Vítimas do politicamente corretohttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/196539-camiseta-de-cientista-se-torna-motivo-de-criticas-na-internet.shtml
Um cientista britânico envolvido na pouso da sonda Rosetta, na semana passada, passou a sofrer críticas por conta da camiseta que vestia na transmissão da Agência Espacial Europeia (ESO).
A camiseta de Matt Taylor tinha uma colagem de imagens de mulheres pin-up, em poses e roupas sensuais.
"Uma pequena camiseta para um homem, uma enorme fato para o sexismo", disse a professora universitária Jennifer Hoffman no Twitter. A camiseta explicaria por que há poucas mulheres na pesquisa espacial, que seria um ambiente hostil para elas.
A jornalista Rose Eveleth escreveu, também no Twitter, "obrigada por arruinar o pouso para mim, imbecil".
Até o prefeito de Londres, Boris Johnson, entrou na briga. Ele escreveu em defesa de Taylor, "bombardeado na internet por uma nuvem de ódio, orquestrada por grupos politicamente corretos".
Na "Time", a jornalista Cathy Young disse que "isso mostra como o feminismo virou uma caricatura: a Irmandade das Eternas Ofendidas, interessadas em atacar os homens, não em celebrar conquistas femininas".
Taylor acabou pedindo desculpas. A camiseta foi presente de aniversário de Elly Prizeman, amiga artista que fez a peça. "Nunca achei que Matt usaria o presente num dia tão especial, o que me comoveu", escreveu ela. "Não há nenhum significado por trás da peça. Só comprei o material e fiz."
Ela contou estar recebendo e-mails em massa de interessados em camisetas iguais.
Só para entender.. o cara ganha uma camiseta de uma amiga, que só comprou a estampa porque achou bonita, o cara usa porque gosta, e as feministas descobrem que isso é um sintoma de porque existe tão poucas mulheres no projeto.
Deveria haver limites para a estupidez.
![](http://wpmedia.fullcomment.nationalpost.com/2014/11/germany_comet_landing_shirt.jpg?w=620)
A mais nova vítima é o cientista e ganhador de prêmio nobel de medicina (2001), Tim Hunt, que foi forçado a pedir demissão da universidade que trabalhava, apenas por fazer uma piadinha envolvendo esterótipos de gênero, que por sinal foi mais depreciativa para consigo mesmo do que para com as mulheres (observação: o texto abaixo é um resumo, se quiser o conteúdo completo acesse o link da noticia):
Richard Dawkins demands apology from Sir Tim Hunt's critics amid claims leaked transcript shows 'sexist' comments were 'light-hearted banter'"Tim Hunt, um cientista premiado com o Nobel (...) foi recentemente forçado a renunciar de seu posto de professor na UCL. Seu crime? Ser "machista": em uma conferência de jornalistas de ciência na Coréia do Sul, Hunt fez os comentários que todo mundo ouviu (...)
Mas espere... qual o contexto da frase? Qual a citação completa?
"It’s strange that such a chauvinist monster like me has been asked to speak to women scientists. Let me tell you about my trouble with girls. Three things happen when they are in the lab: you fall in love with them, they fall in love with you, and when you criticize them they cry. Perhaps we should make separate labs for boys and girls?
Now seriously, I’m impressed by the economic development of Korea. And women scientists played, without doubt an important role in it. Science needs women and you should do science despite all the obstacles, and despite monsters like me.”
Tradução:
"É estranho que um monstro machista como eu tenha sido convocado para falar para mulheres cientistas. Deixe-me falar do meu problema com mulheres. Três coisas acontecem quando elas estão no laboratório: você se apaixona por elas, elas se apaixonam por você, e quando criticadas, elas choram. Talvez devamos fazer laboratórios separados para meninos e meninas?
Agora, falando sério, eu estou impressionado pelo desenvolvimento econômico da Coréia. E mulheres cientistas tiveram sem dúvida um papel importante neste desenvolvimento. A ciência precisa de mulheres e vocês devem fazer ciência, apesar dos obstáculos e de monstros como eu."
(...) Dawkins afirma que sua frase seguinte, "agora, falando sério..." foi "deploravelmente omitida" nos relatos da mídia sobre as suas observações. (...)"
(...) No contexto, fica claro que a citação "espantosa" e "irresponsável" de Hunt nada mais foi que uma
piada auto-depreciativa. (...)"1
Notas:1 Sem citar o início (onde ele se referia a si mesmo como monstro e machista), que também foi omitido, este início também era auto-crítico e auto-depreciativo, e por isso também mudava e muito o significado das frases seguintes.