Autor Tópico: Operação de "mudança de sexo" ... Transsexuais ≠ Mulheres .. Cromossomos XY ....  (Lida 5615 vezes)

Offline Georg Hagedorn

• Nível 13
  • *
Re:Operação de "mudança de sexo" ... Transsexuais ≠ Mulheres .. Cromossomos XY ....
« Resposta #50 Online: 24 de Dezembro de 2014, 20:00:53 »
Críticar o autor e não o conteúdo.
"Alguma frase aleátoria na assinatura"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Operação de "mudança de sexo" ... Transsexuais ≠ Mulheres .. Cromossomos XY ....
« Resposta #51 Online: 24 de Dezembro de 2014, 20:21:15 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 24 de Dezembro de 2014, 20:39:16 »
Críticar o autor e não o conteúdo.

Só se a crítica ao autor for ofensiva, se não for pode ser outras falácias, conforme o caso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Dezembro de 2014, 21:10:50 »
Dar minha opnião sobre o tópico:

Transexual tem que ser chamado pelo gênero original (1). Se ele quiser ser chamado de outra coisa entre com um processo na justiça pra mudar o gênero no documento. Caso um travesti execute um processo contra mim por chamar ele de homem vou simplesmente mostrar o documento do travesti. (2)

Mudança de sexo não existe, nasceu assim e já era. A gente não vive na Matrix onde você coloca um chip e já muda seu corpo.

Tá ok, Georg Hagedorn. Primeiro vai aprender a diferença entre gênero e sexo. Depois vai tentar entender a transexualidade, aí sim tenta comentar algo de útil sobre o assunto. Olha o tema do fórum, vamos aumentar esse nível aí.

Eu comentei algo de útil e ví o que é gênero. Não ví nada de errado. Explique-se e argumente, caso contrário essa tua resposta é inútil e será denunciada como Ad hominem.

Pode denunciar. Se seu objetivo, com essa postura arrogante e a ignorância, era causar discórdia, então conseguiu. Parabéns!, eu só não vou aceitar alguém tentando ditar o que as pessoas devem ou não fazer (1), a ignorância sobre o termo gênero ("gênero original") e o incentivo de atuações que podem afligir outras transexuais. (1 e 2)

E não sei qual foi o seu objetivo com a última frase sobre sexo, sendo que nesse tópico mesmo já se concluiu essa impossibilidade. Nenhuma trans precisa ser lembrada toda hora que nunca vai ser mulher (ou homem) 100%, tá? Todas já são bem conscientes disso. Agora que você já deixou isso claro, procura evitar o tópico daqui em diante, ninguém precisa da sua intolerância aqui.
Oi, eu sou a Luh!

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #54 Online: 24 de Dezembro de 2014, 22:09:48 »
Vocês precisam de um intérprete? :lol:

Sugiro o Cientista.
Os dois se entendem muito bem mesmo. Mas para qualquer um de fora deste dueto entender o que eles pensam-escrevem, é complicado.  :hihi:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #55 Online: 24 de Dezembro de 2014, 23:59:11 »
Citação de: Lou
Então, na sua concepção:

1) Transexualidade é um homem se "fingindo" de mulher (ou vice-versa);
2) Uma trans, quando lésbica, não pode ser considerada mulher;
3) Prática de violência é uma característica exclusivamente masculina e que, se praticada por transexuais/transgêneros, "descaracteriza-os" totalmente.

Muito bem informado o senhor está.

Não faz isso: pôr palavras em lacunas ou em afirmações de outros. Não é bom!

Não diga coisas como "Na sua concepção" sendo que é a "Sua interpretação"

1) "Trans" é um prefixo que significa "além" -- como algo que tá além ou ultrapassou ou de algo que se transformou em outro. O que não houve no caso de homem que extraiu orgão genital.

2) Não citei caso de lesbica. Ta misturando coisas aí. Suas palavras.

3) Não! Mas devia saber que natureza fez homem ter musculos mais desenvolvidos que as mulheres. E na hora da necessidade ou disputa cada um usa armas que tá mais ao alcance.

