Autor Tópico: A democracia [americana] morreu, agora é oficial  (Lida 5671 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:A democracia [americana] morreu, agora é oficial
« Resposta #25 Online: 15 de Abril de 2015, 23:54:18 »
Esse é o tipo de coisa em que você pode ver o que sites como infowars afirmam e confiantemente acreditar que a realidade é em linhas gerais solidamente o contrário do que afirmam. Acho interessante esse "padrão".

Interessante e talvez até "perigoso", supondo que talvez o mesmo desdém possa acabar se dando caso houver alguma coisa com um bom embasamento em alguma dessas causas. Um efeito "menino que gritava lobo" científico.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Abril de 2015, 00:14:22 »
Well, histeria infantil ou não, os ativistas mais do que nunca estão pressionando, jogando luz ao debate acerca dos GMOs, com embasamento, fazendo mais do que apenas o ativismo virtual não muito eficaz. Porque se deixasse calado...  :umm:
Existem outros exemplos de enfrentamento* ao lobby corporativo como McDonald's(fast-foods em geral), fracking(gás de xisto), bancárias(J.P. Morgan Chase, Santander, Goldes Sachs...), e mais no passado contra a publicidade do cigarro e sua omissão ao risco de câncer. Corporações pra lá de poderosas, uma mais, outras menos. Para não falar das instituições criadas pelo governo.

PS: Enfrentamento não exatamente no sentido de aniquilar, mas de regular, fazer mudar.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 00:23:28 por Jack Carver »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 16 de Abril de 2015, 02:51:52 »
Não estão "jogando luz" alguma, é bem o contrário.

Apenas promovem pseudociência, e nessa área, com potencial de dano à sociedade talvez maior (ao menos em curto prazo) do que em criacionismo ou medicinas alternativas colocadas apenas como "complementares".

O embasamento da "oposição" ou crítica a coisas como fumo e fast-food são bem diferentes do padrão desses casos. Na verdade você vai encontrar maior similaridade entre lobbyistas pró-tabaco e "pró emissão" de CO2 e CFCs, e os anti-vacina, anti-GMO, anti-fluor, ou criacionistas. Em alguns casos, acabam sendo até as mesmas pessoas fazendo apoio a algumas dessas coisas. Em "ambos" os casos serão opiniões cientificamente "minoritárias"/nulas, com suas publicações paralelas e etc. Nada do "mainstream", embora vão comumente alegar um crescente número de aliados, apesar da repressão e da censura no meio científico e/ou na mídia. Você praticamente poderia ter um mesmo "discurso-padrão" adaptável a todas essas coisas, só deixando umas linhas pontilhadas em termos-chave, para preencher de acordo, com os heróis e opressores específicos de cada caso.

Sobre a extração de gás de xisto eu não tenho uma opinião formada, provavelmente nem é possível generalizar, havendo operações de extração mais e menos adequadas. O ativismo ambientalista radical é sempre suspeito de exageros, e exageros sérios, que causam perdas à sociedade, mas, como mesmo um relógio parado estará certo duas vezes por dia, podem também ter seus eventuais acertos.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Abril de 2015, 09:21:41 »
Acho que no mínimo um texto que parece uma compilação de lendas urbanas deveria fazer o favor de ser mais curto, ir direto ao ponto, e tentar linkar referências de credibilidade para as afirmações chave sendo feitas. Mas claro que é mais legal aumentar e fazer suspense.

Se eu fosse direto ao ponto agora teria que fazer uma alusão ao seu analfabetismo funcional, mas convenhamos que isto seria tanto grosseiro quanto inadequado. É menos antipático demonstrar de maneira não tão direta que você reconhece as palavras mas parece ter dificuldades em entender o texto.

Como também seria rude se eu te desafiasse a passar pelo embaraço de ser capaz de apontar algo, em todo aquele meu longo texto, que pudesse ser minimamente confundido com lenda urbana. A não ser que você considere lendas urbanas os EUA terem promulgado sua constituição em 1887, terem um Banco Central, ou invadido o Iraque e coisas assim.

Será que você pensa que o Rowett Institute e a universidade de Aberdeen é uma lenda urbana, que eles não existem? Ou a pesquisa do Dr. Apard Pusztai não passa de boato? Não, talvez você tenha dificuldade de acreditar que a Monsanto despejou durante anos lixo tóxico em Snow Creek, contaminando mortalmente uma comunidade de 20 mil
pessoas. Sinto muito, mas acho impensável que a Monsanto esteja pagando $700 milhões de indenização por conta de uma lenda urbana. Ademais os autos do processo não deixam margem para este tipo de especulação.

De repente foi porque você se atrapalhou no Google e confundiu um caso de saúde provocado por um suplemento alimentar com alguma coisa sobre telefones que pensou se tratar de alguma lenda... Não acho impossível para alguém que não entende a diferença e também confunde homeopatia e medicinas alternativas com produtos orgânicos, mas creio improvável a desonestidade intelectual de, na incapacidade de encontrar melhor réplica,
apelar para a própria ignorância neste único caso, para definir todos os fatos notórios sobre o quais fiz alusão como "compilação de lendas urbanas"

De fato, em algo você tem razão. Criptophane está grafado erroneamente. Porque no documentário dublado também é pronunciado errado. Pode ser L-Tryptophan em inglês, triptofano em Português ou tiptófano em Português de Portugal. Mas nem era preciso ter se esforçado no Google, bastava ter entendido o que foi explicado um pouco além do mero reconhecimento das palavras, para encontrar todas as referências ao citado caso.

Com efeito, nesse mesmo "post" eu já respondia a mesma solicitação do paccus. Se você for capaz de considerar o diretor do departamento de Biotecnologia da FDA, James Maryanski, uma "referência de crediblidade", vai vê-lo em 22:40 e em 49:30 se pronunciando sobre o caso. E isto está destacado claramente neste post que "compila lendas urbanas sem linkar referências de credibilidade". Inclusive com a transcrição do trecho da entrevista.

