É, provavelmente não aconteceu nada estranho mesmo, mas no mínimo aconteceu um fenômeno social fascinante que é o fenômeno do boato.
O boato é tão intrigante e misterioso quanto os UFOs. Um troço que ninguém sabe como começa, quem começa, e que de repente, não se sabe por quê, pessoas resolvem participar aumentando cada vez mais a coisa, até que uma coisa que começou em Varginha MG se espalha pelo mundo todo em uma época que nem havia internet.
Há tempos, onde eu moro, surgiu a noticia de que um disco voador tinha sido avistado em uma praia em um bairro densamente habitado. Fiquei sabendo pela TV, deu nas duas edições do jornal local da Globo. Na época eu era mais propenso a acreditar em UFOs e quando vi aquelas testemunhas sendo entrevistadas no jornal levei a sério.
Me lembro que as pessoas contavam versões parecidas e nem era gente que parecia doida ou esquista. Um sujeito era um senhor de terno na parada do ônibus, Tipo um executivo, tinha também uma dona de casa com 2 ou 3 filhos. Parecia gente séria e me chamo atenção também que havia um termo que aparecia em mais de um relato: "relevos".
A nave teria deixado estranhos relevos na areia. Ai a gente ouvia várias histórias com variações sobre o tema: alguém teria se aproximado dos relevos quando a nave se afastou e a areia estava quente. Outro dizia que os relevos brilhavam, mas você encontrava um monte de gente que tinha visto e falava dos tais "relevos".
Acreditei totalmente. Algumas pessoas pareciam ser muito sérias e não era possível toda aquela gente combinar uma história. Acreditei até que no dia seguinte comprei o jornal e tinha uma foto dos misteriosos "relevos". Nessa hora levei um susto, os relevos eram circulos concêntricos na areia mas eu costumava correr na praia quase toda noite e sempre via aquilo. TODA NOITE.
Só se o disco voador estivesse pousando todas as noites em um lugar cheio de gente mas ninguém nunca tivesse percebido antes.
Pouco tempo depois foi solucionado o enigma. Os relevos eram feitos por um senhor que praticava ginástica calistênica. Um dos exercícios consistia em girar em círculos arrastando os pés na areia e aumentando em um passo, a cada giro, o raio da circunferência.
Mas quem começou o boato e porquê nunca se descobriu.