Autor Tópico: O que vcs acham do RECALL na política?  (Lida 2636 vezes)

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
O que vcs acham do RECALL na política?
« Online: 03 de Agosto de 2014, 19:16:18 »
sinceramente, eu sou um desiludido com o estado e com o sistema eleitoral. Mas tenho minha única esperança em mudar aquele abcesso purulento de fora pra dentro através do RECALL. vcs acham possível esse recurso ?
"atirei o pau de selfie no gato, mas o gato não morreu"

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
Re:O que vcs acham do RECALL na política?
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:12:46 »
É possível sim . Mas o Brasil como o conhecemos deixaria de existir e provavelmente haveria intervenção militar externa,principalmente no Norte/Nordeste . Ainda valeria a pena tentar?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 22:16:37 por Reginaldo brasileiro »

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:31:30 »
É possível sim . Mas o Brasil como o conhecemos deixaria de existir e provavelmente haveria intervenção militar externa,principalmente no Norte/Nordeste . Ainda valeria a pena tentar?

o Brasil como eu conheço não me agrada nem um pouco. logo...tudo vale a pena se a alma nao é pequena :ok:

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:37:08 »
Pode não agradar a você,mas agrada a população carente que recebe tudo quanto é tipo de "bolsa",agrada a quem pegou empréstimo do "Minha casa minha vida",agrada ao empresário que pegou empréstimo do BNDES,agrada ao ruralista,agrada ao empresário que é beneficiado com o protecionismo,agrada ao empresário que ganha uma graninha em contratos supervalorizados,etc . Como convencer este povo,que é a maioria da população,a começar tudo de novo?

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2014, 22:42:59 »
Bom, se as FFAA apoiarem quem sabe...um freio de arrumação se faz necessário.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:31:40 »
Estudei em uma escola militar e só digo uma coisa, os militares são retardados. não vão arrumar nada, assim como não arrumaram em 1964. Eles são facistas, e facistas só fazem merda.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 23:34:31 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:35:17 »
Estudei em uma escola militar e só digo uma coisa, os militares são retardados. não vão arrumar nada, assim como não arrumaram em 1964.

HEHEHE...eu tbm estudei no CMF e EPCAR. não é pra eles resolverem e sim para darem apoio a sociedade

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2014, 00:03:29 »
Lembrem-se rapazes, se quiserem mudar o mundo, comecem por sí mesmos, depois, com seu próprios exemplos,  mudem a vizinhança, depois o bairro, depois o município onde moram, etc. etc. Acreditem, é muito mais fáci, do que com um golpe militá!!!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2014, 01:12:25 »
Lembrem-se rapazes, se quiserem mudar o mundo, comecem por sí mesmos, depois, com seu próprios exemplos,  mudem a vizinhança, depois o bairro, depois o município onde moram, etc. etc. Acreditem, é muito mais fáci, do que com um golpe militá!!!
Por um lado sim, mas no fundo no fundo "os incomodados que se mudem" é algo bastante injusto. Tipo um bandido: se morar aqui tem que pagar o nosso suborno/ aceitar ser roubado por nós, se estiver incomodado se mude. Se mudar definitivamente (principalmente de país) é algo mais difícil do que parece.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 01:15:40 por parcus »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2014, 02:20:18 »
Boa batida piada, mas se alguém quer "mudar o mundo" e leva isso mesmo a sério, não tendo qualquer poder real para o empreendimento, está em crença, e, estando em crença, não passa de mais um elemento do mundo exatamente como é, participante da permanência de como é. Essa ideia de alastrar "bons exemplos" pelo mundo é só mais outra crença, fortalecendo a permanência do mundo como é.

