Autor Tópico: Todo cético é paranoico por pesquisar se algo é baseado em pseudociências?  (Lida 3167 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Todo cético é paranoico por pesquisar se algo é baseado em pseudociências?
« Resposta #25 Online: 13 de Janeiro de 2015, 23:07:53 »
Ceticismo em comprimidos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 14 de Janeiro de 2015, 00:23:03 »
Essa coisa de cético "suspender o juízo" parece como alguém com três batas quentes nas mãos, e como não pode segurar as três ao mesmo tempo, só uma em cada uma das mãos de cada vez, nem deixar uma delas cair ao chão, ele fica "suspendendo", jogando pra cima, uma das batatas quentes/juizo sem parar, como num verdadeiro malabarismo. Um troço estapafúrdio.

Essa é a noção que mais me incomoda como cético. Essa pressão pra escolher um dos lados da discussão, como se realmente só conseguíssemos ser binários.

Eu me sinto bem confortável não apressando julgamentos, me poupa um grande trabalho em revisá-los quando aprendo algo novo. Às vezes acontece, não dá pra acertar sempre!
Por isso para todos os efeitos não me considero um cético, mas um usuário do ceticismo.

Eu não entendi a diferença!
É como dizer: eu não sou vitamina, mas um adepto de vitamina.

Legal, isso não é ceticismo. Batatas quentes e vitaminas são analogias simples demais pra explicar uma postura em relação ao desconhecido.
Lembrei de outra, ser usuário de poesias porém sem ser poeta.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #27 Online: 14 de Janeiro de 2015, 11:28:36 »
O mais difícil em ser cético é diferenciar insegurança com ceticismo. Principalmente para que não tem muita prática.

Duvidar por duvidar é fácil. Mas adquirir a segurança de que determinada fonte está certa sobre o assunto em questão, é difícil e envolve alguma prática. Ainda mais quando ninguém está livre de erro sobre estudos, teorias ou julgamentos.

Se alguém me dizer que a teoria da relatividade foi refutada e me mostrar toda a fórmula, terei que decidir, a primeiro momento, se acredito ou não. Porque não estudei física o suficiente ainda, e se eu for estudar, provavelmente levara um bom tempo até compreender. Aí que entra a questão "segurança" na crença. Como estar seguro? A maneira mais usual, é ver as opiniões de quem entende do assunto e ponderar.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #28 Online: 14 de Janeiro de 2015, 23:57:57 »
O mais difícil em ser cético é diferenciar insegurança com ceticismo. Principalmente para que não tem muita prática.

Duvidar por duvidar é fácil. Mas adquirir a segurança de que determinada fonte está certa sobre o assunto em questão, é difícil e envolve alguma prática. Ainda mais quando ninguém está livre de erro sobre estudos, teorias ou julgamentos.
A partir do momento em que você aceita uma proposição como certa, isto é, verdadeira, você automaticamente torna-se dogmático1 e deixa-se de ser cético.2

1 Dogmático aqui em seu sentido mais primevo, isto é, aquele que acreditar ter encontrado a verdade.
2 Cético aqui também em seu sentido mais primevo, isto é, em sentido pirrônico, aquele que não rejeita nem aceita (algo como verdadeiro), mas permanece a investigar (e a duvidar).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2015, 09:26:08 »

Duvidar por duvidar é fácil. Mas adquirir a segurança de que determinada fonte está certa procede sobre o assunto em questão, é difícil e envolve alguma prática. Ainda mais quando ninguém está livre de erro sobre estudos, teorias ou julgamentos.
A partir do momento em que você aceita uma proposição como certa, isto é, verdadeira, você automaticamente torna-se dogmático1 e deixa-se de ser cético.2

1 Dogmático aqui em seu sentido mais primevo, isto é, aquele que acreditar ter encontrado a verdade.
2 Cético aqui também em seu sentido mais primevo, isto é, em sentido pirrônico, aquele que não rejeita nem aceita (algo como verdadeiro), mas permanece a investigar (e a duvidar).

