Não tem nada que prove que essa pretensa falta de liberdade vá realmente influir de forma significativa no desenvolvimento da criança.
Realmente não tenho nenhum dado tabulado. Então é pura especulação mesmo.
Pois é
.
Além do mais, crianças interagem na escola, interagem nas casas uns dos outros (mesmo que seja só para jogar videogame), interagem em clubes, etc.
Antes também era assim.
Mas hoje não há a mesma interação livre e despreocupada nas ruas.
E a molecada nem liga, como eles nunca viveram outra realidade, estão plenamente adaptados a brincar e interagir onde podem. A não ser no interior e periferia, como o Barata lembrou.
Tenho minhas duvidas se ar livre, interação com a natureza, pegar fruta no pé, fazer troca troca , é assim tãããããão importante para o desenvolvimento das crianças. Para mim parece muito mais saudosismo do que algo real.
É sério que você não vê a importância nos ganhos que existem no conhecimento e na interação das crianças com o meio-ambiente ?
Depende do que se entende por interação. Na minha infância a interação era bem predatória
, caçávamos rãs, passarinhos, lagartixas, enfim, cada bicho que passava na nossa frente corria perigo de ser morto ou preso. Se aparecesse um canário da terra na cidadezinha onde eu morava, no minuto seguinte surgia um batalhão de moleques catarrentos tentando capturar o bicho. Hoje a situação é totalmente diferente, fico abismado com a enorme quantidade de canários que tem lá nos fios, árvores e ruas, e nenhuma criança os persegue mais. Preferem jogar videogame, jogar futebol, andar de bicicleta, e outras coisas. Não tem mais o hábito de caçar passarinhos, pescar, brincar de pega pega, essas coisas que gostávamos tanto, e são crianças perfeitamente saudáveis e com um grau de conhecimento muito maior do que eu na idade deles. Sinceramente não vejo eles perdendo nada em relação ao que eu tive. Não é uma infancia pior, é apenas diferente.
Vejo meus sobrinhos, que não tem tanta liberdade quanto eu tive quando criança, mas que interagem com os amigos na escola, jogando videogame, montando lego, jogando futebol em clubes fechados, da mesma forma que eu interagia brincando de futebol na rua, soltando pipa e coisa do gênero, e não percebo grande diferença entre eu e meus amigos quando crianças e eles agora.
Qual é a idade deles?
Tem dois de 2 anos e um maior, de 7.