O cara é super sangue bom, eu que provavelmente compreendi errado nesse caso, ele é um lord em educação.
Quanto a corrupção você tocou em um ponto que eu defendo: Corrupção não é apenas dinheiro, pode se negociar diretamente poder, facilidades, carreiras, etc..
Não existe lógica alguma em esperar que generais, muitas vezes animais fardados à época, não tenham pudor em mandar espancar e parar a democracia, mas ao fim do dia dissessem.. Ahh, roubar não pode. Pouquíssima probabilidade.
Pena não termos registros de casos abundantes, devido ao controle da época.
Talvez. Mas ele provavelmente está se baseando em algum decreto federal (que é renovado de tempos em tempos) que regula o R-Cont (Regulamento de Continências) e acreditando naquelas estórias repetidas sem fundamento de que a PM é força auxiliar e por isso, é subordinada às FFAA.
As PMs são subordinadas aos Governadores dos Estados. Se o cara cria um R-Cont dizendo que os oficiais das FFAA tem que receber continência, eles vão receber, mas na maior parte das vezes é um automatismo que nós militares temos. Eu não presto uma continência "padrão" ( dedos retos, palma da mão espalmada, 15º virada pro lado de fora, 2 dedos abaixo da têmpora, etc) já tem uns 5 anos. Eu simplesmente levo os dedos até a sombrancelha e falo "opa!".
Quanto aos casos de corrupção, os livros do Gaspari citam algumas dezenas, sendo que uma das influências do AI-5 foi justamente a insatisfação dos oficiais mais novos com a corrupção que impedia a melhoria dos salários e o avanço na carreira.
Edit: R-Cont em vigor das FFAA:
"b) com cobertura: em movimento enérgico, leva a mão direita ao lado da cobertura, tocando com a falangeta do indicador a borda da pala, um pouco adiante do botão da jugular, ou lugar correspondente, se a cobertura não tiver pala ou jugular; a mão no prolongamento do antebraço, com a palma voltada para o rosto e com os dedos unidos e distendidos; o braço sensivelmente horizontal, formando um ângulo de 45º com a linha dos ombros; olhar franco e naturalmente voltado para o superior. Para desfazer a continência, baixa a mão em movimento enérgico, voltando à posição de sentido;"