Muito má informada a senhora parece estar.

Citação de: El Elyon
O engraçado é que eu já respondi isso ao menos duas vezes vezes. Cometendo o pecado pedante de me autoquotar:

*** SUGESTÃO: Faz o favor de pôr a autoria dos posts, pois tem post meu misturado com de outros. Senão vao pensar que tudo fui eu que postei

Mais engraçado que já postei isso faz tempo. Acho que pegou post mais atrasado.

Okay, você usa um conceito idealizado de híbrido em seres humanos (aka, o hermafrodito), mas ignora por completo aqueles que existem e que eu citei(intersex)? Você tem falhado constantemente na seu critério de lidar apenas com "fatos concretos".

Se fala dos pseudo-hermafrodita eu já falei antes e nçao pretendo repetir: Ele são pseudo [falso] hermafroditas. São anomalias na especie humana. ainda não conheço hermfroditas que possam reproduzir assim como ocorre com especies como alguns animais. E eu tambem não pretendo repetir: Dexei bem claro que não incluí os pseudo-hermafroditas aí, falo do caso dos que não são nem pseudo, os homens que tentam mudar de sexo.

Eu adorei sua tentativa de correção, mas você acabou de demonstrar que não apenas não lê o que escrevo (ainda mais porque não havia homens entre as Amazonas segundo parte das lendas) como usou um termo que faria um apreciador de mitologia tem pequenos espasmos - "estória completa". Não existe apenas uma história sobre os Argonautas (e sobre as Amazonas), mas sim diversas delas - só da Argonautica (que não é a primeira a mencionar os Argonautas, IIRC) existem as versões de Apolônio de Rodes, Caio Valério Flaco e uma versão encurtada por Higino. So yeah, qual delas é a "completa"?

E daí? Os argonautas não resumem todas as amazonas do mundo, só uma parte delas, as conhecidas pelos gregos.

E até onde se sabe ne mesmo em mitos nenhuma amazona teve autofecundação ou engravidou outras amazonas -- a não ser que fosse casos raros (no coneito de mitos "casos sobrenaturais"). Eu citei amazonas da Libia, do Amazonas também; não se atenha só as gregas. sabe lá quantas amazonas existiram em varias culturas.

Crenças podem ser reais, ao menos a existência de quem crê e dos próprios sistemas de crenças (porque acha que reconhecemos a existência da religião grega antiga, sem necessariamente acreditar no conteúdo de verdade de suas crenças?). Não existe essa barreira mágica entre uma crença e algo conhecido (que na verdade, é uma crença propriamente e adequadamente justificada).

Claro assim como o reconhecimento da crença no espaguete voador torna autentica essa crença.
Realmente não há barreirra mágica, há barreira apenas da imaginação fertil de qeum crê com a realidade dos fatos.

Você já mostrou que sabe usar o Guia de Falácias, meus parabéns, já pode se filiar a ATEA e participar de um Desbatismo. Agora poderia discutir sem usar ALL-CAPS e indicando corretamente onde eu fiz um "sofisma" (espero que seja melhor do sua lição de mitologia). Não seja o garoto que grita lobo a todo momento.

SOFISMA = é um raciocínio ou falácia se chama a uma refutação aparente, refutação sofística e também a um silogismo aparente, ou silogismo sofístico, mediante os quais se quer defender algo falso e confundir o contraditor . Não devemos confundir os sofismas com os paralogismos: os primeiros procedem da má fé, os segundos, da ignorância.

Nos post onde pus isso explica. Se voltar ao contexto de lá, sem cortar o que postei fora de contexto, vai entender (se quiser entender também).

Sugiro o Cientista.

Não. Pelamordedeus...

2. Mesmo pensamento.

Eu postei uma duvida aqui mas o pessoal parece postar em parte movido por passionalidade. Eu tento o maximo nao envolver emocionalismo no posts, pra não acontecer d o pessoal brigar mas apenas defender pontos-de-vista sem "levantar bandeira".

Espero que o pessoal tente argumentar sem se infamar demais.

