Autor Tópico: Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora  (Lida 4033 vezes)

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Offline Johnny Cash

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #25 Online: 27 de Abril de 2015, 11:19:10 »
Uma exceção ao tema póstumo do tópico para uma bela história.


Coisa bonita de ver!
Um exemplo a ser seguido.
Uma bela história de amor ao conhecimento.
Parabéns, Kaciane!

(É mais interessante conhecer a história pelo vídeo, que está na página da fonte)

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Aos 10 anos, menina já leu mais de 400 livros e monta biblioteca em casa
Edição do dia 14/03/2015
Kaciane Marques Nascimento decidiu incentivar outras crianças e jovens a fazer o mesmo e montou uma biblioteca em casa.
[....]

Essa menina tá lendo um "livro" inteiro a cada ~2,7 dias.

Isso é necessariamente bom?

Duvido.

Online Sergiomgbr

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #26 Online: 27 de Abril de 2015, 11:44:57 »
Uma exceção ao tema póstumo do tópico para uma bela história.


Coisa bonita de ver!
Um exemplo a ser seguido.
Uma bela história de amor ao conhecimento.
Parabéns, Kaciane!

(É mais interessante conhecer a história pelo vídeo, que está na página da fonte)

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Aos 10 anos, menina já leu mais de 400 livros e monta biblioteca em casa
Edição do dia 14/03/2015
Kaciane Marques Nascimento decidiu incentivar outras crianças e jovens a fazer o mesmo e montou uma biblioteca em casa.
[....]

Essa menina tá lendo um "livro" inteiro a cada ~2,7 dias.

Isso é necessariamente bom?

Duvido.
Acho que já cheguei a ler três livros da coleção 'Para Gostar de Ler' em um dia.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #27 Online: 27 de Abril de 2015, 12:52:27 »
Uma exceção ao tema póstumo do tópico para uma bela história.


Coisa bonita de ver!
Um exemplo a ser seguido.
Uma bela história de amor ao conhecimento.
Parabéns, Kaciane!

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Aos 10 anos, menina já leu mais de 400 livros e monta biblioteca em casa
Edição do dia 14/03/2015
Kaciane Marques Nascimento decidiu incentivar outras crianças e jovens a fazer o mesmo e montou uma biblioteca em casa.
[....]

Essa menina tá lendo um "livro" inteiro a cada ~2,7 dias.

Isso é necessariamente bom?

Duvido.

O problema que imagino é apenas que talvez implique em falta de atividade física.

Fora isso, deve ter uma redação acima da média, e o conteúdo dos livros é capaz de terem lhe acrescentado algo também, além de entretenimento.

Offline Gabarito

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #28 Online: 03 de Julho de 2015, 10:06:17 »
Uma matéria que exibe o panorama atual da nossa Pátria Enganadora, ôpa, Educadora.
Um país desgovernado.

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Mais de dois milhões de crianças estão fora da escola no Brasil
Edição do dia 03/07/2015
Governo vê avanços na última década e aposta em um currículo nacional de ensino para melhorar a qualidade da educação.


O Brasil ainda está longe de atingir os principais desafios na educação. Mais de dois milhões de crianças ainda estão fora das escolas, e muitas passam de ano sem nenhuma base.

É triste ver tanta criança fora da escola e ver algumas que estão na escola, mas parece que é a escola que não está ali de tão ruim e sem condições. Muitas vezes, por mais que o aluno se esforce fica impossível ter alguma base para seguir adiante. A reportagem é de Caroline Dulley.

Podia ser sempre assim: criança estudando, biblioteca cheia de histórias, escola arrumadinha. Mas não foi isso que mostrou o relatório feito pelo Movimento Todos Pela Educação: 680 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola.

“É necessário recurso, mas também é necessário pensar a política nacional de educação em questões que não exigem grandes investimentos e que são fundamentais também”, afirma a coordenadora do movimento, Alejandra Velasco.

É preciso pensar também nos jovens: 1,6 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos abandonaram os estudos. Quem resiste na sala de aula nem sempre aprende o que deveria: só 9% dos alunos que saem do Ensino Médio sabem lidar com os números da matemática e 27% dominam a própria língua, o português.

Mas a deficiência começa bem antes, quando eles ainda são pequenos. Difícil aprender em uma escola sem piso e nem janelas, mas crianças estudam em uma escola ainda em construção no Tocantins. “Sem qualidade, a gente dá aula desse jeito aqui nessa situação”, afirma a professora Meire Mendes Costa.

