Ok, hoje, em Junho de 2016, o que já temos de evidência da contribuição desse programa nacional para a ciência brasileira?
Difícil de avaliar. Primeiro porque boa parte do resultado científico só vai aparecer a longo prazo. Segundo porque é preciso comparar esse programa com outros que já existiam. Por exemplo: fui para o exterior para um pós-doc com uma bolsa do ciência sem fronteiras (CSF), mas se ele não existisse, poderia ter ido com uma bolsa de pós-doc usual do CNPq (como a oferta do CSF era maior, eu apliquei para ele pois teria uma chance maior de aprovação). Terceiro, porque é difícil fazer uma análise custo-benefício para o conhecimento científico: não basta incluir o número de bolsistas, é preciso também ver o número de publicações, sua qualidade e o benefício a longo prazo (os bolsistas conseguiram inserção no mercado de trabalho? Deram continuidade a sua pesquisa? etc.). Na minha opinião, o CSF vai acabar tendo um impacto menor do que o esperado, por ter privilegiado estudantes de graduação, mas posso estar errado. Por outro lado, conheci diversos estudantes de doutorado e pós-docs que fizeram um bom trabalho e que não teriam tido essa oportunidade antes. Acho que é esperar para ver.
Essa dificuldade de avaliação, para o que eu entendo, já é um mal sinal. Parece que no fim, tirando possíveis interesses escusos do argumento, trata-se de pura aposta. Aplica-se um dinheiro relevante para talvez existir um resultado não observável.
Para sabermos se o programa terá um impacto igual ao esperado, devemos saber qual era o plano e, bem provavelmente, o plano era apenas conceder bolsas e a forma com que se mede internamente de sucesso do programa é apenas a de quantidade de bolsas planejadas vs. concedidas (**) o que, pragmaticamente, não apresenta em si qualquer benefício para o cidadão brasileiro.
Não sei se há uma defesa que correlacione concessão de bolsas vs. posterior produção, justificando o "investimento na educação", mas provavelmente não há.
(**) - suspeita confirmada:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle