Autor Tópico: Qual foi melhor década para ser criança?  (Lida 2968 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Qual foi melhor década para ser criança?
« Online: 04 de Março de 2015, 22:29:14 »
Eu lembro quando lugar de menino era junto da bagagem no porta malas da Variant... :lol:

Sem falar de quando se tentava encaixar o máximo possível de meninos no "bagageiro" de um fusca. :)

Eu fiz uma viagem com 9 pessoas em um fusca. 4 crianças, 5 adultos e nenhuma preocupação com a vida...

Pois é. É o viés do sobrevivente. Por vezes fico surpreso de ter conseguido chegar à fase adulta. Foi prego enferrujado no calcanhar, vários quase-afogamentos na praia (sem supervisão de adultos, claro), viagens no colo dos pais no banco da frente, sem falar de sarampo, hepatite e outras menos cotadas...

<a href="https://www.youtube.com/v/HRyEZQihYuA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/HRyEZQihYuA</a>

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Qual foi melhor década para ser criança?
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2015, 02:59:14 »
Esses argumentos falaciosos de que antigamente as pessoas faziam coisa x e estão vivas é ridículo. É tipo o cara que fala da avó que fumou até os 90 anos, logo, cigarros não fazem mal.

A geração sempre vai argumentar que na sua época as coisas eram melhores. Os adultos dos anos 60 e 70 faziam a mesma coisa, dizendo qeu os anos 40 e 30 eram os melhores. A era glacial devia ter a melhor infância ever.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2015, 08:37:12 »
Esses argumentos falaciosos de que antigamente as pessoas faziam coisa x e estão vivas é ridículo. É tipo o cara que fala da avó que fumou até os 90 anos, logo, cigarros não fazem mal.

A geração sempre vai argumentar que na sua época as coisas eram melhores. Os adultos dos anos 60 e 70 faziam a mesma coisa, dizendo qeu os anos 40 e 30 eram os melhores. A era glacial devia ter a melhor infância ever.

É apenas saudosismo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2015, 08:38:50 »
A propósito. Aqueles idos (anos 60 e 70) foram infinitamente melhores que os dias atuais em algumas coisas, como a segurança pessoal e coletiva.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2015, 09:04:27 »
A propósito. Aqueles idos (anos 60 e 70) foram infinitamente melhores que os dias atuais em algumas coisas, como a segurança pessoal e coletiva.

Sem falar no anos 50...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2015, 09:18:34 »
Ah, o período Jurássico, como vivíamos bem e felizes!
"Deus prefere os ateus"

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2015, 10:08:16 »
A era glacial devia ter a melhor infância ever.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Mas minhas melhores lembranças são do Pré Cambriano, que tranquilidade...
GNOSE

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2015, 12:16:07 »

É verdade. Se os anos 60, 70 e 80 foram bons não é porque as pessoas não usavam cinto de segurança e andavam de motocicleta sem capacete.

Mas é pena ver hoje as crianças presas em condomínios, que não sabem o que é brincar na rua, tirar uma fruta do pé.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2015, 13:02:11 »

Depende de onde a pessoa nasceu.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2015, 13:04:54 »

É verdade. Se os anos 60, 70 e 80 foram bons não é porque as pessoas não usavam cinto de segurança e andavam de motocicleta sem capacete.

Mas é pena ver hoje as crianças presas em condomínios, que não sabem o que é brincar na rua, tirar uma fruta do pé.

Uma criança dos anos 80 vai dizer que é uma pena as crianças dos anos 60 e 70 não terem Atari pra brincar. Crianças diferentes com infâncias diferentes, isso não quer dizer que uma é melhor que a outra.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Março de 2015, 13:24:41 »

Uma criança dos anos 80 vai dizer que é uma pena as crianças dos anos 60 e 70 não terem Atari pra brincar. Crianças diferentes com infâncias diferentes, isso não quer dizer que uma é melhor que a outra.

A questão principal não está na posse dos ataris e outras bobagens eletrônicas e sim na diminuição da interação entre crianças vizinhas de rua por causa da falta de segurança e pela eliminação de espaços 'lúdicos' não-oficiais, como lotes de terrenos vagos, em que se jogava uma 'pelada', se brincava de 'esconde-esconde' ou se fazia uma fogueira em época de festa junina.
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Março de 2015, 13:47:04 »

A questão principal não está na posse dos ataris e outras bobagens eletrônicas e sim na diminuição da interação entre crianças vizinhas de rua por causa da falta de segurança e pela eliminação de espaços 'lúdicos' não-oficiais, como lotes de terrenos vagos, em que se jogava uma 'pelada', se brincava de 'esconde-esconde' ou se fazia uma fogueira em época de festa junina.

