Enquete

Digamos que o sistema cantareira realmente colapse. Qual o cenário mais provável?

Apocalipse Zumbi. A diferença entre a barbárie e a civiização se resumem a 3 dias sem agua. Depredações, Protesto e até invasões de propriedade privada. Piscinas serão alvos de saque. Proteja seu lar com arma de fogo e besta.
Completamente imprevisível, mas vai dar alguma merda.
Nada, assim como Berlin ocidental foi abastecido em pleno bloqueio soviético, uma verdadeira armada de caminhões pipa irá abastecer a cidade. Haverá protestos no facebook
Não haverá apocalipse zumbi, mas protestos violentos pela cidade.
Estou seguro que não faltará agua em SP

Autor Tópico: O Colapso do sistema cantareira  (Lida 7781 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:[ESTIAGEM EM SP]Do ponto de vista político-econômico...
« Resposta #50 Online: 25 de Outubro de 2014, 13:36:51 »
 :ok:

Skorpios

• Visitante
Re:[ESTIAGEM EM SP]Do ponto de vista político-econômico...
« Resposta #51 Online: 25 de Outubro de 2014, 13:48:56 »
Esse tópico não poderia ser unido com o do colapso do sistema Cantareira?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:O Colapso do sistema cantareira
« Resposta #52 Online: 25 de Outubro de 2014, 17:02:28 »
Esse tópico não poderia ser unido com o do colapso do sistema Cantareira?

Feito.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 25 de Outubro de 2014, 17:07:59 »
Talvez a estiagem seja um Cisne Negro, que é quando um evento surpresa e de imenso efeito colateral ocorre. Um tremendo dum azar, em outras palavras, ou simplesmente a imprevisibilidade das coisas, principalmente do clima, botando pra quebrar. Lógico, como é o caso de eventos que afetam diretamente uma população, ocorre o "viés de retrospectiva", que é quando "sabemos", depois do evento, que a culpa era da Sabesp e do governo.
Muito bem!
Em apenas 3 frases você fez a melhor análise até agora.
Aliás, bem-vindo de volta.

Não. Não é o caso.

Eu lembro de pelo menos dois estudos (acho que da USP e do IPT), há pouco menos de uma década, alertando para o perigo da falta de água na cidade de São Paulo causado pelo atraso nos investimentos para a ampliação da capacidade de captação bem como pela tendência de aumentos dos períodos de estiagem por questões climáticas, incluindo causas locais.
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Outubro de 2014, 19:16:32 »
não é esse o ponto aqui, o ponto aqui é que o Xuxu deliberadamente forçou sua funcionária a não divulgar informações que seriam fundamentais para prolongar o abastecimento. Mentiu e mandou mentir, com prejuízo da população.

Fez o que 99% dos governantes fariam, nem por isso está menos errado.  E não vai rolar inpechement, esse tipo de "pecado" não dá em nada aqui no Brasil
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #56 Online: 25 de Outubro de 2014, 19:16:42 »
Talvez a estiagem seja um Cisne Negro, que é quando um evento surpresa e de imenso efeito colateral ocorre. Um tremendo dum azar, em outras palavras, ou simplesmente a imprevisibilidade das coisas, principalmente do clima, botando pra quebrar. Lógico, como é o caso de eventos que afetam diretamente uma população, ocorre o "viés de retrospectiva", que é quando "sabemos", depois do evento, que a culpa era da Sabesp e do governo.
Muito bem!

Não. Não é o caso.

Eu lembro de pelo menos dois estudos (acho que da USP e do IPT), há pouco menos de uma década, alertando para o perigo da falta de água na cidade de São Paulo causado pelo atraso nos investimentos para a ampliação da capacidade de captação bem como pela tendência de aumentos dos períodos de estiagem por questões climáticas, incluindo causas locais.

Até os estudantes que fizeram o ENEM em 2006 sabiam disso

(questao 41)
http://www.acaoeducativa.org.br/viveraprender/conteudo/2006_ENEM_PROVA_AMARELA

só os políticos nao sabiam. Deveria haver uma prova, algum tipo de seleção pra saber se candidatos estao aptos a tomar posse dos cargos publicos, isso é muito revoltante  :x
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 25 de Outubro de 2014, 19:47:58 »
Muito bem!

