Boa noite a todos!
Vou complementar o que o Pedro Reis disse, pois eu acho que é por aí mesmo. Posso estar completamente errado ou desinformado sobre o que vou falar porque já faz um bom tempo que li sobre este assunto, mas minha opinião é a seguinte:
Lembro que li que as garotas que criaram essa história em Varginha haviam acabado de sair da igreja e quando estavam voltando disseram que haviam visto o demônio, isso mesmo, o demônio, e foi isso que as garotas de início defenderam que haviam visto. Mas daí em diante a coisa ganhou repercussão colossal. Já viram como é cidade pequena, né? Uma coisa dessas de repente se espalha e ganha proporções inimagináveis. Então a coisa complicou ainda mais depois que os ufólogos entraram na parada, pois foram eles que relacionaram o demônio a um ET e aí sim a coisa pegou fogo.
Então eu acho que as garotas (Caso Vagina, rs) de repente devem ter ficado impressionadas com algo dito na igreja e no caminho de casa pensaram assim: "por que não inventamos que vimos o demônio, quá-quá-quá, ia ser interessante...". Daí elas pagaram para ver no que a brincadeira ia dar, mas aposto um milhão que elas não faziam idéia do que a brincadeira ia se tornar.
Após os ufólogos entrarem em cena para complicar tudo de vez, a pegadinha acabou pegando e virou algo de repercussão nacional e internacional. Lembro que isso era febre todo domingo no programa do Gugu, programa esse de ampla audiência nacional (e irracional, rs). Então daí qual é o próximo passo? Resposta: o desejo dos seres comuns em terem seus 15 minutos de fama.
Devido a grande repercussão televisiva e ao desejo de terem seus minutinhos de fama, não é surpresa que de repente começaram a aparecer relatos de avistamentos de OVNIs do tipo charutão cubano, presença de ETs no zoo de Varginha e até policiais e militares entraram em cena para aparecem na TV. Prova disso é a quantidade de relatos contraditórios, o que não deixa dúvidas de que a coisa foi mesmo inventada.
Então eu acho que as garotas começaram a coisa como uma brincadeira religiosa, mas o bafafá sobre a pegadinha delas foi tamanho que ficou (e ainda está) impossível delas desmentirem o caso. Foi mais uma dessas mentirinhas que acabaram se tornando "verdade", como os Crop Circles.
No entanto, de novo eu repito: posso estar totalmente enganado e mal informado.