É claro. Porque está se perdendo coisas que são de importância inata para a formação do ser humano. Como a interação com o outro e com a natureza.

Não faz muita diferença se você teve atari e o seu neto videogame com imersão sensorial. Faz muita diferença ter tido liberdade, ar livre, amigos, e passar a maior parte do tempo no quarto do apartamento jogando videogame.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Março de 2015, 13:55:44 »
Outra coisa muito importante é isso do espaço lúdico não-oficial. Algo que a criança se apropria e transforma, fisicamente ou na sua imaginação, em algo lúdico. É uma experiência muito diferente da brinquedoteca do condomínio e do play-ground.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Março de 2015, 15:13:43 »
Não tem nada que prove que essa pretensa falta de liberdade vá realmente influir de forma significativa no desenvolvimento da criança. Além do mais, crianças interagem na escola, interagem nas casas uns dos outros (mesmo que seja só para jogar videogame), interagem em clubes, etc.

Tenho minhas duvidas se ar livre, interação com a natureza, pegar fruta no pé, fazer troca troca  :P, é assim tãããããão importante para o desenvolvimento das crianças. Para mim parece muito mais saudosismo do que algo real.

Vejo meus sobrinhos, que não tem tanta liberdade quanto eu tive quando criança, mas que interagem com os amigos na escola, jogando videogame, montando lego, jogando futebol em clubes fechados, da mesma forma que eu interagia brincando de futebol na rua, soltando pipa e coisa do gênero, e não percebo grande diferença entre eu e meus amigos quando crianças e eles agora.

E os moleques de hoje em dia ainda tem uma acesso muito maior à informação, jogos, e formas de interação e comunicação que nós nem sonhávamos.

Esse negócio de "no meu tempo que era bom" é coisa de véio babão  :hihi:.
"Deus prefere os ateus"

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 05 de Março de 2015, 15:29:33 »
Não tem nada que prove que essa pretensa falta de liberdade vá realmente influir de forma significativa no desenvolvimento da criança. Além do mais, crianças interagem na escola, interagem nas casas uns dos outros (mesmo que seja só para jogar videogame), interagem em clubes, etc.

Tenho minhas duvidas se ar livre, interação com a natureza, pegar fruta no pé, fazer troca troca  :P, é assim tãããããão importante para o desenvolvimento das crianças. Para mim parece muito mais saudosismo do que algo real.

Vejo meus sobrinhos, que não tem tanta liberdade quanto eu tive quando criança, mas que interagem com os amigos na escola, jogando videogame, montando lego, jogando futebol em clubes fechados, da mesma forma que eu interagia brincando de futebol na rua, soltando pipa e coisa do gênero, e não percebo grande diferença entre eu e meus amigos quando crianças e eles agora.

E os moleques de hoje em dia ainda tem uma acesso muito maior à informação, jogos, e formas de interação e comunicação que nós nem sonhávamos.

Uai, se os bichim come, bebe, dorme e ainda rí, sem contar que terão expectativa de vida maior, que que tem né mesmo?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Março de 2015, 15:40:36 »
Não tem nada que prove que essa pretensa falta de liberdade vá realmente influir de forma significativa no desenvolvimento da criança.

Realmente não tenho nenhum dado tabulado. Então é pura especulação mesmo.

Além do mais, crianças interagem na escola, interagem nas casas uns dos outros (mesmo que seja só para jogar videogame), interagem em clubes, etc.

Antes também era assim.

Mas hoje não há a mesma interação livre e despreocupada nas ruas.

É sério que você não vê a importância nos ganhos que existem no conhecimento e na interação das crianças com o meio-ambiente ?

Qual é a idade deles?

Sim, sem dúvida.

Como eu escrevi antes, afirmar isto sem contextualizar é puro saudosismo.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 05 de Março de 2015, 15:44:34 »

É claro. Porque está se perdendo coisas que são de importância inata para a formação do ser humano. Como a interação com o outro e com a natureza.

Não faz muita diferença se você teve atari e o seu neto videogame com imersão sensorial. Faz muita diferença ter tido liberdade, ar livre, amigos, e passar a maior parte do tempo no quarto do apartamento jogando videogame.