Citei casos de transsexuais, assim como citei caso de comunistas, porque apesar não serem tematica sobrenatural não deixa de serem crenças -- uma pseudo-biologica (de que um homem pode virar mulher apenas fazendo mudanças na aparencia) e outra politica (uma utopia onde se crê que todos terão qualidade de vida social e economica igualitaria, mas até agora não deu certo).

E se entra na questão de crenças é passivel de questionamentos ceticos. Então imagino que não se deve ter restrições e tabus com certo tema só porque é considerado politicamente correto ou intocavel. Fico pensando se há algum tema intocavel pro Ceticismo. Pois se tem barreiras pro ceticismo, então já houve censura e o ceticismo nesse caso fica como inutil e morto.

« Última modificação: 25 de Dezembro de 2014, 00:10:44 por Agnoscetico »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 25 de Dezembro de 2014, 01:21:36 »

Sugiro o Cientista.
Os dois se entendem muito bem mesmo. Mas para qualquer um de fora deste dueto entender o que eles pensam-escrevem, é complicado.  :hihi:

Eu não tenho problemas de entender o Sergio e gosto de sua escrita. O Cientista, bem, só debati com ele uma vez, e acho que entendi o que ele escrevia, embora o próprio provavelmente não concordasse: se eu tivesse entendido, eu concordaria. :P

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #57 Online: 25 de Dezembro de 2014, 01:27:03 »

Sugiro o Cientista.

Eu não tenho problemas de entender o Sergio e gosto de sua escrita
Obrigado meu camaradinha.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Dezembro de 2014, 08:29:27 »
Pra mim é 50% genética e 50% cultural

Citation needed

Fiquei curioso e procurei algo:

Influencing factors[edit]
Personality traits demonstrate moderate levels of continuity, smaller but still significant normative or mean-level changes, and individual differences in change, often late into the life course.[13] This pattern is influenced by genetic, environmental, transactional, and stochastic factors.[14]

Genetics[edit]
Twin and adoption studies have demonstrated that the heritability of personality traits ranges from .3-.6, with a mean of .5.[15] Heritability of .5 means that 50% of variation in observable personality traits is attributable to genetic influences. But a given genotype will lead to a certain phenotype only under the right environmental circumstances.[16] In other words, the heritability of a trait may change depending on an individual’s environment and/or life events. An example of the way environment can moderate the expression of a gene is the finding by Heath, Eaves, and Martin (1998)[17] that marriage was a protective factor against depression in genetically identical twins, such that the heritability of depression was as low as 29% in a married twin and as high as 51% in an unmarried twin. Ultimately, emerging evidence suggests that genetic and environmental influences on personality differ depending on other circumstances in a person’s life.[16]

A primeira vez que li algo parecido foi no livro do Pinker, Tabula Rasa. Ali ele menciona que "é bem aceito" (ou algo assim) que a distribuição depende de três fatores na seguinte distribuição: 50% genético, 40% ambiental e 10% parental.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #59 Online: 25 de Dezembro de 2014, 14:42:56 »

A primeira vez que li algo parecido foi no livro do Pinker, Tabula Rasa. Ali ele menciona que "é bem aceito" (ou algo assim) que a distribuição depende de três fatores na seguinte distribuição: 50% genético, 40% ambiental e 10% parental.
50% genético, 40% ambiental e 10% parental parece um redundância para 50% genético, 50% ambiental, então, ao que tudo indica, o Pinker concorda com o George.  E eu, ainda continuo em dúvida.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
GNOSE

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Dezembro de 2014, 18:21:22 »

50% genético, 40% ambiental e 10% parental parece um redundância para 50% genético, 50% ambiental, então, ao que tudo indica, o Pinker concorda com o George.  E eu, ainda continuo em dúvida.

Existe uma sutil diferença entre parental e meio social. Ele preferiu diferir o esforço dos pais do resto do ambiente na qual o sujeito está inserido.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #62 Online: 26 de Dezembro de 2014, 14:17:10 »

Sugiro o Cientista.

