 de Outubro de 2014, 11:28:34 »

Por que não responderiam?

Eu pensava que era um tipo 'inafiançável'.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #70 Online: 05 de Outubro de 2014, 20:00:31 »

Inafiançável só quer dizer que não vai ter fiança. A liberdade provisória e o relaxamento do flagrante continuam sendo medidas possíveis. Depois da reforma do CPP, responder preso é a exceção da exceção da exceção...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Outubro de 2014, 20:57:03 »

Inafiançável só quer dizer que não vai ter fiança. A liberdade provisória e o relaxamento do flagrante continuam sendo medidas possíveis. Depois da reforma do CPP, responder preso é a exceção da exceção da exceção...

Obrigado pelo esclarecimento.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!