Em cidades pequenas e na periferia isso ainda ocorre, em cidades grandes isso acontece em áreas comuns de prédios, clubes, etc. E achar que brincar de pega pega e acender fogueira é melhor que jogar games on line é apenas saudosismo de gente velha.

E sobre interação com a natureza. Uma criança morando na avenida Paulista na década de 60 tinha menos interação com a natureza que uma criança nascida hoje na frente da praia em Copacabana.

Sobre imaginação e etc, Minecraft e lego são melhores pra criança exercitar imaginação que qualquer brinquedo ou brincadeira dos anos 60 e 70.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Março de 2015, 15:47:16 »
Existe uma vantagem das crianças se exporem mais à sujeira e ao ambiente externo, que é o "treinamento" do sistema imunológico, que ajuda a não desenvolver alergias no futuro.

Eu vi recentemente um vídeo do Minute Earth sobre isso:

<a href="https://www.youtube.com/v/ex5y6OVVHe0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/ex5y6OVVHe0</a>
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Março de 2015, 16:11:02 »
[...]
Sobre imaginação e etc, Minecraft e lego são melhores pra criança exercitar imaginação que qualquer brinquedo ou brincadeira dos anos 60 e 70.

É mesmo?

Com que base você afirma isto?
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Março de 2015, 16:38:18 »
Nós podemos procurar razões objetivas para alegar que a infância já foi melhor. Ah, era melhor para sistema imunológico, a recreação mais livre e criativa é melhor para o desenvolvimento emocional e psicológico e tal... Mas, a principal razão é a que EU TENHO CERTEZA QUE A VIDA TÁ FICANDO PIOR.

Tá ficando mais sem graça ser criança, e vocês podem acreditar nisso, sem precisar de prova maior, porque eu tenho certeza disso.

Pra começar as crianças mal podem ser crianças hoje. Tá se crescendo cada vez mais rápido, mas só até chegar a adolescência, que é a fase mais boba do ser homem, porque agora ele estaciona na adolescência até os 30.

E infância é magia. Se não houve magia na sua vida até os 12 anos, nunca mais vai ter. Como escreveu Garcia Marquez: " Aos 12 anos meu avô me levou para ver um homem morto. Depois nada mais me aconteceu de extraordinário na vida."

Mas como eu vou definir essa magia? Esse espaço lúdico não-oficial que o Geotecton falou... podia ser um simples terreno baldio. Mas toda tarde havia a chance de algo mágico acontecer ali que você iria levar com você para o resto da vida. Isso não existe no playground do prédio. E você pode ter certeza que não existe porque eu sei que não exste. Te dou a minha garantia pessoal que não existe.

Também as crianças dos anos 80 ( até os anos 80 ) não eram submetidas a estes valores consumistas, no Brasil, a gente ainda não era criado para acreditar que uma vida de bem era uma vida de bens. E as implicações desse materialismo e da mentalidade competitiva que dele deriva são difíceis de expressar, mas fáceis de perceber. Por exemplo, no meu colégio eu não me lembro de ter esse negócio de bullyng, que era coisa de americano e todo mundo achava ridículo.

Outra consequência de uma infância medíocre é ter mais adultos medíocres, ou menos adultos interessantes e originais. E o talento parece que está desaparecendo no Brasil em todas as áreas. Na música, no teatro, na arquitetura, no cinema, na política, na literatura, no futebol... esse país que já teve como marca gerar figuras extraordinárias não produz mais ninguém.

Mas como se vai medir o talento? Eu não sei, mas não nasce mais Garrinhca, Rivelino, Ayrton Senna, Ronaldo Fenômeno, Ariano Suassuna, Drummond, Tom Jobim, um Sérgio Bernardes, um Niemayer, Glauber Rocha, Chico Buarque, Barão do Itararé, Érico Veríssimo e Luis Fernando Veríssimo... o Clube da Esquina inteiro morava desde moleque em uma mesma rua de Diamantina. Erasmo Carlos, Jorge Ben e Tim Maia eram amigos de infância na Tijuca.

Quem esse país produziu de interessante nos últimos vinte anos?

Sei lá... eu gosto do Rappa, do Nando Reis... mas estes já tem mais de vinte anos.