Bem observado.

Acho melhor trocar o "está certo" por "procede", para dar sentido ao que eu queria de fato expressar.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline John_Thompson

• Nível 00
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2015, 16:25:18 »
Para quem está em duvida com esse tanto de pesquisas,alguns pontos práticos para se observar em estudos,para verificar se eles "procedem" são:

- Verificar a quantidade de fontes citadas e verificar se as fontes mais importantes do estudo também possuem bastante fontes;

- Se o foco do estudo é a realização de experiências,é necessário que a formulação do experimento permita que ele possa gerar dados que divergem da hipótese inicial e que o critério para mensurar os dados faça sentido . Requer conhecimento avançado da disciplina para certos estudos;

- Se o foco do estudo é analisar dados já coletados por outras pessoas para tirar conclusões,verificar se os dados estão disponiveis publicamente e se o método utilizado para extrair as conclusões fazem sentido;

Alguns softwares,como o Mathematica,o matlab,o IBM SPSS,etc . podem ajudar nessa tarefa,se o usuário já tiver experiência de uso neles .

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Janeiro de 2015, 02:00:21 »
você citou IBM SPSS, é da área?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Janeiro de 2015, 18:12:59 »

Algumas "paranoias" [mal] ajudaram descobrir [necessario] verdades e inverdades.

Offline John_Thompson

• Nível 00
  • *
« Resposta #33 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 20:32:43 »
você citou IBM SPSS, é da área?

No momento não . Meu conhecimento desse software veio de um software mais simples,mas que tambem ajuda na análise dos dados,chamado Eureqa . Planejo estudar mais sobre este assunto através de cursos online e quem sabe,trabalhar na área no futuro .

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 10:18:49 »

Ceticismo só se for em outras bandas, por aqui o que sem tem é cientificismo e dogmatismo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:21:59 »
gostaria de entender o que é cientificismo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #36 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:40:51 »
Acho que seria mais ou menos isso aqui:

Ideia de que tudo o que não pertença ao domínio da ciência não existe e não pode ser objeto de estudo, ao contrário da Filosofia que afirma que o seu objeto é tudo o que há no Universo, podendo existir materialmente, ou não.

Aí o bicho pega... :o
GNOSE

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #37 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 15:35:01 »
gostaria de entender o que é cientificismo.
Cientificismo basicamente é a ideia de que a melhor forma de se produzir conhecimento é através da metodologia científica, e que somente a ciência pode nos fornecer um conhecimento seguro sobre as coisas.

O termo "cientificismo" é usado também para indicar a tendência de tentar submeter todas as área do saber humano à metodologia científica, rejeitando como fonte relevante de estudo todas aquelas áreas que não puderem serem satisfatoriamente adequadas ou submetidas a esta metodologia.

É chamado de cientificismo também o uso de um vocabulário exageradamente científico fora do ambiente acadêmico e/ou científico, em áreas e assuntos não científicos e/ou em momentos informais, por exemplo.

A atitude extremamente deferente em relação a ciência, enquanto de desprezo pelos outros campos do saber, é também por vezes identificada como cientificista.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #38 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 15:49:07 »
Acho que seria mais ou menos isso aqui:

Ideia de que tudo o que não pertença ao domínio da ciência não existe e não pode ser objeto de estudo, ao contrário da Filosofia que afirma que o seu objeto é tudo o que há no Universo, podendo existir materialmente, ou não.

Aí o bicho pega... :o
Isto está mais para o positivismo, que diz na verdade que tudo aquilo que não pode ser submetido a metodologia de investigação das ciências positivas, não merece atenção ou interesse como objeto de estudo.

Esta tendência é em geral atualmente interpretada como cientificista, mas seria mais um cientificismo de matriz positivista, ou em sentido positivista.