Não. Não é o caso.

Até os estudantes que fizeram o ENEM em 2006 sabiam disso

(questao 41)
http://www.acaoeducativa.org.br/viveraprender/conteudo/2006_ENEM_PROVA_AMARELA

só os políticos nao sabiam. Deveria haver uma prova, algum tipo de seleção pra saber se candidatos estao aptos a tomar posse dos cargos publicos, isso é muito revoltante  :x

Eis a questão:
Citação de: Prova do ENEN
A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais: a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o uso da água pela população.

Interessante, eu não sabia disso. E respondendo a questão do Agnóstico, essa cidade vai virar um caos! A galera da região metropolitana e Zona Norte vão invadir a Zona Sul que, salvo engado, é "hidratada" por outra bacia. Ou não?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Outubro de 2014, 20:51:38 »

SP sempre teve enchentes com data marcada, o resultado então seria que não haveria ninguém qualificado, seria anarquia mesmo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 25 de Outubro de 2014, 20:51:46 »
Na conta de luz da minha vizinha vem escrito "sistema Guarapiranga".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Outubro de 2014, 23:59:25 »
Guarapiranga também, o problema está principalmente na zona norte e leste, acho.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #61 Online: 26 de Outubro de 2014, 01:08:34 »
Mesmo assim sou abastecido pelo Alto Cotia, que nem está tão terrível assim, e estamos com falta de água desde junho. Como estamos num lugar alto e a Sabesp (sem comunicar o racionamento, que de fato já acontece desde a Copa) decidiu diminuir a pressão no abastecimento, a água não chega com força suficiente e não entra na caixa, tivemos que colocar aparelhos para aumentar a pressão do sistema (ou seja, também entra ar e basicamente a gente paga por ar, mas é isso ou ficar sem água por dias).

Há falta de planejamento, que é algo geral no país. O fato é que o PSDB não é garantia de excelência na administração, como vendem. Isso não desonera o PT se suas próprias imbecilidades.

O fato é que precisamos sanar os rios e criar outros meios de abastecimento, seja pelo aquífero (que não está extamente embaixo de SP, então o transporte seria caro), seja por outros meios. Isso é investimento de 5, 10 anos que já deveria ter acontecido.

Agora chora.

Mas chora perto do Cantareira, que ajuda! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #62 Online: 26 de Outubro de 2014, 01:22:52 »
Eu não sei qual é o caso do Sistema Cantareira, mas, se fosse para apostar, parece que se trata de um sistema que vem há muitos anos trabalhando muito próximo do limite, em equilíbrio por assim dizer. Assim bastou um ano de chuvas fracas para que o equilíbrio fosse quebrado e acontecesse essa merda que a gente está vendo. Isso é relativamente comum, fruto de uma cultura de falta de planejamento de longo prazo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 26 de Outubro de 2014, 07:37:46 »
Eu não sei qual é o caso do Sistema Cantareira, mas, se fosse para apostar, parece que se trata de um sistema que vem há muitos anos trabalhando muito próximo do limite, em equilíbrio por assim dizer. Assim bastou um ano de chuvas fracas para que o equilíbrio fosse quebrado e acontecesse essa merda que a gente está vendo. Isso é relativamente comum, fruto de uma cultura de falta de planejamento de longo prazo.

Sim, basicamente é isto.

É análogo à incompetência do atual governo federal no que se refere ao planejamento de geração de energia elétrica com base hídrica. O Brasil só não colapsou porque as usinas termoelétricas, feitas para uso emergencial e complementar, estão trabalhando 'a todo vapor' (e com isto aumentando - e muito -  o custo do Kw/hora).
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 26 de Outubro de 2014, 10:03:35 »
Sim, basicamente é isto.

É análogo à incompetência do atual governo federal no que se refere ao planejamento de geração de energia elétrica...