A professora se desdobra: ela dá aula para três turmas diferentes ao mesmo tempo. “A gente sozinha para trabalhar e estar dividindo essa etapa, primeiro ano, segundo ano, terceiro ano. Quando você faz uma atividade com o primeiro, já o terceiro aqui já lhe chama”, diz Maura Ferreira.

A maioria das crianças que termina o terceiro ano do Ensino Fundamental não sabe ler direito, resolver continhas e muito menos escrever certo.

O relatório mostrou ainda outro problema: só metade dos jovens termina o Ensino Médio sem atraso, até os 19 anos de idade. Muitos procuram uma sala de aula de educação para jovens e adultos, uma oportunidade de recuperar o tempo perdido.

Maria Aparecida bem que quis estudar, mas não teve opção. Aos 44 anos, voltou para a escola. “Começava a estudar e trabalhar e não dava conta. Parei na quinta série”, conta a doméstica.

O governo vê avanços na última década e aposta em um currículo nacional de ensino para melhorar a qualidade da educação. “Oferecer ao jovem uma educação de nível médio mais atraente, que mobilize mais a sua atenção, o seu interesse. Você também pode desenvolver parâmetros para formação de professores, tentar alinhar a formação de professores com os objetivos da educação básica”, afirma o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios .

É o que a Yoanda espera. Ela repetiu de ano duas vezes e largou os estudos. Agora voltou para a escola e já faz planos. “Eu quero ser professora. Dar aula, transmitir as informações que eu recebo para outras pessoas, incentivando elas também a despertar esse interesse a estudar”.

A Secretaria de Educação do município de Filadélfia, no Tocantins, disse que vai fazer um concurso público para contratar mais professores e que aguarda a liberação de recursos para concluir a construção da escola.

Offline Gabarito

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #29 Online: 03 de Julho de 2015, 10:06:38 »
Acho que nunca se mentiu tanto nos dias de hoje, muito principalmente o que o governo fala à população.

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'Palavras do MEC não refletem o que acontece nas salas de aula', diz Alexandre Garcia
Edição do dia 03/07/2015
Comentarista avalia descompasso na educação entre governo, pais, alunos e professores. 'Escola do século 19, professor do século 20 e alunos do século 21'.



Não tem escola para todo mundo e, quando tem o que se vê é um ensino sem qualidade, crianças que passam de ano sem saber o básico.

Não tem escola para todo mundo e, quando tem, o que se vê é um ensino sem qualidade, crianças que passam de ano sem saber o básico. Enfim, infância, juventude e futuro jogados fora.

Isso que foi mostrado na reportagem atenta contra o futuro do país bem mais que uma eventual crise econômica, por maior que seja. Vimos o lado abandonado da educação e seus resultados.

Conhecer a própria língua do país e, portanto, entender e se comunicar, é privilégio de menos da metade da população. Daí para todas as áreas do conhecimento, é um abismo de difícil transposição.

Buscam-se soluções escrevendo boas intenções na Constituição e nas leis; experimentam-se currículos; alardeiam-se quantidades, mas os resultados são medíocres, vergonhosos.

No Ensino Médio, há pouco, em São Paulo, se discutia o ensino bilíngue. De que jeito, se não entendem português? As palavras bonitas que saem da Unesco ou do MEC não refletem o que acontece nas salas de aula. Escola do século 19; professor, ainda no século 20, e alunos do século 21.

O professor deveria ser um mediador do conhecimento, já que existe um imenso potencial de acesso à informação, que os jovens dominam. É preciso formar professores deste século, com meios, salários e estímulos deste século. E lembrar os pais de seu papel.

A Lei de Diretrizes e Bases fala em competências e habilidades para o aluno do Ensino Médio. Competências e habilidades começam em casa, na formação da criança, em que o pai e a mãe, por exemplos e ações, são os educadores, se quiserem que seus filhos tenham futuro num país que tenha futuro.

Offline Geotecton

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #30 Online: 03 de Julho de 2015, 10:21:29 »
Apresentar tais fatos nada mais é do que uma constatação do óbvio.

E nem precisaria.

Basta conhecer um pouco sobre a maior mentira de todas, chamada PAC.
Foto USGS

Offline Gabarito

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #31 Online: 03 de Julho de 2015, 12:47:05 »
Eu quase que me esquecia: ao colega Skorpios, o meu obrigado.

