Autor Tópico: Por que a nova extrema-direita cresce?  (Lida 9793 vezes)

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #200 Online: 17 de Janeiro de 2020, 15:53:34 »
Qual seu entendimento de "monstruosidade" e por que seria uma monstruosidade?

Se for no sentido de modificação do corpo humano, então é uma monstruosidade do mesmo modo que implantes dentários, próteses, marca-passos, amputações, cirurgias contraceptivas, ou qualquer procedimento médico que modifica de alguma forma o corpo humano. Aliás, o simples uso de medicamentos já seriam por si só uma "monstruosidade", visto que alteram o funcionamento natural do organismo.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 17 de Janeiro de 2020, 23:54:23 »
Eu acho muito questionável*, porém as críticas razoáveis têm grande risco de acabar sendo desdenhadas ou atacadas como trasnfobia, por haver ao redor um número maior de vozes transfóbicas mesmo, dizendo que é tudo "pouca vergonha [assim como viadagem, pedofilia]," e argumentos-paródia toscos como "hoje eu me identifico como um bule de chá."

* faço analogia com distúrbio de identidade de integridade corporal, condição na qual as pessoas sentem que deveriam ter amputações desnecessárias, que são "verdadeiramente" aleijados em sua identidade, apesar do corpo não ser.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #202 Online: 18 de Janeiro de 2020, 00:06:36 »
Qual seu entendimento de "monstruosidade" e por que seria uma monstruosidade?

Se for no sentido de modificação do corpo humano, então é uma monstruosidade do mesmo modo que implantes dentários, próteses, marca-passos, amputações, cirurgias contraceptivas, ou qualquer procedimento médico que modifica de alguma forma o corpo humano. Aliás, o simples uso de medicamentos já seriam por si só uma "monstruosidade", visto que alteram o funcionamento natural do organismo.
Não é uma questão de discernimento pra você?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #203 Online: 18 de Janeiro de 2020, 21:32:28 »
A medicina por si só já é uma monstruosidade.

Eu acho muito questionável*, porém as críticas razoáveis têm grande risco de acabar sendo desdenhadas ou atacadas como trasnfobia, por haver ao redor um número maior de vozes transfóbicas mesmo, dizendo que é tudo "pouca vergonha [assim como viadagem, pedofilia]," e argumentos-paródia toscos como "hoje eu me identifico como um bule de chá."

* faço analogia com distúrbio de identidade de integridade corporal, condição na qual as pessoas sentem que deveriam ter amputações desnecessárias, que são "verdadeiramente" aleijados em sua identidade, apesar do corpo não ser.

Acho que o mais questionável nisso é o fato do procedimento poder ser feito via sistema de saúde público.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2020, 21:36:42 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 18 de Janeiro de 2020, 22:35:20 »
Acho de longe o menos questionável (saúde pública), embora "comece a ser" por esse status problemático do tratamento em si. Da mesma forma que seria também alguma alternativa sem amparo científico para a mesma coisa, ou, para qualquer coisa (como homeopatia).

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #205 Online: 18 de Janeiro de 2020, 23:34:22 »
Por que seria menos questionável? Uma vez que trata-se de um procedimento de caráter não urgente às condições de saúde do paciente. Atendendo, ao invés de uma enfermidade, meramente o bem-estar psicológico de quem deseja realizar a cirurgia, cuja efetividade é duvidosa, por sinal.

*Com efetividade duvidosa, não me refiro à efetividade da cirurgia em si, mas de sua finalidade em satisfazer psicologicamente o paciente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 19 de Janeiro de 2020, 11:17:18 »
Há pessoas que consideram as duas coisas inerentemente ruins: cirurgia de transformação de sexo E saúde pública (estatal).

A sua colocação tinha me passado essa impressão, "o mais questionável nisso é o fato do procedimento poder ser feito via sistema de saúde público." Sugere que, mesmo que fosse o melhor tratamento "psicológico" possível, ainda assim é questionável só por ser saúde pública, como seria então qualquer outro tratamento psicológico oferecido pelo estado.

Mas ao que parece o problema que você vê seria mais uma priorização indevida do que saúde pública em si.

Sobre isso eu não saberia opinar, espero que tais cirurgias ou outros procedimentos não estejam em momento algum "passando na frente" de algo mais crítico, mas é até difícil imaginar ser possível a "universalização" de uma escala de prioridades ideal, pelo menos pensando em nível nacional. Talvez até haver dentista fosse ser algo abaixo da escala de prioridades em saúde pública se comparado a ter rede de esgotos, o que aproximadamente metade da população brasileira não tem.

Espero só que dentro de uma estrutura que já vá ter alguma má priorização inerente a não se poder ter esse nivelamento centralizado-comunistóide-igualizador, não vá ocorrer de unha encravada atrasar o atendimento de cardiopatia, de criança mimada birrenta não atrasar o tratamento de uma depressão com potencial suicida de um pai ou mãe, que cirurgia de mudança de sexo ou tratamento psicológico não tirem recursos de um transplante vital, etc.

Nos pronto-socorros há um sistema de triagem e classificação de prioridades, imagino/espero que de alguma forma o sistema "em geral" consiga fazer algo análogo mesmo fora desse tratamento emergencial.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #207 Online: 19 de Janeiro de 2020, 12:44:19 »
Infelizmente, todo e qualquer tipo de gasto público está de alguma forma deixando de destinar recursos a uma outra área. Mas não me estenderei mais no assunto pois prioridades de investimentos públicos é um assunto extenso e começaria a fugir ainda mais da proposta deste tópico.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 20 de Janeiro de 2020, 10:38:02 »
O poder do estado prevalece sobre o poder dos pais em qualquer país do mundo.

É exatamente por isso que não é permitido aos pais abandonar os filhos, sendo eles obrigados a garantir moradia, alimentação, educação, saúde, proteção... Caramba, é muita coisa! Esse estado injusto não permite nem que eu deixe meu filho amarrado na chuva para que ele pegue pneumonia por desobedecer minhas ordens.

Estado gigante intrometido que criminaliza a ação de pais deixarem filhos morrerem de fome como proposto na  Ética da Liberdade  do  honorável  liberal  Rothbard. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!