Mas sério mesmo que você pensou que quando um diretor da FDA, em um documentário sobre a Monsanto, responde a uma pergunta sobre problemas causados por um aminoácido, ele poderia estar na verdade falando sobre TELEFONES CELULARES???!!!

Me perdoe se já estou me alongando muito, sendo "explicadinho" demais, mas é que deste jeito você não faz exatamente com que superestimem suas habilidades de inferência cognitiva.

Casos ocorridos na história

Em 1989, uma empresa nos EUA, a Showa Denko K.K, que produzia L-triptofano, modificou uma bactéria que começou a ser usada para aumentar a produção industrial de L-triptofano.10 A partir do momento em que este novo triptofano começou a ser utilizado, começaram a ocorrer diversas mortes causadas por uma doença auto-imune onde as próprias celulas de defesa do organismo começam a atacar o corpo e causava aumento das células sanguíneas chamadas eosinófilos e mialgia (dores musculares).11 Devido a empresa não ter fornecido informações sobre a bactéria utilizada, os cientistas não
conseguiram determinar exatamente a causa e nem a cura da doença. Sabe-se que mais de 40 pessoas morreram em decorrência do uso do L-triptofano e muitas outras ficaram permanentemente inválidas. A empresa Showa Denko K.K afirmou que logo após evidências desta doença, destruiu toda e qualquer forma desta bactéria. Nunca houve relatos de problemas relacionados a este aminoácido quando produzido de fermentação, que era o modo empregado antes das bactérias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tript%C3%B3fano

Compreendendo texto e contexto não é difícil pesquisar.

É engraçado também você falar em "afirmações chave". Me despertou a curiosidade: no seu entendimento ( se é que posso  colocar assim ) quais seriam estas "afirmações chave"?

Porque a chave das minhas afirmações eu expliquei logo no início. Foi a primeira coisa que escrevi:

Há várias postagens aqui que eu gostaria de comentar, mas devido ao pouco tempo e a muita preguiça vou me resumir a um apanhado geral.

"Apanhado geral", ou seja, vou comentar vários "posts" nesta mesma mensagem. "Posts" de diferentes pessoas que levantaram diferentes questões. Por isso que ficou longo, Buckaroo, não pra fazer "suspense". Até porque o mais inepto dos leitores reconhece que o suspense se realiza em uma única narrativa com começo, desenvolvimento e desfecho. Não há muito espaço nem tempo pra suspense em várias considerações curtas a vários comentários não relacionados entre si.

- Porque o DDV nos lembrou de várias qualidades da democracia norte-americana, ao que eu respondi que, na minha opinião, no desenvolvimento histórico, estes atributos não foram suficientes para garantir os ideais democráticos que inspiraram os fundadores da nação.

- Ele também argumenta que o estudo citado neste tópico peca por considerar que os interesses do cidadão comum e das corporação são SEMPRE irreconciliáveis. Então eu disse que não era este o caso, que quando são convergentes os interesses, problema nenhum existe para a democracia. O problema surge quando há divergência e o Estado legisla a favor da corporação e contra o cidadão.

- E o paccus alegou que muitas destas políticas não são contra a vontade do cidadão. Ao que eu tive que replicar que "vontade do cidadão" e opinião pública são coisas extremamente maleáveis e manipuláveis, especialmente quando a mídia não cumpre o seu papel em uma democracia. E que por isto mesmo opinião pública não é sinônimo de interesse público.

- O paccus requisitou fontes a respeito do caso do Triptofane. Detalhei o caso e indiquei a
referência. Se você tivesse entendido minimamente não teria como misturar telefone nessa  história.

- A respeito do fato de ser um absurdo e um descalabro que, em uma sociedade supostamente democrática, a legislação PROÍBA certas informações ao consumidor, o paccus engoliu inocentemente a desculpa esfarrapada dada por uma destas companhias ( para as quais o estudo demonstra que cada vez mais o Estado governa ). Então demonstrei a confusão intencional que eles estavam fazendo entre os termos transgênico, não-transgênico e orgânico, para iludir o consumidor e justificar a legislação tendenciosa.

- E por fim comentei até o seu "post", que era o único que estava realmente fora do tópico. Além de fazer uma exótica confusão entre medicina alternativa e produtos orgânicos.

Mas, anyway, reconheço que às vezes falo demais. E fica ainda pior quando meu interlocutor é daquele tipo que se precisa sempre explicar tudo duas vezes. De qualquer forma ainda pode ser menos deselegante ser sub-reptício e dar muitas voltas para, por exemplo, fazer alguém enxergar sutilmente suas deficiências, do que ir direta e desnecessariamente lançando a alguém a pecha de analfabeto funcional.

Mas a minha curiosidade insaciável ainda me obriga a perguntar: em qual dos itens relacionados acima você teria reconhecido lendas urbanas???? Mas não é só curiosidade na verdade. É que eu acho que você merece a chance de explicar e não ficar parecendo tão intelectualmente desonesto.

Os estudos sobre segurança dos alimentos geneticamente modificados simplesmente não dão motivo para histeria, não deve ter nada nem mesmo em nível meramente teórico que indicasse uma possibilidade de risco

Quais estudos, os da Monsanto?! Os realizados ou patrocinados pela indústria?

Acho que aqui você poderia seguir seu próprio conselho e embasar com referências comprovadamente isentas e de credibilidade.

http://www.abdn.ac.uk/rowett/

Porque o estudo do Rowett Institute, por exemplo, que eu mencionei, sugere o contrário. Há de se destacar que este é um instituto de pesquisa ligado a Universidade de Aberdeen especializado em nutrição e saúde, provavelmetne o mais respeitado da Grã-Bretanha. É também importante dizer que o referido estudo foi patrocinado pelo Ministério da Agricultura escocês, que por sua vez recebia polpudas verbas da Monsanto. Portanto a intenção era demonstrar ao consumidor exatamente que os transgênicos eram seguros, mas não foi o que o Dr. Apard e sua equipe concluíram.