Offline Diegojaf

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #32 Online: 14 de Julho de 2015, 16:14:08 »
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Aprovado: Aluno com transtorno reverte reprovação na Justiça

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
14/07/2015 02h00
173
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Fernando (nome fictício), 17, tem dificuldades na escola desde os 9 anos de idade. No ano passado, foi reprovado no tradicional colégio particular Oswald de Andrade, na zona oeste de São Paulo. Ao mudar de escola, descobriu que sofre de transtorno de atenção. E conseguiu na Justiça reverter a retenção.

Até ele chegar ao 2º ano do ensino médio do colégio Mackenzie, porém, houve brigas em diversas instâncias, avaliações divergentes e ressentimento com o antigo colégio.

"Como uma escola como o Oswald não percebe que o meu filho tem um problema desse?", questiona a publicitária Simone, 42. "Eles simplesmente o reprovaram e brigaram até o fim para mantê-lo reprovado."
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/07/1655403-aprovado-aluno-com-transtorno-reverte-reprovacao-na-justica.shtml

O melhor comentário: Antigamente pra passar de ano você precisava estudar. Hoje, só precisa de um bom advogado.

Daqueles pais "meu filho índigo (ou indígo, sei lá) está tão à frente de todos vocês e é tão super especial que vocês ainda não compreendem a inteligência dele, vou levar ele para um lugar onde meu dinheiro possa comprar a aprovação eles reconheçam talentos dormentes nessa geração da era de aquário..."
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #33 Online: 14 de Julho de 2015, 20:21:52 »
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Fernando (nome fictício),17,tem dificuldades na escola desde o 9 anos de idade. No ano passado, foi reprovado no tradicional colégio particular Oswald de Andrade, na zona oeste de São Paulo. Ao mudar de escola, descobriu que sofre de transtorno de atenção. E conseguiu na Justiça reverter a retenção.

Citar
"Como uma escola como o Oswald não percebe que o meu filho tem um problema desse?"

E onde ela esteve nesses anos todos?

Offline DDV

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #34 Online: 14 de Julho de 2015, 20:28:38 »
Eu vejo muito disso, pais de crianças ou adolescentes com dificuldades na escola, devido a déficit de atenção ou oligofrenia, querendo que a escola "pegue leve" na avaliação dele e que ele seja aprovado como os outros mesmo sem ter o mesmo desempenho.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Lorentz

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #35 Online: 14 de Julho de 2015, 22:50:37 »
É só por aqui ou é comum em outros países os pais esperarem das escolas uma educação moral, cívica, sexual, bons modos, diagnóstico de doenças e talvez também alfabetização de seus filhos?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #36 Online: 15 de Julho de 2015, 08:50:45 »
Esquizofrenia brasileira. Queremos menos Estado e mais responsabilidade individual. Não é nossa responsabilidade notar qualquer problema de nossos filhos.

Apesar desse caso ter ocorrido em um colégio particular, é o reflexo da população como um todo.
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Offline JJ

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #37 Online: 15 de Julho de 2015, 10:17:13 »
Eu vejo muito disso, pais de crianças ou adolescentes com dificuldades na escola, devido a déficit de atenção ou oligofrenia, querendo que a escola "pegue leve" na avaliação dele e que ele seja aprovado como os outros mesmo sem ter o mesmo desempenho.



Considerando que uma boa parte do currículo não passa de um monte de lixo inútil para o bom exercício de diversas profissões, eu não vejo problema nenhum em aprovar sem saber essa parte desnecessária para o exercício dessas diversas profissões.

Como exemplo eu dou um advogado e um médico que eu conheço, ambos são ótimos profissionais e ganham muito dinheiro, e ambos  não tem praticamente nenhum interesse na física ensinada no ensino médio,  e já esqueceram praticamente tudo que estudaram dessa matéria no ensino médio. 

Não saber o conteúdo desta matéria não interfere em nada na capacidade deles de exercer bem a profissão e de ganharem bastante  dinheiro $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


Offline Fabrício

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #38 Online: 15 de Julho de 2015, 12:21:38 »
Eu vejo muito disso, pais de crianças ou adolescentes com dificuldades na escola, devido a déficit de atenção ou oligofrenia, querendo que a escola "pegue leve" na avaliação dele e que ele seja aprovado como os outros mesmo sem ter o mesmo desempenho.



Considerando que uma boa parte do currículo não passa de um monte de lixo inútil para o bom exercício de diversas profissões, eu não vejo problema nenhum em aprovar sem saber essa parte desnecessária para o exercício dessas diversas profissões.