O que é isso, companheiro?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 26 de Outubro de 2014, 10:08:34 »
Mesmo assim sou abastecido pelo Alto Cotia, que nem está tão terrível assim, e estamos com falta de água desde junho. Como estamos num lugar alto e a Sabesp (sem comunicar o racionamento, que de fato já acontece desde a Copa) decidiu diminuir a pressão no abastecimento, a água não chega com força suficiente e não entra na caixa, tivemos que colocar aparelhos para aumentar a pressão do sistema (ou seja, também entra ar e basicamente a gente paga por ar, mas é isso ou ficar sem água por dias).

Há falta de planejamento, que é algo geral no país. O fato é que o PSDB não é garantia de excelência na administração, como vendem. Isso não desonera o PT se suas próprias imbecilidades.

O fato é que precisamos sanar os rios e criar outros meios de abastecimento, seja pelo aquífero (que não está extamente embaixo de SP, então o transporte seria caro), seja por outros meios. Isso é investimento de 5, 10 anos que já deveria ter acontecido.

Agora chora.

Mas chora perto do Cantareira, que ajuda! :)

Ninguém disse aqui que o PSDB é garantia de excelência em gestão.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #66 Online: 26 de Outubro de 2014, 10:33:52 »

Sim, basicamente é isto.

É análogo à incompetência do atual governo federal no que se refere ao planejamento de geração de energia elétrica com base hídrica. O Brasil só não colapsou porque as usinas termoelétricas, feitas para uso emergencial e complementar, estão trabalhando 'a todo vapor' (e com isto aumentando - e muito -  o custo do Kw/hora).

Some isso à nossa cultura nacionalista idiota de que "somos uma fábrica de água". Eu mudei um hábito idiota que tinha de fazer barba durante o banho e na conta posterior chegou uma redução de 100 litros diários. Eu jogava 5 baldes de água fora por dia porque fazia barba debaixo do chuveiro... :|

Hoje lavei meu carro na chuva. Tinha mais de 2 meses que não lavava. Só deixei amolecer a sujeira uma meia hora e depois vim com a esponja.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 26 de Outubro de 2014, 10:57:50 »
Sim, basicamente é isto.

É análogo à incompetência do atual governo federal no que se refere ao planejamento de geração de energia elétrica...

Dilma influenciando o Geo.

No fundo é um petista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 26 de Outubro de 2014, 11:05:55 »
Sim, basicamente é isto.

Dilma influenciando o Geo.

No fundo é um petista.

Ela fala muito "no que se refere"?  :|

Possivelmente ela me plagiou.  :P
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #69 Online: 26 de Outubro de 2014, 11:16:27 »
Uma das coisas que me irritam na Dilma é quando responde 'olha <fulano>, eu gostaria de dizer ....'

Se gostaria, então fala !

'Eu gostaria de dizer que estou de saco cheio, mas não vou falar mais nada!' :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #70 Online: 26 de Outubro de 2014, 22:26:49 »
Não teve mídia, mercado, especuladores, Veja, Estadão, Folha, Globo, Marina e etc....

O povo decidiu e viva a democracia!!!!!!!!!

:hihi:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 26 de Outubro de 2014, 22:34:35 »
Não teve mídia, mercado, especuladores, Veja, Estadão, Folha, Globo, Marina e etc....

O povo decidiu e viva a democracia!!!!!!!!!

:hihi:

Ok.

Agora basta.

Por ter postado a mesma mensagem em diferentes tópicos e com uma clara intenção de provocar, o forista Hugo recebe agora um cartão amarelo.

Sugiro que pare de agir infantilmente e discuta como um adulto. Se puder.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 26 de Outubro de 2014, 22:35:53 »
A mente petista é algo muito intrigante.

Eu de verdade acho isso também, e não estou brincando muito menos sendo irônico. Deveria haver um estudo sério sobre eles, ao menos sobre os letrados.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 26 de Outubro de 2014, 22:40:03 »
A mente petista é algo muito intrigante.

Eu de verdade acho isso também, e não estou brincando muito menos sendo irônico. Deveria haver um estudo sério sobre eles, ao menos sobre os letrados.

Religião, vocês já deviam estar acostumados.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!