Beleza. Perguntinha básica. Você então é coagido a usar a justiça? É coagido a usar a polícia? Coagido a usar a coleta de lixo? Coagido a andar em rua pavimentada? A ter leis? Governo?
E o que é que o uso ou existência de qualquer um dos itens acima modifica o fato do imposto ser compulsório (coercetivo)?
Além deste ponto, é sim fato que não usar os serviços citados pode sim ser ilegal em algumas circunstâncias, e dessa forma, coercivo. O que não significa que não seja razoável ou até mesmo o ideal.
E se você não pagar e precisar usar? O sus é um lixo e todo mundo paga por ele, se o pagamento não fosse compulsório e alguém decidir não pagar e precisar usar, o que se deve fazer? Deixar morrer?
Primeiramente, eu não estou me colocando em total oposição a existência de impostos ou do estado. Minhas colocações são apenas quanto a ser de fato coercivo (mesmo que você diga que não é, que é na verdade um direito (
), ou um direito e um dever, que poderia ainda ser chamado mais adequadamente de direito-e-dever-de-contribuir-para-o-bem, ou DDCB para abreviar), e quanto a "genialidade" do sistema de cobranças e custeio que, se aplicado por qualquer outra organização não-"legitimada" democraticamente, seria simplesmente "máfia", "venda casada", etc.
"E se alguém usar sem pagar" é o
problema dos free riders, risco ao qual se sujeita também todo tipo de instituição dedicada à caridade. Pode-se argumentar que são preferíveis não só pelo aspecto voluntarista da contribuição, mas também até por alguma proximidade às vantagens comumente atribuídas à iniciativa privada em comparação com algo estatal.
O contribuinte voluntário tem em tese, maior poder de "premiar" eficácia e de deixar de subsidiar serviços mal feitos ou corruptos, enquanto que praticamente não há análogo no estado (bem, na verdade não sei são possíveis doações, talvez haja processos legais para isso), apenas as eleições ou processos burocráticos bem mais demorados do que deixar de fazer doações.
É cada vez mais comum a iniciativa privada se engajar também em empreendimentos sociais hoje em dia. Dependendo das proporções que isso toma, talvez fosse análogo a se comprar/votar em "políticas sociais", com o análogo aos "impostos" estando já no preço do que se compra.
https://www.youtube.com/v/X6VBSwiZhz0