Quem vocês acham que pintou de interessante nos últimos 20 anos e que vai ser lembrado pelos próximos 20 anos?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #20 Online: 05 de Março de 2015, 16:43:44 »
Valeska Popozuda, Neymar e Roberto Jefferson.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #21 Online: 05 de Março de 2015, 16:48:46 »
Nós podemos procurar razões objetivas para alegar que a infância já foi melhor. Ah, era melhor para sistema imunológico, a recreação mais livre e criativa é melhor para o desenvolvimento emocional e psicológico e tal... Mas, a principal razão é a que EU TENHO CERTEZA QUE A VIDA TÁ FICANDO PIOR.

Tá ficando mais sem graça ser criança, e vocês podem acreditar nisso, sem precisar de prova maior, porque eu tenho certeza disso.

Pra começar as crianças mal podem ser crianças hoje. Tá se crescendo cada vez mais rápido, mas só até chegar a adolescência, que é a fase mais boba do ser homem, porque agora ele estaciona na adolescência até os 30.

E infância é magia. Se não houve magia na sua vida até os 12 anos, nunca mais vai ter. Como escreveu Garcia Marquez: " Aos 12 anos meu avô me levou para ver um homem morto. Depois nada mais me aconteceu de extraordinário na vida."

Mas como eu vou definir essa magia? Esse espaço lúdico não-oficial que o Geotecton falou... podia ser um simples terreno baldio. Mas toda tarde havia a chance de algo mágico acontecer ali que você iria levar com você para o resto da vida. Isso não existe no playground do prédio. E você pode ter certeza que não existe porque eu sei que não exste. Te dou a minha garantia pessoal que não existe.

Também as crianças dos anos 80 ( até os anos 80 ) não eram submetidas a estes valores consumistas, no Brasil, a gente ainda não era criado para acreditar que uma vida de bem era uma vida de bens. E as implicações desse materialismo e da mentalidade competitiva que dele deriva são difíceis de expressar, mas fáceis de perceber. Por exemplo, no meu colégio eu não me lembro de ter esse negócio de bullyng, que era coisa de americano e todo mundo achava ridículo.

Outra consequência de uma infância medíocre é ter mais adultos medíocres, ou menos adultos interessantes e originais. E o talento parece que está desaparecendo no Brasil em todas as áreas. Na música, no teatro, na arquitetura, no cinema, na política, na literatura, no futebol... esse país que já teve como marca gerar figuras extraordinárias não produz mais ninguém.

Mas como se vai medir o talento? Eu não sei, mas não nasce mais Garrinhca, Rivelino, Ayrton Senna, Ronaldo Fenômeno, Ariano Suassuna, Drummond, Tom Jobim, um Sérgio Bernardes, um Niemayer, Glauber Rocha, Chico Buarque, Barão do Itararé, Érico Veríssimo e Luis Fernando Veríssimo... o Clube da Esquina inteiro morava desde moleque em uma mesma rua de Diamantina. Erasmo Carlos, Jorge Ben e Tim Maia eram amigos de infância na Tijuca.

Quem esse país produziu de interessante nos últimos vinte anos?

Sei lá... eu gosto do Rappa, do Nando Reis... mas estes já tem mais de vinte anos.

Quem vocês acham que pintou de interessante nos últimos 20 anos e que vai ser lembrado pelos próximos 20 anos?

Falavam a mesma coisa nos anos 80...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Março de 2015, 17:24:45 »
Valeska Popozuda, Neymar e Roberto Jefferson.

:biglol:

Roberto Jefferson já tem mais de 100 anos. Surgiu junto com Sérgio Mallandro e Wagner Montes no Povo na Tv.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Março de 2015, 17:28:18 »

Em se tratando de música e cinema, pra mim é bem claro o quanto piorou a partir dos anos 90. O motivo disso eu acredito ter sido a maior exposição proporcionada pela TV, que se popularizou bastante nesta época. Até a década de 80, os artistas eram talentosos, mas não necessariamente bonitos ou atraentes. A partir da massificação dos anos 90, começou a ocorrer o inverso, onde produtores colocavam artistas bonitos e pouco talentosos para cantar ou para atuar/apresentar shows.

Os quadrinhos de super-heróis também passaram por uma piora na qualidade nos anos 90.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Março de 2015, 17:30:51 »
Tudo parece pior à medida que envelhecemos...

A grande diferença mesmo é que no passado éramos mais jovens. No mais, em cada geração os mais velhos tem essa conversa de que a música, o cinema, a infancia, etc., etc., piorou.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!