Por falar em delação, o barco do PT afundará de vez.
O pessoal da JBS quer acertar uma delação por causa do desgaste que a empresa está sofrendo.
http://veja.abril.com.br/brasil/jbs-inicia-negociacao-para-acordos-de-delacao-e-leniencia/
Se o Pallocci não afundar o barco a JBS cuidará disso.
Só que pelo que parece o alvo do torpedo do Joesley era o PSDB e o PMDB. O Poderoso Chefão foi poupado pelo Joesley. E o PT é basicamente o Poderoso Chefão. Sem o Poderoso Chefão o PT irá se tornar pouco significativo.
Com o Poderoso Chefão vivo e ativo, o PT ainda tem significativa força política. O cara é o cabeça.
Difícil isso prosperar, se for verdade. Para manter o acordo, eles vão ter que cooperar. O MPF não pode pressionar o delator na hora de fechar o acordo, pedir que ele entregue esse ou aquele, nem mesmo sugerir uma direção qualquer. É o delator quem escolhe o que entregar, para assegurar seus direitos, sua expressão de livre e espontânea vontade. Só que, no curso das investigações, se forem surgindo indícios de ocultação de fatos, a coisa se inverte - o MPF pode, inclusive, chegar cancelar os benefícios oferecidos caso o delator se recuse a colaborar, sem perdas para o MPF, as provas trazidas continuam válidas. E pelo decorrer dos fatos, por tudo que já veio a público, acho muito difícil, quase impossível, que os governos petistas escapem, sobretudo, desse acordo em especial. Veja, por exemplo, o caso da OAS, depois que o acordo foi parar no lixo, dizem, milagrosamente Léo Pinheiro recobrou a memória.
Faz sentido que o foco nesse momento esteja sobre o PMDB/PSDB, governo e base aliada, tendo Temer e Aécio como alvos principais, os donos da caneta, não a "oposição" em geral, que está, ao menos, tecnicamente, fora do poder. A troco do quê, o sujeito todo implicado, respondendo a vários inquéritos, atrás dum acordo beleza, ia atrás de um Lula ou Dilma, atores secundários, se os contatos dele, no momento, são com os principais atores da cena política? Agora, no decorrer do processo é outra história. Aí sim, Lula/Dilma/PT tem que ter papel de destaque nesse teatro, senão pior pro Joesley. Lava Jato vai além da PGR, os fatos estão todos interligados, relacionados aos governos petistas. Impossível fugir disso. Tem gente demais envolvida nas investigações para passar batido, mais cedo ou mais tarde acaba vazando.