Mas se a pesquisa foi mal feita qual a sua refutação? Aliás, por que não houve contestação, ao  invés disso o Dr. Apard foi simplesmente demitido e a equipe desfeita?

(exceto talvez se se imaginar pegar genes que produzem cianeto em mandioca brava e colocá-los em alguma outra coisa, seja lá qual for a aplicação disso)

Isto não é Ciência, é apenas a sua intuição. É como você intuitivamente acredita que seja. Mas para a sua intuição se aproximar do que é Ciência você precisa testar essa hipótese.

Mas veja esse único exemplo que já refuta completamente aquilo que você acredita saber: as batatas que foram testadas tinham sido modificadas geneticamente com uma proteína da lecitina que era 100% inócua, assim como as próprias batatas não modificadas. As cobaias alimentadas com o produto apresentaram danos no intestino ( com anormal proliferação de células, o que poderia ser potencialmente cancerígeno ) e uma resposta anômala do sistema imunológico.

O grupo de controle alimentado com batatas "comuns" nada apresentou. Mas o que contraria a sua presunção é que NEM A LECITINA e NEM AS BATATAS não modificadas
isoladamente causam qualquer dano às cobaias. Segundo o Dr. Apard, a proteína da lecitina, mesmo quando ministrada em concentrações 800 vezes maior não causa qualquer alteração nas cobaias.

O caso do triptofane fornece exatamente a mesma indicação. Estava no mercado na forma de  suplemento alimentar há bastante tempo e está até hoje. Ninguém jamais teve problema consumindo triptofane. Quando se produziu triptofane com auxílio de bactérias geneticamente modificadas não deveria ser em nada diferente do triptofane "normal".

40 pessoas morreram. Milhares ficaram doentes.

Todos os pacientes que apresentaram a síndrome haviam consumido triptofane produzido com o recurso da engenharia genética, ninguém que apresentou a síndrome NÃO havia
consumido o produto.

Os alimentos geneticamente modifiados não estão sujeitos a menos testes de segurança do que os criados por Deus e mantidos imutáveis desde então ditos "não" geneticamente modificados.

Esse é o problema. Esta é justamente a questão. Pela atual norma regulatória americana alimentos transgênicos são considerados ( o termo que eles usam ) "substancialmente equivalentes" a alimentos produzidos através de técnicas de cultivo ( e até hibridização ) tradicionais. E evidências científicas não suportam isso. Por essa razão o próprio diretor do departamento de Biotecnologia da FDA, Dr. James Maryanski, admite que a norma da "equivalência substancial" não tem base científica, mas foi estabelecida por "razões políticas" ( leia-se interesses da indústria. )

"Razões políticas" é o termo que ele mesmo utiliza na entrevista que concede, ao 22 min e 40 seg. do vídeo que eu postei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Abril de 2015, 09:32:19 »
" Acho que esse tipo de discussão, de teoria de conspiração, medicina alternativa e o escambau, nem deveria ser discutido num tópico que acho que ao menos a princípio tem uma temática algo menos controversa, de que "existem oligarquias", e que elas mexem os pauzinhos na democracia."

Eu vou te dar o benefício da dúvida de interpretar isso como uma auto-crítica.

Foi você que mencionou terapias alternativas como alguma relação não muito bem explicada com produtos orgânicos.

A discussão sobre a Monsanto surgiu justamente porque é um exemplo claro do que aferiu o referido estudo. De como toda uma legislação foi concebida de acordo com os interesses, não do consumidor, mas de uma corporação mega poderosa.

Na verdade eu já tinha dito aqui: a norma regulatória de GMOs foi elaborada por um indivíduo para o qual foi criado especialmente um cargo na FDA. Antes de ir para a FDA este sujeito, este advogado,  trabalhava em um escritório que representava justamente a Monsanto.

Percebe o link? Entendeu?

Não o link entre o advogado e a Monsanto, mas entre o caso da Monsanto e o tópico.

PS: Estou comentando assim, post por post, para você não confundir com suspense.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Abril de 2015, 09:50:28 »
Well, histeria infantil ou não, os ativistas mais do que nunca estão pressionando, jogando luz ao debate acerca dos GMOs, com embasamento, fazendo mais do que apenas o ativismo virtual não muito eficaz. Porque se deixasse calado...  :umm:
Existem outros exemplos de enfrentamento* ao lobby corporativo como McDonald's(fast-foods em geral), fracking(gás de xisto), bancárias(J.P. Morgan Chase, Santander, Goldes Sachs...), e mais no passado contra a publicidade do cigarro e sua omissão ao risco de câncer. Corporações pra lá de poderosas, uma mais, outras menos. Para não falar das instituições criadas pelo governo.

PS: Enfrentamento não exatamente no sentido de aniquilar, mas de regular, fazer mudar.

Jack, na verdade vários pesquisadores da própria FDA se pronunciaram internamente contra a maneira como os transgênicos estavam sendo regulamentados.  Documentos e relatórios que vazaram da própria FDA ( alguns vazados pelo Wikileaks ) comprovam isso.

O que por si só torna ridícula a alegação de que as opiniões cientificamente divergentes são minoritárias ou nulas. Não são tão minoritárias entre os pesquisadores que verdadeiramente estudaram o problema, e estes são os que realmente contam.

Eu vou citar a Dr. Linda Katz de memória, do próprio FDA, em um relatório interno.

Depois eu procuro a citação exata.

" Os alimentos produzidos com auxílio de manipulação genética diferem essencialmente daqueles produzidos por formas de cultivos tradicionais e implicam também em RISCOS DIFERENTES"

Ou seja, as evidências tem demonstrado que é diferente, que há ou pode haver, consequências diversas daquelas que normalmente podem ocorrer quando se produzem novas variedades por técnicas de hibridização tradicional.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 16 de Abril de 2015, 09:53:14 »
Esse é o tipo de coisa em que você pode ver o que sites como infowars afirmam e confiantemente acreditar que a realidade é em linhas gerais solidamente o contrário do que afirmam. Acho interessante esse "padrão".