Eu não tenho problemas de entender o Sergio e gosto de sua escrita. O Cientista, bem, só debati com ele uma vez, e acho que entendi o que ele escrevia, embora o próprio provavelmente não concordasse: se eu tivesse entendido, eu concordaria. :P
Na minha opinião, eles entram nos debates na maioria das vezes com o simples objetivo de discordar e confundir. São ao meu ver, exemplos de sofistas, no sentido pejorativo da palavra, claro.

Mas, opiniões são apenas opiniões, está é a minha.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #63 Online: 26 de Dezembro de 2014, 14:19:08 »

Existe uma sutil diferença entre parental e meio social. Ele preferiu diferir o esforço dos pais do resto do ambiente na qual o sujeito está inserido.
Acho que também deve existir uma diferença (que não deve ser muito sutil) entre meio social e meio ambiental.

:ok:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 27 de Dezembro de 2014, 12:46:35 »
Talvez adequado! :)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #65 Online: 27 de Dezembro de 2014, 12:55:21 »

Acho que também deve existir uma diferença (que não deve ser muito sutil) entre meio social e meio ambiental.

:ok:
É o mesmo, para fins de esclarecimento, que ver diferenças sutis entre cus e ânus.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #66 Online: 27 de Dezembro de 2014, 13:30:17 »
O meio ambiental engloba todo o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química, biológica e sócio-cultural circundante ao indivíduo, e aos quais ele está submetido a sofrer influências. já o meio social, como o próprio nome diz, está reduzido apenas ao conjunto de leis, condições e influências de nível sócio-cultural, ou seja, a produção intelectual humana e a produção material resultante, que constituem o ambiente sócio-cultural circundante no qual vive o indivíduo, e sobre o qual ele sofre influência.

Não me parece uma diferença sútil, mas sim extremamente grande.

Abraços!

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #67 Online: 28 de Dezembro de 2014, 03:19:27 »
Agnoscético

Mais engraçado que já postei isso faz tempo. Acho que pegou post mais atrasado.

Porque esse foi o post que você me respondeu. E como estamos em um fórum, não em algum rede social de resposta instantânea, é natural que haja esse tipo de evento.

Se fala dos pseudo-hermafrodita eu já falei antes e nçao pretendo repetir: Ele são pseudo [falso] hermafroditas. São anomalias na especie humana. ainda não conheço hermfroditas que possam reproduzir assim como ocorre com especies como alguns animais..

O problema está justamente no rótulo "pseudo" - os casos de intersexualidade/ambiguidade sexual existem, são conhecidos e catalogados na espécie humana, e existem alguns mecanismo genéticos e hormonais para explicar algumas dessas situações - já o hermafroditismo em humanos é até o momento, um construto imaginário de origem mitológica. É um caso bizarro onde a terminologia rotula o existente como "falso" e o inexistente, de "real" ou "desejável".

E eu tambem não pretendo repetir: Dexei bem claro que não incluí os pseudo-hermafroditas aí, falo do caso dos que não são nem pseudo, os homens que tentam mudar de sexo

Okay, mas aí eu pergunto - e como você trata esses casos que está excluindo? Eu já disse que não me importo com qual rótulo transexuais aplicam ao seu gênero e sexo e que não tenho esse preciosismo com o termo "sexo biológico" - agora, e quanto a você, que tem tal preciosismo, como lida como aquelxs que não se encaixam tão facilmente nos seus critérios?

E daí? Os argonautas não resumem todas as amazonas do mundo, só uma parte delas, as conhecidas pelos gregos.

Porque as Amazonas são um caso específico do mundo mediterrâneo (diga-se de passagem, mitologicamente as Amazonas tiveram conflitos e creio que colonizaram a Líbia). O que ocorre em outras localidades do mundo são usualmente chamadas pelo seu nome local ou simplesmente por mulheres combatentes.

Eu citei amazonas da Libia, do Amazonas também; não se atenha só as gregas. sabe lá quantas amazonas existiram em varias culturas.

Porque aqui houve um problema semântico - eu assumo Amazona como um termo específico para lendas de mulheres guerreiras do Mediterrâneo da Antiguidade Clássica, enquanto você usou como um termo para qualquer tipo de mulheres combatentes.

