Os islamicos podem apelar pra Dubai. Nao que seja tao desenolvido socialmente como uma Islandia, etc. mas nao parece ser um lugar onde pobreza reina absoluta.
E la se tolera algumas coisas que em outros paises islamicos nao toleram - talvez pra atrair mais turistas (renda), assim como Holanda protestante fez no Renascimento pra atrair mais intelectuais de varias religiões. E se alguém puder me dar mais dados mais confiáveis sobre a proporção da violência religiosa em Dubai, eu queria ter.
Agora nem toda ditadura em países islâmicos é necessariamente religiosa. Ver o caso Saddam Hussein - ele já foi acusado pelo Bin Laden de ser pouco religioso. E o Saddam tava mais pra ditador politico (ao estilo de Chavez), parece que ele era mais pra comunista, do que pra religioso. Ele tinha ministro catolico (Tariq Aziz - catolico caldeu), etc. Muitos dizem que Saddam era um religioso não-praticante ou nominal.
Não lembro ter visto Saddam apelar pra declarações de fanatismo religioso. Quando foi pego ele se entregou, segundo alguns, porque se fosse como homens-bomba jamais se entregaria, preferiria explodir sobre os inimigos. Antes mesmo que Saddam fosse derrubado, eu já tinha suspeita de que o Iraque poderia virar anarquia. Saddam era um mal-necessário que segurava onda do Iraque, e depois que o Bush (cowboy cristao protestante) achando que todo tipo de Islã seria farinha do mesmo saco, ordenou aquela palhaçada de invadir Iraque e a consequência direta e/ou indireta foi surgimento do ISIS; do mesmo jeito que Bin laden foi cria dos EUA durante Guerra Fria e acabou se voltando contra seu "criador".
Agora também tem, pasmem, o Putin mistura comunismo com conservadorismo de Igreja Ortodoxo. Até o Carta capital, de tendência esquerdista admite isso. Ele mistura religiao ortodoxa + xenofobia anti-americana + comunismo, etc. Mas isso eu vou tentar posta em outro topico. Só quero mostrar que mistura de politica e religiao tambem acontece de onde supostamente menos se espera. E o Putin esperto que só não "Deu a Cesar o que é de Cesar" mas coroou cesar como sacerdote e usa religiao até como politica de estado.
Agora tenho que admitir que muitos islâmicos usam termo "islamofobia" como vitimismo, como citei noutro tópico. Em alguns países como Irã as minorias religiosas como mazdeísmo ainda são perseguidas. Apesar de mazdeístas terem perseguido cristãos e judeus também. No final das contas ninguém é santo nessa historia. Eu nao protejo islamismo tanto quanto protegeria o Cristianismo, etc.