Por um lado sim, mas no fundo no fundo "os incomodados que se mudem" é algo bastante injusto. Tipo um bandido: se morar aqui tem que pagar o nosso suborno/ aceitar ser roubado por nós, se estiver incomodado se mude. Se mudar definitivamente (principalmente de país) é algo mais difícil do que parece.
Parece que alguém não entendeu sua piada, sergiomgbr...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2014, 03:09:01 »
Haha, realmente li o que o sergiombr escreveu completamente errado. Li: se quiserem mudar, mudem-se vocês mesmos, de vizinhança, de bairro, de município...  :P. Realmente absurdo essa ideia de mudar sua vizinhaça, seu bairro, etc. Eles vão te recompensar com um pé na bunda, te isolando, te chamando de nazista, de louco, de "neoliberal radical" (como se fosse um chingamento), etc.

Principalmente quando mais da metade da população ganha dinheiro diretamente do governo, e a outra metade também passou 20 anos na escola sofrendo lavagem cerebral. E todo mundo passou a vida toda ouvindo a grobo e sua forma de divulgar fatos.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 03:18:18 por parcus »

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2014, 03:37:55 »
Acontece que não foi uma piada.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2014, 03:48:02 »
Acontece que não foi uma piada.
hehehehehehehehe...  Percebi, mas tentei te salvar dessa...  Tu se atirou de cabeça agora. Num tem mais jeito...

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:22:51 »
ENTÃO, dada dessa equação catastrófica da realidade institucional brasileira, volto ao RECALL...acho que esse link, esse elo de cobrança permanente seria uma revolução institucional. agora fica a minha dúvida, temos tecnologia pra isso?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:28:41 »
O problema do recall é que certas mudanças extremamente necessárias para o país não seriam populares, principalmente com a massa. Por exemplo, desmilitarização da PM, é uma coisa fantástica, mas que a maioria entende como "fim da polícia".

E eu acho muito interessante que as pessoas não decidem o que esperar da massa. Dizem que são muito estúpidas e sofrem lavagem cerebral e não podem escolher um governo, mas todas as alternativas vão passar por escolhas feitas por essa mesma massa, quem não sabe escolher presidente não vai saber fazer recall, a massa que é manipulada pela globo vai ser manipulada por outras empresas. Eu adoraria uma ditadura, mas somente se eu fosse o ditador, eu adoraria a anarquia se eu fosse dono de uma multinacional bilionária com um exército privado, porque em qualquer outro cenário eu estaria a mercê dessa mesma massa pra tomadas de decisão. Os problemas do Brasil, que eu sinceramente acho que estão melhorando, não tem causa única, não se resolvem com uma revolução, um golpe, um sistema econômico mágico, a probabilidade maior num golpe ou revolução hoje é nos tornamos um Irã ou uma Somália, não Singapura ou Suécia. Mudanças boas e duradouras são lentas e graduais, e eu acho que estamos no caminho certo, estamos melhores hoje do que a 30 anos, e a tendência me parece ser melhorar SE as instituições forem mantidas. Uma quebra institucional hoje só favoreceria os populistas religiosos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Skorpios

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:31:41 »
O problema do recall é que certas mudanças extremamente necessárias para o país não seriam populares, principalmente com a massa. Por exemplo, desmilitarização da PM, é uma coisa fantástica, mas que a maioria entende como "fim da polícia".

E eu acho muito interessante que as pessoas não decidem o que esperar da massa. Dizem que são muito estúpidas e sofrem lavagem cerebral e não podem escolher um governo, mas todas as alternativas vão passar por escolhas feitas por essa mesma massa, quem não sabe escolher presidente não vai saber fazer recall, a massa que é manipulada pela globo vai ser manipulada por outras empresas. Eu adoraria uma ditadura, mas somente se eu fosse o ditador, eu adoraria a anarquia se eu fosse dono de uma multinacional bilionária com um exército privado, porque em qualquer outro cenário eu estaria a mercê dessa mesma massa pra tomadas de decisão. Os problemas do Brasil, que eu sinceramente acho que estão melhorando, não tem causa única, não se resolvem com uma revolução, um golpe, um sistema econômico mágico, a probabilidade maior num golpe ou revolução hoje é nos tornamos um Irã ou uma Somália, não Singapura ou Suécia. Mudanças boas e duradouras são lentas e graduais, e eu acho que estamos no caminho certo, estamos melhores hoje do que a 30 anos, e a tendência me parece ser melhorar SE as instituições forem mantidas. Uma quebra institucional hoje só favoreceria os populistas religiosos.

