Autor Tópico: Qual foi melhor década para ser criança?  (Lida 2970 vezes)

Offline eddie

• Nível 11
  • *
Re:Qual foi melhor década para ser criança?
« Resposta #50 Online: 06 de Março de 2015, 09:29:57 »
Lembro do dia em que anunciaram o congelamento de preços, eu estava no meu primeiro emprego.

O dono da empresa "Oh! Maravilhoso, gostei mesmo! Prefiro vender sempre pelo mesmo preço e saber quanto gastarei no fim do mês!"

Um ano depois ele estava praticamente falido.

* A alegria dele terminou depois do terceiro ou quarto reajuste de impostos que o Sarney chamava de "realinhamento de preços que estavam defasados  no dia do congelamento" e das dezenas de aumentos semanais nos combustíveis.

Lembro que teve um periodo no governo Sarney, em que as prateleiras dos supermercados ficaram vazias. Lembro também que houve uma correria para comprar mercadorias, agora não me lembro se foi por causa do desabastecimento ou por causa da remarcação dos preços. As pessoas começaram a se auto intitular de "fiscais do Sarney".

Os planos econômicos do Sarney quebraram muitas empresas, depois vieram o Collor e a Zelia para completar o serviço. Muitas empresas não aguentaram o confisco e quebraram.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #51 Online: 06 de Março de 2015, 09:40:42 »
Lembro do dia em que anunciaram o congelamento de preços, eu estava no meu primeiro emprego.

O dono da empresa "Oh! Maravilhoso, gostei mesmo! Prefiro vender sempre pelo mesmo preço e saber quanto gastarei no fim do mês!"

* A alegria dele terminou depois do terceiro ou quarto reajuste de impostos que o Sarney chamava de "realinhamento de preços que estavam defasados  no dia do congelamento" e das dezenas de aumentos semanais nos combustíveis.

Lembro que teve um periodo no governo Sarney, em que as prateleiras dos supermercados ficaram vazias. Lembro também que houve uma correria para comprar mercadorias, agora não me lembro se foi por causa do desabastecimento ou por causa da remarcação dos preços. As pessoas começaram a se auto intitular de "fiscais do Sarney".

Os planos econômicos do Sarney quebraram muitas empresas, depois vieram o Collor e a Zelia para completar o serviço. Muitas empresas não aguentaram o confisco e quebraram.

Foi por causa do congelamento de preços que criou uma demanda artificial, em 1986 o Brasil cresceu 7% se não me engano, e logo depois da eleição, em que o PMDB ganhou quase no Brasil inteiro, houve o mega arrocho.

Offline eddie

• Nível 11
  • *
« Resposta #52 Online: 06 de Março de 2015, 09:42:21 »
Tendo dito isto, é difícil julgar o momento atual, porque algumas coisas exigem tempo para percebermos quão boas elas são e temos maior contato com lixo.

Eu vi Driver e achei que seria um clássico, revi e já não acho mais... :P Ainda um bom filme, no entanto.

Outro fenômeno engraçado na cultura pop são os filmes e séries cult. O que antes era taxado de lixo, como "filmes b" de ficção ou terror de baixo orçamento, com o tempo acabaram virando sucesso em video K7 ou DVD. O mesmo ocorreu com séries de tv, que tiveram baixa audiência no início, que depois de algum tempo e várias reprises acabaram virando cult.

Edit: Ah... esquece oque eu escrevi aqui em cima, acabei de me lembrar, você é o maior cinéfilo aqui do CC né? Seria como se eu quisesse ensinar o "pai nosso" ao padre... :lol:
« Última modificação: 07 de Março de 2015, 08:17:24 por Mago de Oz »

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Março de 2015, 19:10:12 »
Depende do aspecto que se considerar, mas eu voto pelos anos 50 e 60......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline eddie

• Nível 11
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Março de 2015, 09:54:28 »
Cada época ser melhor ou pior para a infância de cada um, pode variar muito. Existem muitas variáveis e ainda por cima, cada individuo pode reagir diferente aos mesmos parâmetros.
Eu só sei de uma coisa: em épocas ou lugares onde não havia ou havia menos recursos, tecnologia e informação, qualquer novidade costumava ser mais impactante, tanto para crianças como para adultos. Hoje a criança é bombardeada com tanta novidade, tanta informação que nem dá tempo de apreciar ou se maravilhar direito a cada novidade, a cada descoberta. Hoje, as novidades e informações vem na velocidade da internet.