Interessante e talvez até "perigoso", supondo que talvez o mesmo desdém possa acabar se dando caso houver alguma coisa com um bom embasamento em alguma dessas causas. Um efeito "menino que gritava lobo" científico.

Exatamente por isso que eu classifiquei o seu argumento como uma espécie de falácia ao inverso do apelo a autoridade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Abril de 2015, 11:07:51 »
A falácia de "apelo a autoridade" não se trata apenas de apontar que nem todas as fontes são dignas da mesma credibilidade, ou o inverso, de que algumas fontes são consistentemente ruins.

A forma da falácia é algo nas linhas de "Fulano(a) é/eu sou autoridade nisso, então está correto e ponto final", se evadindo de questionamentos a pontos específicos.

O "inverso" seria "Fulano(a) é um completo ignorante no assunto, então está errado e ponto final", também se evadindo de considerar um ponto específico.

A minha postura foi de abordar alguns alguns pontos que me parecem perto de serem os principais, e fazer essa consideração sobre o porque acho uma perda de tempo, e não estou disposto a ir ponto a ponto para toda e qualquer colocação que alguém possa ter lido na internet.

Pessoas interessadas são perfeitamente capazes de, em vez de simplesmente acreditar em tudo que afirmam fontes alternativas, tentar checar a veracidade das afirmações individuais, bem como considerar se a verdade dessas afirmações pontuais realmente implica na conclusão geral defendida, seja por "pura lógica", ou pela possibilidade de estarem sendo omitidos pontos cruciais.

Não podendo ser sempre elas mesmas especialistas na área, a ponto de poder examinar diretamente cada questão, vão acabar no mínimo chegando à conclusão de que umas fontes são geralmente mais confiáveis que outras, e que algumas devem ser invariavelmente inconfiáveis, exigindo que se cheque mais a fundo qualquer coisa que eventualmente não pareça uma completa bobagem pelo que se veio a saber.

Mas se a pessoa quer apenas reafirmar para si uma teoria conspiratória ("ou" a realidade do gênesis literal), não tem jeito. Ficará apenas lendo fontes alternativas e acreditando em qualquer coisa que afirmarem, sem nunca checar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Abril de 2015, 11:36:37 »
Sobre o post anterior, não li, e nem sei se vou ler. Você está simplesmente fazendo uma série de assunções/espantalhos sobre o que eu pensaria, e se prolongando demais. Teria que fazer colocações meio óbvias demais como "não, não acho que toda indústria é santa e que nunca terá feito nada de danoso", "não, não achei que qualquer um falava de telefones celulares além de você que pode ter feito uma mistureba com outra teoria de conspiração" etc.

As minhas confusões iniciais já teriam sido evitadas se o post anterior a que respondi fosse mais sucinto, embasado/referenciado, em vez de tentar ser chocante e fazer suspense.

Eu não havia nem perdido meu tempo em ver os "documentários", bom saber que sua tradução é porca dessa maneira, mostra o nível de credulidade e incompetência das pessoas "interessadas em divulgar a realidade oculta". Se alguém mais tiver filtrado melhor algo de fato interessante na coisa e quiser postar aqui, talvez eventualmente eu veja um trecho específico ou algum material mais direto/objetivo que colocarem.

Eu ignoro qualquer explicação física/não-mágica sobre diferenças especiais causadas por transgenia, ainda estou por ver algo com alguma credibilidade a esse respeito. Desconfio que na maior parte do tempo eventuais problemas deverão ter sido causados não por genes ou diferenças intrínsecas aos organismos cultivados, mas contaminações e coisas assim. Talvez possa haver efeitos regulatórios mais "malucos", mas os envolvidos na coisa toda sabem dessas coisas melhor do que eu e isso deve ser em alguma parte do processo detectado e noticiado por entes de credibilidade.

A equivalência de alimentos geneticamente modificados não é só uma "assunção" não comprovada, mas parte dos testes exigidos por órgãos como a FDA.

E a segurança de transgênicos não é algo dado só pela indústria e todo mundo acredita, as maiores organizações científicas do mundo os defendem -- defesa essa que não significa que no processo de produção e desenvolvimento são perfeitos, infalíveis, e nenhum produto nunca poderá oferecer risco ao consumidor, como também não é o caso mesmo com alimentos "não" geneticamente modificados.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Abril de 2015, 12:53:58 »

Jack, na verdade vários pesquisadores da própria FDA se pronunciaram internamente contra a maneira como os transgênicos estavam sendo regulamentados.  Documentos e relatórios que vazaram da própria FDA ( alguns vazados pelo Wikileaks ) comprovam isso.

O que por si só torna ridícula a alegação de que as opiniões cientificamente divergentes são minoritárias ou nulas. Não são tão minoritárias entre os pesquisadores que verdadeiramente estudaram o problema, e estes são os que realmente contam.

Eu vou citar a Dr. Linda Katz de memória, do próprio FDA, em um relatório interno.

Depois eu procuro a citação exata.