Concordo em número, gênero e grau.

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:40:38 »
calma lá né pessoal...nem tanto ao céu ou ao mar!

o RECALL não é nenhuma bomba atômica institucional, ou é? nada mais justo do que o eleitor ter o controle do seu voto de maneira mais ágil...de 4 em 4 anos é um intervalo inadmissível em pleno secXXI acho eu. Eu volto a afirmar que essa espécie de "procom" eleitoral seria uma maneira de minar certos vícios institucionais, campanha eleitoral por exemplo...o cara vai pensar 10 vzs na hora de decidir se decidir sobre o interesse do seu patrocinador ou do compromisso com o eleitor.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:52:43 »
Vocês acabaram de dizer que o eleitorado é burro!!! Se o eleitorado não sabe escolher de 4 em 4 anos, não vai saber escolher de dois em dois. Veja o resultado das últimas eleições, dos três últimos presidentes, 2 se reelegeram e a terceira tem grande chance de ganhar. O mudaria se fosse de 2 em dois? O PSDB está no poder em São Paulo há mais de 20 anos e tudo indica que leva no primeiro turno de novo. Diminuir o tempo só aumenta o populismo. Só medidas imediatistas e populares, com as mudanças necessárias e doloridas nunca acontecendo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #18 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:04:43 »
Vocês acabaram de dizer que o eleitorado é burro!!! Se o eleitorado não sabe escolher de 4 em 4 anos, não vai saber escolher de dois em dois. Veja o resultado das últimas eleições, dos três últimos presidentes, 2 se reelegeram e a terceira tem grande chance de ganhar. O mudaria se fosse de 2 em dois? O PSDB está no poder em São Paulo há mais de 20 anos e tudo indica que leva no primeiro turno de novo. Diminuir o tempo só aumenta o populismo. Só medidas imediatistas e populares, com as mudanças necessárias e doloridas nunca acontecendo.

justamente, vou usar esse seu gancho para contribuir com o RECALL.  esses políticos se elegem com a máquina publicitária, promessas e populismos mas na hora de propor essas mudanças depois de eleito isso fica no passado...eles se reelegem sim graças a ignorância e letargia do eleitor, mas tbm pelo sistema que não se oxigena, os caciques são os mesmos. Agora, se vc der uma ferramenta de cobrança efetiva e ágil ao eleitor ignorante, ele vai começar a ter um aprendizado que vem junto com a responsabilidade de poder tirar o seu candidato se ele se sentir "traído"... o voto obrigatório tbm é um absurdo...se juntar os dois, RECALL+ VOTO FACULTATIVO eu vejo um grande avanço e não precisaríamos esperar tanto tempo para ver resultados.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:17:59 »
O sistema é oxigenado, a cada 4 anos, se o eleitor não consegue perceber a falta de ação ou ações erradas em 4 anos, como esperar que ele faça em menos tempo? Sério, o que você está dizendo não faz sentido. É a mesma coisa que um professor dar um livro para o aluno ler e dar uma prova depois, o aluno tem duas semanas pra ler, e vai mal na prova, aí pra melhorar,  o professor diminui o prazo pra uma semana. Se ele não entendeu o livro em duas semanas, não vai entender em 1! Diminuir o tempo só aumenta as medidas populistas, que podem fazer um estrago maior ainda. Sobre o voto facultativo, eu tenho sérias dúvidas, por exemplo, os evangélicos conseguiriam arrebanhar muitos eleitores, e com o total de votos diminuídos aumentaria ainda mais a quantidade de políticos eleitos com esse perfil.

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #20 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:55:50 »
analogia do livro não me parece correta nesse caso. Não se trata de aprender o que já foi prometido né mesmo? quanto ao populismo, não sei se pioraria, o que tá aí é puro populismo tbm...talvez pra começar com um RECALL basicão, limitando os possíveis "estragos" desse atual sistema.

quanto ao voto e os evangélicos, aí é questão da sociedade decidir...esse negócio de ficar assistindo só tbm não ajuda, uma sociedade que não chama pra si a responsabilidade merece mais é ser extinta pô!

