Por que a agricultura orgânica seria uma bobagem anti-científica?
Agricultura orgânica é uma agricultura sem agrotóxicos e fertilizantes minerais. Em tese seus produtos são mais "saudáveis" (embora isto seja discutível). Existe muito exagero em relação à agricultura orgânica, mas em resumo seria uma vertente interessante para o público interessado em vegetais e animais produzidos sem agrotóxicos.
Essa é a propaganda da coisa, não a realidade, pois são usados agrotóxicos, apenas não aqueles produzidos industrialmente, que são mais eficientes e permitem uma escala maior de produção de alimentos.
Resumindo, as diferenças vão desde benefícios negligenciáveis, que não compensam o custo mais elevado, até prejuízos, pelas perdas devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes menos eficientes, bem como rejeição a alimentos geneticamente modificados, que pode ser um fator, parte dos fetiches naturebas pseudocientíficos.
Ao mesmo tempo, a propaganda faz muito uso de mentiras e alarmismo, como associações não-comprovadas entre um aumento nos casos de câncer e os alimentos produzidos industrialmente/não-"orgânicamente". E isso é repetido por políticos que alguns (mesmo supostamente céticos) têm como sendo os ideais/melhores. E não fazem nada?
Não vejo isto como "anti-científico". A agricultura orgânica é menos produtiva, e gera produtos mais caros e em geral mais feios
, mas pode ser um nicho interessante para o agricultor.
É um nicho econômico interessante para quem se veja capaz de produzir, como é o nicho de produzir qualquer artigo de luxo, não nego isso. Ex.: pulseiras chiquérrimas que ainda por cima fazem suas freqüências vibracionais ressonarem melhor com as do Universo.
O problema é o subsídio estatal com outro pretexto, querendo "dar às camadas pobres da população o direito a consumir alimentos melhores, que não causam câncer, que até agora só os ricos podem consumir". Populismo com um tempero de terrorismo/histeria.
http://skeptoid.com/episodes/4019http://skeptoid.com/episodes/4166Alguém sabe de bons artigos sobre o assunto em português? Será que haveria algo em sites como Ceticismo Aberto, Projeto Ockam, ou se não tem ET de Varginha no meio, não interessa?