" Os alimentos produzidos com auxílio de manipulação genética diferem essencialmente daqueles produzidos por formas de cultivos tradicionais e implicam também em RISCOS DIFERENTES"

Ou seja, as evidências tem demonstrado que é diferente, que há ou pode haver, consequências diversas daquelas que normalmente podem ocorrer quando se produzem novas variedades por técnicas de hibridização tradicional.
É como eu já havia postado. Faz-se, no momento, um malabarismo enorme para tentar fazer acreditar que toda a acusação contrária é mera conspiração, e que eles sabem o que estão fazendo para o bem da humanidade. Quando o que se nota no presente, já deixou de ser gritos ao vento pelas ruas para ser debate acadêmico, seja nas universidades ou nos tribunais, com até a OMS entrando na jogada, menos mal. As coisas só começam a mudar com a conscientização, e isso nos países de primeiro mundo são mais fáceis de serem alcançadas do que aqui, mesmo com dificuldades semelhantes no âmbito politico.
Quanto mais ceticismo àquilo que já vem empacotado como regra de longa data, quanto mais exigência por transparência, melhor. Isso tbm é conhecido como exercício da cidadania, controle social...
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 12:59:54 por Jack Carver »

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Abril de 2015, 13:27:06 »
A "entrada da OMS" na coisa não tem nem de longe a dimensão que querem dar, a OMS está muito mais alinhada aos ditos "conspiradores" do que à "verdade oculta que a resistência tenta trazer à tona". É bem como com criacionismo, não faltam citações de "cientistas evolucionistas/darwinistas" "admitindo" coisas "comprometedoras".

A citação em questão é de Linda Kahl, e simplesmente não diz que o produto de modificação genética "difere essencialmente" do tradicional, mas que os PROCESSOS de hibridação/criação tradicionais e o de transgenia diferem, e estes é que trazem diferentes riscos, evidentemente.

Eu não tenho objeção (acho que poucos devam ter, ainda que parte da indústria muito bem possa) a haver regulações e atenção específica a questões de riscos diferentes para cada processo, em vez de se ter o foco apenas no produto final, ainda que esse não difira essencialmente. Ex.: talvez a transgenia pudesse, e estou apenas inventando esse risco, ter maiores chances de mutação/variação além dos genes focados, e isso pode por sua vez ter resultados indesejáveis (ainda que não extraordinariamente diferentes daqueles de eventuais mutantes naturais em culturas não-trasngênicas). Talvez diferentes técnicas de transgenia reduzam ou eliminem esse risco, devendo então uma ser promovida e a outra eventualmente abandonada.

No entano, me parece lógico que a princípio isso só será descoberto examinando o produto final, podendo-se essencialmente ignorar o processo, diferentes técnicas, a menos que elas já sejam por alguma razão, além de "brincar de Deus", mais sugestivamente propícias a problemas como esse, ou outros.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Abril de 2015, 14:02:44 »
Opinião pessoal: querer comparar os questionamentos feitos ao processo GMO e suas consequências finais ao organismo humano aos questionamentos criacionistas à TEORIA EVOLUCIONISTA DAS ESPÉCIES(com todo seu acervo histórico-literário e laboral que o sustenta) é forçar bem a barra na argumentação, mesmo pelo pouco que já foi exposto neste tópico.

O último parecer da OMS relativo à RoundUp é apenas um reflexo da luta que teve início lá atrás, luta essa que agora passa pela exigência do direito de ter a rotulagem identificando produtos oriundos do processo artificial de modificação genética nas prateleiras. 
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 14:10:16 por Jack Carver »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Abril de 2015, 14:36:36 »
Não é uma comparação "das coisas", mas do padrão geral. Criacionismo é sem dúvida algo mais escancarademente não-científico, mas ainda compartilha esse padrão de discurso e seletividade/distorção, apenas não lidando só com coisas que tem o benefício de ainda serem apenas "materialistas".

Poderia ser uma comparação com, negação do aquecimento global, por exemplo, ou dos males do fumo, coisas que não são absurdos comparáveis ao criacionismo, mas alternativas ainda naturalistas/materialistas.

Aliás:

http://www.infowars.com/hidden-agenda-of-global-warming-hoax-one-world-government/

::)

(Diga-se de passagem, eles devem conseguir ser um pouco piores do que os negacionistas mais "clássicos" e estritos, que vão apenas flertar muito de leve com essas coisas mais conspiratórias)

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #38 Online: 16 de Abril de 2015, 15:00:47 »
Como eu já mencionei no tópico dos EUA, cada um acolhe e faz sua opinião baseado no que melhor o convém. Não foi o Infowars que começou a bater na Monsanto. Sua comparação continua sendo descabida, mas se insiste nisso, paciência.
Aquecimento Global, ObamaCare...,  para mim, são temas superados no qual eu discordo da opinião editorial deles. E não formulo a minha, ainda que parcial, a partir de tudo que noticiam no site, até pq o foco principal lá é outro(anti-Stablishment-Globalistas-CIA-NSA, nisso são experts).
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 15:20:30 por Jack Carver »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 16 de Abril de 2015, 15:25:41 »
Hehe, não quis sugerir que "foram eles que começaram a bater na Monsanto". Eles são só um "canal" desse tipo de pensamento, não necessariamente a origem.

Queria lembrar de onde foi que li um texto sobre transgênicos, um dos subtítulos no meio era "Mas a Monsanto..." :biglol:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Abril de 2015, 04:56:12 »
Sobre o post anterior, não li, e nem sei se vou ler.

É curioso você dizer que não leu quando na verdade comenta algo que eu escrevi no final do post sobre a "equivalência substancial".

Você está simplesmente fazendo uma série de assunções/espantalhos sobre o que eu pensaria[...]

A ironia é que isto esteja sendo dito por alguém que pretendeu desqualificar os fatos a que fiz referência como "compilação de lendas urbanas" mas depois não foi capaz de indicar onde e o quê exatamente poderia ser considerado lenda urbana.

E na verdade, se você nem leu o post, parece que é você que está assumindo que eu escrevi algo sem sequer ter lido o que eu escrevi.

Teria que fazer colocações meio óbvias demais como "não, não acho que toda indústria é santa e que nunca terá feito nada de danoso"

O óbvio seria mais esse espantalho. Porque em nenhum momento assumi que você pensasse assim.

, "não, não achei que qualquer um falava de telefones celulares além de você que pode ter feito uma mistureba com outra teoria de conspiração" etc.

Você deve estar se referindo ao comentário abaixo, o qual, supostamente, não leu.

