Autor Tópico: Você quer ser corrupto? Vá para a Universidade Pública  (Lida 5050 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Você quer ser corrupto? Vá para a Universidade Pública
« Online: 18 de Agosto de 2014, 13:02:24 »
DRA. RUBRA VULVA E
AS CANÇÕES LADINAS *

(Nestes últimos meses, os jornais têm publicado notícias sobre a insolvência da USP. Nada de espantar. Republico crônica escrita há três anos).

Há horas venho afirmando que as universidades brasileiras são as agências de turismo mais em conta para jovens com pouca grana e muita sede de conhecer o mundo. Em meus dias de Santa Catarina, a melhor agência era, sem dúvida alguma, a UFSCTUR. Quatro ou cinco anos às margens do Sena, com todas as mordomias, para estudar o teatro do nordestino Nelson Rodrigues ou os dialetos do Veneto... no meio-oeste catarinense. Muitas vezes, o doutorando voltava de mãos abanando, mas que se vai fazer? Nem todos conseguem terminar uma tese.

Já tive notícias de uma professora de literatura comparada gaúcha, que atravessou o planeta, de Porto Alegre a Tóquio, para apresentar um vital comunicado, de vinte minutos... sobre literatura comparada. Conheci outra que foi de Brasília a Paris, para apresentar um textículo de poucas páginas sobre Guimarães Rosa em um colóquio na Sorbonne. Isso sem falar de acadêmicos que vão estudar Clarice Lispector em Londres ou Berlim. Tudo isto, às custas do contribuinte.

A USPTUR também tem se revelado muito conveniente para voltas ao mundo. Leio nos jornais que, a fim de identificar as características culturais da alimentação mundial, pesquisadores do Laboratório de Ecologia Isotópica do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP viajaram o mundo para analisar o Big Mac, principal e mais conhecido produto da rede de fast-food McDonald's, que está presente em mais de 100 países. "O lanche, considerado o carro-chefe do McDonald's, funciona como um poderoso traçador do sistema de produção de carne dos países. O hambúrguer fornece diversas e variadas informações", informa o pesquisador Luiz Antonio Martinelli, responsável pela pesquisa divulgada pela USP.

Os pesquisadores uspianos se muniram de alta tecnologia. Para descobrir onde e como é produzido o principal produto do Big Mac, o hambúrguer, a pesquisa rastreou a cadeia alimentar do gado. Martinelli chegou à conclusão que, apesar de o Big Mac ser uma comida global, seu sabor é local, pois o hambúrguer é originário do rebanho de cada país. "Mas isso não ocorre no mundo todo. Os isótopos estáveis do carbono e do nitrogênio da carne contida em cada um dos Big Macs estudados mostraram, por exemplo, que o lanche consumido no Japão é proveniente da Austrália, com gado alimentado com gramíneas do tipo fotossintético C4".

Esta conclusão foi baseada no fato que as carnes dos lanches japoneses tinham uma razão isotópica do carbono-13/carbono-12 mais elevada do que os esperados num país baseado em uma agricultura de ciclo C3. O fato comprova que o Japão importa carne da Austrália, onde prevalece o modo fotossintético C4 da lavoura, ou seja, das plantas que suportam altas luminosidades, fato que não ocorre no país nipônico.

Ou seja, para concluir que o Japão importa carne da Austrália, os bravos pesquisadores precisaram deslocar-se às antípodas. Não seria mais fácil – e bem mais econômico - enviar uma consulta às câmaras de comércio de ambos os países? Ou às franquias do McDonald’s? A pesquisa permitiu chegar a três conclusões. "A primeira é que com um simples hambúrguer é possível rastrear o que o gado come pelo mundo todo. A segunda nos confere a possibilidade de estabelecer como carnes produzidas em diferentes países viajam pelo mundo. E a terceira é que, por uma questão de mercado, o igual não é tão semelhante assim", relata Martinelli, que empregou o conceito "glocal" (global + local) para caracterizar o Big Mac.

Será preciso ir a Tóquio ou Camberra para saber o que o gado come no mundo todo? Além disso, para que serve ao conhecimento nacional saber o que os bois comem nas diferentes latitudes? Gastar milhões de reais para saber que o igual não é tão semelhante assim?

