Eu tenho muita desconfiança de dietas da moda, mas não entendo nada de nutrição. O ideal seria pegar opiniões de nutricionistas renomados no meio científico, mas isso é fácil de achar?
É mais ou menos o meu caso, é isso que "faço" (aspas por não ser exatamente algo regular), só que não penso exatamente me "nutricionistas renomados", até por que nem sei bem se esse é o termo científico mais próprio da área de nutrição ou se o "ismo" já designa uma espécie de vertente meio pseudocientífica (tem uns detalhes que não me lembro, coisas como que "nutricionismo" e "nutrologia" não são a mesma coisa, mas não sei qual seria a coisa "certa" e qual seria "bobagem", se é que a divisão é exatamente essa).
Seja lá qual for o termo preciso, acho que resumos de informação confiável geralmente vão se encontrar em alguns sub-sites de faculdades, principalmente inglesas e americanas. Também seria aí que procuraria material em português, embora só o fato de ser brasileiro já me faça aumentar um pouco o nível de desconfiança, embora admitidametne seja preconceito.

Acho que de modo geral esses resumões, mesmo que não sejam feitos por figuras "renomadas" da área, geralmente não serão afetados pelos modismos, e em alguns casos até os mencionarão e terão "refutações", ou ressalvas, relacionadas.
Prefiro nem perder tempo lendo coisas mais fora do "mainstream", mesmo que sejam coisas que não soem claramente como algo idiota, e que venham de médicos. A "seleção natural" do processo científico vai eventualmente filtrar melhor do que eu poderia fazer no meu tempo livre, e vou acabar lendo sobre o que vier a ser confirmado de interessante, em fontes confiáveis.
Também não ligo muito para notícias científicas de jornais ou revistas não especializadas, geralmente acho que se a manchete já desperta interesse em ler algo, acaba perdendo menos tempo numa busca rápida no google pelo tema em sites mais especializados, como sciencedaily, sciam, ou as redes de blogs de cientistas. As coisas da revista pesquisa FAPESP também me parecem bastante melhores do que das notícias não-especializadas. O texto dos jornais/revistas comuns geralmente vai ser uma encheção de lingüiça a partir de trechos de um press-release de sites como o eurekaalert, que também acaba sendo uma fonte melhor e mais acessível que os artigos dos periódicos científicos em si.
De vez em quando também ouço podcasts ou venho a esbarrar em artigos de céticos mais ou menos especializados nesse tema (ou de saúde em geral), como o Stephen Novella, Ben Goldacre, e o Stephen Barrett.
Mesmo assim não assimilo tudo, e certamente não tenho uma dieta otimizada para saúde máxima e alto desempenho atlético e intelectual. Acabo resumindo para mim mesmo tudo com "não exagerar". E cozinhar/assar/fritar bastante, quero ter certeza de comer só coisas devidamente mortas e proteicamente desnaturadas. (Bastante, mas também sem queimar, que igualmente não é bom).