Mas sério mesmo que você pensou que quando um diretor da FDA, em um documentário sobre a Monsanto, responde a uma pergunta sobre problemas causados por um aminoácido, ele poderia estar na verdade falando sobre TELEFONES CELULARES???!!!

Então deixa-me colocar assim: "Sério mesmo que você pensou que quando alguém - no caso eu - faz referência a uma declaração de um diretor do departamento de biotecnologia da Monsanto, em uma entrevista em que está sendo questionado sobre segurança de bioengenharia, no qual este diretor é confrontado pela repórter sobre um grave incidente envolvendo GMOs, esta pessoa - neste caso eu - poderia estar na verdade se referindo a uma teoria da conspiração a respeito de telefones celulares?????!!!!

Pode ser que assim deixe de ser espantalho, mas novamente não ajuda muito para que superestimem suas habilidades de inferência cognitiva. Porque quando você não encontrou o termo no Google poderia até supor que eu estava mentindo, ou até que a "grande conspiração" que parece estar por trás da produção desse tipo de documentário inventasse estas histórias, mas... telefones celulares... rs

Mas a propósito, se há "outra" teoria da conspiração, qual seria então a primeira? Porque se você  não souber dizer nós só podemos concluir que todo esse papo recorrente sobre "teoria da conspiração" não passa de mais um espantalho.

Eu não havia nem perdido meu tempo em ver os "documentários", bom saber que sua tradução é porca dessa maneira, mostra o nível de credulidade e incompetência das pessoas "interessadas em divulgar a realidade oculta".

Mais espantalhos. A tradução não é minha, e você deve ser capaz de entender que os
realizadores do filme não foram os responsáveis pela dublagem. Isso foi produzido
por alguém que se interessou em postar na internet. Não há relação entre a qualidade da dublagem e o documentário em si. Aliás, não sei bem por meio de quais métodos ou sistemas você avalia o nível de credulidade de alguém tendo como base a qualidade de dublagens.

Talvez por meio da mesma bola de cristal que está usando para fazer referência a um esclarecimento que eu dei sobre a dublagem em um post que VOCÊ NÂO LEU.

Eu ignoro qualquer explicação física/não-mágica sobre diferenças especiais causadas por transgenia, ainda estou por ver algo com alguma credibilidade a esse respeito. Desconfio que na maior parte do tempo eventuais problemas deverão ter sido causados não por genes ou diferenças intrínsecas aos organismos cultivados, mas contaminações e coisas assim. Talvez possa haver efeitos regulatórios mais "malucos", mas os envolvidos na coisa toda sabem dessas coisas melhor do que eu e isso deve ser em alguma parte do processo detectado e noticiado por entes de credibilidade.

Porém o que você não pode mais ignorar é o fato de que um produto de bioengenharia causou a  morte de pessoas, e que não há caso reportado para seu equivalente não-transgênico. Também não pode mais ignorar que batatas transgênicas estavam claramente sendo reconhecidas como um corpo estranho pelas cobaias, disparando seus sistemas imunológicos. E nesse último caso pelo menos a hipótese de contaminação não parece crível.

Também não ignore que tanto os técnicos que produziram o triptofane quanto os técnicos da Monsanto responsáveis pelas batatas transgênicas podem ser considerados como esses "envolvidos nessa coisa toda que sabem dessas coisas" melhor do que você.

Pois é... eles entendem mais do que você e muito mais do que eu, e no entanto isto não impediu que os produtos que chegaram ao mercado tivessem efeitos não previstos e indesejados.

Portanto não pode ser considerado como "histeria" o direito do consumidor de ser informado sobre o processo de produção daquilo que consome. Você talvez não classifique como "histeria" a rotulagem de gorduras trans... É incoerente. Gorduras trans são consumidas a cerca de 100 anos e jamais causaram, nem de longe, um incidente tão grave quanto o do triptofane.

A equivalência de alimentos geneticamente modificados não é só uma "assunção" não comprovada, mas parte dos testes exigidos por órgãos como a FDA.

Você insiste nisso, SEM NENHUM EMBASAMENTO, SEM FONTES DE CREDIBILIDADE e sem nenhuma referência a não ser a sua própria afirmação taxativa, quando na verdade o próprio diretor do departamento de BioTecnologia da FDA - e que era diretor na época em que a regulamentação foi aprovada - admite pública e claramente, sem margem alguma para outras interpretações, que o princípio da "equivalência substancial" foi estabelecido com base em "interesses políticos". E os termos dessa regulamentação recebeu críticas até mesmo de cientistas da própria FDA.

E a segurança de transgênicos não é algo dado só pela indústria e todo mundo acredita, as maiores organizações científicas do mundo os defendem -- defesa essa que não significa que no processo de produção e desenvolvimento são perfeitos, infalíveis, e nenhum produto nunca poderá oferecer risco ao consumidor, como também não é o caso mesmo com alimentos "não" geneticamente modificados.

Bom, de tudo talvez apenas isso valha comentar. Se você tivesse visto o documentário, que é de fato interessante, saberia que o Dr. Apard Pusztai declara algo não muito diferente. Para ele o problema está claramente no processo, porque as batatas são inócuas e a proteína inserida também.

Mas foi isto exatamente que incomodou a Monsanto. Porque a FDA estava sustentando que o processo de bioengenharia era neutro, que não diferia essencialmente dos processos de hibridização convencionais. E este é justamente um dos significados implícitos do termo "equivalência substancial".

O que não é verdade. Anomalias como as que a pesquisa do Rowett Institute revelou não costumam ocorrer nos processos de hibridização tradicionais. Por isso alguns técnicos da própria FDA estavam dissidentes e daí alguns terem produzido memorandos fazendo alertas do tipo "processos de biotecnologia e de produção e cultivo tradicionais são intrínsicamente diferentes e ENVOLVEM RISCOS DIFERENTES". E por consequência era totalmente inadequado se falar em tal coisa como "equivalência substancial" quando se compreende todo o significado, intenção e alcance dessa terminologia.