Turismo disfarçado de pesquisa e nada mais do que isso. O que me lembra o caso da Dra. Rubra Vulva, da Universidade Federal de Santa Catarina. Se a dita cuja era rubra, não sei. Ocorre que ela escreveu um poema onde falava de “minha rubra vulva”. Pediu, levou. A doutora elaborou um projeto de pesquisa comparativa do cancioneiro ladino. Ou seja, turismo garantido por onde quer que houvesse sefarditas: Espanha, Portugal, Israel e países do norte da África. Não fiquei sabendo quantos países visitou. Mas Dra. Rubra Vulva tinha especial consideração pelas verbas públicas que recebia. Segundo minhas fontes na Receita Federal, tentou abater de seu imposto de renda até mesmo os cafezinhos que tomava em aeroportos.

Há muitas teses lindas de defender, e de vital interesse para a humanidade. Generoso como sou, sugiro algumas:

O comportamento sexual das adolescentes nórdicas nas ilhas gregas. Creta, Mykonos, Santorini, Lesbos, Paros, Antiparos, etc.

A tributação da banana nas ilhas canárias. Tenerife, Gran Canária, Lanzarote, Fuerte Ventura, El Hierro, La Palma, Gomera.

As variantes regionais da pizza na Sicília, Calábria, Costa Amalfitana e Emilia Romagna. Palermo, Siracusa, Agrigento, Taormina, Tropea, Amalfi, Positano, Ravello, Bolonha, Rimini, Modena, Parma, Ravenna.

As concepções sueca e dinamarquesa do smörgåsbord. Passeios pelos canais de Estocolmo e Copenhague, Millesgården, Gamla Stan, Tivoli.

As traduções de Machado em Berlim, Londres, Roma e Paris. Spree, Kurfürstendamm, Tâmisa, Convent Garden, Tibre, Trastevere, Coliseu, Capitólio, Sena, Champs Elysées, Quartier Latin, torre Eiffel, Notre Dame, Louvre, etc.

A incidência de luz solar nos fjordes noruegueses durante o verão e inverno boreais. Bergen, Trondheim, Bodø, Lofoten, Tromsø.

Gadus morhua e o conceito de bacalhau nas ilhas Lofoten. De preferência com sol da meia-noite.

A influência de Jean Genet na dramaturgia rodrigueana. Dias tranqüilos às margens do Sena.

O Alienista, de Machado, e Nau dos Insensatos, de Sebastian Brant. Alsace-Lorraine, Strasbourg, Nancy, Meuse, Moselle.

As sutis nuanças das safras de Rioja no País Basco. San Sebastián, Navarra, Pamplona.

A cuisine du terroir em Provence. Marselha, Aix-em-Provence, Avignon, Arles.

Traços de Simone de Beauvoir na obra de Raquel de Queiroz. Mais dias tranqüilos em Paris.

As distintas arquiteturas dos castelos do Val de Loire. Um roteiro romântico pelos castelos medievais da França.

A geografia humana do Quartier Latin. Mais dias tranqüilos às margens do Sena.

A consistência das massas nos restaurantes do Trastevere. E o melhor da culinária de Roma.

Os fluxos migratórios em Kreutzberg. Turismo em um dos bairros mais típicos de Berlim.

Vasto é o mundo e vastos são os campos do conhecimento humano. Se você é acadêmico e tem pistolão junto à Capes ou CNPq, não se peje. Vá em frente que o contribuinte paga.

* 13/07/2011

http://cristaldo.blogspot.com.br/2014_08_01_archive.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Você quer ser corrupto? Vá para a Universidade Pública
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2014, 13:38:35 »
O que foi descrito acima não é nem um pedaço da lasca da 'ponta do iceberg'.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2014, 16:30:46 »
Meu primo que fez biologia não parava um minuto aqui em MG. Cada semana era um novo "bioma" sendo estudado... só se for o existente nas ninfetinhas da sala dele. ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2014, 17:08:12 »
Evidência anedótica por evidência anedótica, não conheço ninguém que utilizou do ciência sem fronteiras para passear.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2014, 17:43:26 »
Sóo Snow e o Manhattan. Estudar física na Holanda... sei. :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2014, 19:02:59 »
Evidência anedótica por evidência anedótica, não conheço ninguém que utilizou do ciência sem fronteiras para passear.

Te apresento alguns...