Outra tendência positivista que ficou posteriormente associada como cientificista foi a de tentar submeter o máximo de campos do saber e da cultura humana a metodologia de investigação das ciências naturais, como a psicologia, antropologia, artes e filosofia p. ex. Cientificismo passou então ser usado para indicar a aplicação da metodologia científica fora da ciência, isto é, das ciências naturais.

Foi a partir destas duas concepções de cientificismo que o termo começou a ganhar sentido pejorativo. Posteriormente o sentido predominante de cientificismo passou a significar desprezo e preconceito para com qualquer área do saber e cultura humana que não fosse ou se portasse de forma científica, sendo usado por "adversários" da ciência para ataca-la.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #39 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 15:57:34 »
No meu modo de ver o cientifismo é compatível com todo tipo de conhecimento humano, e apenas descarta modos equivocados de se fazer ciência.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #40 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 15:57:54 »
 :ok:
GNOSE

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Março de 2015, 19:26:30 »

Se alguém me dizer que a teoria da relatividade foi refutada e me mostrar toda a fórmula, terei que decidir, a primeiro momento, se acredito ou não. Porque não estudei física o suficiente ainda, e se eu for estudar, provavelmente levara um bom tempo até compreender. Aí que entra a questão "segurança" na crença. Como estar seguro? A maneira mais usual, é ver as opiniões de quem entende do assunto e ponderar.

Mas aí se fosse acreditar que a relatividade foi refutada porque alguem afirmou, entao essa pessoa nao seria cetica (nao nesse momento pelo menos) ja que se predispôs a acreditar nessa suposta refutação.

Apesar de que acreditar na teoria da relatividade de forma absoluta [pode ser que haja partes erradas entre as certas] tambem nao seria ceticismo.

Há quem afirme que Einstein teve erros tambem:

http://www.tecmundo.com.br/ciencia/19665-os-4-maiores-erros-de-albert-einstein.htm

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Março de 2015, 00:20:37 »
Eu tenho muita desconfiança de dietas da moda, mas não entendo nada de nutrição. O ideal seria pegar opiniões de nutricionistas renomados no meio científico, mas isso é fácil de achar?

É mais ou menos o meu caso, é isso que "faço" (aspas por não ser exatamente algo regular), só que não penso exatamente me "nutricionistas renomados", até por que nem sei bem se esse é o termo científico mais próprio da área de nutrição ou se o "ismo" já designa uma espécie de vertente meio pseudocientífica (tem uns detalhes que não me lembro, coisas como que "nutricionismo" e "nutrologia" não são a mesma coisa, mas não sei qual seria a coisa "certa" e qual seria "bobagem", se é que a divisão é exatamente essa).

Seja lá qual for o termo preciso, acho que resumos de informação confiável geralmente vão se encontrar em alguns sub-sites de faculdades, principalmente inglesas e americanas. Também seria aí que procuraria material em português, embora só o fato de ser brasileiro já me faça aumentar um pouco o nível de desconfiança, embora admitidametne seja preconceito. :/

Acho que de modo geral esses resumões, mesmo que não sejam feitos por figuras "renomadas" da área, geralmente não serão afetados pelos modismos, e em alguns casos até os mencionarão e terão "refutações", ou ressalvas, relacionadas.

Prefiro nem perder tempo lendo coisas mais fora do "mainstream", mesmo que sejam coisas que não soem claramente como algo idiota, e que venham de médicos. A "seleção natural" do processo científico vai eventualmente filtrar melhor do que eu poderia fazer no meu tempo livre, e vou acabar lendo sobre o que vier a ser confirmado de interessante, em fontes confiáveis.