E até onde se sabe ne mesmo em mitos nenhuma amazona teve autofecundação ou engravidou outras amazonas

Sim - algo que eu nunca afirmei que ocorreria, Dom Quixote.  :)

Skeptikós (e outros)

Eu não verifiquei o caso específico das fontes que o Pinker utilizou, mas se for o tipo de observação de Gêmeos Monozigóticos em lares distintos vs Gêmeos dizigótigos no mesmo lar (e variantes deles), geralmente esse tipo de observação/experimento natural não tem precisão o bastante para separar a influência de fatores ambientais de origem "natural" de fatores ambientais "de origem social", então ambos são colocados como o mesmo tipo de influência.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Dezembro de 2014, 00:13:11 »
O problema está justamente no rótulo "pseudo" - os casos de intersexualidade/ambiguidade sexual existem, são conhecidos e catalogados na espécie humana, e existem alguns mecanismo genéticos e hormonais para explicar algumas dessas situações - já o hermafroditismo em humanos é até o momento, um construto imaginário de origem mitológica. É um caso bizarro onde a terminologia rotula o existente como "falso" e o inexistente, de "real" ou "desejável".

Já disse que não ia mais argumentar sobre isso: Eles são pseudo sim pois nao podem se reproduzir.

Okay, mas aí eu pergunto - e como você trata esses casos que está excluindo? Eu já disse que não me importo com qual rótulo transexuais aplicam ao seu gênero e sexo e que não tenho esse preciosismo com o termo "sexo biológico" - agora, e quanto a você, que tem tal preciosismo, como lida como aquelxs que não se encaixam tão facilmente nos seus critérios?

Não existe essa de "meu criterio" -- biologia é fato, independente de meu ou su criterio. Usei sexo biologico porque falaram de genero, que sexo é cultural etc. e tal. E eu pus esse termo pra não deixar duvida.

Porque as Amazonas são um caso específico do mundo mediterrâneo (diga-se de passagem, mitologicamente as Amazonas tiveram conflitos e creio que colonizaram a Líbia). O que ocorre em outras localidades do mundo são usualmente chamadas pelo seu nome local ou simplesmente por mulheres combatentes.

Isso ta ficando repetitivo. Amazona, mulher-rambo, etc. são só questoa de palavras, a questão que mulher agir imitando homens ou "tarefas de homens" não faz elas biologicamente virarem homens. Entendeu? Se não entendeu paciencia.

Porque aqui houve um problema semântico - eu assumo Amazona como um termo específico para lendas de mulheres guerreiras do Mediterrâneo da Antiguidade Clássica, enquanto você usou como um termo para qualquer tipo de mulheres combatentes.

Questão de palavras não muda a situação.

Sim - algo que eu nunca afirmei que ocorreria, Dom Quixote.

Eu Dom Quixote?! Voce viaja nessa de que homem pode ser mulher se assumir papel feminino e eu sou D. Quixote? No way! D. Quixote não era realista e eu tento me ater a realidade dos fatos (biologicos, etc.) sem apelar pra psicologismo (aí sim eu seria D. Quixote).

http://www.mentirasverissimas.com/2013/02/amazonas-da-libia-mulheres-guerreiras-anti-homens-lenda-mitologia-grega.html
Segundo a mitologia grega, as amazonas eram raça lendária de mulheres guerreiras que não permitiam a convivência com o sexo oposto senão na época do acasalamento.

Apenas uma vez por ano tinham contato com homens com a finalidade precípua de procriar e assim dar continuidade a seu povo. Praticavam o coito com homens anônimos escolhidos ao acaso nas aldeias da redondeza. Só tinha o direito de abandonar a virgindade a mulher que houvesse matado um homem em combate.

As Amazonas quando davam à luz, somente mantinham entre si as crianças nascidas do sexo feminino. Os meninos, ou eram executados, ou devolvidos a seus pais para que fossem criado em outras terras.