Como exemplo eu dou um advogado e um médico que eu conheço, ambos são ótimos profissionais e ganham muito dinheiro, e ambos  não tem praticamente nenhum interesse na física ensinada no ensino médio,  e já esqueceram praticamente tudo que estudaram dessa matéria no ensino médio. 

Não saber o conteúdo desta matéria não interfere em nada na capacidade deles de exercer bem a profissão e de ganharem bastante  dinheiro $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$



Mas é fácil saber disso agora, quando já definiram sua profissão e tem sucesso. No ensino médio, não há como saber com certeza o que o garoto vai virar no futuro.
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Offline Diegojaf

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #39 Online: 21 de Julho de 2015, 12:30:53 »
1) CQC exibe uma reportagem tendenciosa sobre uma escola que foi "militarizada" e se tornou escola modelo.
2) O programa abre uma enquete pra saber a opinião de seu público sobre o assunto.
3) O resultado não é bem o que eles esperavam, encerram o assunto e deixam pra lá.

:lol:
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Offline Johnny Cash

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #40 Online: 21 de Julho de 2015, 12:49:24 »
Caceta, 96%!!!

Cara, eu vi essa matéria do CQC e foi tudo meio absurdo.

Apesar dos ótimos resultados e aspecto transformador do novo modelo, os caras ficaram implicando sobre os policiais armados(!), necessidade de cortar o cabelo e coisas do tipo.

Absolutamente nonsense.

Fica claro que a implicância é com a polícia e o romantismo dos grupos do argumento anti-militar. Pouco tem a ver com a vontade de ver bons resultados educacionais e pessoas se livrando de situações criminosas.

Offline JJ

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #41 Online: 21 de Julho de 2015, 13:35:32 »
Eu vejo muito disso, pais de crianças ou adolescentes com dificuldades na escola, devido a déficit de atenção ou oligofrenia, querendo que a escola "pegue leve" na avaliação dele e que ele seja aprovado como os outros mesmo sem ter o mesmo desempenho.



Considerando que uma boa parte do currículo não passa de um monte de lixo inútil para o bom exercício de diversas profissões, eu não vejo problema nenhum em aprovar sem saber essa parte desnecessária para o exercício dessas diversas profissões.

Como exemplo eu dou um advogado e um médico que eu conheço, ambos são ótimos profissionais e ganham muito dinheiro, e ambos  não tem praticamente nenhum interesse na física ensinada no ensino médio,  e já esqueceram praticamente tudo que estudaram dessa matéria no ensino médio. 

Não saber o conteúdo desta matéria não interfere em nada na capacidade deles de exercer bem a profissão e de ganharem bastante  dinheiro $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


Mas é fácil saber disso agora, quando já definiram sua profissão e tem sucesso. No ensino médio, não há como saber com certeza o que o garoto vai virar no futuro.


Você  acha que é indispensável obrigar um aluno de ensino médio estudar uma parte simplificada de uma matéria típica/específica de cada tipo de curso possível  que ele possa fazer após terminar o ensino médio, pois caso contrário,  o curso que não tiver uma parte simplificada de uma de suas matérias típicas/específicas no currículo do EM, não será escolhido por nenhum aluno de ensino médio ? Ou terá baixo índice de escolha por causa disso ?


Você acha que o motivo primordial para alguém escolher um curso, após fazer o ensino médio, são as matérias que ele viu no EM ?


« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 14:13:43 por JJ »

Offline Fabrício

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #42 Online: 21 de Julho de 2015, 14:20:23 »
Eu vejo muito disso, pais de crianças ou adolescentes com dificuldades na escola, devido a déficit de atenção ou oligofrenia, querendo que a escola "pegue leve" na avaliação dele e que ele seja aprovado como os outros mesmo sem ter o mesmo desempenho.



Considerando que uma boa parte do currículo não passa de um monte de lixo inútil para o bom exercício de diversas profissões, eu não vejo problema nenhum em aprovar sem saber essa parte desnecessária para o exercício dessas diversas profissões.

Como exemplo eu dou um advogado e um médico que eu conheço, ambos são ótimos profissionais e ganham muito dinheiro, e ambos  não tem praticamente nenhum interesse na física ensinada no ensino médio,  e já esqueceram praticamente tudo que estudaram dessa matéria no ensino médio. 

