Sem entrar no mérito de se reduz ou não a criminalidade (eu não acho que aumente, mas) eu acho bom não ter sido aprovado, pelo lado de dar um golpe no Cunha. Os evangélicos no Congresso se fortaleceram demais e uma proposta que tem um viés tão populista é a porta de entrada pra legitimar outras propostas de interesse dele e dos asseclas dele.
Não acho que pensar assim seja correto, se você era a favor da proposta, deveria apoia-la, independente de quem a tenha feito. Sabe que isso não é correto por incorrer em duas falácias, a primeira é o
ad hominem, você ataca quem fez a proposta, e não os argumentos da mesma, e a segunda é o declívio escorregadio, você esta fazendo previsões de causa e efeito extraordinárias, que não podem serem comprovadas.
Eu inicialmente era a favor, depois passei a achar que a proposta não era justa e equilibrada, apesar de achar que a sua aprovação deixariam as coisas melhores do que estão hoje, pois do jeito que hoje estão, o que reina é a impunidade e a injustiça, não faz sentido tratar jovens de 17 anos como se tivessem 12, e não faz sentido aplicar penas máximas de 3 anos para estes jovens, quando os mesmos são responsáveis por crimes hediondos, como estupro e assassinato. Isso é impunidade, é subestimar a maturidade destes jovens.
Eu fui convencido após assistir a uma entrevista de um psiquiatra criminal, de que o mais justo seria o julgamento destes jovens como se fossem adultos, mas a sentença aplicada a eles deveria ser proporcional a seu grau de maturidade, isso implica que um jovem de 14 anos seria julgado da mesma forma que um adulto ou um jovem de 12 anos, mas a sentença que cada um receberia, seria proporcional a seu grau de maturidade, o adulto receberia a pena máxima, o de 12 a pena minima, e o de 14 uma pena intermediária. O psiquiatra defendia que esta pena aplicada a jovens variasse de 1 a 2/3 da pena recebia por um adulto, segundo o seu grau de maturidade. Eu já acho que esta variação deveria ser maior, onde jovens de 17 anos por exemplo, recebessem penas muito próxima das recebidas por um de 18, e não apenas 2/3 da pena, mas já acho que a proposta do psiquiatra é mais equilibrada e justa do que a proposta rejeitada ontem, e do que as do sistema atual.
Abraços!