Habitavam o Cáucaso e as fronteiras da Cíntia, mas à medida que os gregos expandiam suas conquistas no Mar Negro, seu habitat foi sendo transferido para regiões mais remotas.
Na historiografia greco-romana, existem diversos relatos de incursões das amazonas na Ásia Menor. As amazonas foram associadas a diversos povos históricos, ao longo da Antiguidade Tardia.
Um desses relatos é contado pelo historiador Diodoro da Sicília, que viveu por volta do ano 50 a. C.
Na sua narrativa, Diodoro fala sobre as amazonas da Líbia, que naquela época compreendia um território que ia do Norte da África ao Oeste do Egito.
Diz a lenda que o país era governado por uma rainha, Myrina e que o império era uma Ginecocracia, ou seja, somente às mulheres era permitido exercer funções oficiais, inclusive as militares.
Myrina com seu exército de amazonas composto de trinta mil mulheres na infantaria e três mil cavaleiras atravessou o Egito, a Síria, até o mar Egeu, vencendo uma série de exércitos masculinos pelo caminho.
Quando, enfim, a rainha Myrina foi derrotada, seu exército se dispersou, mas deixou marcas na região: as mulheres da Anatólia pegaram em armas para debelar uma invasão do Cáucaso depois que os soldados homens foram aniquilados num imenso genocídio.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 00:15:12 por Agnoscetico »

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #69 Online: 29 de Dezembro de 2014, 05:32:18 »
Já disse que não ia mais argumentar sobre isso: Eles são pseudo sim pois nao podem se reproduzir.

Note que isso cai em um problema duplo. Primeiramente, porque infertilidade não é uma característica exclusiva de intersex (indivíduos "normais" quanto a sexo podem ser tão inférteis quanto, por causas variadas) e uma das causas mais comuns da condição intersex, a hiperplasia adrenal congênita (especialmente a deficiência na 21-hidroxalase) não torna seus portadores XX ou XY inférteis (isso obviamente oscila de acordo com a gravidade da condição).

Não existe essa de "meu criterio" -- biologia é fato, independente de meu ou su criterio. Usei sexo biologico porque falaram de genero, que sexo é cultural etc. e tal. E eu pus esse termo pra não deixar duvida.

Eu preciso fazer essa pergunta - o quão bem você conhece Biologia? Porque é algo reconhecido por qualquer um da área que critérios e definições em ciências biológicas são bem mais fluidos e abertos do que em outras ciências naturais, como "gene", "ecossistema", "sexo" e especialmente, "espécie" (não deve existir nada que fascine mais filósofos da biologia do que o "Species Problem", também conhecido como Problema das Espécies). "Fato" e "Reconhecimento de Fato" são coisas bastante diferentes na atividade científica.

E antes que afirme, não, ninguém que reconhece esse tipo de problema conceitual em ciências biológicas nega que existem fatos por trás de cada uma das possíveis definições de sexo, espécie e gene - mas sim que as definições existentes são em algum ponto ou outro limitadas, insuficientes e/ou contraditórias (ou seja, nosso aparato conceitual não exprime suficientemente bem o fenômeno natural, mesmo em face do conhecimento relativamente limitado que temos desses fenômenos). Foi o que eu tentei demonstrar nos meus dois primeiros posts, aliás.

Voce viaja nessa de que homem pode ser mulher se assumir papel feminino

E aí está o ponto - eu não afirmei isso. Eu disse que eu aceito que tais pessoas podem se definir assim, de acordo com o critério de homem/mulher que assumem (especialmente, o de reconhecimento social de gênero/sexo), e que não vejo sentido para que a sua definição peculiar e limitada de sexo seja o norteador do assunto.

Não estou dizendo que sexos não existem e que os tipos de sexos não tem uma estrutura genética, hormonal, anatômica e comportamental real e parcialmente reconhecível - apenas que as definições que damos a esses fenômenos são limitadas e não refletem como eles se manifestam no mundo real. Relax, kiddo - eu não sou um pós-modernista, um "social justice warrior" ou um cruzado do politicamente correto.