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:12:52 »

Excelente análise, concordo que é por aí mesmo. Muito dificilmente uma ditadura traria melhoras, acreditar que teríamos um déspota esclarecido me parece tolice, é bem mais provável que uma ditadura traga mais problemas do que soluções.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:18:20 »

E medidas de austeridade econômica, como o corte de despesas governamentais visando um déficit zero, seria extremamente impopular  num primeiro momento,  só posteriormente é que os benefícios econômicos iriam aparecer.  Mas, num sistema onde o governo pudesse ser chutado em dois anos, uma política como essa seria praticamente impossível de ser implantada.

Muito ao contrário de um recall de dois em dois anos, penso que seria necessário um mandato contínuo de pelo menos uns 8 anos para conseguir implantar medidas impopulares e ainda conseguir colher o melhor do  fruto desas medidas durante a vigência do mandato.

.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 13:22:41 por JJ »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:31:47 »
analogia do livro não me parece correta nesse caso. Não se trata de aprender o que já foi prometido né mesmo? quanto ao populismo, não sei se pioraria, o que tá aí é puro populismo tbm...talvez pra começar com um RECALL basicão, limitando os possíveis "estragos" desse atual sistema.

quanto ao voto e os evangélicos, aí é questão da sociedade decidir...esse negócio de ficar assistindo só tbm não ajuda, uma sociedade que não chama pra si a responsabilidade merece mais é ser extinta pô!

A analogia é válida porque é necessário entender o que foi prometido e o que foi feito e ver a diferença, isso envolve receber informação e interpretar, como ler um livro, se a pessoa não consegue perceber isso em 4 anos, não vai perceber em 2. Muitas medidas boas podem ser interrompidas porque o povo não entende o que elas significam, ai só ficam as populistas.

E a sociedade precisa ser madura pra tomar melhores decisões, a democracia na América Latina é uma coisa muito nova, que sofreu muitos contratempos na história, não da pra esperar que o povo saia de de uma ditadura militar, com um índice de analfabetismo altíssimo e automaticamente saiba votar e o valor das instituições. Estamos melhorando, mas mudanças desse tipo levam tempo, o amadurecimento de uma sociedade leva tempo, então essa coisa de vai ou racha, ou chama a responsabilidade ou merece ser extinta, é babaquice, não temos como cobrar 100% de coerência de quem sabe o que significa coerência. Por enquanto a obrigação do voto se faz necessária, quando tivermos uma sociedade mais madura, mais educada, ai podemos mudar. O povo ainda não sabe o valor do voto, olhe aqui mesmo no fórum, temos uma maioria absoluta de pessoas inteligentes e educadas, e mesmo aqui temos vários exemplos de pessoas que não dão valor ao voto e a democracia.

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:58:01 »

E medidas de austeridade econômica, como o corte de despesas governamentais visando um déficit zero, seria extremamente impopular  num primeiro momento,  só posteriormente é que os benefícios econômicos iriam aparecer.  Mas, num sistema onde o governo pudesse ser chutado em dois anos, uma política como essa seria praticamente impossível de ser implantada.

Muito ao contrário de um recall de dois em dois anos, penso que seria necessário um mandato contínuo de pelo menos uns 8 anos para conseguir implantar medidas impopulares e ainda conseguir colher o melhor do  fruto desas medidas durante a vigência do mandato.

.

e vc acha que essa mudança vai vir de dentro pra fora quando? vc acredita que o estado vai cortar seu tamanho e custos por vontade daqueles que se beneficiam com o atual sistema? só vejo isso possível se houver uma quebradeira geral e inanição financeira.

quanto ao mandato longo que não sofra as intempéries do eleitor, aí vc me desculpe mas esse argumento é a própria essência daquilo que vc condena como ditadura.

vamos ficar tentando acertar de 8 em 8 anos...essa história eu já conheço, "o país do futuro".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!