Não saber o conteúdo desta matéria não interfere em nada na capacidade deles de exercer bem a profissão e de ganharem bastante  dinheiro $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


Mas é fácil saber disso agora, quando já definiram sua profissão e tem sucesso. No ensino médio, não há como saber com certeza o que o garoto vai virar no futuro.


Você  acha que é indispensável obrigar um aluno de ensino médio estudar uma parte simplificada de uma matéria típica/específica de cada tipo de curso possível  que ele possa fazer após terminar o ensino médio, pois caso contrário,  o curso que não tiver uma parte simplificada de uma de suas matérias típicas/específicas no currículo do EM, não será escolhido por nenhum aluno de ensino médio ? Ou terá baixo índice de escolha por causa disso ?


Você acha que o motivo primordial para alguém escolher um curso, após fazer o ensino médio, são as matérias que ele viu no EM ?


Eu só acho que o ensino médio é uma fase do ensino mais genérico, onde a maioria dos estudantes ainda não tem uma idéia de carreira bem definida, por isso deve ter mesmo um currículo mais amplo.

Qual seria sua sugestão?
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Offline JJ

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #43 Online: 21 de Julho de 2015, 14:29:02 »
Você  acha que é indispensável obrigar um aluno de ensino médio estudar uma parte simplificada de uma matéria típica/específica de cada tipo de curso possível  que ele possa fazer após terminar o ensino médio, pois caso contrário,  o curso que não tiver uma parte simplificada de uma de suas matérias típicas/específicas no currículo do EM, não será escolhido por nenhum aluno de ensino médio ? Ou terá baixo índice de escolha por causa disso ?

Você acha que o motivo primordial para alguém escolher um curso, após fazer o ensino médio, são as matérias que ele viu no EM ?


Eu só acho que o ensino médio é uma fase do ensino mais genérico, onde a maioria dos estudantes ainda não tem uma idéia de carreira bem definida, por isso deve ter mesmo um currículo mais amplo.

Qual seria sua sugestão?


Especificamente com relação à física deveria-se torná-la matéria optativa. 





Offline Brienne of Tarth

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #44 Online: 21 de Julho de 2015, 14:34:24 »

O ensino como hoje é está à milhas de distância do que deveria ser, e isso é fato consumado, não cabendo aí nenhuma consideração a mais; jogar sal na ferida em nada contribui para sua completa restauração.

Nem todos os estudantes (e aqui caberia uma pesquisa recente sobre o tema), durante o Ensino Médio, alcançam uma compreensão pessoal de suas aptidões e como as mesmas podem ser utilizadas na escolha de uma futura profissão; nesse modelo, inclusive, são direcionados em sua grande maioria pelos pais, como no caso de advogados e médicos, os quais geralmente são seguidores de uma linhagem por assim dizer.

Aqui começa a se quebrar esse paradigma, o da faculdade, da profissão e do emprego; pode perguntar a qualquer aluno se ele realmente se vê trancado num escritório (modelo antigo) de 8 às 18 horas, como seus pais fazem e como seus avós fizeram, se não há entre suas escolhas opções vistas pela sociedade como não adequadas ao que se chamaria de sucesso profissional.

Um exemplo meio tosco, seria o dos cozinheiros glamourizados pelos "reality shows", vamos acompanhar e ver se há 100 anos atrás (muito embora a profissão de cozinhar para outros seja mais antiga que a outra, aquela mesma), os homens eram valorizados por cozinharem. Era uma profissão suja, suada e árdua, quase sempre (não que ainda não seja, rsrs), homens que se aventuravam nesse ramo sofriam dos sentimentos mistos de amor/ódio que pessoas que alimentam pessoas sofrem, eram vítimas frequentes de roubos (ainda são), e vistos pela sociedade que utilizava seus serviços como um mal necessário (talvez isso somente tenha mudado).

Voltando à vaca fria, se existe uma opção ao método disciplinar aplicado hoje nas escolas, se existem melhores maneiras de expor ao aluno a miríade de opções que ele possui para desenvolver suas capacidades, se há uma forma de fazê-lo entender as dificuldades que a raça humana enfrentou ao longo dos milênios para alcançar todo esse conhecimento, que ele não deveria ser obrigado a decorá-lo, mas sim assimilar sua essência, criadora da curiosidade pelo céu estrelado que guiou muitos dos cientistas na busca das explicações sobre como o Universo funciona e nosso papel nele, que seja então proposta e discutida.
GNOSE

Offline Fabrício

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #45 Online: 21 de Julho de 2015, 14:43:47 »
Você  acha que é indispensável obrigar um aluno de ensino médio estudar uma parte simplificada de uma matéria típica/específica de cada tipo de curso possível  que ele possa fazer após terminar o ensino médio, pois caso contrário,  o curso que não tiver uma parte simplificada de uma de suas matérias típicas/específicas no currículo do EM, não será escolhido por nenhum aluno de ensino médio ? Ou terá baixo índice de escolha por causa disso ?