Bolsista no exterior põe estudo em 2º plano para o "Turismo sem Fronteiras"
Publicada em 06/06/2014 11:59:37

"É muito engraçado a fama que o estudante brasileiro tem aqui nos Estados Unidos. Todo mundo pensa que somos ricos: porque todos os bolsistas do Ciência sem Fronteiras [CsF] têm um Apple [notebook que pode custar até R$ 4,2 mil], um iPhone 5 [celular que vale R$ 3, mil], roupa de marca que compramos aqui e porque viajamos quase toda a semana para uma cidade diferente", diz um universitário que estuda nos EUA pelo programa do Governo Federal.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-06-06/bolsista-no-exterior-poe-estudo-em-2-plano-e-adere-aoturismo-sem-fronteiras.html
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2014, 20:28:02 »
CSF é um passeio em si.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2014, 23:13:48 »
Eu não sou fã do programa (prefiro $$ investido aqui), não que minha opinião valha alguma coisa, mas estudante de doutorado/etc sempre ganha pouco, e a bolsa do ciência sem fronteiras é menor do que as bolsas do exterior. É péssimo uso do seu tempo, como pessoa bem educada e com oportunidade, viver desse dinheiro e não se formar. Mas o mesmo pode ser dito de alunos que são matriculados em universidades públicas e não se formam. O que faremos, fecharemos as universidades públicas só por isso? Os argumentos dados pelo artigo são péssimos.

E uma pessoa pode muito bem ser produtiva e curtir o exterior. O artigo é muito mimizento.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2014, 23:32:20 »
O ciência sem fronteiras não deveria ter a parte de graduação.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2014, 00:30:12 »
Eu não sou fã do programa (prefiro $$ investido aqui), não que minha opinião valha alguma coisa, mas estudante de doutorado/etc sempre ganha pouco, e a bolsa do ciência sem fronteiras é menor do que as bolsas do exterior. É péssimo uso do seu tempo, como pessoa bem educada e com oportunidade, viver desse dinheiro e não se formar. Mas o mesmo pode ser dito de alunos que são matriculados em universidades públicas e não se formam. O que faremos, fecharemos as universidades públicas só por isso? Os argumentos dados pelo artigo são péssimos.

E uma pessoa pode muito bem ser produtiva e curtir o exterior. O artigo é muito mimizento.
Fato, o Brasil não tem exclusividade em termos de gastos estúpidos e insensatos com bolsas/educação. Já eu acho que é uma excelente oportunidade para um aluno de graduação, não é todo dia que ele consegue uma férias de 1 ano para surfar e fazer o que quiser da vida sem ter que se preocupar em dar satisfação. Para um aluno de graduação, que ainda não tem família nem está construindo uma carreira onde um ano não irá interromper nenhuma parte importante da sua vida, é muito bom negócio.

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2014, 05:28:22 »
O programa CSF apenas segue o padrão da educação pública brasileira. Quantos estudantes entram nas Universidades Federais e não se formam? Quantos recursos são gastos com eles? Quantas vagas eles ocupam? Acho que o CSF pode melhorar muito mas não deixa de ser um ótimo programa de educação.

Agora claro, se sua opinião for contra o ensino público, o programa tb é condenável.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2014, 06:49:00 »

Concordo. Estou vendo isso em primeira mão. O que acontece é que os estudantes de pós-graduação ou pós-docs levam a coisa a sério, na sua maioria. E pelo simples fato de que sabem que estão investindo na sua carreira e de que haverá cobrança. Já os de graduação (os que vi, pelo menos) estão se lixando para os estudos e ficam a maior parte do tempo passeando. Sei de gente que assiste uma aula por semana, ou que ficou menos de uma semana no laboratório durante um ano. Nesse caso, trata-se de dinheiro público jogado no lixo.

Note que, quanto à pós-graduação e pós-doutorados, acho o CSF uma boa ideia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2014, 08:59:44 »
O programa CSF apenas segue o padrão da educação pública brasileira. Quantos estudantes entram nas Universidades Federais e não se formam? Quantos recursos são gastos com eles? Quantas vagas eles ocupam? Acho que o CSF pode melhorar muito mas não deixa de ser um ótimo programa de educação.

O problema não está no programa e sim na falta de acompanhamento e fiscalização do profissional pelo órgão pagador.

Agora claro, se sua opinião for contra o ensino público, o programa tb é condenável.

Não necessariamente.
Foto USGS

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2014, 20:12:46 »

O problema não está no programa e sim na falta de acompanhamento e fiscalização do profissional pelo órgão pagador.

Concordo.

Não necessariamente.

Eu não quis dizer que apenas se você for contra o ensino público que pode condenar o programa. Só quis apontar que isso faria mais sentido.