Ora, com efeito, para as pessoas que tiveram a saúde gravemente afetada pelo triptofane é irrelevante se isto se deu por alguma anomalia diretamente ligada a genes ou devido ao próprio processo.  Para quem foi afetado a única coisa realmente relevante é que ficaram doentes e morreram.

E o fato é que não tiveram escolha. Porque se o produto estivesse rotulado muitos poderiam ter escolhido o mesmo triptofane, só que o não-transgênico.

Portanto a quem esta regulamentação interessa e para benefício de quem ela existe?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 17 de Abril de 2015, 06:03:28 »
Hora de dividir o tópico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 17 de Abril de 2015, 07:34:27 »
Concordo. Acho que antes, de qualquer forma, talvez fosse interessante pensar em um formato que reduza as chances disso ser uma perda de tempo.

Evitando floods de links de sites de teoria da conspiração ou apenas compilações "soltas" do que se lembre de já ter lido deles.

Em vez disso algo mais como, alegação, e fonte primária, com menos acréscimos pessoais e sem tecer sobre como isso se encaixaria numa conspiração. Não que isso não possa ser discutido, mas deve ser bom separar as coisas. Senão fica nessas de "não, veja só, a AAAS, a OMS e todo mundo nesse compêndio e avaliação de décadas de estudos concluiu que os transgênicos são essencialmente iguais e não há riscos". Ah, talvez seja, mas será que eles não são financiados pela Monsanto, que aliás, produzia gases venenosos usados para matar pessoas????//?/1!!!!!!1"

O formato ideal deveria ser algo como um sumário bem sucinto de uma alegação ou classe de alegações, seguido de uma fonte ou mais.

Ex:

transgênicos são essencialmente diferentes de alimentos não transgênicos

Compositional Equivalency Essential Difference of Cry1F Corn Event TC6275 and Conventional Corn (Zea mays L.)

Results demonstrated that maize expressing the Cry1F protein was equivalent fundamentally different of nontransgenic maize with respect to these important components, displaying additional mysterious and scary properties. Comparison of the variability within the nontransgenic and transgenic hybrid, as compared to composition values reported in the literature, suggest that factors other than transgenes may contribute more substantially to the composition of crops transgenesis poses an imminent threat to mankind.

http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf049969n

Compositional equivalencyFundamental Difference of RNAi-mediated virus-resistant transgenic soybean and its nontransgenic counterpart.

The results revealed that the nutrient components as well as antinutrient contents of these virus-resistant soybean lines are substantially equivalent fundamentally different to those of the nontransgenic counterparts, and the majority of the measured amounts of nutritional components and antinutrient contents are well within way off the range of values reported for other commercial soybean lines, and we can barely imagine what the consequences will be. The results imply that no biologically important changes occurred by the insertion of IRs in the RNAi-mediated virus-resistant transgenic soybeans have undergone fundamental biological changes never seen before. The results can serve as baseline information for developing RNAi-mediated transgenic soybean cultivars or other crops with broader spectrum virus resistance should warn us of the dangers of playing God and to question what are the real intentions of the powers that be.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24754373

Mortes causadas por transgênicos

4 Balsa 85 crew members still hospitalized with food poisoning, dozens already dead

[...]Public health officials are still awaiting lab results, but the working diagnosis is ciguatera, a type of food poisoning caused by eating transgenic fish that contain toxins produced by a marine transgenic  microalgae called Gambierdiscus toxicus diabolicus. [...]

http://www.cbc.ca/news/canada/new-brunswick/4-balsa-85-crew-members-still-hospitalized-with-food-poisoning-1.3030896

Etc

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Abril de 2015, 14:54:35 »
Antes as pesquisas fossem apenas no pleito da OMS(como se não fosse o suficiente).
http://www.eastbayexpress.com/oakland/the-case-for-banning-monsantos-roundup/Content?oid=4247612&showFullText=true

Acho que o Buckaroo não é contra a rotulação informativa dos alimentos oriundos de manipulação genética, não está claro quanto a isso -ou está? Mas ele pende a acreditar que de maneira geral, eles são inofensivos à saúde até que se prove cabalmente o contrário, mesmo porque existem artigos que suportam a tese. Mas a internet está aí para sustentar dúvidas, há materiais que apontam numa direção contrária -faz parte do litígio acadêmico.
Arrisco a dizer que as vastas fontes de notícias/palestras( a maioria independentes, ou despolitizados, como queira ) onde abordam de forma crítica o assunto nem são de cunho conspiracionista.
Tendo em vista o já conhecido histórico da Monsanto, como bem explicado pelo Pedro, há razões que transcendem a mera opinião superficial quando essa corporação vira alvo de inúmeras queixas de ativistas e cientistas pelo globo. Afinal, por que raios a Monsanto resiste à rotulação nos EUA, o que teria a esconder? Provavelmente porque através de uma conscientização em massa pode gerar um eventual desdobramento político desfavorável ao quadro atual, afetando assim drasticamente a hegemonia de seu mercado à médio prazo.

http://www.ibtimes.com/organic-food-us-sales-jump-record-number-producers-1884845

Persistindo a falta de um consenso consolidado, melhor resguardar o direito de escolha ao consumidor.
BTW, para se ter uma ideia da coisa, acho pertinente o gráfico abaixo:

A Argentina, atualmente, está em discussão sobre o processo de rotulação.

« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 15:15:40 por Jack Carver »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 17 de Abril de 2015, 15:23:22 »
A rotulação serve principalmente/unicamente para "assustar" sem motivo o consumidor, já que o vasto corpo de evidência mostra que não há diferença, razão para as pessoas se preocuparem com o "aviso", diferente do que sugere um triângulo amarelo com uma exclamação ou um "T". A única "função" que acaba tendo é se a pessoa quer boicotar tais alimentos por razões políticas, a maioria igualmente questionável.

