Nós podemos procurar razões objetivas para alegar que a infância já foi melhor. Ah, era melhor para sistema imunológico, a recreação mais livre e criativa é melhor para o desenvolvimento emocional e psicológico e tal... Mas, a principal razão é a que EU TENHO CERTEZA QUE A VIDA TÁ FICANDO PIOR.
Tá ficando mais sem graça ser criança, e vocês podem acreditar nisso, sem precisar de prova maior, porque eu tenho certeza disso.
Pra começar as crianças mal podem ser crianças hoje. Tá se crescendo cada vez mais rápido, mas só até chegar a adolescência, que é a fase mais boba do ser homem, porque agora ele estaciona na adolescência até os 30.
E infância é magia. Se não houve magia na sua vida até os 12 anos, nunca mais vai ter. Como escreveu Garcia Marquez: " Aos 12 anos meu avô me levou para ver um homem morto. Depois nada mais me aconteceu de extraordinário na vida."
Mas como eu vou definir essa magia? Esse espaço lúdico não-oficial que o Geotecton falou... podia ser um simples terreno baldio. Mas toda tarde havia a chance de algo mágico acontecer ali que você iria levar com você para o resto da vida. Isso não existe no playground do prédio. E você pode ter certeza que não existe porque eu sei que não exste. Te dou a minha garantia pessoal que não existe.
Também as crianças dos anos 80 ( até os anos 80 ) não eram submetidas a estes valores consumistas, no Brasil, a gente ainda não era criado para acreditar que uma vida de bem era uma vida de bens. E as implicações desse materialismo e da mentalidade competitiva que dele deriva são difíceis de expressar, mas fáceis de perceber. Por exemplo, no meu colégio eu não me lembro de ter esse negócio de bullyng, que era coisa de americano e todo mundo achava ridículo.
Outra consequência de uma infância medíocre é ter mais adultos medíocres, ou menos adultos interessantes e originais. E o talento parece que está desaparecendo no Brasil em todas as áreas. Na música, no teatro, na arquitetura, no cinema, na política, na literatura, no futebol... esse país que já teve como marca gerar figuras extraordinárias não produz mais ninguém.
Mas como se vai medir o talento? Eu não sei, mas não nasce mais Garrinhca, Rivelino, Ayrton Senna, Ronaldo Fenômeno, Ariano Suassuna, Drummond, Tom Jobim, um Sérgio Bernardes, um Niemayer, Glauber Rocha, Chico Buarque, Barão do Itararé, Érico Veríssimo e Luis Fernando Veríssimo... o Clube da Esquina inteiro morava desde moleque em uma mesma rua de Diamantina. Erasmo Carlos, Jorge Ben e Tim Maia eram amigos de infância na Tijuca.
Quem esse país produziu de interessante nos últimos vinte anos?
Sei lá... eu gosto do Rappa, do Nando Reis... mas estes já tem mais de vinte anos.
Quem vocês acham que pintou de interessante nos últimos 20 anos e que vai ser lembrado pelos próximos 20 anos?