Você acha que o motivo primordial para alguém escolher um curso, após fazer o ensino médio, são as matérias que ele viu no EM ?


Eu só acho que o ensino médio é uma fase do ensino mais genérico, onde a maioria dos estudantes ainda não tem uma idéia de carreira bem definida, por isso deve ter mesmo um currículo mais amplo.

Qual seria sua sugestão?


Especificamente com relação à física deveria-se torná-la matéria optativa. 


Por que este preconceito contra a pobre da física  :P? Por que não química, biologia, geografia, história, etc, etc?

A Brienne escreveu muito bem, concordo com o ponto de vista dela.
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Offline Brienne of Tarth

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #46 Online: 21 de Julho de 2015, 14:58:05 »
Por que este preconceito contra a pobre da física  :P? Por que não química, biologia, geografia, história, etc, etc


Fabrício, sei que vão me crucificar por este meu comentário, mas acho que ele bombou em Física. Várias vezes. Ou então só teve professor carrasco.  ::)
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Offline Fabrício

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« Resposta #47 Online: 21 de Julho de 2015, 15:03:51 »
Por que este preconceito contra a pobre da física  :P? Por que não química, biologia, geografia, história, etc, etc


Fabrício, sei que vão me crucificar por este meu comentário, mas acho que ele bombou em Física. Várias vezes. Ou então só teve professor carrasco.  ::)

Também pensei nisso  :biglol:...

"Deus prefere os ateus"

Offline JJ

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #48 Online: 21 de Julho de 2015, 16:39:35 »
Por que este preconceito contra a pobre da física  :P? Por que não química, biologia, geografia, história, etc, etc


Fabrício, sei que vão me crucificar por este meu comentário, mas acho que ele bombou em Física. Várias vezes. Ou então só teve professor carrasco.  ::)


Agradeço pelo ataque pessoal.  Mas muito pelo contrário, eu particularmente adoro física, fui muito bem em física no EM e na universidade, minha coleção de livros de física é extensa,  meus arquivos digitais também são extensos.  Em resumo  eu gosto muito  de física.  Entretanto eu gostar de física, não implica, tampouco me obriga e nem me faz um defensor da obrigatoriedade do ensino de física no EM. Isto não tem nada a ver.

Eu sou a favor da liberdade no ensino, sou contra imposições autoritárias.  Ninguém obriga alguém a gostar de alguma coisa,  pessoas podem ser conquistadas, mas não obrigadas a força a gostarem de física (e outras matérias).

E a física, foi apenas um exemplo para a discussão não ficar genérica demais.  O mesmo se aplica a outras matérias do EM.


« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 16:47:07 por JJ »

Offline JJ

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Re:Homenagem (póstuma) à Pátria Educadora
« Resposta #49 Online: 21 de Julho de 2015, 16:46:14 »
Você  acha que é indispensável obrigar um aluno de ensino médio estudar uma parte simplificada de uma matéria típica/específica de cada tipo de curso possível  que ele possa fazer após terminar o ensino médio, pois caso contrário,  o curso que não tiver uma parte simplificada de uma de suas matérias típicas/específicas no currículo do EM, não será escolhido por nenhum aluno de ensino médio ? Ou terá baixo índice de escolha por causa disso ?

Você acha que o motivo primordial para alguém escolher um curso, após fazer o ensino médio, são as matérias que ele viu no EM ?


Eu só acho que o ensino médio é uma fase do ensino mais genérico, onde a maioria dos estudantes ainda não tem uma idéia de carreira bem definida, por isso deve ter mesmo um currículo mais amplo.

Qual seria sua sugestão?


Especificamente com relação à física deveria-se torná-la matéria optativa. 


Por que este preconceito contra a pobre da física  :P? Por que não química, biologia, geografia, história, etc, etc?

A Brienne escreveu muito bem, concordo com o ponto de vista dela.


A ideia de maior  liberdade no ensino vale também para outras matérias, a física foi apenas um exemplo.



 

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