Autor Tópico: [Maioridade Penal]Carta Capital X Veja  (Lida 5157 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:[Maioridade Penal]Carta Capital X Veja
« Resposta #75 Online: 01 de Julho de 2015, 11:35:27 »
Ouvi o Reinaldo comentando que seria interessante então ter prisões próprias para criminosos de 16 até uns 22 anos, justamente para evitar de misturá-los com os criminosos mais velhos, e assim dar aquela chance de recuperá-los (que os esquerdistas adoram).

Aliás, como recuperar criminosos, se muitos esquerdistas por aí são irrecuperáveis, mesmo em liberdade? :hihi:

Eu honestamente não acredito que o nosso sistema brasileiro tenha condições de recuperar ninguém, especialmente criminosos violentos. Acho que deveria deixar quem já se f... de lado, morrer ali pela seleção natural e trabalhar para que pare de existir tanta gente interessada em assumir o lugar dos que morrem.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #76 Online: 01 de Julho de 2015, 11:59:40 »
Sem entrar no mérito de se reduz ou não a criminalidade (eu não acho que aumente, mas) eu acho bom não ter sido aprovado, pelo lado de dar um golpe no Cunha. Os evangélicos no Congresso se fortaleceram demais e uma proposta que tem um viés tão populista é a porta de entrada pra legitimar outras propostas de interesse dele e dos asseclas dele.
Não acho que pensar assim seja correto, se você era a favor da proposta, deveria apoia-la, independente de quem a tenha feito. Sabe que isso não é correto por incorrer em duas falácias, a primeira é o ad hominem, você ataca quem fez a proposta, e não os argumentos da mesma, e a segunda é o declívio escorregadio, você esta fazendo previsões de causa e efeito extraordinárias, que não podem serem comprovadas.

Not really. Eu só penso que o custo X benefício de uma vitória dessas não vale a pena. A maioridade penal não vai influir de maneira significativa na criminalidade porque não altera as causas dela e só vai atingir o fim da linha.

Primeiro, é idiotice querer uma lei que não vem acompanhada de qualquer mudança estrutural no sistema carcerário, sem uma origem de recursos, sem mudanças nas leis penais, etc. É o tipo de lei que tentaria mudar a realidade na canetada.

Segundo, a lei ainda seria submetida ao crivo do STF, e sem as mudanças que eu citei acima, se não fosse declarada inconstitucional, seria alvo de milhares de Mandados de Segurança e de Habeas Corpus para evitar que a mudança fosse devidamente aplicada sem que as mudanças fossem efetivadas nas estruturas supra.

Terceiro, a sutileza do crescimento da bancada evangélica e "da bala" cresce na onda do aumento da revolta da população com a incompetência do governo. Isso não é declive escorregadio, mas mera observação empírica de que as sociedades viajam entre extremos. Na década de 70, um economista (citado pelo Gaspari no livro dele) escreveu como é observável que ditaduras se aproveitam da revolta popular para moldar as leis a seu bel prazer, mas que assim que a população percebe que as coisas foram longe demais, essas mesmas ditaduras têm que recorrer ao autoritarismo para se manter o maior tempo possível.

Em resumo, um governo que tem poder pra te dar tudo o que você quer, tem poder pra te tirar tudo também. Pros leigos em direito é compreensível o oba-oba da redução da maioridade, mas pra qualquer um que conheça o sistema, vai ver que não será acompanhada pelos investimentos necessários e vai ter resultado nulo.
Minha suposição estava embasada na possibilidade de você ser a favor da proposta, se você é contra ela simplesmente não se aplica a você.

Eu também já disse que discordo da forma como jovens infratores são tratados atualmente, mas que a diminuição da maioridade penal como proposta também não seria justa e equilibrada, e que os jovens deveriam receber penas maiores das que recebem hoje, mas menores das que recebem os adultos, e que estas penas devessem ser proporcionais a seu grau de maturidade.

Também acho que as condições dos presidiários e o sistema de ressocialização devem serem melhorados, que a educação é o melhor caminho, pois é ai que se trabalha na prevenção. Mas também penso que uma coisa não anula a outra, dizer tudo isso não elimina o fato de que estes jovens infratores saem praticamente impunes da maioria dos crimes que cometem, e que aumentar o tempo de detenção deles seria uma forma justa de acabar com toda esta impunidade que atualmente reina no país.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #77 Online: 28 de Novembro de 2016, 09:12:37 »

:'(
« Última modificação: 29 de Novembro de 2016, 07:35:44 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #78 Online: 28 de Novembro de 2016, 09:19:46 »
 :bua:
« Última modificação: 29 de Novembro de 2016, 07:37:03 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #79 Online: 28 de Novembro de 2016, 09:55:15 »
 :chorao:
« Última modificação: 29 de Novembro de 2016, 07:24:29 por Criaturo »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!