Concordo. Estou vendo isso em primeira mão. O que acontece é que os estudantes de pós-graduação ou pós-docs levam a coisa a sério, na sua maioria. E pelo simples fato de que sabem que estão investindo na sua carreira e de que haverá cobrança. Já os de graduação (os que vi, pelo menos) estão se lixando para os estudos e ficam a maior parte do tempo passeando. Sei de gente que assiste uma aula por semana, ou que ficou menos de uma semana no laboratório durante um ano. Nesse caso, trata-se de dinheiro público jogado no lixo.

Note que, quanto à pós-graduação e pós-doutorados, acho o CSF uma boa ideia.

Se o CSF tem que acabar pois desperdiça dinheiro público com jovens que não estão nem aí pro desenvolvimento acadêmico, então também deveria fechar todas universidades públicas. Eu não acho que deva excluir os alunos de graduação do programa mas sim melhorar o acompanhamento deles por parte da universidade. Afinal existem vários alunos que vão pro programa e levam ele a sério. E outra coisa, o intercâmbio não é somente para ficar assistindo aula em outro país. Ele engloba o conhecimento de uma nova cultura, a fluência em outra língua, o network internacional, etc. Neste sentido e na minha visão, faz muito mais sentido o CSF para graduação do que para a pós.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:03:05 »
[...]
Se o CSF tem que acabar pois desperdiça dinheiro público com jovens que não estão nem aí pro desenvolvimento acadêmico, então também deveria fechar todas universidades públicas. Eu não acho que deva excluir os alunos de graduação do programa mas sim melhorar o acompanhamento deles por parte da universidade. Afinal existem vários alunos que vão pro programa e levam ele a sério. E outra coisa, o intercâmbio não é somente para ficar assistindo aula em outro país. Ele engloba o conhecimento de uma nova cultura, a fluência em outra língua, o network internacional, etc. Neste sentido e na minha visão, faz muito mais sentido o CSF para graduação do que para a pós.

Concordo em parte.

Mas o nome do programa é "Ciência Sem Fronteira" e não "Turismo Com o Dinheiro dos Outros".

Quer ter fluência em outra língua no país natal dela? Quer conhecer outras culturas? Quer ampliar a sua rede de contatos?

Faça com o seu dinheiro ou o da sua família. Não com o dinheiro dos impostos.
Foto USGS

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:37:22 »
Concordo em parte.

Mas o nome do programa é "Ciência Sem Fronteira" e não "Turismo Com o Dinheiro dos Outros".

Quer ter fluência em outra língua no país natal dela? Quer conhecer outras culturas? Quer ampliar a sua rede de contatos?

Eu discordo. Acho que a fluência na língua, a cultura e o contato com outra pessoas são partes integrantes do programa.

Apresentação do programa pelo site:

"Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional..."
"...alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior."

Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:37:50 »
Não é assim que funciona. Eu não tenho a mínima ilusão na educação e sei que eu não tinha chance de aproveitar muito daquilo academicamente. Na verdade, havia cogitado em passar um mês numa universidade dos EUA para ver como as coisas funcionavam lá. Mas com os custos disso para além de 10 mil dólares combinado com a falta de qualquer integração com o curso de medicina julguei aquilo caro demais para a possível experiência. Por fim, decidi ir no CsF mesmo com os custos para lá de 200 mil reais e hoje não me arrependo, deixar os outros se aproveitarem das benesses públicas e trabalhar duro para compensar a folia dos outros só servirá para amenizar a percepção de predação da população pela população, levando a mais predação, uma profecia auto-realizante.

Agora veja bem, o fato de você achar que está valendo a pena e se esforçar muito com ciência não faz que o dinheiro público do nada torne-se "rentável". Muito pelo contrário, a sua completa ignorância econômica e recusa a considerar preços na hora de agir só irá fazer que você continue a agir irresponsavelmente, exigindo mais e mais bolsas, e "direitos", e estado, e dinheiro do estado, e socialismo e cause um estrago maior ainda na economia a medida que você tenta dissociar os preços de benefícios.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:52:25 »
Concordo em parte.

Eu discordo. Acho que a fluência na língua, a cultura e o contato com outra pessoas são partes integrantes do programa.

"Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional..."
"...alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior."

Em qual trecho é ressaltado, como objetivo, a obtenção de fluência no idioma e o intercâmbio cultural?

Em nenhum.

No meu tempo de 'bolsa-sanduíche', a pessoa somente era aprovada se tivesse proficiência no idioma do país escolhido. Não se ia para aprender a língua.

E, insisto, quem quer ter estes tipos de benefícios, que pague do próprio bolso.
Foto USGS

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:24:27 »
Concordo em parte.

Em qual trecho é ressaltado, como objetivo, a obtenção de fluência no idioma e o intercâmbio cultural?

Em nenhum.

No meu tempo de 'bolsa-sanduíche', a pessoa somente era aprovada se tivesse proficiência no idioma do país escolhido. Não se ia para aprender a língua.

E, insisto, quem quer ter estes tipos de benefícios, que pague do próprio bolso.

Ainda se faz o teste de proficiência no idioma, mas não é necessário a fluência.

Se o governo quer estabelecer contatos e parcerias entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o mínimo necessário é a comunicação entre as duas partes. Então a fluência do idioma e um pouco de conhecimento da cultura do país é benéfica para o participante do programa.

Já me falaram (mas não tem como comprovar) que uma das metas a longo prazo do programa é diminuir a carência que o Brasil tem em mão-de-obra especializada e internacional. Não é novidade que empresas brasileiras ainda importam muitos profissionais de diversas áreas pra suprir demandas.

Não estou falando que todos os alunos beneficiados do programa vão fazer valer a pena o dinheiro investido. Mas com certeza vão ter alguns. Aquele aluno que não teria condição de pagar do próprio bolso um intercâmbio, vai e fica 1 ano no país, conhece pessoas e  professores que mantém contato, se sobressai na universidade, faz um estágio em uma multinacional que tem filial no Brasil. Esse cara quando voltar e eventualmente se formar vai render bons frutos não só pra ele mas também pra economia.

Quais tipos de benefícios o aluno deveria ter então?

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:37:56 »
Não é assim que funciona. Eu não tenho a mínima ilusão na educação e sei que eu não tinha chance de aproveitar muito daquilo academicamente. Na verdade, havia cogitado em passar um mês numa universidade dos EUA para ver como as coisas funcionavam lá. Mas com os custos disso para além de 10 mil dólares combinado com a falta de qualquer integração com o curso de medicina julguei aquilo caro demais para a possível experiência. Por fim, decidi ir no CsF mesmo com os custos para lá de 200 mil reais e hoje não me arrependo, deixar os outros se aproveitarem das benesses públicas e trabalhar duro para compensar a folia dos outros só servirá para amenizar a percepção de predação da população pela população, levando a mais predação, uma profecia auto-realizante.

Agora veja bem, o fato de você achar que está valendo a pena e se esforçar muito com ciência não faz que o dinheiro público do nada torne-se "rentável". Muito pelo contrário, a sua completa ignorância econômica e recusa a considerar preços na hora de agir só irá fazer que você continue a agir irresponsavelmente, exigindo mais e mais bolsas, e "direitos", e estado, e dinheiro do estado, e socialismo e cause um estrago maior ainda na economia a medida que você tenta dissociar os preços de benefícios.

Bom eu tenho uma "mínima ilusão" na educação brasileira e acho o CSF um bom programa. Ele não é perfeito, já citei isso, e uma das coisas a melhorar é exatamente a fiscalização dos participantes, para evitar que eles só o usam para folia. Mas não o considero como uma "bolsa social" dado a qualquer um. Se existem problemas, que sejam tratados e solucionados. Mas a resposta não é acabar com o programa.

A forma rentável do programa é bem visível pra mim. É um investimento em um futuro profissional que vai atuar na economia local.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:38:18 »
Ainda se faz o teste de proficiência no idioma, mas não é necessário a fluência.
Sim, mas mesmo assim o governo ainda paga cursinho de inglês que eles poderiam muito bem fazer no Brasil. Aliás o irônico é que as pessoas que faziam o cursinho de inglês dizem que ele é mais trabalhoso que a faculdade.
Já me falaram (mas não tem como comprovar) que uma das metas a longo prazo do programa é diminuir a carência que o Brasil tem em mão-de-obra especializada e internacional. Não é novidade que empresas brasileiras ainda importam muitos profissionais de diversas áreas pra suprir demandas.
Você já ouviu falar da história dos médicos da Etiópia? Em um certo ponto na história existiam mais médicos Etiópios trabalhando na cidade de Chicago que na Etiópia (e se não me engano ainda é assim). Com todos os países do mundo estão enfiando dinheiro na educação como se não houvesse amanhã. A gente devia é atrair essa mão de obra para nosso país através de garantir uma economia competitiva que atraia esses profissionais, e não afundar mais ainda a nossa economia. A tecnologia e a educação privada de qualidade virão "de brinde" com isso.