Também não ligo muito para notícias científicas de jornais ou revistas não especializadas, geralmente acho que se a manchete já desperta interesse em ler algo, acaba perdendo menos tempo numa busca rápida no google pelo tema em sites mais especializados, como sciencedaily, sciam, ou as redes de blogs de cientistas. As coisas da revista pesquisa FAPESP também me parecem bastante melhores do que das notícias não-especializadas. O texto dos jornais/revistas comuns geralmente vai ser uma encheção de lingüiça a partir de trechos de um press-release de sites como o eurekaalert, que também acaba sendo uma fonte melhor e mais acessível que os artigos dos periódicos científicos em si.

De vez em quando também ouço podcasts ou venho a esbarrar em artigos de céticos mais ou menos especializados nesse tema (ou de saúde em geral), como o Stephen Novella, Ben Goldacre, e o Stephen Barrett.

Mesmo assim não assimilo tudo, e certamente não tenho uma dieta otimizada para saúde máxima e alto desempenho atlético e intelectual. Acabo resumindo para mim mesmo tudo com "não exagerar". E cozinhar/assar/fritar bastante, quero ter certeza de comer só coisas devidamente mortas e proteicamente desnaturadas. (Bastante, mas também sem queimar, que igualmente não é bom).

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Março de 2015, 02:17:58 »

Ceticismo só se for em outras bandas, por aqui o que sem tem é cientificismo e dogmatismo.

fale por voce.
nem sei se tu existe ou é um alter ego de algum forista aqui. talvez um bot com IA ( :lol:) capaz de questionar ou responder. Enato sou cetico. Agora se quer cetico perfeito muito provavel voce nao achar nem aqui nem em outro lugar.

pelo menos a maioria dos ceticos sao mais abertos a questionamentos e nao ficam nessa de crer num opiniao imutavel como fazem muitos religiosos.

Ex: Doutor Cooper disse antigamente que correr fazia bem a saude, depois disse que correr nao, mas andar é que fazia bem - segundo o que ele afirmou. Ai se derruba toda uma crença (ainda que parcial) do que ele mesmo repassou pra outros sendo um medico fica sendo visto como uma autoridade cientifica - mas nao há essa de autoridade cientifica pois pessoas erram mesmo cientistas.

« Última modificação: 21 de Março de 2015, 02:21:52 por Agnoscetico »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #45 Online: 21 de Março de 2015, 12:55:05 »
Falei da dieta paleolítica, outra coisa que me chamou a atenção, aquele teste de personalidade com resultado de 4 letras:
http://www.theguardian.com/science/brain-flapping/2013/mar/19/myers-briggs-test-unscientific

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #46 Online: 23 de Março de 2015, 13:27:44 »
Somos todos céticos até prova em contrário e mesmo aí iremos ficar sempre a pesquisar por tudo e mais alguma coisa (não quer dizer que sejamos paranóicos)! Isso faz parte do ADN humano! :)
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #47 Online: 08 de Junho de 2015, 18:12:49 »
Se um cetico é paranoico ou não ai ja é um problema psicologico dele. O que importa é resultados do ceticismo dele: se levou a uma nova descoberta, inventos, etc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 08 de Junho de 2015, 18:29:09 »
céticos típicos:

Acho que todas essas coisas de tipologias de personalidade devem muito de seu acerto a uma combinação de um aspecto meio que "tautológico" da coisa somado a uma espécie de auto-leitura-fria.

Um pouco como se em astrologia, em vez de você ter seu signo pelo dia de seu nascimento, você o tivesse estimado de acordo com um questionário sobre sua a personalidade, como num teste de astrologia reversa. Astrologia, mesmo sem isso, já tem aspectos de leitura fria o suficiente para as pessoas enxergarem como verdadeiro, então praticamente qualquer outro que "trace o perfil" para dar um "diagnóstico" tipológico deve ser tão ou mais convincente.

Provavelmente muitas das mesmas críticas feitas à tipologia Myers-Briggs devem se aplicar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Myers-Briggs_Type_Indicator#Criticism

Eneagrama é mais um exemplo do "Forer Effect".

http://en.wikipedia.org/wiki/Forer_effect

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!