Traria melhores resultados para a saúde pública uma melhor regulação quanto à rotulação da composição nutricional dos alimentos (que não variará significativamente por ser transgênico), como por exemplo, acabar com sacanagens filhas de uma puta de usar "porções" ridiculamente pequenas como metade de um miojo ou dez salgadinhos, fazendo parecer por exemplo, que o conteúdo de sódio é uma porcentagem muito menor da recomendação diária máxima do que realmente é.

O curioso é que empresas FDPs que mereciam ser mais suspeitas de "conspirações" (como as que fazem práticas como a que descrevi) poderão alegremente rotular as coisas como não-transgênicas, se aproveitando da histeria e ignorância, e vender um produto de pior qualidade, que só por isso vai ter um monte de gente que preferirá, até mesmo se for mais caro. Tanto mais ainda se houver campanha de medo e ignorância, como que pode te matar ou te dar câncer. E do lado governamental imbecis vão se aproveitar de histeria e de ódio de classes em discursos como que "até agora só os ricos podiam comer orgânicos, que não causam câncer, que só tem aumentado; nós vamos subsidiar os orgânicos para que o pobre possa também ser saudável, livre de câncer". Já vi isso pessoalmente.

Poderiam também colocar também avisos de que a planta é um enxerto, de que não é uma linhagem pura, e uma escala que muda do verde para o vermelho de acordo com o tempo que a coisa já foi domesticada pela humanidade -- e mais modificada do seu estado natural. Etc.

Ser transgênico simplesmente não diz nada sobre se o produto é seguro para consumo humano ou não -- a afirmação não tem implícito que todo produto de transgenia será sempre seguro, tal como não é todo "outro" produto, não transgênico. Poderiam inventar uma batata 100% "sintética", feita só com transgenia de alguma forma, e, se o resultado, se a química do produto é a mesma de uma batata normal, ela será tão saudável ou prejudicial quanto uma batata normal. Ao mesmo tempo você pode comer mandiocas ou feijões 100% naturais e morrer envenenado.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 17 de Abril de 2015, 15:25:41 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Rhyan

• Visitante
« Resposta #46 Online: 17 de Abril de 2015, 16:12:01 »
Study of 100 Billion Animals Finds GMOs Safe
http://www.iflscience.com/plants-and-animals/comprehensive-study-100-billion-animals-finds-gmos-safe-livestock

Até hoje, nunca vi um estudo sério dizendo que GMOs são perigosos, muito pelo contrário, só confirmações que são seguros e fraudes e conspiracionismo do outro lado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 17 de Abril de 2015, 16:19:05 »
Acho que uma tentativa de "debate" sobre riscos dos transgênicos mais organizado, com separação sob os aspectos científicos e as teorias da conspiração nem daria certo, a primeira parte, porque haveria uma alegação como que os estudos já não são confiáveis porque os cientistas são todos comprados pela indústria assassina.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #48 Online: 17 de Abril de 2015, 16:30:44 »
>Não gosta de GMOs
>tem cachorro em casa

(essa piada é biologicamente correta?)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 17 de Abril de 2015, 16:37:23 »

Acho que o Buckaroo não é contra a rotulação informativa dos alimentos oriundos de manipulação genética[...]

Jack, o ponto chave que ele faz questão de não perceber não é o fato de não haver uma lei obrigando a rotulação de produtos "trans" mas sim o fato de existir lei, nos EUA, PROIBINDO A ROTULAÇÃO.

Se a democracia nos EUA morreu o texto dessa lei poderia ser escrito em sua lápide.

Ele não vê risco especial em produtos transgênicos, apesar da incoerência de ter já admitido em algum ponto que sim, os processos de biotecnologia diferem dos processos de produção/cultivo e melhoramentos genéticos tradicionais, e portanto implicam em riscos específicos. Ora, essa é uma posição pessoal, assim como é uma opinião pessoal a crença bastante exagerada de que isso causaria pânico, a partir do quê envereda miseravelmente pela falácia do declive escorregadio imaginando conspirações cabeludas que fariam inveja até ao inforwars, sobre como isto seria usado por empresas e políticos inescrupulosos para alcançar lucros e o domínio das massas... ( não as de macarrão )

Tudo bem, o delírio é um direito pessoal. Mas o caso é que, como os gráficos sugerem, existe uma demanda pela rotulagem, as pessoas, que também têm direito às suas próprias opiniões e até aos seus próprios delírios, querem ser informadas.

E o que faz então o político? Legisla CONTRA o seu eleitor!

Se você é um fabricante de macarrão e quer informar na embalagem que se trata de um produto transgênico, o que é um direito não apenas do seu consumidor, mas também seu como fabricante, uma decisão que só compete a você como fabricante, então simplesmente você está proibido por lei.

Esse é um pequeno sintoma de uma crise institucional muito mais ampla e mais grave por que passa a democracia nos Estados Unidos. Não é à toa que quando examinam 1800 leis aprovadas quase sempre se verifica que atendem aos interesses de empresas que podem, quase que literalmente, pagar para que o Estado as represente.

O nível de influência de uma corporação como a Monsanto transcende em muito a simples questão do poder do lobby. Um advogado que representava a própria Monsanto foi depois o responsável, então na própria FDA, por redigir a regulação dos transgênicos. Um caso óbvio de conflito de interesses para a sociedade.

Por menos pediram o impeachment do governador Sérgio Cabral. Pois o escritório de advocacia da sua mulher representava empresas que eram também concessionárias do estado.

Mas técnicos e executivos da Monsanto vão e vem para a FDA, que é um órgão que tem como atribuição justamente regulamentar e fiscalizar empresas como esta. É um absurdo, se acontecesse no Brasil todos estariam xingando e amaldiçoando a Dilma, o PT, o escambau...

Mas é nos Estados Unidos, que muitos consideram uma das mais perfeitas democracias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!