Os pesquisadores procuram uma economia saudável (leia-se money), praia e loiras siliconadas. Não um dinheiro de um mendigo segurando um pau pronto para dar paulada em quem morder a isca.

Não estou falando que todos os alunos beneficiados do programa vão fazer valer a pena o dinheiro investido. Mas com certeza vão ter alguns. Aquele aluno que não teria condição de pagar do próprio bolso um intercâmbio, vai e fica 1 ano no país, conhece pessoas e  professores que mantém contato, se sobressai na universidade, faz um estágio em uma multinacional que tem filial no Brasil. Esse cara quando voltar e eventualmente se formar vai render bons frutos não só pra ele mas também pra economia.
Mais provavel é que esses alunos desenvolvam contatos e fiquem lá de vez. Pelo menos em alguns países eles serão mais bem apreciados.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 22:42:48 por parcus »

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:30:15 »
Sim, mas mesmo assim o governo ainda paga cursinho de inglês que eles poderiam muito bem fazer no Brasil. Aliás o irônico é que as pessoas que faziam o cursinho de inglês dizem que ele é mais trabalhoso que a faculdade.

Isso eu concordo.

Você já ouviu falar da história dos médicos da Etiópia? Em um certo ponto na história existiam mais médicos Etiópios trabalhando na cidade de Chicago que na Etiópia (e se não me engano ainda é assim). Com todos os países do mundo estão enfiando dinheiro na educação como se não houvesse amanhã. A gente devia é atrair essa mão de obra para nosso país através de garantir uma economia competitiva que atraia esses profissionais, e não afundar mais ainda a nossa economia. A tecnologia e a educação privada de qualidade virão "de brinde" com isso.

O Brasil já faz isso com o Mais Médicos.  :lol:

Mais provavel é que esses alunos desenvolvam contatos e fiquem lá de vez. Pelo menos em alguns países eles serão mais bem apreciados.

Se as empresas aqui pagarem a eles os salários dos profissionais importados não tem pq saírem. Aí agnt tem q acreditar naquela história, de que salários bons existem no mercado, só faltam mão-de-obra qualificada.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:42:31 »
A história é real, tenho mais vagas que candidatos competentes para ocupa-las. Tenho que importar e pagar bem mais caro. Aliás eu sou um grande exemplo disso, só estou no Brasil porque não encontro ninguém pra me substituir. O bom é que a Copa empolgou muitos estrangeiros a vir pra cá.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Agosto de 2014, 00:02:15 »
Se as empresas aqui pagarem a eles os salários dos profissionais importados não tem pq saírem. Aí agnt tem q acreditar naquela história, de que salários bons existem no mercado, só faltam mão-de-obra qualificada.
Se eu não me engano, o falecido Steven Jobs disse em reunião com o Obama a mesma coisa: "o estado tem que enfiar mais dinheiro na educação, mimimi, temos quer ter mais mão de obra para nosso setor subsidiada pelo estado".

O fato de haver vagas não significa que essas vagas serão preenchidas com a formação de mais profissionais no Brasil. E sim se elas pagassem mais, seria uma solução mais efetiva, mas elas não podem pagar mais se a economia está em frangalhos.

Lembre-se de uma coisa, mão de obra qualificada é flexível, se aparecer um concurso público pagando melhor eles vão para lá, se outra profissão estiver pagando mais, eles mudam de profissão.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 00:08:03 por parcus »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Agosto de 2014, 00:16:48 »
O Brasil já faz isso com o Mais Médicos.  :lol:
De certa forma. E eu sou simpatizante dos mais médicos por motivos diferentes dos esquerdistas. Sou a favor pois oferece aos médicos cubanos uma oportunidade de fugir da ilha do Fidel e porque a toda a população mais carente do Brasil só tem a se beneficiar de mais profissionais no mercado produzindo, mesmo que eles sejam a princípio inferiores aos médicos brasileiros (e a medida que trabalham aqui não duvido que fiquem melhor que muitos deles).

O meu grande problema com o programa é o dinheiro indo ao Fidel e a não validação automatica do diploma deles, que prende eles ao SUS.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 00:20:17 por parcus »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!