Coloque apenas um prato delicioso diante de alguém faminto e um banquete enorme diante de outro. Você acha que o cara que se entupiu com o banquete, vai se lembrar de todos os pratos, de todos os sabores, texturas e aromas, depois que encheu a barriga?

Edit: Não estou dizendo que a internet e o acesso rápido a informações é uma coisa ruim.
« Última modificação: 07 de Março de 2015, 10:15:12 por Mago de Oz »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Março de 2015, 13:29:54 »

Foi por causa do congelamento de preços que criou uma demanda artificial, em 1986 o Brasil cresceu 7% se não me engano, e logo depois da eleição, em que o PMDB ganhou quase no Brasil inteiro, houve o mega arrocho.

Era exatamente sobre isso que eu falava, foi um plano populista para levar uma eleição. Após a eleição veio esse plano durante a contagem de votos, no mesmo dia.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Março de 2015, 13:36:30 »

Meu pai era representante comercial e faltavam mercadorias pois os preço tabelados pelo governo não cobriam nem os custos de produção das empresas, principalmente das que dependiam de derivados do petróleo que subiam constantemente arrastando os demais preços. É mais ou menos o que acontece na Venezumerda atual onde um imbecil tenta controlar preços por decreto obrigando as empresas a venderem suas mercadorias por um custo menor que o de produção, sem explicar de onde tirarão o dinheiro para produzir mais.

De um dia para o outro esse filho da puta acabou com toda a reserva monetária do país   para manter preços congelados artificialmente, lembro que mandou importar até tampinha de garrafa de refrigerante, confiscou bois no pasto e criou um monte de impostos ilegais.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #57 Online: 07 de Março de 2015, 13:44:37 »

Meu pai era representante comercial e faltavam mercadorias pois os preço tabelados pelo governo não cobriam nem os custos de produção das empresas, principalmente das que dependiam de derivados do petróleo que subiam constantemente arrastando os demais preços. É mais ou menos o que acontece na Venezumerda atual onde um imbecil tenta controlar preços por decreto obrigando as empresas a venderem suas mercadorias por um custo menor que o de produção, sem explicar de onde tirarão o dinheiro para produzir mais.

De um dia para o outro esse filho da puta acabou com toda a reserva monetária do país   para manter preços congelados artificialmente, lembro que mandou importar até tampinha de garrafa de refrigerante, confiscou bois no pasto e criou um monte de impostos ilegais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiscal_do_Sarney

http://www.buzzfeed.com/novelasefamosos/14-cartazes-de-apoio-polatico-no-cassino-do-chac-z8ey

Um dia desses zapeando pelos canais da tv, parei numa reprise do Cassino do Chacrinha no Viva, e me deparei com esses cartazes de apoio ao governo Sarney. Tragicômico.

Era uma época em que a Rede Globo dava todas as cartas ainda, hoje ela dá só metade.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 07 de Março de 2015, 13:55:52 »
Para o Zé Povinho a culpa da inflação de 80% ao mês era do dono do mercadinho da esquina que aumentava os preços.

O dono da empresa onde eu trabalhava praticamente faliu em um ano de congelamento, a empresa onde meu pai trabalhava cortou metade do pessoal da linha de produção, vi empresas que quebraram pois investiram pesado em maquinário e contratações no início do congelamento e que depois não tinham demanda nem para pagar funcionários.

Foi isso que o filho da puta fez.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!