Como é que eles podem saber isso?
Comparando com os diversos outros casos e percebendo as semelhanças dos fatos/fatores.
Na maior parte dos casos em que se pode saber, conta muito a declaração dos grupos autores. E não conta tanto a partir de que se considera uma vertente conspiracionista como possível.
Aliás, aquele gráfico que você gosta de postar é feito baseado na declaração das pessoas entrevistadas, num é?
Aquele gráfico não diz nada sobre a motivação para o terrorismo. Na pesquisa do Pape, é evidenciado que as ações terroristas são em resposta à ocupação da pátria. Difícil, né?
Cara, o Pape não trata das "ações terroristas" como todo, o cara trata sobre ataques suicidas para o terrorismo, mais ou menos 300 ataques sendo que dizem não ter acontecido nenhum de 1945 até 1980. Que mesmo assim, não quer dizer (sem a declaração dos grupos envolvidos) que seja derivado de invasões por outros países, já que temos diversas invasões na história que não deram origem a gente que amarra uma bomba no próprio corpo e explode os vizinhos. Amarrar bomba no próprio corpo e explodir os vizinhos, no entanto, já se demonstrou não ser comportamento de exclusividade islâmica e de acordo com a pesquisa do Pape, existe correlação com ocupação por democracias.
Que que eu afirmei sobre o gráfico? Nada! Eu te perguntei, e você ensaboou-se e escorregou, mas ja me habituei a conseguir resposta lá pela 3a. tentativa. Aquele gráfico é baseado nas declarações dos entrevistados (num é? posso estar enganado).
Daí a gente vê que para você defender a religião, você diz que os terroristas declararem serem religiosos é engodo, enquanto o pessoal que diz ter motivação política deve ser representado num gráfico e replicado a cada 5 posts num debate.
Num esquema geral de mortes provocadas por ataques terroristas, ~70% pode ser atribuída a islâmicos. Os outros 30% podem ser distribuídos a outros grupos incluindo políticos (de gente invadida, ou não).