Mais sobre amazonas pra definir esse assunto de uma vez:

Obrigado por repetir o que eu coloquei antes na minha citação de Estrabo. Porque acha que eu reclamo tanto que você não lê o que escrevo e cito?
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Dezembro de 2014, 18:13:49 »
Note que isso cai em um problema duplo. Primeiramente, porque infertilidade não é uma característica exclusiva de intersex (indivíduos "normais" quanto a sexo podem ser tão inférteis quanto, por causas variadas) e uma das causas mais comuns da condição intersex, a hiperplasia adrenal congênita (especialmente a deficiência na 21-hidroxalase) não torna seus portadores XX ou XY inférteis (isso obviamente oscila de acordo com a gravidade da condição). 

Não falei de infertilidade ou esterilidade, mas de incompatibilidade reprodutiva [novo termo que tô criando porque senão tem gente que não entede; tô vendo que não adianta vou ter que ser "preciosista" mesmo].

É possível uma pessoa com mesmo sexo que o parceiro, engravidar esse parceiro sendo que ambo são ferteis mas são incompatíveis reprodutivamente?

No dia que surgir por alguma fenomeno, seja da evolução seja pela Ciencia onde um gameta masculino fecundar outro gameta masculino você pode dizer que nesse caso houve uma transsexualização[b/] de fato. Até agora nada ainda.

Mais claro que isso não tô conseguindo ser. Ou se entende ou é tá se fazendo de desentendido.

Eu preciso fazer essa pergunta - o quão bem você conhece Biologia? Porque é algo reconhecido por qualquer um da área que critérios e definições em ciências biológicas são bem mais fluidos e abertos do que em outras ciências naturais, como "gene", "ecossistema", "sexo" e especialmente, "espécie" (não deve existir nada que fascine mais filósofos da biologia do que o "Species Problem", também conhecido como Problema das Espécies). "Fato" e "Reconhecimento de Fato" são coisas bastante diferentes na atividade científica.

E antes que afirme, não, ninguém que reconhece esse tipo de problema conceitual em ciências biológicas nega que existem fatos por trás de cada uma das possíveis definições de sexo, espécie e gene - mas sim que as definições existentes são em algum ponto ou outro limitadas, insuficientes e/ou contraditórias (ou seja, nosso aparato conceitual não exprime suficientemente bem o fenômeno natural, mesmo em face do conhecimento relativamente limitado que temos desses fenômenos). Foi o que eu tentei demonstrar nos meus dois primeiros posts, aliás.

Ah tá certo então. Então homem é mulher e vice-versa. E homem pode ser molusco, vegetal, reptil, ave, etc. já que diferenças são indefinidas e inexatas.

E aí está o ponto - eu não afirmei isso. Eu disse que eu aceito que tais pessoas podem se definir assim, de acordo com o critério de homem/mulher que assumem (especialmente, o de reconhecimento social de gênero/sexo), e que não vejo sentido para que a sua definição peculiar e limitada de sexo seja o norteador do assunto.

Só se for definição limitada a biologia. Psicologia do tipo "homem se sente mulher então ele é mulher" não são fatos reais apenas emoções, coisas abstratas, sensações, etc. Se eu me sinto "um alien mercuriano é porque sou então".

Se sentir algo não é ser algo.
Só porque acredita não quer dizer qeu seja verdade.

Não estou dizendo que sexos não existem e que os tipos de sexos não tem uma estrutura genética, hormonal, anatômica e comportamental real e parcialmente reconhecível - apenas que as definições que damos a esses fenômenos são limitadas e não refletem como eles se manifestam no mundo real.

Essa palavra "parcialmente" é que é o problema. O problema da lacuna é usada até por religiosos já que "se a ciencia não pode explicar AINDA é porque a religião tá certa".
Se a ciencia tem pontos duvidosos em relação a diferenciação sexual então é porque não existiria essa diferencianção até a ciencia descobrir e provar certo?

Obrigado por repetir o que eu coloquei antes na minha citação de Estrabo. Porque acha que eu reclamo tanto que você não lê o que escrevo e cito?

Pelo mesmo motivo que eu "reclamei" antes e voce faz em seguida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!